Artigos

A praga do fideísmo

Comments (37)
  1. Rudy Souza disse:

    AAAAAH, COMO EU SENTIA FALTA DE UM TEXTO ASSIM, LÚCIDO, COERENTE, VERDADEIRO E COM PROPÓSITO, VINDO DE UM CRISTÃO! Já que, como o próprio texto diz, muitos cristãos andam com déficit intelectual atualmente. O que presencio bastante, tanto na igreja em que congrego quanto fora, variando em graus de pessoa para pessoa, e também em importância, necessidade e utilidade dependendo da pessoa no seu papel social, eclesial, contextual, etc. À parte alguns erros de pontuação, gramática e etc., o texto está bom demais e, dada a hora e o contexto em que vivemos, muitíssimo útil! Em tempo: PRIMEIRO A COMENTAR! XD' Já tô divulgando o texto…

    1. "Estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a RAZÃO da esperança que há em vós". (1 Pe 3.15 )

  2. alguem disse:

    o que voçe espera com esse desabafo de não conseguir conversar com pessoas que intelectualmente são bem mais inferiores a voçe? ja que voçe adimira temas teologicos lembre de Jesus demostrando sabedoria ao palestrar com 12 anos,e quando viu que a nessecidade do povo era conhecimento somente disse:que o povo erra por não examinar seja la qual seja o assunto em questão,ele não as levou ao ridículo como voçe fez.Quando se é jornalista,editor e critico é facil menosprezar pessoas com o nível de ensino inferior,é a tua area ôô Voltaire rsrs se não se atualizar voçe vai morrer de fome.Essa generalizaçao sua de todas as pessoas “que não se enteressam pela sabedoria”os mediocris como voçe fala, nesse meio tem pessoas que trabalham doze horas embalando compras enclusive as tuas,limpando ruas que precisam ser limpas porque “voçe sujou” e não tem tempo de ler pois tem que acordar cedo são atividades que alguem precisa fazer,só entre nos,voçe com esse estudo todo ia fazer?? as diferenças sociais em parte deve existir.Precisamos é lutar pra que cada uma delas seja valorizada.Adorei teu comentario sobre o fideismo,o que não pode é generalizar.

    1. Edson Camargo disse:

      Caro Junior,
      Atenha-se ao que escrevi, não ao que você imagina serem minhas intenções, sentimentos e preconceitos, ok?
      Deus o abençoe.

  3. Felipe Pena disse:

    Me fez recordar de: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)

    1. Edson Camargo disse:

      Felipe,
      Bem se vê quem está estribado no próprio entendimento.
      Não se estribar no próprio entendimento não é deixar de usá-lo.Se você não consegue fazer tal distinção, deve estar com o entendimento estribado. Que tal ler os capítulos 3 e 8 do mesmo livro? Que tal lembrar que na ordem de Cristo também se inclui amá-lo com todo o entendimento?
      Antes de querer se esquivar de uma responsabilidade cristã com o uso supostamente espirituoso de um versículo, que tal entendê-lo antes? Que tal entender também outros, que tratam do mesmo tema?

    2. Edson Camargo não leve para esse lado, eu entendi que o Felipe Pena quis complementar o maravilhoso texto a cima. Paz!!!

    3. Felipe Pena disse:

      Olá Edson, pelo visto você me entendeu mal. Não quis de maneira alguma questionar o belo texto que escrevestes.

    4. Edson Camargo ficou dodói, foi ? relaxa irmão….liberdade de expressão e pensamento, lembra ? CF/88…o texto é ótimo, só que foste infeliz na réplica ao comentário do irmão Felipe….

    5. Rudy Souza disse:

      Liberdade de expressão desde que fale verdades. Hehehehe!

    6. Edson Camargo disse:

      Caro Felipe Pena,
      Então, ok, perdoe-me. Respondi com base na interpretação que seu comentário obviamente permitiu. No mais, muito obrigado, irmão.
      Quanto à liberdade de expressão, qualquer criança vê que em momento algum a pus em questão, Paulo Nascimento. Apenas dei a resposta que no momento considerei adequada. Citar a CF e não perceber isso só denota presunção e sanha acusatória.

    7. Rudy Souza disse:

      aulo Nascimento, não sei de você ou da tua vida, mas vale a dica: liberdade de expressão e pensamento até que você seja o afrontado. Mas quando as mesmas são usadas para afrontar outros, não é problema algum.

