Doutrinas dos Santos Evangélicos

8

Os santos evangélicos surpreendem-nos com algumas doutrinas e este é o tema que desejo compartilhar com o Leitor, sabendo de antemão que não tenho possibilidades de esgotar este assunto, nesta breve reflexão.

Certo dia, dei uma entrevista à jornalista da revista evangélica “Milénio” que me perguntou a minha interpretação sobre o Milénio. Respondi-lhe que não sabia do que ela estava a falar. A minha resposta causou-lhe surpresa por um pastor não saber o que era o “milénio”.

Na verdade, sei o que se diz sobre o milénio, o pré-milénio, pós-milénio e o amilenismo. Toda esta doutrina é baseada no texto seguinte:

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos, Ap 20:6“.

Procurarei dar o meu entendimento segundo uma exegese bíblica à cerca do supra citado texto. Todos sabemos que a melhor regra de interpretar a Bíblia é que a mesma se interpreta a si própria e isto para evitar conjecturas racionais.

Vejamos o que o Apóstolo Paulo escreveu sobre a ressurreição:

“De sorte que fomos sepultados com ele, pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida, Rm 6:4“.

O batismo nas águas é um ato de fé pelo qual o pecador arrependido se une ao Cristo cujo Sangue derramou na cruz do Calvário para propiciação de todos os seus pecados a fim de sepultar a velha natureza, o corpo do pecado e renascer para com Cristo reinar, Rm 6:6-11.

Também na Carta aos Colossenses Paulo faz referência à ressurreição, como segue:

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus, Cl 3:1“.

“Sepultados com Ele no batismo nEle, também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos, Cl 2:12“.

“E nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus, Ef 2:6“.

O batismo nas águas conjuntamente com o batismo no Espírito Santo confere autoridade espiritual para que possamos reinar com Cristo durante mil anos, um número simbólico cujo tempo nos é dado pelo Cristo até que o Evangelho do Reino de Deus seja pregado a todas as nações e então virá o fim.

Finalmente precisamos de cuidar que o batismo nas águas que João realizou no Jordão serviu para anunciar a chegada do Reino de Deus e do Seu Cristo, Mt 3:2, e o batismo nas águas em nome de Jesus, Atos 2:38 é para aqueles que salvos pela graça mediante a fé, são revestidos de autoridade para com Cristo reinarem.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Amilcar Rodrigues foi ordenado pastor em 1978 na "Apostolic Faith Mission" na República da África do Sul, onde fez estudos teológicos. Como missionário em Portugal, fundou três igrejas e foi Presidente Nacional da Comissão de Programas da Aliança Evangélica Portuguesa, para a televisão, RTP2. Foi formado produtor de televisão "Broadcast" pela "Geoffrey Connway Broadcast Academy" Toronto, Canadá, é filiado do "Crossroads Christian Comunication". Em 1998 veio para o Brasil convidado pelo Ministério Fé Para Todos, Rio de Janeiro. No ano 2000 fundou em Cabo Frio uma congregação do mesmo Ministério e foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Pastores até ao ano de 2004. Em 2006 ficou cego. Escreveu o livro "Deus da Aliança" , Evangelho dos Sinais aos Hebreus" e "Contos do Apocalipse". Foi convidado pelo Gospel+ para participar como colunista em Maio de 2012.

8 COMENTÁRIOS

  1. Bom pastor, creio que o sr respondeu a pergunta da entrevistadora, já que a doutrina que o sr quis defender nesses versículos é o amilenismo e esta é a sua interpretação do “milênio”. Ainda bem que não é uma doutrina fundamental (me refiro a toda a questão do milênio), apesar de ser bastante discutida. Mas é bom conhecer todas as vertentes, para se ter uma opinião mais balizada. Na paz!

  2. A primeira referência que nos oferece informações sobre o propósito do período de mil anos encontra-se em Apocalipse 20:1-3, onde lemos:

    “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” então a igreja arrebatada, os salvos depois das bodas e tendo recebido cada um seu galardão.
    descera com Cristo e reinara com ele por mil anos, mostrando a todos como era possível viver todos debaixo do mesmo céu, sem fomes guerras e doenças e com cetro de ferro vai corrigir aos homens.
    depois solto satanás vai reunir os reis da terra para destruir jerusalem e o templo, dai virá o fim

  3. Realmente o batismo é essencial para reinar com cristo na eternidade,conheço pessoas que dizem que na hora certa vão se batizar,outras dizem que vão curtir um pouco mais o mundo e depois vão para igreja,outros dizem que não precisa porquer o ladrão que foi crucificado com jesus não precisou etc..eu falo para elas que jesus deixou o exemplo e foi logo no inicio da sua vida pulblica,ele não se batizou antes ou poucos dias antes de ser crucificado,então repito que o batismo é fundamental para aquele que quer ser chamado de cristão ou crente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here