“Jair Bolsonaro manipula a Bíblia ao seu favor”, diz Mauro Nadvorny

13

Autor do abaixo-assinado que reuniu mais de 4 mil assinaturas contra a presença do deputado Federal Jair Bolsonaro no Clube Hebraica de São Paulo, nesta entrevista Mauro Nadvorny traz alguns esclarecimentos sobre a iniciativa, as repercussões da anulação da palestra no clube e outros temas relacionados ao crescimento de políticas contrárias as minorias. Nadvorny considera-se um sionista-socialista e tem participação ativa em meios de comunicação de massa. Ele falou com o fórum Cristãos Progressistas de Porto Alegre, onde reside e trabalha.

Participe do fórum de discussões Cristãos Progressistas

Cristãos Progressistas. Mauro, obrigado por separar um tempinho para conversar conosco.

Mauro Nadvorny. É um prazer conversar convosco, estabelecer um diálogo produtivo.

Cristãos Progressistas. Apesar de estarmos em lados opostos no espectro religioso, temos acompanhado de perto os desdobramentos da recusa do Clube Hebraica São Paulo de ouvir o deputado federal Jair Bolsonaro. Não é exatamente uma novidade, dado ao fato de que o referido deputado nunca foi convidado para ministrar palestras em universidades. A negativa da Hebraica deveu-se a uma petição na internet que reuniu mais de 4 mil assinaturas contrárias à presença do deputado no Clube. O que levou o senhor a elaborar a petição e qual é a sua relação com o Judaísmo e, por extensão, com o Clube Hebraica?

Mauro Nadvorny. Antes de tudo não me vejo em lado oposto no aspecto religioso pelo fato de ser judeu, e vocês cristãos. Particularmente não sou religioso, mas acredito que todas as religiões são baseadas no amor ao próximo e isto é motivo de união. A petição foi elaborada com a finalidade de impedir que um narcisista que usa a democracia quando lhe convém fosse a um clube judaico para expor seu suposto amor aos judeus e a Israel, quando na realidade sua prática retórica é a de um racista e misógino, que expressa seu desprezo por todos que são diferentes. Tenho uma ligação muito forte com o Brasil e com Israel. Como resido em Porto Alegre não tenho nenhuma ligação em especial com o Clube Hebraica.

Cristãos Progressistas. Em sua página, no Facebook, o senhor compartilhou algumas mensagens contrárias a sua iniciativa, e outras em que lhes felicitam pela atitude. Não é novidade para ninguém que parte dos seguidores de Jair Bolsonaro têm tido uma atitude desrespeitosa com relação a líderes e partidos que discordam das ideias do deputado. Há alguns dias sites e páginas nas redes sociais foram invadidos por hackers e seus autores têm sido alvos de ameaças. Com relação ao senhor não tem sido diferente, não é mesmo?

Mauro Nadvorny. Isto é parte da estratégia deles. O fascismo não admite opiniões, muito menos contrárias aos seus interesses. Eu recebi várias mensagens de ódio e as deletei. O Blog da Socialista Morena foi invadido por eles.

Cristãos Progressistas. Há uma percepção de que resquícius da Guerra Fria ainda são percepctíveis mesmo após o fim da URSS e a consolidação da hegemonia global dos EUA. A ascensão de líderes de extrema-direita na Europa, representados por partidos como o Partido de Independência do Reino Unido (UKIP), o Pegida, e a Frente Nacional, de Marine Le Pen, e nos EUA com o Donald Trump, está recolocando o mundo em uma situação de conflito ideológico. No Brasil, o deputado Jair Bolsonaro igualmente busca um espaço ao sol. Estamos diante de uma ameaça real, de uma espécie de trumpismo à brasileira?

Mauro Nadvorny. Eu acho que o mundo precisa passar por esta onda de direita para lembrar que era feliz e não sabia. Os regimes neoliberais sempre aumentaram a distância entre ricos e pobres e não será diferente. O Bolsonaro é pior porque não representa apenas uma mudança de visão econômica, mas também defende o fim das minorias. Ele personifica o que de pior existe em alguns seres humanos.

Cristãos Progressistas. Apesar de suas declarações estapafúrdias, discriminatórias, e de uma defesa intransigente do regime militar brasileiro, Jair Bolsonaro tem recebido um crescente apoio de religiosos. Uma pesquisa realizada entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2016 pelo Datafolha demonstrou que o referido deputado tem o apoio de quase 10% dos entrevistados. A pesquisa causou um verdadeiro alvoroço entre os apoiadores mais próximos ao presidenciável, alguns dos quais passaram a travar uma verdadeira guerra nas redes sociais. Por que indivíduos como Jair Bolsonaro encontram apoio de líderes religiosos que dizem professar uma religião que tem como fundamento o “amor ao próximo”?

