Ministros da Nova Aliança – Primeira Parte

8

A transição do Antigo Concerto para o Novo Concerto é o que desejo refletir com o Leitor a fim de que possamos considerar a ação dos ministros na Nova Aliança, como está Escrito:

“O qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o Espírito vivifica, II Co. 3:6“.

Após a ascensão de Jesus ao céu, At 1:10, toda a Obra é realizada pelo Espírito. É Ele que nos ensina todas as coisas, distribui os dons I Co 12 e também os ministérios, Ef 4:11.

As igrejas devem pois ser carismáticas porque, a letra mata e o Espírito vivifica.

O Evangelho consiste em virtude, poder de Deus, para salvar, libertar e edificar.

Na Nova Aliança não precisamos de ir ao templo e não devemos confundir a casa da igreja, lugar onde a igreja se reúne, como se tratasse da eclésia. Agora Deus não habita mais em templos feitos pela mão do homem mas nós somos o templo de Deus, Carta aos Coríntios.

É importante saber que a eclésia ou assembleia não é uma organização mas sim um organismo pois todos os que são de Cristo são membros do Seu corpo. Talvez o maior problema das igrejas no tempo presente é que tornaram a organização mais forte do que o organismo vivo do Cristo em nós.

Também as reuniões dependem de lideres e a manifestação do Espírito não encontra liberdade para se manifestar nos dons que foram distribuídos pela assembleia e assim acaba por prevalecer a letra que mata, como está escrito:

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação, I Co 14:26“.

Alguns ministros têm dificuldade em aceitar o movimento do Espírito com receio de anarquizar a reunião. Sucede que ninguém se pode substituir à ação do Espírito e por este motivo substituíram por “shows” musicais ou crenças estranhas.

Finalmente é necessário referir que Deus deu à igreja dois tipos de oficiais de culto, o presbítero e o diácono a fim de cuidarem da boa ordem nas reuniões. Continua no próximo “post”.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Amilcar Rodrigues foi ordenado pastor em 1978 na "Apostolic Faith Mission" na República da África do Sul, onde fez estudos teológicos. Como missionário em Portugal, fundou três igrejas e foi Presidente Nacional da Comissão de Programas da Aliança Evangélica Portuguesa, para a televisão, RTP2. Foi formado produtor de televisão "Broadcast" pela "Geoffrey Connway Broadcast Academy" Toronto, Canadá, é filiado do "Crossroads Christian Comunication". Em 1998 veio para o Brasil convidado pelo Ministério Fé Para Todos, Rio de Janeiro. No ano 2000 fundou em Cabo Frio uma congregação do mesmo Ministério e foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Pastores até ao ano de 2004. Em 2006 ficou cego. Escreveu o livro "Deus da Aliança" , Evangelho dos Sinais aos Hebreus" e "Contos do Apocalipse". Foi convidado pelo Gospel+ para participar como colunista em Maio de 2012.

8 COMENTÁRIOS

  1. Amilcar Rodrigues,será que você teria condições de nos justificar,nos explicando biblicamente o termo que você escreveu: As igrejas devem pois ser carismáticas porque, a letra mata e o Espírito vivifica.porque mediante a sua declaração,deixa claro que você não sabe nem uma coisa nem a outra, até onde posso lhe dizer que qualquer coisa,palavras,manifestações,visões,profecias,entendimentos,revelações e qualquer outras coisas que não se encontra na bíblia, não tem o menor valor diante do Reino de DEUS, só nos levará ao pecado: Isaías 8:20 – À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. quem não estiver de acordo com as Sagradas Escrituras esta fora da vontade de DEUS,caso contrário todo instante teria que fazer alterações no cânon,e ele não estaria fechado,contradizendo a própria palavra de DEUS Apocalipse 22:18,21 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
    A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.Procure informa-se quanto ao movimento pentecostal quando começou e com quem, e ai você vai saber o porque do movimento pentecostal de hoje,saberá também,porque após a morte do ultimo apostolo só veio ser lembrado em pouco mais de um século,e o mais importante a verdade do movimento carismático.

    • Caro Leitor,
      António Henrique,

      Reitero o que escrevi , na primeira parte do “post” “Ministros da Nova Aliança”. O assunto não ficou esgotado e por esta razão deverá aguardar as partes seguintes.

