A marcha que nunca foi para Jesus!

113

No próximo final de semana em São Paulo, vai acontecer mais uma edição da Marcha para Jesus. Este evento espalhou-se pelo Brasil de forma gradativa e hoje faz parte do calendário de várias cidades.

No Brasil, o evento começou a ser realizado em terras Pauliceias no ano de 1993, organizado pela Igreja Renascer em Cristo através de seus líderes, o “Apóstolo” Estevão Hernandes e “Bispa” Sônia Hernandes, ambos conhecidos internacionalmente após sérios problemas com a justiça brasileira e americana, em razão de suas respectivas infrações contravencionais. Além disso, são conhecidos por serem expoentes do neopentecostalismo, bem como por pregar as perniciosas doutrinas da restauração apostólica triunfalista e teologia da prosperidade.

Há muitos anos, este evento vem sendo questionado por muita gente, em decorrência de ser organizado por uma única denominação com pessoas duvidosas à frente, bem como pelas práticas e resultados negativos de tais manifestações públicas.

Antes de qualquer análise, é importante salientar a origem de tais eventos. O modelo original da Marcha para Jesus que a Igreja Renascer copiou é tão questionável quanto a existente em nosso país. Aliás, infelizmente no Brasil já é tradição a importação de movimentos controversos de outros países.

O conceito “Marcha para Jesus” começou na Inglaterra em meados de 1987, através de uma ação ecumênica entre protestantes e católicos de Londres. A organização foi iniciativa dos líderes carismáticos Britânicos Gerald Coates, Roger Forster, Lynn Green e Graham Kendrick. Segundo eles, a passeata pública foi feita para demonstrar a “unidade entre a Igreja” e expressar a fé cristã para a sociedade, bem como promover atos proféticos de batalha espiritual contra espíritos territoriais malignos, dominantes da Europa secularizada.

O que muitos não sabem é que estes líderes britânicos são adeptos de práticas neopentecostais controvérsias e de conceitos antibíblicos. Para se ter uma idéia, um dos idealizadores da Marcha é Gerald Coates, famoso carismático liberal Britânico, que tem como referência nada menos que Rodney Howard-Browne, Benny Hinn e Kenneth Copeland.

Coates nega abertamente a inerrância e suficiência das Escrituras, defende a benção de Toronto e o derramamento de Pensacola como “mover” do Espírito Santo, utiliza como fontes de ensino a espiritualidade Celta, além de emitir falsas profecias e apoiar falsos profetas como Paul Cain.[1] Lynn Green é um carismático ecumênico que defende a unificação doutrinária das religiões monoteístas, principalmente entre católicos e protestantes.[2] Roger Forster é um carismático controverso, árduo defensor da batalha espiritual e da luta contra espíritos territoriais malignos, através de atos proféticos e outras práticas místicas.[3] Por fim, Graham Lendrick é um ministro de louvor carismático, autor de músicas com letras teologicamente questionáveis, também defende o ecumenismo, a benção de Toronto e é adepto da confissão positiva.

Com estas informações, podemos ter uma ideia do que conceitua-se a original Marcha para Jesus. Entretanto, no Brasil o problema é muito mais grave.

Como todo ano, o evento reúne diversas denominações evangélicas, reunidas em uma grande procissão pelas ruas da capital paulistana. Mas qual o objetivo desta Marcha para Jesus no Brasil?

Segundo o “presidente” da Marcha para Jesus, “Apóstolo” Estevam Hernandes, “a Marcha Para Jesus não foi criada para exaltar nenhum homem, é a expressão do mover do Espírito Santo e um ato proférico!“(sic).[4] Frase contraditória, pois se Estevam é o presidente da Marcha para Jesus, automaticamente o mesmo será exaltado de alguma forma! Ora, presidente é aquele que exerce uma liderança máxima, que ordena, que delega, que dá a palavra final e que sanciona. Nem mesmo os líderes de outras denominações presentes na marcha possuem autoridade sobre o evento, quem dá as cartas é o líder da Renascer. Além do mais, todos sabem que os discípulos da Igreja dos Hernandes “lutam e morrem” por eles, tendo em vista o famoso jargão popularizado na época da prisão dos líderes da Renascer: “Espada pelo Apóstolo e pela Bispa!

A justificativa para o “fundamento espiritual” do evento é pior ainda, vejamos:

A Marcha tem como fundamento bíblico as passagens de Êxodo 14, Josue 6 e João 13:35 […]Todos os anos, a Marcha para Jesus têm revelado – em âmbito mundial – o poder e a misericórdia de Deus aos homens. Milhares de pessoas são curadas, libertas e restauradas.”[5]

Francamente, citar passagens do Antigo Testamento não justifica a realização da Marcha para Jesus. As “marchas” do povo Hebreu não tinham como alvo evangelizar ou curar, mas eram marchas de guerra, para conquistar povos ou exterminar inimigos, conforme a vontade de Deus naquela época. No Êxodo, o que ocorreu foi um livramento específico de Deus para com o povo Hebreu e não uma procissão evangelística. É totalmente antibíblico alegorizar tais passagens Veterotestamentárias como se o povo Israelita estivesse marchando para fora do Egito e para Canaã, de caras pintadas, com bandeiras e faixas, os levitas fazendo shows gospel com seus respectivos instrumentos, com o objetivo de “ganhar” para o Deus de Israel os egípcios e os cananeus!

Imaginem então, tomar de forma literal o texto de Josué 6 para os dias de hoje! Já que é para literalizar o texto, então os “marchadores” devem também tocar trombetas, marchar em volta da cidade sete vezes (não somente uma dentro da cidade), ficar silenciosos (sem trios elétricos, sem gritos e sem triunfalismos) nas seis primeiras voltas e só gritar na sétima.

O interessante é que não vemos em nenhum lugar no Novo Testamento a ordem evangelística de marchar para Jesus, ou no Antigo Testamento para Deus, muito menos nas literaturas dos pais da Igreja, reformadores, missionários e evangelistas por toda a história. Não há, absolutamente, nenhum fundamento espiritual cristão para se praticar marchas evangelísticas. Na verdade, eu não consigo imaginar como alguém pode se converter em um evento como este.

Além do “presidente” da Marcha para Jesus em destaque, também são destacados os trios elétricos que puxam a “micareta gospel”, ao som de músicas triunfalisticamente antropocêntricas, preparadas cuidadosamente para massagear o ego dos participantes em detrimento do evangelho que confronta o caráter. Uma “musicalidade” com direito ao melhor do gospel atual: funk, axé, pagode e até reggaeton! Aí eu pergunto: A conversão vem através do ato de levantar a mão e ir até a frente do trio em resposta a um apelo feito neste ambiente? É no mínimo questionável esse tipo de evangelismo, pois a palavra quase não é proclamada devido ao foco na euforia festiva, salvo raras exceções quando é falada ou cantada, mas de maneira superficial e distorcida, onde não há entendimento profundo das Escrituras.

Por falar em trio elétrico, muitos vêem os mesmos como uma grande oportunidade de promover seus interesses particulares. Afinal, trata-se de um evento com participação popular de mais de três milhões de pessoas em média. A ocasião é perfeita para os manipuladores de massa de manobra, principalmente políticos, dos quais com certeza vão aproveitar a véspera de ano eleitoral para articular alianças com o “povo gospel”.

O que falar do misticismo, dos atos proféticos, do triunfalismo apostólico exclusivista e das profetadas que nunca se cumprem, dentre outros absurdos que testemunhamos todos os anos nesses eventos? Em 2008, eu postei no meu blog alguns atos antibíblicos praticados na respectiva marcha. Pessoas anotavam pedidos e dificuldades num papel, colocavam o mesmo dentro dos calçados com o intuito de “marchar” em cima para quebrar as maldições escritas no papel, profetizando a conquista de seus recpectivos pedidos (veja aqui). Ou seja, um ambiente neopentecostal, antropocêntrico em sua essência, onde é potencializada as mais variadas práticas místicas e antibíblicas que se pode inventar.

