A nova maçonaria

8

É fato: a maçonaria passa por um processo de intensa crise no Brasil. Fundado em setembro de 1822, o Grande Oriente do Brasil (GOB), se diz “a única potência brasileira a deter o reconhecimento primordial, secular e definitivo da Loja-Mãe da Inglaterra e inscrito entre as quatro maiores potências maçônicas do mundo”. A informação, concedida pelo secretário geral de gabinete, Antonio Gaviolli, revela parte da crise pela qual atravessa a maçonaria. O GOB, que teve participação nos principais processos que marcaram o Brasil monárquico e republicano, atualmente se vê impotente diante dos acontecimentos nacionais, como os protestos populares, das ruas e a crise política.

Cismas. De única instituição representativa, a partir de 1927 o GOB passou a dividir o cenário nacional com o primeiro cisma conhecido, a Grande Loja Brasileira e, a partir de 1973, com a Confederação Maçônica do Brasil. Atualmente há várias lojas e confederações.

Números. A evasão de membros, de lojas do GOB, e a grande diversidade de lojas maçônicas por todo o País levou à estagnação numérica. Segundo a List of Lodges (2011), há 211.000 maçons no Brasil, dos quais 75.987 fazem parte do GOB e 106.112 possuem ligação com as grandes lojas confederadas à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – os demais 28.942 membros fazem parte das 17 Grandes Lojas Orientes Independentes.

Polêmicas. A recente história da maçonaria é marcada por algumas polêmicas, como o registro de 21 livros “secretos” da Ordem na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pelo então grão-mestre Marcos José da Silva – fato que levou a revista ISTOÉ a publicar a matéria Impeachment na maçonaria (2010). Outra polêmica é a aceitação de mulheres em obediências mistas.

Estratégias. Para melhorar os índices de crescimento algumas lojas veem investindo em meios de comunicação, como programas televisivos – veiculados em canais abertos –, desenvolvimento de sistemas internos de comunicação, com rádio e TV, e sites onde é possível acessar vídeos de entrevistas, reuniões públicas e até mesmo verificar endereços de lojas. Outra inovação é a veiculação de manuais de abertura de lojas, como a da Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain”, que estabelece onze pontos a serem observados. As novas estratégias surpreendem porque a maçonaria sempre foi conhecida como uma organização secreta ou discreta.

Filiação. Ainda como parte da estratégia de crescimento, hoje é possível se tornar membro da maçonaria com um simples preenchimento de cadastro online. Confirmado o cadastro, algumas horas ou dias depois um representante entra em contato com o postulante para agendar uma entrevista em uma das lojas-sede mais próximas, onde é dado prosseguimento ao ingresso na Ordem Maçônica. Também há uma taxa a ser paga, cujo valor varia de loja para loja. O GOB é um dos poucos representantes que seguem o modelo primitivo – que é a filiação por indicação.

A crise pela a qual a maçonaria atravessa possui outros fatores, como as diversas críticas e polêmicas externas da qual é alvo, a suspeita de alguns setores, e o aspecto aparentemente ultrapassado da organização – elementos estes considerados como barreiras a serem derrubadas, via modernização da Ordem, necessária ao crescimento, dizem seus representantes.

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Algumas informacoes devem ser revistas como a de que o GOB seja a unica reconhecida mundialmente, pelo que estudei, as GLB sao sim a unica potencia reconhecida junto a suas irmas no exterior. Nao ei at que ponto as “modernizacoes” ditas pelo autor, estao acontecendo no mundo maconico, talvez em alguma ou outra. Nao na Maconaria em si.

  2. Cristiano Ribeiro, obrigado pelo gentil comentário. Grande abraço.

    Aproveitando, na próxima segunda-feira (21) participaremos da primeira edição de um programa que terá como comando nosso amigo jornalista Jamierson Oliveira, na rádio Rede do Bem. O programa vai ao ar a partir das 18h com o tema: “O crescimento da igreja no Brasil”. Não percam!

  3. Mas isso e o cumulo,mentira ,mentira e mentira…crise na maconaria?isso e um absurdo e essa multidao de pastores e sacerdotes disfarcados?a maconaria e fortissima no brasil e ni mundo jornalista falso,noticia tendenciosa.E pra esconder suasf alcatruas?

  4. Mas isso e mesmo o cumulo ,,,quanta hipocrisia…crise na maconaria kkkkk boa essa piada ainda mais num pais cheio,intupido deles,absurdo….sera que e o medo de voces pelas verdades ocultas que estao aparecendo e desmascarando-os?

  5. Johnny, você faz parte da maçonaria? tipo assim… acho que você sabe que todo ano no mês de julho os principais maçons se reúnem nos EUA em um lugar chamado bohemia groove e sacrificam crianças pra imagem da coruja da bavaria (moloch)…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here