Ministros da Nova Aliança – Terceira Parte

2

Como já referimos todos na eclésia ou congregação são potencialmente Ministros da Nova Aliança, habilitados segundo os dons e ministérios que o Espírito de Cristo distinguiu.

Para que possam manifestar-se os dons e ministérios é necessário o crescimento espiritual, em unidade de Espírito.

As eclésias têm uma estrutura na sua organização mas não são hierárquicas, porque um só é o Senhor de todos, o Sumo Sacerdote sobre todos aqueles que foram resgatados do reino das trevas para o reino do Filho do Seu Amor, Cl 1:13.

Cabe a missão da organização ao bispo ou presbítero e diácono. Várias são as formas de governo que as eclésias adotaram e o importante é que a administração concorra para o bom funcionamento da mesma.

A eclésia é um organismo, o Corpo de Cristo, para a missão, a saber:

“Mas vós sois a geração eleita o sacerdócio real a nação santa o povo adquirido para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, I Pe 2:9“.

O que dá virtude e poder à eclésia é o Espírito de Cristo que também é uma Lei que venceu o pecado e a morte. Por esta razão não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo. São guiados pelo Espírito de Deus e nisto se manifestam, Rm 8:1-11.

A motivação para o desempenho dos Ministros da Nova Aliança é o entusiasmo, a energia espiritual que nos foi mostrada como um vento impetuoso e línguas de fogo, no dia de pentecostes.

Sabendo que em todas as coisas somos mais que vencedores, Rm 8:37, resta-nos alegrar,como está escrito: “… Mas o Reino de Deus é Justiça e Paz e Alegria no Espírito Santo, Rm 14:17b“.

Que todos os homens e mulheres, Ministros da Nova Aliança possam resplandecer e seja notória a presença de Cristo pela vossa equidade a todos os povos da terra, perto está o Senhor, Fp 4:4.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Amilcar Rodrigues foi ordenado pastor em 1978 na "Apostolic Faith Mission" na República da África do Sul, onde fez estudos teológicos. Como missionário em Portugal, fundou três igrejas e foi Presidente Nacional da Comissão de Programas da Aliança Evangélica Portuguesa, para a televisão, RTP2. Foi formado produtor de televisão "Broadcast" pela "Geoffrey Connway Broadcast Academy" Toronto, Canadá, é filiado do "Crossroads Christian Comunication". Em 1998 veio para o Brasil convidado pelo Ministério Fé Para Todos, Rio de Janeiro. No ano 2000 fundou em Cabo Frio uma congregação do mesmo Ministério e foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Pastores até ao ano de 2004. Em 2006 ficou cego. Escreveu o livro "Deus da Aliança" , Evangelho dos Sinais aos Hebreus" e "Contos do Apocalipse". Foi convidado pelo Gospel+ para participar como colunista em Maio de 2012.

2 COMENTÁRIOS

  1. O mais poderoso acontecimento que ocorreu após a ascensão do Senhor Jesus foi o batismo com o Espírito Santo, que está registrado em Atos:

    Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Atos 1:2

    E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49

    E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
    Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
    Atos 1:4,5

    E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
    E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
    E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
    E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
    Atos 2:1-4

    O Espírito Santo não e uma força ou energia, ele é uma pessoa integrante da trindade: A pessoas do Espírito Santo, quando nas escrituras vemos Espírito com letra maiúscula se trata do Espírito Santo, quando vemos espírito com letra minúscula e o espírito do homem que precisa ser restaurado, ou melhor, ressuscitado:

    O fato de que o Espírito Santo e uma “pessoa” por assim se dizer pode ser confirmado nos versículos abaixo:

    Não extingais o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19

    Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

    O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

    Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.Gálatas 5:25

    E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4

    E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. Mateus 12:32

    Reduzir o bem mais precioso que o verdadeiro cristão possui que é o Espírito Santo a uma “energia espiritual” e uma ignorância sem precedente que nem merece ser comentado.
    E quanto aos ministros de Deus sua motivação não é o “entusiasmo”, mas sim a entrega: entusiasmo e uma condição da alma para fazer o que agrada e o que satisfaz a carne, a igreja comercial já anda nisto há muito tempo por esse motivo e tão morta e terrena.
    E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
    Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
    Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
    O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
    Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
    O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
    Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
    Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
    João 3:1-11

    Para ser servo do Deus altíssimo o chamado vem do alto assim como o revestimento de poder:

    Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6:3

    E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.Atos 13:52

    E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18

    O vinho mencionado no versículo acima não é bebida,mas sim ensinos e doutrinas corrosivas que desviam o peregrino do caminho da verdade.

  2. Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

    Quem não conhece a paz do Senhor que excede o entendimento necessita de receitas, doutrinas de homens ou pior métodos artificiais para tentar alcançar os céus.

    E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
    Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
    E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
    «queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
    João 20:19-23

    A passagem acima encerra os comentários sobre esta infelizes observações postadas por alguém que precisa urgentemente ter um encontro real com o Senhor a quem diz servir.

    E fato a palavra mata o Espirito vivifica. Sem o Espirito Santo nada podemos fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here