Posto isso, infelizmente concluo que a Marcha para Jesus no Brasil tornou-se num evento com quatro objetivos principais:

1 – Competir com a “marcha do orgulho gay” em termos numéricos;
2 – Servir como trampolim para promoção de cantores, líderes e políticos “gospel”;
3 – promover o comércio milionário de produtos/serviços gospel;
4 – Ser um transtorno para a ordem da cidade, por conta da perturbação do sossego público e do bloqueio ao trânsito, afastando as pessoas do evangelho, bem como envergonhando os cristãos que não compactuam com o evento.

O meu desejo é que o povo acorde de toda essa utopia prisional, que Cristo não seja utilizado como cabo eleitoral de algum político e que o cristianismo deixe de ser um trampolim para o sucesso de alguém. Marchemos pela ética evangélica brasileira!

Soli Deo Gloria!

Notas:
1 – Para saber mais sobre quem são os fundadores da Marcha pra Jesus em Londres, veja estes links: http://op.50megs.com/ditc/coates.htm , http://www.christian-witness.org/archives/van1997/gcoates_1.htmlhttp://www.christian-witness.org/archives/cetf1998/brotherandrewdoor.html .
2 – Ibid.
3 – Ibid.
4 – http://www.marchaparajesus.com.br/2012/marcha.php
5 – Ibid.

113 COMENTÁRIOS

    • Triste ver os analfabetos bíblicos como você dando respostas tão vazias. Vou lhe dar uma excelente dica: Quando for responder esse tipo de texto, responda de forma inteligente e usando se possivel referencias bíblicas. Não seja mais um cego nessa multidão! O que pastor fala não é lei determinada por Deus. Senso Critico e um pouco de leitura bíblica não faz mal a ninguém.

  1. aa Maais aI jAA EH BRINCAADERA VIIU
    Primeiramentee, E fato que a marcha para Jesus e a maior manifestação cultural que faz com que nos cristçao nos tornemo-nos reconhecidos em meio a sociedade.
    Porem algumas pessoas nao se envolvem com tal assunto , somente fazem suas reunioes para escandalizar ainda mais o cristianismo no brasil

    Siceramente numcavi nenhum iidealizador desse tipoo que somente persegue o evcangelho anujnciando algum projeto que combata a corrupçao, apoiando as causas cristãs ou ao memso anunciando a algum proximo a volta do senhor.
    Esconder atras de uma mesa com um computador e facil, quero ver sair a rua e fazer a diferença!
    Aa e eu sou so um adolescente, Mais que Tem visao do senhor quanto aquilo que ele faz, Por que entre nos a muitos que dormem!

  2. Parabéns Ruy Marinho pelo excelente artigo.
    Desde quando começou a aparecer por aqui pelo Piauí esses rumores com a criação do “Dia do Evangélico” com essas “Marchas pra Jesus”, comecei a refletir sobre o real propósito dessa eventual “Marcha”. As principais pistas que me levam a entender o que está por trás dessa “Marcha”, se encontram nos próprios idealizadores desse evento (verdadeiros trampolins políticos).
    Outra pista interessante que consegui perceber foi com relação a data em que são realizadas essas “Marchas pra Jesus” que são sempre antes das eleições nacional, estaduais e municipais que acontecem de 2 em 2 anos. São períodos propícios para se fazer politicagem através de eventos desse tipo.
    Outra coisa que me deixa ainda temeroso é com relação a suposta lavagem de dinheiro que pode acontecer nesse evento trazendo escândalos e censura à Igreja do Senhor, pois do sistema político atual imerso em corrupções não podemos esperar coisas boas favoráveis ao Reino de Deus.
    Deixemos as inovações de lado e procuremos ter um encontro real e profundo com o Senhor através do verdadeiro Evangelho de Cristo.
    Nessas “Marchas pra Jesus” pode até haver salvação de almas porque o nome do Senhor vai ser glorificado de certa forma pelo menos por alguns participantes. Duvido muito que essas marchas sejam 100% em prol do Reino de Deus como está sendo estampado por todo o Brasil.
    Políticos ímpios que fazem tudo o que não presta principalmente nos períodos de campanha vão ser convidados de honra a tomarem assentos nas cadeiras onde devem está somente pessoas consagradas para ministrar a Palavra e louvar ao Senhor, além de os mesmos terem oportunidades para “vender o peixe”. Acreditem, por trás desse evento há muito interesse de uma meia dúzia de líderes e crentes nominais envolvidos com política.
    ME ENGANA QUE EU GOSTO!

    • Irmão Leonardo Félix, os principais promotores encabeçadores da grande apostasia dos últimos tempos e que antecede a 2ª vinda de Cristo, são esses líderes hipócritas que não estão nem um pingo preocupados com o Reino de Deus, mas somente com o reino deles próprios. As ovelhas do Senhor, como sempre, apenas seguem esses lobos cujos resultados pode dá em 2ª morte (Ap 20.6b). É uma pena que muita ovelha inocente vá se perder por causa desses líderes, seja decepcionadas pelos escândalos dos tais, ou seja nessas práticas inovadoras que estão entrando na Igreja do Senhor. Vale apenas ressaltar que vão aparecer comentários por parte daqueles que santificam tudo para encobrir os vossos pecados.

    • E qual o problema de aparecer na mídia? Ué, o que importa não é o evangelho ser divulgado? Jesus não fez marcha, certo! Vai ver na época não tinha carros e trios elétricos! A MÍDIA É O MEIO MAIS PODEROSO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO! Observe que Paulo, se fez Judeu para ganhar os Judeus, logo, não importa como, e sim, que DIVULGUEM!

  3. "e um transtorno para a ordem da cidade, por conta da perturbação do sossego público e do bloqueio ao trânsito, afastando as pessoas do evangelho, bem como envergonhando os cristãos"
    VERGONHA QUANDO?
    VAMO BLOGAR PARA EVANGELIZAR E NÃO PRA CAUSAR POLEMICA.
    AS PESSOAS QUE VÃO TEM A INTENÇÃO DE ADORAR E PROFERIR SUA FÉ.
    VAMSO DEIXAR DE IMPOCRESIA PORQUE EM RELAÇÃO! A" promoção de cantores, líderes e políticos “gospel”."
    ESSE SSITE FAZ ISSO A TRAVEZ DE VC BLOGUEIRO.
    AS PESSOAS FIQCAM PREOCUPADAS EM CRITICA E VER O CISCO NO OLHO DO OUTRO E NÃO TIRAM A ……
    DO SEU.

  4. Não sei pq perdi meu tempo lendo isso. Mas o que achei bastante bizarro foi ler esta frase:
    “Na verdade, eu não consigo imaginar como alguém pode se converter em um evento como este.”
    Se vc não consegue meu irmão…eu fico tentando imaginar se existe algum ambiente especifico para conversão de alguém, deve ser mais fácil então se converter dentro da cadeia, na igreja sentadinho no banco, dentro da favela com uma arma na mão…. Qual seria o ambiente correto para aceitar a Jesus? kkkkk piada né! Fora outras coisas que são vergonhosas ler aqui neste texto. Moro no Rio e na próxima Marcha para Jesus, estarei lá!! Pois farei de tudo para mostrar aquilo que Jesus fez na minha vida, mudou meu coração e me fez ser feliz pra vida inteira! Glória a Deus! Ahh e quanto a promover os cantores gospel eu concordo plenamente!!! Nunca ouvi musicas tão lindas e abençoadoras de vidas e de famílias! Musicas que fazem agente sentir paz no coração, sentir Jesus! Temos que promovê-los mesmo… Mas se vc quiser irmãozinho… chame o Latino, o Justin Bieber, A Madonna, ou qualquer outro cantor secular e faça sua própria marcha promovendo cantores seculares…tenha certeza que lá eu NÃO vou! Se pra vc o fato de um cantor estar cantando na marcha é promoção, então não sei nem o que dizer de vc que está tentando se promover em cima de um monte de gente que vai a marcha pra Jesus e vc aí que parece que nunca foi a uma marcha, querendo descrever a intenção do coração das pessoas… afff cansei!

