“É normal não termos interesse por determinados assuntos, mas jamais devemos menosprezar o conhecimento, pois Deus utiliza diferentes áreas do saber para alcançar diferentes públicos”…
Perdemos o apologista Natanael Rinaldi
A morte do Pastor e apologista Natanael Rinaldi (às 4h30 da manhã de hoje, 24/2), põe fim ao ciclo da “apologética combativa” no Brasil. Advogado por profissão, Rinaldi foi um dos principa…
Lições de Jaspers
Como fogos de artifício que explodiam em brilho, mas logo deixavam tudo em trevas e caíam no absoluto esquecimento. Assim se pronunciou o maior filósofo que o Brasil já teve, Mário Ferreira dos Santos…
A velha bufonaria disfarçada de análise
Leio num artigo postado em um blog cujos editores garantem não serem esquerdistas (já ficou claro que mentem) a seguinte pérola: “A convergência de fenômenos como: o estimulo ao capital e consum…
Estes bárbaros
Estes bárbaros desfrutam hoje da hegemonia cultural, que se traduz em votos. Tudo o que atacam parece fazer cada vez menos sentido na cultura que persistem em tentar remodelar. A sacralidade da vida? …
Visões inconciliáveis
“O homem que diz que a verdade não existe está pedindo para que você não acredite nele. Portanto, não acredite.” Roger Scruton Sempre encontro ex-cristãos, pessoas que alegam terem perdido a fé. Às ve…
Um totalitarismo hi-tech?
O filósofo francês Louis Lavelle, comentando as descobertas científicas de Max Plank, Werner Heisenberg, Einstein, Louis de Broglie e outros, em meados da década de 30 na revista Le Temps, observava q…
A praga do fideísmo
Entre os muitos exercícios para a paciência que encaro todos os dias há um que está sempre no “hard mode”: ouvir cristãos, ao emitirem opiniões (opinião, essa deusa vulgar) sobre aspectos …
Porque eu não creio em apóstolos contemporâneos.
Há quem defenda que nos dias de hoje Deus tem levantado uma geração apostólica, restaurando “ministérios perdidos” durante séculos através de novos apóstolos, supostamente com os mesmos poderes (e até…
O “fundamentalismo neo-ateu”, falacioso e desonesto de Matthew Chapman.
Nesta semana, tive o conhecimento de uma entrevista feita com o bisneto de Charles Darwin, Sr. Matthew Chapman, publicada no site UOL e noticiada pelo Gospel+. Trata-se de um cineasta neo-ateu norte-a…
Se Jesus foi rico, eu também quero ser!
Escutar de algum pregador que Jesus era rico e quem segui-lo será próspero financeiramente, soa como uma garantia de ganhar na loteria! Infelizmente, muita gente tem este conceito como premissa para f…
Perguntas rápidas para ateus e secularistas sensatos
Buscar-me-eis e achareis quando me buscarem de todo o coração. Jr. 29:13 Nada nas ciências prova a impossibilidade da ocorrência de milagres. Muito bem. Então por que o ceticismo diante dos inúmeros r…
A letra assassina e o ladrão destruidor: os perigos da superficialidade bíblica!
“Era pouco mais de 20 horas de uma sexta-feira chuvosa. Luizinho, recém convertido através do “encontro com Deus” e com muita vontade de saber mais sobre a fé que lhe fora anunciada, chega para sua pr…
Acríticos conformados: uma forte tendência na Igreja brasileira.
Um perigoso bloqueio intelectual está sendo inserido na mente dos cristãos da Igreja brasileira. Trata-se de uma onda de conformismo acrítico, ou seja, a aceitação cômoda de não criticar as palavras e…
A marcha que nunca foi para Jesus!
No próximo final de semana em São Paulo, vai acontecer mais uma edição da Marcha para Jesus. Este evento espalhou-se pelo Brasil de forma gradativa e hoje faz parte do calendário de várias cidades. No…
Sobre a mídia de massa e a guerra cultural
Ainda que sejam muito comuns os casos em que jovens educados num contexto cristão cheguem às universidades e abandonem sua fé por conta do despreparo ao lidar com os postulados modernos e pós-modernos…
Por que não operamos milagres maiores que os operados por Jesus?
“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” João 14:12 Certo dia, um amigo muito angustiado me …
Confissões de um “herege”
Eu assumo: eu sou um herege! Não se assuste, nem se escandalize! Vou explicar, e você vai entender (ou não): Há algum tempo venho recebendo várias mensagens, muitas delas ofensivas, acusando-me de “he…