Palavra de ânimo em tempo de crise: Não desista de sonhar!

2

A bíblia traz um abundante relato sobre sonhos e na maioria das vezes os apresenta como um canal de revelação da vontade de Deus para seus servos em situações específicas (Gn 20:3; 28:12; 31:11-13; 37:5-10; Dn 7:1; Mt 2:12, 19; 1 Re 3:15; ). Mesmo que as suas aspirações pessoais não possam se enquadrar na particularidade canônica acima, as promessas de Deus para aquele que confia Nele, validam que você pode sonhar sim (Sl 37:5; 122:7; Pv 28:25; Gn 39:2; Dt 28).

Nesses dias de fadigas e incertezas, rodeados de tantas ocupações, infelizmente a maioria das pessoas abandonam seus sonhos e ideais mais nobres. O “mundo” que vivemos condiciona a vida de grande parte dos seres humanos a um modelo preestabelecido de viver para estudar, trabalhar, constituir família, criar filhos, pagar contas, se aposentar e depois morrer. É a vida sob a sentença existencial deste “padrão de vida pós-moderno”, onde indivíduos ocos de si, abandonam a personalidade mais elementar deles mesmos e deixam de ser!

É claro que a rotina não muda muito de pessoa para pessoa, mas o que as distingue é exatamente sua personalidade, atitudes e valores; e por isso é que não são iguais e não podem ser bitoladas pelo padrão da maioria, pois são autônomas, livres e capazes de conduzir a própria vida. É neste ponto de “senhor de si mesmo” que desenvolvemos a grandeza ou a pequeneza de nossa vida, é aqui que sonhamos ou deixamos de sonhar.

Ainda que alguns não admitam, do ponto de vista pessoal – todos sonham, mas nem todos alcançam a realização dos próprios sonhos! Sonhos são como cápsulas de fé e de esperança e agem como fortificantes de nosso ânimo. São por sonhos que renunciamos a muitas coisas, são por eles que nos esforçamos a ponto de oferecer o nosso melhor. É por não sonhar mais que a vida de tanta gente tornou-se morna, sem graça e sem identidade na fileira de “Maria vai com as outras”. Você que me lê agora – não deixe de sonhar, pois no dia em que o fizeres desistirá de si mesmo, abrirá mão de uma história inspiradora e de uma vida relevante.

A coluna de hoje não é “antropocêntrica”, é humana, pois é para humanos que Deus compartilha seus propósitos em forma de promessas – e se Deus “idealiza” a nosso respeito (Gn 12:1-3; At 9:15; Jr 29:11; Mc 1:17), porque nós mesmos deixamos de acreditar? Porque abandonamos o que pode nos mover pra frente e sepultamos sonhos e promessas, minando nossa fé e esperança? Você pode sobreviver igual a todo mundo ou pode viver como Cristo Jesus que fez do projeto de Deus a sua própria realidade e marcou para sempre a história e a vida dos habitantes deste mundo!

Todo sonho tem o seu preço e esse custo nem todos estão dispostos a pagar. Para atingir objetivos é necessário persegui-los fora da cama – é preciso acordar pra vida. É sobre as bases do cotidiano que firmamos nossos ideais – portanto, não viva de fantasias! Jamais exclua Deus de seus projetos, pois com a bênção Dele os teus maiores sonhos podem se tornar na mais incrível realidade (2 Cr 26:5). Retome aquele projeto engavetado, inscreva-se naquele curso, se recicle, volte a distribuir currículos, abra seu próprio negócio, volte a poupar para a viagem dos sonhos, se perdoe de novo, se dê outra chance – pois se Deus nunca desistiu de você (Is 41:10; 43:2; Jo 6:37), não faz nenhum sentido você mesmo ter desistido de sonhar!

COMPARTILHAR
Silvio mora na belíssima cidade de Guarapari no ES; é administrador de empresas por profissão; estudou teologia no Seminário SEET e na Faculdade FAIFA. É membro do conselho editorial da revista Seara News. Contribui como colunista em outros portais evangélicos e é palestrante em escolas bíblicas realizadas em seu Estado. Escreve também para o seu blog Cristão Capixaba e é o editor responsável pelo portal Litoral Gospel.

2 COMENTÁRIOS

  1. A igreja não esta precisando de palavras de animo, isto e o que não falta, palestras motivacionais viraram o modismo das igrejolas comerciais.

    A igreja de Cristo precisa de restauração.

    Começando com separação do mundo santidade.

    Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

    Restauração da fé verdadeira, que é a fé em Deus, não é fé em si mesmo, nem fé nas coisas do mundo e nem fé em homens.

    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Marcos 11:22

    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

    Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5

    Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;
    E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
    Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.
    Deuteronômio 8:16-18

    E sobre sonhos CUIDADO os sonhos que vem de Deus edificam algo muito mais elevado do que a simples busca de objetivos pessoais. Se lembrem destes alertas:

    Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. Provérbios 19:21

    O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:9

    Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Provérbios 16:25

    Agora para os que estiverem abatidos ponham estas palavras em seus espíritos:

    SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
    Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
    Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre.
    Salmos 131:1-3

    O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. Salmos 28:7

    Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

    Esta são algumas palavras de animo para os servo verdadeiros de Deus.

    • No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo pois EU venci o mundo. Quem não tem aflição é mentiroso e aquele que sofre por amor a Cristo terá o seu galardão. Quando aceitamos a Cristo não fazemos mais parte desse mundo mas seremos novas criaturas pregando as Boas Novas de Salvação. Esse negócio de prosperar não é comprado mas sim gratidão de Deus aqueles que são fieis O que Jesus determinou aos seus Apóstolos e o que eles faziam? Vendiam tudo que tinham e dividiam com os pobres.. Você faria isso? Lógico que não porque Deus não lhe chamou para tal fim. Mas aqueles que chamou disse-lhes que abandonassem família e tudo que tivessem e o seguisse. Isso significa que deveriam “PRIORIZAR” o Evangelho de Cristo” porque as demais coisas lhes seriam acrescentadas. DEU PRA ENTENDER? Então continue lendo a Bíblia que o Espírito Santo lhes esclarecerá. .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here