    • Cara Vanessa:

      Não há nada de “bizzaro” na frase de minha autoria que você copiou e colou em seu comentário, desde que a mesma não seja lida de maneira isolada do contexto do artigo. Os motivos pelos quais questionei sobre possíveis conversões verdadeiras na marcha, se encontram antes da frase copiada por você, na qual trata-se da conclusão do meu raciocínio lógico e não a premissa do mesmo.

      Podemos e devemos “pregar o evangelho” em qualquer lugar, desde que seja o evangelho verdadeiro e bíblico. Mas, a verdade é que, conforme escrevi no meu artigo, este ambiente da marcha não contribui para que o evangelho verdadeiro seja pregado. Diga-se de passagem, segundo pesquisa feita pela Datafolha, de 100% dos participantes da última marcha em SP, destes, 3% eram católicos e apenas 2% eram de pessoas sem nenhuma religião. Este resultado é intrinsecamente ligado a questão, e deve nos levar, no mínimo, a reflexão.

      Em Cristo, Ruy!

  5. Manifestação cultural não representa cristianismo. Exatamente por causa da "cultura" que muitos povos não conhecem e não aceitam Jesus; hábitos, festas, tradições, cantigas, tudo isso nada mais é que religiosidade e rituais humanos. A marcha tería o seu valor se fosse para glorificar a Deus, mas infelismente representa somente interesses humanos, e o "homem" se corrompe muito fácil com liderança, tamanho de igreja, visibilidade… o evangelho simples é suficiente para cada um de nós. A oração de um povo, gera muito mais efeitos.

  6. "Segundo o “presidente” da Marcha para Jesus, “Apóstolo” Estevam Hernandes, “a Marcha Para Jesus não foi criada para exaltar nenhum homem, é a expressão do mover do Espírito Santo e um ato proférico!“(sic).[4] Frase contraditória, pois se Estevam é o presidente da Marcha para Jesus, automaticamente o mesmo será exaltado de alguma forma! "

    Onde há contradição aqui? Meu Deus, o que é uma contradição? Pai dos burros, GOOGLE nos ajude!
    Li até aqui, acho que não vale mais a pena ler o resto. O cara não sabe nem o que é uma contradição!

    • Caro Joabe: A explicação da contradição está no restante do texto que você não copiou. Vou lhe ajudar, copiando todo o parágrafo na íntegra, talvez lhe ajude em sua dedução lógica:

      "Segundo o “presidente” da Marcha para Jesus, “Apóstolo” Estevam Hernandes, “a Marcha Para Jesus não foi criada para exaltar nenhum homem, é a expressão do mover do Espírito Santo e um ato proférico!“(sic).[4] Frase contraditória, pois se Estevam é o presidente da Marcha para Jesus, automaticamente o mesmo será exaltado de alguma forma! Ora, presidente é aquele que exerce uma liderança máxima, que ordena, que delega, que dá a palavra final e que sanciona. Nem mesmo os líderes de outras denominações presentes na marcha possuem autoridade sobre o evento, quem dá as cartas é o líder da Renascer. Além do mais, todos sabem que os discípulos da Igreja dos Hernandes “lutam e morrem” por eles, tendo em vista o famoso jargão popularizado na época da prisão dos líderes da Renascer: “Espada pelo Apóstolo e pela Bispa!”

      Em Cristo, Ruy!

  7. "O interessante é que não vemos em nenhum lugar no Novo Testamento a ordem evangelística de marchar para Jesus, ou no Antigo Testamento para Deus, muito menos nas literaturas dos pais da Igreja, reformadores, missionários e evangelistas por toda a história. Não há, absolutamente, nenhum fundamento espiritual cristão para se praticar marchas evangelísticas. Na verdade, eu não consigo imaginar como alguém pode se converter em um evento como este."

    E onde a bíblia condena?

    Onde a bíblia condena pastores televisivos?
    Onde a bíblia condena marcha para Jesus?
    Onde a bíblia condena quaisquer manifestações de fé?

    "Não há, absolutamente, nenhum fundamento espiritual cristão para se praticar marchas evangelísticas."

    Por que não?

    "Na verdade, eu não consigo imaginar como alguém pode se converter em um evento como este."

    Já eu consigo! Irrelevante o que eu penso e o que você pensa a respeito de qualquer coisa.

    • Caro Joabe:

      Seu raciocínio referente ao que a Bíblia condena (ou não) carece de lógica. Pensando da mesma forma que você, devemos então fazer os seguintes questionamentos:

      – A bíblia não condena diretamente participar do carnaval, por isso podemos participar?
      – A bíblia não condena diretamente usar drogas, podemos então utilizar?
      – A bíblia não condena diretamente correr na estrada há 200km, podemos então correr?

      A Bíblia possui um padrão ético moral, no qual devemos seguir. Nem tudo o que é ilícito está descrito na Bíblia, porém isto não significa que estamos liberados a fazer ou praticar coisas ilícitas. Temos um padrão ético Bíblico e o mesmo deve ser um regulador para a Igreja, pois a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, sendo a bússola para as nossas atitudes éticas e morais.

      Para mais informações, sugiro a leitura dos seguintes artigos:

      Sobre ética: http://bereianos.blogspot.com.br/2010/01/etica-crista.html
      Sobre a Bíblia como regra de fé e prática: http://bereianos.blogspot.com.br/2011/10/regra-infalivel-de-fe-e-pratica.html
      Sobre relativismo, certeza e agnosticismo teológico: http://bereianos.blogspot.com.br/2012/03/relativismo-certeza-e-agnosticismo-em_09.html

      Sobre o motivo do fato de não haver fundamento espiritual para se praticar marchas para Jesus, a resposta eu coloquei no meu artigo, ou seja, porque ao contrário da afirmação dos organizadores da marcha, que citaram versículos bíblicos fora de contexto que não justificam o ato de marchar para Jesus, não existe base bíblica para a realização de tais eventos.

      Em Cristo, Ruy!

  8. "Ser um transtorno para a ordem da cidade, por conta da perturbação do sossego público e do bloqueio ao trânsito, afastando as pessoas do evangelho, bem como envergonhando os cristãos que não compactuam com o evento."

    Tadinho… E o carnaval não atrapalha o trânsito, não perturba?
    Afasta pessoas do evangelho? Nossa, e por isso que o ateísmo está aumentando.

    O que afasta pessoas do evangelho é justamente pessoas que não querem ir ao céu e não deixa os outros irem!
    No caso vocês, hipocritas!

    • Caro Joabe:

      O carnaval atrapalha e perturba tanto quanto a marcha pra Jesus ou qualquer outro evento de grande proporção.

      O que afasta as pessoas do evangelho é um ambiente impróprio para a pregação e superficial nas mensagens propagadas através dos trios elétricos, além de um péssimo testemunho das pessoas que estão à frente deste evento. Tanto é verdade que, segundo a Datafolha, nesta última marcha para Jesus, de 98% dos marchadores (destes 3% de católicos), apenas 2% eram pessoas sem religião.

      Em Cristo, Ruy!

  9. "O meu desejo é que o povo acorde de toda essa utopia prisional, que Cristo não seja utilizado como cabo eleitoral de algum político e que o cristianismo deixe de ser um trampolim para o sucesso de alguém. Marchemos pela ética evangélica brasileira!"

    O meu desejo é que cristãos deixem de se digladiar, não é atoa que o cristianismo vem perdendo credibilidade!
    Ética? Não fale de ética!

  10. Esta marcha é um verdadeiro bloco carnavalesco, uma verdadeira manifestação para maior honra e glória de alguns pastores. Serve tambem para demonstrar o poderio político desses pastores, especialmente neste ano de eleições.

  11. Muito bom saber que ainda existem pessoas que não aceitam esse evangelho mentiroso de satanás….minha oração também é para que esse povo acorde, se arrependa e pregue o verdadeiro evangelho, se todo esse povo ao invés de marchar em busca de seus interesses, orassem e buscassem a face de Deus, certamente o Brasil seria diferente….