      😉

  4. Só os ignorantes desprezam o livro de Provérbios, pois ele é um livro de sabedoria .

  5. Luciano Borges disse:

    Artigo interressante e numa hora compreensível para o momento que vivemos no Brasil; lamento o preconceito contra os pentecostais quando o autor considera que a “teologia pentecostal” possua “raízes irracionalistas”. Os abusos ocorrem em qualquer segmento social, seja esse segmento do ramo pentecostal ou não. É muito mais justo culpar os modelos de educação e sociedade que historicamente foram construídos no Brasil, pois grande parte dos evangélicos de forma geral, são atraídos a Cristo dentro desse quadro social. Cabe aqueles que são espiritualmente mais maduros encaminhar o povo na genuína vontade de Deus.

    1. Edson Camargo disse:

      Prezado professor Luciano,
      Leia o livro que cito, escrito por um pentecostal, ou estude as origens do pentecostalismo, e você verá que não há preconceito nenhum de minha parte, apenas o reconhecimento de um fato histórico.
      Obrigado.

  6. Sigamos o conselho do filósofo em ”Por um lado, é preciso partir da fé, por outro é dever de quem crê buscar inteligir aquilo que crê, pois o fim último do homem não é crer, mas conhecer.” Em outras palavras, Agostinho quis dizer que a fé é o ponto de partida. E quem tem fé, tem que compreender, entender aquilo em que crê, , porque o final não é crer, mas conhecer,. O homem só O conhecerá face a face se tiver fé…..

  7. Parabéns pelo texto: o cristianismo dos tempos modernos estar cheio de meias verdades e muitos se fazem lideres por que não querem OBEDECER AS AUTORIDADES ECLESIÁSTICA e fazem ajuntamento de pessoas para preencher o seu próprio EGO 1:tm. cap.4 ves1

  8. Monica Santos disse:

    Aprecio, muito a meditação da palavra de Deus, pois eu creio que a palavra é que nos levar a ficar mais perto de Deus, estudar a Biblía é muito importante, mais o principal é viver o que é passado nas escrituras, Jesus não buscam intelectuais cristãos mais Homens e Mulheres de Deus guiada pelo espírito Santo.

    1. Edson Camargo disse:

      Correto, Monica. Só não esqueça do quanto Deus usou homens e mulheres "intelectuais" ao longo da história da igreja, até mesmo para gerar grandes avivamentos, ok? Deus a abençoe.

  9. Magnífico texto. A minha família foi literalmente destruída pela irracionalidade da igreja da qual fui membro durante anos e do seu incompetente pastor. Isto porque eu sou extremamente racional e tinha que ser "espiritualmente corrigido". É lamentável.

    1. DEUS CONTINUA TE AMANDO E EU TAMBÉM

    2. Lamentável é pouco. Mas Deus Pai que tudo sabe, a cada um dará conforma as suas próprias obras!

    3. Edson Camargo disse:

      Tenha a certeza, prezado Francisco José Wagner Afonso, que casos como o seu são muito comuns, e já vi vários. Já ouvi cada asneira de fideístas, cada desaforo… Descambar para o irracionalismo espiritualóide afeta parece ser um vício que atinge boa parcela dos crentes brasileiros. Parece uma virtude. Obrigado! Deus o fortaleça.

    4. Edson Camargo disse:

      Tenha a certeza, prezado Francisco José Wagner Afonso, que casos como o seu são muito comuns, e já vi vários. Já ouvi cada asneira de fideístas, cada desaforo… Descambar para o irracionalismo espiritualóide afetado parece ser um vício que atinge boa parcela dos crentes brasileiros. Parece uma virtude. Obrigado! Deus o fortaleça.

  10. wanderley disse:

    Concordo plenamente com esse artigo postado pelo irmão Edson Camargo. No meu ponto de vista cristão, creio eu que fé sem conhecimento gera fanatismo religioso, e razão sem fé, gera intelectualismo. Fé e razão são inseparáveis e devam andar de mãos dadas.
    Hoje muitos cristãos estão se deixando levar por essa praga de fideísmo. Em vez de agradarem a Deus através da sua fé, estão fazendo da sua fé um deus e usando-a para agradarem a si mesmos.

  11. Armando Micheleto Jr. disse:

    Infelizmente, eu também fiz parte de uma igrejinha, e é pejurativo mesmo, pois o pastorzinho preguiçoso e presunçoso não estudadeve e praguejava conta contra quem assim o fizesse (Ecl. – “o estudo é o enfado da carne”), por isso estou pensando seriamente e me tornar agnóstico. Dá asno e nojo esse medo da razão.

  12. João Batista disse:

    “Estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a RAZÃO da esperança que há em vós”. (1 Pe 3.15 )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.