Mauro Nadvorny. Bolsonaro encanta principalmente evangélicos, liderados por pastores televisivos, quando anuncia que quer um Brasil cristão. É o canto da sereia que encontra eco nos menos esclarecidos que vêem nele um salvador. Ele manipula a Bíblia a seu favor.

Cristãos Progressistas. Até poucos dias das eleições nos EUA ninguém acreditava na capacidade de superação de Donald Trump. A mídia e os institutos de pesquisa não conseguiram prever a onda vermelha que tomaria parte do país. Trump foi eleito presidente dos EUA, apesar de suas propostas discriminatórias em relação a imigrantes, negros, deficientes físicos e mulheres. Era até então tido como uma figura irônica, desprezível do ponto de vista político. Será que não estamos tendo a mesma atitude com relação ao deputado Jair Bolsonaro? Não corremos o mesmo risco diante da ascensão desta figura?

Mauro Nadvorny. Sim, corremos o risco, mas diferentemente dos EUA, aqui cada cidadão é um voto. Trump soube jogar o jogo da eleição americana que elege delegados por estado e não obriga ninguém a votar. O perigo existe mais em função do anti-Lula que ele representa.

Cristãos Progressistas. No próximo dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Movimentos como as Evangélicas pela Igualdade de Gênero estão conclamando simpatizantes a participarem de uma paralisação nacional pela manutenção dos direitos adquiridos nos últimos 30 anos e pelo avanço na pauta da igualdade de gêneros. Por outro, temos líderes como o estadunidense Donald Trump e o brasileiro Jair Bolsonaro que recorrentemente manifestam-se de forma contrária ao gênero feminino. De que forma temos que contribuir para que a pauta feminina avance? Não esta na hora de movimentos progressistas unirem-se em torno de causas comuns? Não é o caminho a trilharmos?

Mauro Nadvorny. Sim, e é isto mesmo que estamos preparando, ou seja, um novo abaixo-assinado conclamando todas as minorias a se unirem em torno das causas em comum, e não somente com relação ao Jair Bolsonaro. Eu ficaria imensamente feliz em contar com todos estes grupos nesta próxima ação e agradecer pelo apoio que tivemos em nossa ação contra ele. A minha intenção é a de criar uma frente ampla de minorias. Esta seria a meu ver a melhor contribuição que vocês poderiam dar: fazer parte ativa desta frente.

13 COMENTÁRIOS

  1. “Ele manipula a Bíblia a seu favor”. Não quero entrar no mérito se Bolsonaro é certo ou errado. Mas o que me causa estranheza é alguém em nome do “amor” rejeitar os princípios fundamentais e imutáveis da Palavra de Deus. Jesus deixou bem claro: “se me amardes Guardareis os meus Mandamentos”. Manipular a bíblia ou qualquer outro documento é tentar dizer o que ela não diz, enquanto na verdade ela diz outra coisa. Creio na Inspiração verbal das Escrituras, como sua atualidade, e Inerrância.

  2. Eh Johnny, é claro que vocês estão no lado oposto ao sionismo. Vocês não estão é no lado oposto à religião secular mais destrutora do século XX, o socialismo/comunismo/esquerdismo.
    .
    Na primeira pergunta já dá para ver o quanto esse negócio de cristão progressista é apenas um pezinho do velho e mau socialismo. Só com roupagem de cristianismo.
    .
    Mas é interessante a postura de Mauro Nadvorny. Democracia, debate, tolerância? É os outros que devem ter!!!

  3. Particularmente não sou religioso, mas acredito que todas as religiões são baseadas no amor ao próximo e isto é motivo de união…………..entao a primeira coisa que ele fez foi(?)……a) UNIR….B) OUVIR AS PARTES
    C) ESTABELECER DIALOGO……………
    Resposta: Nenhuma das acima citadas.
    O fascismo não admite opiniões, muito menos contrárias aos seus interesses……..Aqui quem nao esta admitindo opiniao contraria? A) Macaco Simao B) Escadinha C) Mauro Nadvorny. Depois o outro que e narcisista.

  4. Seria legal divulgar o nome e os contatos desse colunista infame ,em alguns grupos do Facebook,mais uma matéria miserável que demonstra o medo que alguns tem de um homem/mulher consevador(a) tomar o poder …Bolsonaro nao é teólogo ,e apenas diz que homem casa com mulher e qualquer,coisa fora disso é antinatural…ai vem esse colunista que deve ser algum militante que conseguiu se infiltrar no site ,se aproveita do fato do site não poder bloqueá-lo,pois seria preconceito ,e nos vamos ler e nao nos manifestar ???

  5. Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? Salmos 4:2

    Tem tanto buraco neste texto que e surreal te-lo em um site que se diz “cristão”, sem bem isto parece estar fora de moda o negocio é ser gospel.