    • QUERIDA, VOCÊ NÃO DISSE ISSO NÉ? EU SOU JOVEM, FUI HOJE PELA PRIMEIRA VEZ NA MARCHA, E FOI UMA MARAVILHA, UMA GRANDE DEMONSTRAÇÃO DO PODER DE DEUS, VI PESSOAS CHORANDO, SE AJOELHANDO, E SE DERRAMANDO NA PRESENÇA DE DEUS, E O MELHOR, MUITAS PESSOAS SE CONVERTERAM ASSIM, NA MINHA FAMILIA POR EXEMPLO ALGUMAS PESSOAS SE CONVERTERAM GRAÇAS A MARCHA PRA JESUS (y)'

    • Rayssa Batista Sz – concordo com vc Raissa a marcha tem sim sua importância, conheço várias pessoas que se converteram na marcha, entre outras coisas a marcha serve também para quebrar um pouco a imagem que muitas pessoas tem dos evangélicos, pois, muitos acham que todo evangélico é careta, que não se diverte, que são anti sociais e muitas outras coisas. Não importa como surgiu e pra que surgiu, o que importa é o motivo atual da marcha, que não estão entre os 4 de que fala esse camarada aí. Vanessa Speranza concordo com vc quando diz que esse povo todo tem que orar mais e buscar mais a face de Deus só que uma coisa nao tem nada a ver com outra, pois, ir pra marcha não impede ninguém de fazer isso.Minha Humilde Opinião.abraços.

    • quem agrada aos homens,certamente desagrada a Deus.Que imagem vc quer passar? de que o evangélico é igual a qualquer um? Deus escolheu um povo para ser separado, para sua honra e glória¹ estão marchando para o inferno!

    • Esses que dizem que, JESUS era simples, vivia sozinho, dormia sem nada e blá blá blá…Queria saber se eles vivem na montanha, se vestem com túnicas e sempre de sandálias e se transportam nas grandes cidades com jumento? É uma "pureza e simplicidade" hipócrita que causa vergonha…Isso é só um evento organizado por Cristãos para afirmar a presença da Igreja na cidade…se as estruturas, os carros de som, iluminação incomodam..faça o seguinte, de um "grande exemplo", vende tudo que você tem e vai viver como JESUS viveu, pq sua casa, seu carro, sua moto, seus brinquedinhos tecnológicos, são interesses seus, não são interesses do Evangelho não é mesmo? Vamos ser inteligentes, por favor, os criticadores da Igreja estão ficando parecidos com o movimento GAY, nada presta, tudo está errado e é motivo de condenação. Triste muito triste!

  12. paz pra todos! nesse pais todos temos o direito de pensar, e expressar o que sentimos. mas eu quero tanbem dizer, que a biblia é precisa, e quem é guiado por ela não se engana. e quero deixar aqui meu ponto de vista.esse nogocio de macha pra JESUS parece + uma tentativa de facilita a vida daqueles que ainda sente um desejo de sacia a carne, pois num vejo nenhuma diferença entre a macha p cristo e o carnaval de salvador, esse caminho esta muito facio!! se eu num conhessece a biblia eu tambem entava nessa pois parece muito bom! eu prefiro ficar com a biblia deixar essas coisas, pra os modernos. prque pelo que eu sei o caminho é estreito e apertdo mas que conduz a vida. vou entra por el!

    • Meu irmão João Paulo, concordo com você que o caminho pra o céu é realmente estreito. Em um mundo onde o pecado cada dia mais está batendo à porta com a mentira, a soberba, o orgulho, a traição, o homossexualismo e outras coisas mais… Mas vou te mostrar que não há nenhuma relação entre a Marcha pra Jesus e o Carnaval:
      1° – No carnaval há toda uma campanha para que as pessoas usem preservativos porque a finalidade ali é curtir a festa mas a propaganda que impera é “faça sexo”(na marcha não)
      2° – No carnaval é preciso toda uma “força tarefa” da PM para o cumprimento da Lei SECA, pq as pessoas vão ali para beber, se drogar e etc. (na marcha não).
      3° – No carnaval tudo é que tipo de pecado está mais fácil, pois ali o que impera é o embalo pela musica alta do tipo “hoje eu vou beijar na boca” levando as pessoas a não se preocuparem com traição, respeito à família e etc… (na marcha não)
      Conclusão: Na marcha podemos até ser embalados pela musica alta, mas é uma musica que nos leva a adoração a Deus e não induz ninguém ao erro. Lá na marcha não tem ninguém sob efeito do álcool querendo bater ou matar alguém como vemos em muitos carnavais onde o numero de mortes e acidentes é grande.
      Se vc é um cristão que acha que a Marcha para Jesus é bobagem…eu entendo… minha avó também pensa assim… mas querer comparar o carnaval com a Marcha chega ser até pecado!
      Como vc já disse, cada um tem a sua opinião, mas até com a nossa própria opinião é preciso ter cuidado. Fica na paz! e bem a vontade para responder.

    • João Paulo, acho uma estupidez vc comparar a marcha com o carnaval baiano, meu irmão abra os olhos, nós vivemos em um País Cristão e a marcha é uma forma de celebrar Cristo se o propósito de alguns não é este paciência, mas o da maioria é. Precisamos sim ir pra ruas e mostrar que o povo de Deus tem crescido e que também tem voz nesse país, e muitas pessoas se convertem neste evento, quem tem o desejo de saciar a carne não vai pra marcha não vai é pra um bar beber vai se prostituir vai adulterar enfim fazer muita coisa menos ir pra marcha.

  13. Olha discutir midia , ibope proporcionado pelo envangelho acho que nao cabe ao ser humano discutir em cima
    mais cabe ao Deus que pode tdas as coisas resolver
    Porem colocar Frases como o titulo dessa materia, e desnessariamente uma falta de visao do ser humano
    Se a marcha acontece assim como a musica da Andrea Fontes E Permição de Deus
    Se vc naum Gosta Fica Em casa Na frente do computador assistindo Video Porno Ou novelas Que TENHO cERTEZA Que Grande Parte DOs Cristaos fazem isso..

  14. O direito de julgar a intenção de cada coração ao promover e participar da marcha ou qq outro evento evangélico, não cabe á nós…Quanto aos atos proféticos q o irmão se refere dizendo ser misticismo, ele não deve conhecer várias passagens bíblicas, em específico quando Josué conclamou o povo a um ato profético de rodear os muros de Jericó…

  15. Meu caro, concordo em partes com o que você disse, mas acima de tudo, está o amor do Senhor pelo seu povo, e a fé que estes podem demonstrar com atos simbólicos, sejam eles bíblicos ou não…
    Você mais me parece um fariseu criticando homens que subiam ao telhado de uma casa para levar o coxo que procurava a cura divina, ou em muitos outros casos.

    Como disse Jesus… a tua fé te salvou, perdoados são os seus pecados…

    Não discordo que a marcha pode ter sido criada por métodos questionáveis, mas questionar os atos de fé, só por que não são descritos biblicamente, é demais não..

    Ta na hora de se ligar… e separar cada problema no seu quadrado
    Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

  16. Meu caro, concordo em partes com o que você disse, mas acima de tudo, está o amor do Senhor pelo seu povo, e a fé que estes podem demonstrar com atos simbólicos, sejam eles bíblicos ou não…
    Você mais me parece um fariseu criticando homens que subiam ao telhado de uma casa para levar o coxo que procurava a cura divina, ou em muitos outros casos.

    Como disse Jesus… a tua fé te salvou, perdoados são os seus pecados…

    Não discordo que a marcha pode ter sido criada por métodos questionáveis, mas questionar os atos de fé, só por que não são descritos biblicamente, é demais não..