      No entanto, as eclésias são carismáticas e os dons e os ministérios que referi não foram
      cancelados no primeiro século como parece sugerir.T odos os nascidos de novo receberam
      o Espírito de Cristo e são chamados a participarem com os dons que o Espírito concedeu.
      “Cada um de vós tem salmo, doutrina, revelação, etc.” Veja bem que cada um tem, não in-
      venta nem pode mentir e se isto acontecer também nas igrejas Deus deu a uns o dom de
      discernimento de espíritos. Não há pois que temer a não ser a letra que mata pois é ela que rouba ao Evangelho a virtude. Onde está o Espírito de Deus aí há liberdade e pode crer que é Jesus quem edifica a Igreja usando os ministérios que lhe conferiu.

      Conheço a origem do pentecostalismo também conheço que ao longo da história os
      dons nunca foram retirados das eclésias mas sim impedidos de se manifestarem. A-
      guardo pois que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo nos conceda sabedoria e in-
      teligência espiritual para a renovação e acção dos ” Ministros da Nova Aliança “.

      Saudações cristãs,
      Amílcar

      • Amilcar Rodrigues,aguardarei as partes seguintes,para esclarecermos a luz da bíblia,como em maior parte literal,para que não haja vários entendimentos,porque se houver dois entendimentos,um é certo o outro errado,ou os dois errados,porque a palavra de DEUS,é sim sim,não não,então certamente não teremos dois entendimentos,voltaremos a falar do termo( a letra mata) que tem sido o grande canal de engano,porque cada um diz ter recebido revelação,das mais absurdas formas,e diz ter discernimento das coisas Sagradas colocando-se acima da palavra escrita que é a única forma de comprovação da verdade bíblica.

        • Caro Leitor,
          António Henrique,

          “Passarão os céus e a terra mas a Palavra do Senhor não há-de passar”.

          “Nem só de pão viverá o homem mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus”. Nestes dois segmentos de texto das Escrituras terá que
          ser considerado o tempo determinado. A isto podemos chamar de reve-
          lação que é a acção do Espírito para o tempo determinado.

          Uma coisa é dirigir uma orquestra sinfónica onde o Maestro segue a pa-
          uta e todos os músicos participam nos tempos próprios, a outra coisa é
          o Maestro virar as costas à orquestra e falar à assistência.

          A sua participação já é uma manifestação do Espírito sobre o tema que
          se pretende abordar.

          Bem haja,
          Amilcar

          • Amilcar Rodrigues,estou certo que teremos muito o que conversar,isto é de grande valia para nos e a todos os que tomarem conhecimento,pois revelação;aquilo que não sabíamos,não teríamos o menor conhecimento de tal se não nos fosse mostrado,entendimento,discernimento,(iluminação) algo que já estava ali,mas não sabíamos o que;o que foi revelado esta escrito, se o Espirito Santo não acender a luz do entendimento: II Corintios 4:1-6 – Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;
            Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
            Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
            Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
            Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
            Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
            porque ficaremos sem saber, o que, se houver mais revelações da parte de DEUS,teremos que juntar as Sagradas Escrituras,porque o povo de DEUS,deve ter conhecimento das suas novas revelações, para que todos em igualdade possa ter a oportunidade da salvação,porque a palavra de DEUS,deve ser exposta a toda humanidade,e não retida apenas para alguns, certo.

  2. Até quando vocês ficarão em contendas? Sou obrigado a dizer que o pai de vocês é o pai das contendas. Mas o Meu Pai é Deus Todo Poderoso,, meu Salvador é Jesus Cristo e o meu Consolador é o Espírito Santo.Portanto busca mais as coisas do reino de Deus e as demais coisas lhes serão acrescentadas. Inclusive sabedoria.

  3. Caro Leitor,
    António Henrique,

    Gostei de ler o seu comentário e as prudentes palavras referidas.

    Não tenho nenhuma outra revelação que não sejam as Escrituras conhecidas pelos séculos até
    ao dia de hoje. Deus não muda e as eclésias por vezes pela ignorância ou interesses é que têm
    alterado ou impedido o movimento do Espírito Santo.

    Não tenho um coelho para tirar da cartola mas é possível que o Espírito nos surpreenda com a
    verdade e quebre a rotina da mesmice e enfadonha letra que mata.

    Conto com as suas orações pois vejo que é um homem temente a Deus.

    Um abraço do
    Amílcar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here