    Ta na hora de se ligar… e separar cada problema no seu quadrado
    Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

  17. Pessoal gostaria de deixar minha opinião:
    – Certamente haver conversão sincera em eventos como este é um pouco difícil devido ao clima não propício à verdadeira revelação da palavra. Em eventos de grande porte o que aconteçe é um segmento de script devidamente formatado afim de se alcançar um determinado objetivo, e este objetivo ser dos mais variados. A questão é que pela misericórdia de Jesus, as pessoas ora são curadas, ora são libertas, ora se convertem. Repitindo pela misericórdia de Jesus, pois, Ele trabalha por meio de fé e tem pessoas que a fé aconteçe em eventos como este.
    – Um ponto a ser observado é que, se a direção é corrupta e promove eventos como este para promoção política e musical certamente um dia Deus irá cobrar destas pessoas, pois, é o Nome Dele que esta sendo prejudicado de alguma forma.
    – Na ceia do Senhor, Jesus lava os pés de Pedro, porque este seria o fundador de sua igreja e era necessário que Pedro tivesse seus pés limpos, isto é, um caminho santo sem se corromper com a sujeira do mundo. O que aconteçe hoje é que o mundo entrou dentro da igreja e muitas estão deixando de ser igreja e passaram a ser o mundo. O fermento esta sendo usado na farinha e o bolo esta cada vez maior, pois, o que a direção de muitas igrejas valorizam quantidade e não qualidade devido ao excessivo apelo dos dízimos e ofertas cada vez mais absurdas.
    Conclusão: Creio que não adianta lutar contra o sistema. Pois, a Bíblia diz que no fim dos tempos essa seria a cara do evangelho corrompido sendo que quanto mais pio, mais perto Jesus voltará e tudo se consumará. O que nós podemos fazer é alertar as pessoas ombro a ombro e mostrar para elas que evangelho da prosperidade ( o maldito evangelho fácil de satanás), campanhas de descarrego ( me mostra na Bíblia se isso existe??????) e g12 (a Bíblia diz que ela é o método suficiente para a fé, não havendo necessidade de doutrinas ou métodos externos) são métodos ou modelos de evangelho que vieram para fermentar os cristãos, dividindo-os, esfriando-os e afastando-os para longe do verdadeiro ideal de Jesus: Amar a Deus sobre tudo, o próximo como você se ama e crer que a salvação vem ao você reconheçer que é pecador e que precisa de Jesus como seu SUFICIENTE SALVADOR! Paz do Senhor!

  18. Não sei se estou errado, porem, se eu fosse um cristão novo convertido buscando a fé que havia encontrado nessas tais igrejas que vocês sejam, mas conscerteza pararia pois não posso marchar, cantar sem fazer uma "marcha para Jesus".
    Desde 1991 eu marcho rumo ao Céus para morar com Deus, evangelizando, buscando almas pois para isso que Deus fez seus discípulos será que com essa opinião você converteu mais, claro que entendo seu ponto de vista, eu sei que o que você quer, é que não se pregue uma palavra falsa em nome de Deus, porem uma coisa que eu aprendi é não julgue seu irmão isso é papel para Deus.
    O que pensamos para escrever? Oramos para isso? Pedimos para Deus direção? Esperamos a resposta de Deus? Deus soberano te deu essa mensagem ou foi seus cursos de teologia, eu mal sou alfabetizado, mas peço sua atenção para estes fatos…

  19. O sr. já foi ? eu queria saber se podemos ganhar almas dos jovens em todo lugar ou se é proibido pregar em praças, nas ruas e difícil limitar pense como poderíamos pregar se não fosse no mundo, “estais no mundo mas não sois do mundo” quem esta com Deus precisa cultivar, mas os que ainda não o tem precisam ser semeados

    • Caro Jeferson: Já fui sim, testemunhei pessoalmente como funciona essas marchas para Jesus.

      Podemos “pregar o evangelho” em qualquer lugar meu irmão, desde que seja o evangelho verdadeiro e bíblico. O grande problema é que no ambiente destas marchas não são propícios para a evangelização, pois além dos motivos que citei no artigo acima, temos também dados oficiais recentes que afirmam que, de 100% dos participantes da última marcha em SP, destes, 3% eram católicos e apenas 2% eram de pessoas sem nenhuma religião. Logo, o evangelho está sendo pregado para os próprios evangélicos?

      Precisamos refletir muito sobre isso.

      Em Cristo, Ruy!

  20. A Paz de Cristo a Todos,

    A Marcha para Jesus acredito fielmente, deve ser um evento para todo Cristão, independente da denominação, Evangélica ou católica, deve ser um evento para toda FAMILIA!

    Há tantos eventos divisionistas que até estes encontros perdem o seu real valor ideológico, onde a alegria é trocada por baixos valores, tendências, vicio, sexo e bebida! O importante é ser livre para seguir o coração, e não algo que te prenda! Que liberdade é esta que polui a mente, corpo e alma!

    Diga não aos que trocam idéias vãs por Ideais mais profundos como é a Marcha para Jesus, pois, “…todo que nele crê não pereça, Mas, tenha a vida Eterna!

    Uma Marcha pela família, pela união e igualdade verdadeira de União e solidariedade!

    Pois, Toda graça vem de Deus! A ele sim toda Gloria!

    Nos encontraremos lá, A Todos os Cristãos deste Brasil !

    Força e honra aos homens e mulheres de boa fé!

    Um verdadeiro dialogo inter-religioso e social para todas as classes!

    Um convite Social, Familiar, ecumênico, evangélico e principalmente Cristão!

    “…Quando duas ou mais pessoais se reunirem em meu nome lá estarei!”

    Um grande abraço a todos os idealizadores deste maravilhoso encontro com Cristo!

    E você e sua família sejam abençoados para todo sempre.

    Abraços

    Giovani Costa
    S.Paulo

  21. qta “balela”…..a palavra de Deus nunca volta vazia,,,,,,tenho certeza que muitos coraçoes foram alcançados nesse evento…..sou do Parana e fui muitas vezes pra Sampa só pra participar da Marcha,,,,,hoje casada e com filho fica mais dificil……..mas amo mto esse evento e creio que ele é mto valido sim,,,,,,como em todos os lugares existem a galera do “oba oba”, mas tbm existem aqueles que estao ali levantando a bandeira da salvaçao que só vem atraves de Jesus

  22. A paz do Senhor a todos. Quero aqui comentar este artigo escrito por este teólogo. Acho repugnante esse tipo de atitude por parte de alguém que se diz estudante da palavra de Deus. A bíblia relata que certa vez um discípulo chega até jesus e lhe diz: Senhor vimos um homem que pregava em te nome, mas como ele não anda conosco então proibimos que ele pregasse. Jesus por sua vez responde: Não o proibais; quem não é contra nós é por nós. Então meu querido pare de criticar. Use esse espaço que é a internet para pregar o evangelho. Essas suas críticas chulas em nada acrescenta para que almas sejam ganhas, e daí que a marcha é para isso ou pra aquilo? Como disse o apóstolo Paulo: Uns pregam por vanglória, outros por inveja. O importante é que o evangelho seja pregado. Então vá analisar mais os seus conceitos e não fique causando discussões, pregue a palavra. O que é muito mais útil.

  23. Posso falara a verdade: Essa luta q é travada entre blogueiros e marketeiros “gospel” tá de encher. Por um lado são esses líderes q realizam esses eventos q ñ tem conteúdo espiritual nenhum PARA NÓS CRISTÃOS, rasos até ao infinito. Por outro, são os blogueiros q se dizem “defensores do evangelho puro e simples”, atacam essas marchas, mas muitos ñ arredam (desculpe o palavriado) o “traseiro” da cadeira e do PC p/ pregar o evangelho. Acho melhor cada um cuidar da sua vida e ajudar o evangelho crescer. Vai ser uma briga sem fim, sem nenhum vencedor!

    • Caro Irraimundo:

      O que te levou a pensar que os blogueiros “não arredam o traseiro da cadeira e do PC” para pregar o evangelho ? No meu caso, eu sou blogueiro. Porém, você me conhece para afirmar com segurança que eu não prego o evangelho?

      Em Cristo, Ruy!

  24. Lamento por pensarem assim! Pois na Marcha PRA JESUS eu conquistei todos meus sonhos e ainda continuo… Engraçado é o povo que se diz "cristão" se revoltar de tal maneira! Jesus disse que teríamos que pregar para toda e qualquer criatura! As mídias tem nos aberto às portas e assim estamos chegando à lugares aonde NÃO CONSEGUIRÍAMOS CHEGAR! "Ah mas a mídia quer dinheiro, audiência.." QUE SE DANEM, deixe pro mundo as do mundo e vamos fazer a nossa missão. Como podem ser tão hipócritas e egoístas? Não percebem quantas pessoas tem sido alcançadas através da pequena influência da mídia, só vocês e seus povinhos ao redor são dignos de ouvir a palavra de Deus, e pessoas que estão do outro lado do mundo não?

    Nós temos que parar de dar tudo pro diabo! FOI PRA NÓS QUE DEUS DEU O MUNDO E O QUE A GENTE FAZ? ENTREGA ELE NAS MÃOS DO DIABO TODO DIA… "ahh porque isso é do diabo, televisão é do diabo, rádio é do diabo, protesto é do diabo.." AHHH POR FAVOR! Se for assim você também é do diabo, pois peca contra Deus à todo momento, e "diz" que se arrepende de coração, e depois torna a cometer o mesmo pecado outra vez ¬¬'

    E antes de julgar QUALQUER "político gospel" como disseram… VEJAM O QUE ELES TEM FEITO PRA NÓS! É preciso sim que tenha alguém lá dentro pra brigar pela gente! POR ACASO ALGUÉM SABE O QUE ALGUM DEPUTADO CRISTÃO JÁ FEZ POR NÓS CRISTÃO? Ah não né, o importante é julgar por aquilo que OUVEM! Ahh me poupe, vocês que se dizem "cristão santos" já foram mais inteligente!

    E outra, se a Marcha fosse algo que brincasse com o nome de Deus, não cresceria a cada dia mais e mais!
    Agora a vocês hipócritas de plantão, façam algo melhor! Muitos falam, mas quantos aqui sai as ruas declarando que Cristo é o Senhor? É fácil falar né? Fazer que é bom, NADA!
    Responder · Curtir · Parar de seguir a publicação · há 3 segundos

  25. Procuro navegar por varios sites e percebo criticas de todos os lados. Fico a pensar se os críticos, em sua maioria, fazem mesmo a diferença e praticam o que dizem. Não se trata de demonizar a crítica, mas acredito que não é esse o caminho. Vamos gastar esse tempo investido em denuncias, criticas, e procurar apresentar de fato o que é verdadeiro, já que como dizem, os evangélicos no geral são massa de manobra, que tal utilizar essa massa de manobra para o que é verdadeiro. Que Deus tenha misericordia de nós.

  26. Senhores, li o texto em um momento em que a minha vida com Cristo está um caos. Me converti aos 18 anos e, em uma época que o que lotava igreja eram estudos bíblicos e congressos de jovens onde a oração e a palavra eram o mote das reuniões, não eramos perfeitos, mas buscavamos a compreensão da Palavra. Nestes quase 25 anos vi a Igreja no Brasil ir de um extremo ao outro e, hoje vivo em um constante questionamento. Estou cansada. Sou geografa por formação e estudante da Bíblia e, vejo lideres respeitável cedendo ao evangelho midiatístico, o que vende cds e um modo de vida que não condiz com o que eu aprendi. Longe de enveredar pelo tradicionalismo exacerbado que impede mudanças e, sabedora que as mudanças fazem parte do nosso dia-a-dia, estou estupefata com o que está acontecendo. Passei um tempo achando estar esfriando na fé mas, o que me sufoca são estes movimentos dentro e fora da igreja institucionalizada. Sou membro de uma igreja que, até pouco tempo criticava algumas práticas e, hoje, está cedendo as mesmas práticas. Só posso prosseguir focando os meus olhos em Cristo…E que Deus tenha misericórdia de nós!!!

  27. Fico muito triste quando vejo igrejas perdendo a sua identidade e levando a vida e beira do abismo que os ímpios levam !Um evangelho sem renúncia onde você não consegue ver a diferença de quem serve e quem não serve ! O Mundanismo que entra na igreja têm por consequências no modo como ela vive, age e acomoda-se aos padrões do mundo.
    O liberalismo ético moral da Igreja pervertem os ensinos bíblicos, abandona-se o que é SANTO, utiliza a fé com fins escusos e se adotam ideias contrárias à doutrina cristã. Muitos membros dessas igrejas adotam os costumes e modos de viver do mundo em todas as suas esferas: na família, no emprego, na escola, no lazer e em várias outras atividades e ações. O grande desafio que a Igreja enfrenta, atualmente é a pressão e a ilusão do secularismo sobre ela.
    A influência do mundanismo resulta em perda dos valores e virtudes cristãs, no enfraquecimento e estagnação da Igreja. A igreja torna-se uma mera organização eclesiástica, sem vida e sem o poder do ESPÍRITO SANTO. Os fundamentos da fé se abalam e por fim desabam. Amados, não vos enganeis, sem santidade ninguém verá a Deus, nós que somos a igreja, a noiva de Cristo, será que estamos preparado para sua vinda ? Como deveremos estar para aquele grande dia do arrebatamento ou a chamada individual que é a nossa morte ? Estar vigiando e orando ou “marchando para cristo” , surfando e andando de skate e indo em boates gospel ? O que vai acontecer se nós não estivermos preparado como uma noiva espera o seu esposo, se nós não estivemos com roupas nobres para uma grande festa será que nós subiremos ? O Diabo não brinca de ser diabo e está trabalhando a todo tempo e nós ? Por isso que o Apóstolo Pedro disse em umas das suas cartas em 1 Pedro Capitulo 1 Versículo 15 diz assim : “mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;” Por Fim, em I Coríntios capitulo 15 versículo 19 Diz assim “se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” Ser cristão não é viver em um mundo de maravilhas onde nenhum mal pode acontecer a nós, onde o Rui Marinho foi feliz em relatar desse mundo gospel antropocêntrico e hedonista, pois quando Saulo tornou-se Paulo, uma voz divina anunciou: “Vou lhe mostrar como você poderá gozar muito melhor a sua vida!” Será que é o que realmente está escrito na Bíblia? Pelo contrário, lemos: “Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (At 9.16). Foi o que Deus disse a Ananias acerca de Paulo. Portanto, foi quase o oposto do que muitos entendem hoje por vida cristã. Que Deus Abençoe a todos ! A Paz do Senhor Jesus Cristo o Nazareno! Ah já ia me esquecendo ! Custei acreditar que alguns discípulos da Igreja dos Hernandes “lutam e morrem” por eles, tendo em vista o famoso jargão popularizado na época da prisão dos líderes da Renascer: “Espada pelo Apóstolo e pela Bispa!” Mas…quando eu li alguns comentários aqui neste post defendendo essa marcha percebi o fundamentalismo e o culto a personalidade aos “apóstolos”! Misericórdia ! Se falarem mal de Jesus passa, mas se falarem mal do apostolo e da bispa o bicho pega ! Maranata !

  28. Espero que o amado escritor do texto lindo acima seja um tremendo ganhador de almas como é um grande escritor , porque esse povo tá fazendo o que realmente acredita, se o amado vivencia o evangelho puro e simples e dá resultado não tenho nada a declarar só quero pensar como Tiago nesse texto: Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
    Tiago 2:18.

  29. Olha: Eu sei que as intenções para se fazer esta marcha não são as melhores, está comprovado pelo teor. Entretanto, Deus pode usar um ato mal (a marcha não é ontologicamente má, mas certos pontos são ruins) – PARA CRISTIANIZAR PESSOAS; ou seja, Deus pode usar esta marcha, que foi feita pelas intenções erradas, para CRISTIANIZAR.

  30. Quantas alma esse apologeta já ganhou para Jesus? Quantas pessoas ele cuida? A quem ele presta conta dos seus atos? qual foi o seu grande feito a favor do Reino? Isso me cheira mais dor de cotovelo, frustração, impossiblidade para fazer, qual o evangelho que é de Deus se esse é o do capeta. Se os que fazem algo é não é de Deus, como entender joão 15, nós fomos chamadas para dar frutos? Ou para ser Juiz do evangelho que os outros pregam. Cuidado vocês estão denegrindo o evangelho, devem ser daqueles liberais em outras áreas…………….. Vai fazer algo que faça a diferença ao invés de serem protetores da marcha……..

    • Caro Pastor Santos: Não somos nós que ganhamos almas para Jesus, mas sim somos usados por Deus como coadjuvantes para pregar o evangelho para as pessoas. Quem convence o pecador de seu pecado é o Espírito Santo e não os homens! Logo, a gente não ganha nada pra ninguém, quem ganha é Deus para Ele mesmo, pois a salvação está exclusivamente em Jesus! Outra coisa: números não garantem frutificação. Se fosse assim, o Islamismo seria mais correto que o cristianismo, ou até mesmo o Espiritismo. Um ministério frutífero não está em números de frutos propriamente dito, mas sim na qualidade dos mesmos. Um estudo exegético de João 15 lhe dará este claro entendimento.

      Em Cristo, Ruy!

    • Então Jesus estava enganado quando disse: Ide curai os enfermos, limpai os leprosos. Vocês serão os meus discípulos quando derem muitos frutos. e disso que estou falando, quais são os frutos destes bla,bla, de um evangelho contemplativo. monastigo. Para de falar um evangelho que exclui a responsabilidade do homem com o perdido, o Espirito cooperava com igreja e quer cooperar com voce, pare de prestar um deserviço a igreja, pensando que os outros não são capazes de pensar e concluir, voces, pensam ser a palmatoria de igreja o juiz de Deus na terra, cuidem de pelo menos aqueles que estão próximo de vocês. A sabedoria é justificada pelas obras.

  31. verdade. o correto mesmo é ficarmos todos nas nossas igrejas, calados. Deixarmos que os gays, maconheiros, vadias, façam suas marchas, emporcalhando nossas cidades – não só espiritualmente falando.
    Ora meu irmão. pare com isso. A marcha pra Jesus é uma festa linda, que serve para mostrar a todos que podemos fazer festa de qualquer tamanho com mta dignidade, mostrar que fazemos parte desta sociedade e que não estamos alienados tampouco nulos diante dos meio de comunicação ou politicamente falando.

  32. Essa organizacao criminosa ( Palavras do Ministerio Publico do Estado de Sao Paulo ) disfarcada de igreja crista evangelica, a rena$cer, possui varios processos na justica civil, varios processos na justica Trabalhista e processos na justica criminal no Brasil e no exterior. O casal chefe dessa organizacao criminosa, fugindo das varias citacoes da justica brasileira, foram pegos, julgados e condenados a cadeia nos Estados Unidos por mentiram ( os caras rasgaram um Biblia Sagrada, pense no ato, para esconder milhares e milhares de dolares, ) a alfandega norte americanas. Agora aqui, em terras tupiniquins dao uam de servos de Deus. Lastimavel como ainda tem imbecil e manipulado gospel que da tempo, dinheiro e grana para essa organizacao criminosa.

    Pastor Caleb.

    • Meu Deus, fico triste com essa situação. Pois o diabo esta rindo de nós!
      Pois somo um povo de Deus, para ser usado por Deus. e o que fazemos, ficamos
      Discutindo o que é certo ou errado.
      Essa é a nossa função?, Somos o Deus que sabe todas as coisas?(Não!)
      Se a marcha e certa ou errada não sei, mais sei da intenção do meu coração que fui aqui em Curitiba que é o terceiro sabado de Maio.
      Sabe porque não ganhamos as vidas para Deus, Pois ficamos fazendo o papel de Deus que é jugar as coisas e as pessoas.
      Irmãos enquanto estamos fazendo isso a parada Gay (da muito mais gente que a marcha) e ainda tira falam mal do evangélicos.
      A palavra de Deus diz que devemos ser sal e luz nesta terra.
      Como pode ver na biblia o sal tinha uma função nas ofertas para o senhor purificar a oferta.
      Isso que devemos fazer é purificar esta terra.
      Menos o nosso eu! se você não concorda tudo bem mais respeite!
      Que a graça e a paz seja com todos.

  33. Romanos 2:1 [3]
    1 PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
    Romanos 14:4
    4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
    Romanos 14:10
    10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

  34. a bíblia diz renovais a vossa mente, a palavra é a mesma não se pode mudar, a bíblia relata um texto em que os dicípulos foram até Jesus dizer que havia um homem falando em seu nome, pregando e eles se sentiram pertubados por aquele homem não fazer parte dos 12 porém a resposte de Jesus foi:quem não é contra mim é por mim.portanto está se divulgando o evangelho?está se divulgando o nome de Jesus?irmãos não sejamos porém radicais ao ponto de apontar este ou aquele como certo ou errado, Deus é o Juiz e como tal ele julgará cada um segundo a sua intenção, ato, se a marcha é um tranpolim para uns aparecerem tb é um para outros se converterem reteiam o que é bom.

  35. O mais importante de tudo é; que o evangelho de Jesus esta sendo pregado e divulgado, não importa os meios de anunciar, tudo é estratégia de Deus.Tentaram parar Jesus a mais de dois mil anos, não conseguiram, mataram ele não conseguiram, pois; ressuscitou e está até hoje entre nós em Espírito. Estão tentando pará lo,.. ninguém pode conseguir, jamais.

  36. Entendo as palavras do Ruy sobre o evento, basta verificar nas músicas onde menos de 5% das letras saem palavras dos escritores sagrados, as renuncias dominam o conteúdo das letras.

    A músicas incetivam sim na evangelização mas não substituiem o conteúdo sagrado da mensagem de salvação. Hoje o datafolha simplismente revelou que a presença no evento onde não passou de 400 mil pessoas. Portanto que seja revisto o modelo, e que o evento não seja só para o jovem mas para o cristão que estuda e vive a sua missão verdadeiramente.

  37. Graça e Paz!
    Sou membro da Igreja Renascer em Cristo, e entendo perfeitamente o que nosso (a) colega quer dizer, quando se refere a idolatria aos líderes da igreja, e ao significado da Marcha. Concordo que realmente muitos perderam o foco, e esqueceram que o alvo é e sempre deverá ser JESUS CRISTO. Mas acho injusto generalizarmos que todas as pessoas estão nessa mesma pegada e idolatrando, pois como a amiga citou: na Marcha vemos sim pessoas sendo tocadas, adorando a Deus e chorando. Quem somos nós afinal? Porque a nossa visão é critica sempre e não temos a moral de fazê-lo.. Quanto ao fato de “promover” de alguma forma o Ap. Estevam, é ridículo! Não tem o menor fundamento… A Igreja foi pioneira em trazer a Marcha para o Brasil, mas sabemos perfeitamente bem que marchamos declarando que JESUS CRISTO é o Senhor no Brasil. O Ap. foi o instrumento que Deus quis usar para tal. No amor de Cristo.

  38. irmaos na verdade nao cabe a nos dizermos se e certo ou errado,se e promoçao ou nao.
    o que cabe a nos e amar-mos a Deus de acordo com nosso entendimento.
    deixe o julgamento para nosso senhor jesus cristo…….ROMANOS 12

    • Caro Adeilson: Romanos 12 não nos proíbe de julgar. Paulo está falando de um tipo específico de julgamento. Faça uma análise mais profunda no contexto de Rm 12 para compreender melhor.

      Em Cristo, Ruy!

  39. Parabens Ruy Marinho pela precisão de sua reflexão. Concordo em Genero, Grau e Numero. Toda essa "bandalheira" não promove em nada o evangelho legito. Puro marketing promocional em prol da descaracterização do que propõe o imperativo de Jesus, do "Ide e pregai o evangelho". Que lastima!!!

  40. Muito bem, no meu ponto de vista a Igreja continua nas cavernas, se quizermos cultar a Deus de fato, não vamos conseguir nessas igrejas que marcham por sobre a cidade, seus cultos são direcionados aos homens e não a Deus, a Igreja de fato continua marchando mas de joelhos. Gloria a Deus por isso, pois as portas do inferno não prevalecera contra Ela.

  41. Acho que o Ivanildo não sabe o significado da palavra covarde, Acho muito mais covarde aqueles que drobam a apelação popular, lembre querido, quando Cristo caminhou por Jerusalem Ele o fez de uma forma solitaria, a turba gritavam e o insultavam. Mas Ele prossegui, contra tudo e contra todos só por que te amo, Não é justo ver o evangelho de Cristo sendo piratiado e oferecido como uma mercadoria barata.

  42. Não seria mais produtivo para o Reino de Deus escrever sobre o Jesus, ensinar a Palavra, do que ficar criticando outras pessoas por declararem seu amor por Jesus? Nós como cristão deveríamos nos unir e não nos enfrentar.

    • Cara Ane Rosa:

      Seguindo o seu raciocínio, então teríamos que perguntar: não seria mais produtivo para o Reino de Deus se Jesus não tivesse falado para nós: “julgai pela reta justiça” (João 7:24)? Ou então, se Paulo não tivesse criticado e repreendido Pedro pelo fato dele ter cometido um erro doutrinário (Gl. 2:11-16)? Ou melhor, não seria mais produtivo para o Reino se Paulo não tivesse aconselhado a Timóteo neste sentido (2Tm 4:2-4)?

      A verdade é que a unidade cristã tem uma condição: a centralidade bíblica como regra de fé e prática para todos. Leia meu último artigo, onde abordo com mais profundidade sobre esse tema: http://colunas.gospelmais.com.br/acriticos-conformados-uma-forte-tendencia-na-igreja-brasileira_1598.html

      Em Cristo, Ruy!

  43. Nossa amei quando ele disse que a marcha para jesus é para competir com a parada gay, que serve de trampolin para cantores se promover e ainda incomoda pelo barulho…..
    Meu querido faz uma matéria sobre a parada gay tá…mas uma coisa concordo plenamente com vc esses movimentos servem mesmo para cantres gospel se aparecer cantando o hino da vitoria, e se incomoda o barulho que bom isso é sinal que vc escuta os louvores….que Deus abençõe vc.

  44. sou baiano da cidade de anguera , já particpei de marchas en feira de santaba , perto de minha cidade , no comeco era uma bençao o povo orava , clamava e se derramava na presensa de Deus de verdade .mas hoje é um verdadeiro carnaval , tem crentes que vão armados pra marcha , o tempo todo o pau quebra é uma vergonha , os cantores só pencam em dinheiro e divulgar sua banda , onde fica a gloria de Deus ? ..

  45. Mais um dono da verdade. Como se multiplicam os dessa espécie. Se não concordarem ou não for como eles acham que tem que ser, la vai pedra. Se a marcha não faz diferença, imagine um blog desses "donos da verdade", que só falam mal dos outros, isso sim glorifica muito mais a Deus e atrai as pessoas para Cristo.

  46. bem mencionado, analisado, mas o povo gosta de movimento de tumulto, a parada gay é um exemplo disso, conheço pessoas, que vão por diversos motivos, mesmo não compactuando com a razão propriamente dita..o brasileiro tem muito que aprender, enquanto não aprende continua sendo manipulado, seja por lideres religiosos ou políticos…

    • keiti é verdade, mais não vejo problema em participar- mos, pois, muitos dizem que a marcha é carnaval de crente, que seja, mais existe uma grande diferença, lá não tem Ivete Sangalo, chiclete com banana, aquelas bandas de swingueira chamando as mulheres de cachorras, o que existe na marcha são pessoas louvando a Deus, dançando, na presença do Senhor, ouvindo canções que exaltam o nosso Deus, quer dizer que evangélico não pode dançar se alegrar e sem pecar? é claro que existem pessoas que só estão lá pela folia, mais e daí em todo lugar inclusive dentro das igrejas tem pessoas que adoram a Deus de verdade e outras que não, afinal de contas ainda não chegou o tempo do joio ser arrancado.Abraços e fica na paz de Cristo.

    • CONCORDO…mas penso que o foco…A Salvação…teria que ser muito mais sitado mencionado,fica parecendo que ser "cristão "é somente uma opção na falta do que fazer …vamos para igreja,vamos ser cristão..tá na moda mesmo…sem compromisso,eu sou cristão mas eu faço o que eu quero ,e não é bem assim,exemplo(quando vamos morar em uma casa nova,fazemos diversas adaptações.levanta parede,derruba parede,troca o piso.pinta…e pq quando o ESPIRITO SANTO DE DEUS vem morar em nos Ele não pode mexer em nada?)sabemos que Deus não é invasor…se deixarmos ELE muda restaura transforma…mas o lema de hj é "EU SEMPRE FUI ASSIM"fica difícil né?abraços fica na Paz de Cristo

    • então estamos chegando perto dos costumes dos Católicos…católico não praticante..agora a versão evangélica…"cristão não praticante"…é que te viu quem te vê..povo "cristão"..fica na PAZ DE JESUS CRISTO…

  47. Ivanildo parece conhecer pouco da bíblia…para falar de cristo vc não precisa aparecer…subir em palanque,isso mais parece uma auto-promoção…mas continue "QUEM QUER JESUS.QUEM VAI QUERER,HOJE TÁ UMA PECHINCHA…COMPRE A SALVAÇÃO E LEVE TOTALMENTE DE GRAÇA UMA CASA COM VISTA DIRETA PARA O TRONO…QUEM VAI QUERER..siga em frente "pastor"

  48. tudo que é realizado para Deus tem que ter objetivos se é adoração, pregação , louvor , deve ser santo e não profano como tem sido os eventos, que temos vistos por ai, hoje o culto passou a ser choul, os pulpitos , palcos , e os artistas gospel com seguranças cobram autos caxes para se apresentarem sem falar naqueles que ja estão se apresentando nos programas de televisão mundanos se venderão para a grande babilonia rede globo é lamentavel

  49. Concordo em muitas partes.
    Se a marcha fosse pra Jesus, ela seria com Jesus.
    Se a marcha fosse COM Jesus, ela iria em direção aos ideais que Ele defendia. Ela iria em direção ao próximo. Marchariam, pois, em pra cracolância, presidios, hospitais, e visitariam pessoas que vivem sem dignidade, a margem da sociedade.

    Tá bem longe de ser uma marcha com Jesus isso aê, viu…

  50. Eu não concordo com esse ponto de vista, dessas críticas duras a Marcha pra Jesus, pode ser sim q muitos vão pra se promoverem pode ser até verdade, mas o fato das pessoas terem atitude de fé a respeito da marcha em colocar seus pedidos, se o mundo faz carnaval pq os filhos de Deus não podem fazer festa pelo nome de Jesus? Deus é um pai de alegria e não um deus carrasco, ranzinza e morto. Deve-se sim celebrar pq Deus é Deus q celebrava festas na Bíblia, e claro que é possível q gente se converta na Marcha pq todo trabalhar é do Espírito. Só o Espírito sabe sobre as atitudes de fé de colocar pedidos e marchar, e tbm conhece o coração daqueles q querem se promoverem, mas a obra de cada um será provada sem dúvidas.

  51. Eu estou até agora tentando entender com que objetivo vc criou essa matéria, vc ja
    imaginou quantas pessoas não cristãs ja leram ou vão ler essa (matéria) , tenho certeza que ao invés de juntar vc esta espalhando!! É muito bom alguém ficar no seu troninho de juíz julgando e condenando as pessoas. você ja ouviu falar de reino? é… Acho que não, mas
    procure saber, pois haver
    um crescimento notavel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here