    Para começar como se pode considerar algum tipo de aliança com uma criatura como este Bolsanaro?
    Este individuo não tem nem o pó de uma sandália batida de um verdadeiro cristão. Que a palavra fale:

    Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14

    Este povo ainda não aprendeu que a igreja do Senhor Jesus não se mistura com politica?
    Não foi suficiente passar 13 anos nas mãos dos maiores corruptos deste meio podre?
    13 anos de corrupção e decadência moral e tudo com apoio destas mesmas” lideranças evangélicas”.

    Quem quiser rasgar ainda mais este país vai estar apoiando este individuo, não digo que ele é reprovado somente por sua conduta e suas palavras imbecis, mas é em mais simples o motivo pelo qual ele deve ser rejeitado , ele não é um remido, nossa quanta cegueira!
    E incompreensível que pessoas que dizem professar o evangelho do Senhor Jesus possam se misturar com está podridão politica e ainda acharem que Deus, o Deus da criação, precise destes meios para que seus objetivos e propósitos sejam alcançados, não existe respaldo bíblico para isto, o que existe são ordenanças e alertas para não se desviar do caminho:

    Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5
    Deixai-vos do homem cujo fôlego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar? Isaías 2:22
    É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8

    Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4

    Este Bolsanaro em um dos buracos que sugam a tença~oda igreja, o outro buraco nesta matéria é um questionamento:

    Quem é este Mauro ? O que ele tem haver com a igreja do Senhor, a noiva????
    Este homem falou que o ilustre inútil Df manipula a bíblia, mas não citou algum exemplo desta manipulação?
    Citou?

    Mas o verdadeiro buraco negro que já se formou e agora está crescendo e está herética teologia progressista, isto não existe, e mais uma invenção de mentes presunçosos e soberbas.
    Cristão progressista e o novo nome para cristãos ateus ou liberais que usam do faça amor não façam guerra para apoiarem suas ideias e não as palavras de Deus.
    Não se deve ficar impressionado por eles se identificarem como cristãos e só um nome sugestivo.
    Estes ditos progressistas vão causar mais danos a igreja do que a maldita teologia da prosperidade que também deve ser eliminada.

    DEUS NÃO É TOLERANTE COM O PECADO ELE É PACIENTE COM O PECADOR
    16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

    A IGREJA NÃO TEM A RESPONSABILIDADE DE CONCLAMAR MINORIAS, ISTO É ACEPÇÃO DE PESSOAS. A IGREJA NÃO TEM PARTIDOS NEM CLASSE SOCIAL.
    A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
    Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
    Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
    Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Romanos 10:9-13

    A IGREJA TEM QUE PREGAR A CRISTO E FAZER DISCÍPULOS DE CRISTO E FALAR DO PECADO QUE LEVA O HOMEM AO INFERNO
    Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
    E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
    Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
    Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
    E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
    Romanos 6:17-21

    A IGREJA E LUZ PARA O MUNDO E NÃO UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE DIREITOS HUMANOS OU DE DEFESA DE MINORIAS.
    Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13

    Este movimento progressista não tem parte co mas coisas de Deus, este amor ao próximo que eles defendem e carnal e nada tem haver com amor ágape do Senhor:
    Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 1 João 4:9 – Este é o amor de Deus, quem enviaria seu próprio filho para morrer pela humanidade? Pergunte a um destes progressistas oque eles acham disto?
    Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
    Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
    1 Timóteo 4:1-3

    A melhor definição para estes cristãos
    progressistas é está:

    17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
    18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
    19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
    20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
    21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
    22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

    • Somente acrescentado que a passagem que define este progressistas está em 2 Pedro 2:17 – 22

      Essa turma também e descrita nas escrituras da seguinte forma:

      Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
      e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
      2 Timóteo 4:3,4

      Como pode alguém se dizer “cristão” não ter um relacionamento com o Espirito Santo, intimidade com Deus e muito menso ser discípulo do Senhor da igreja Jesus Cristo ?
      Nem mesmo citam um versículo bíblico para tentar apoiar suas loucuras, só falam de amor ao próximo dentro dos padrões que eles criaram.

      A verdade é a seguinte vivemos em uma era onde a rebeldia se ganhou uma nova roupagem que se chama tolerância. Os que mais falam em tolerância são os menos tolerantes que existem e os
      mais arrogantes.

  6. NOJO!!

    Deste senhor. Deste site, que passo a perceber seu posicionamento à ESQUERDA! E deste grupelho que tem ousadia de chamarem-se cristãos PROGRESSITAS!!

    Esquerdopatas congênitos! Vou orar por vocês. Pela sua conversão ao Senhorio de JESUS CRISTO!
    Acreditem, ELE liberta!!! Eu já fui comunista, secretário de formação política, e crente de que poderia conciliar o socialismo ao CRISTIANISMO…:-( Saibam que é INCONCILIÁVEL trevas e LUZ!!

    Não voltarei!

  7. Parem de bostejar e conheçam os projetos do deputado Bolsonaro antes de criar uma matéria imbecil como essa. Ele tem projeto para castração química de estupradores que não é aprovado pela câmara pq ESTÃO SE LIXANDO. Vcs jornalistas são todos esquerdosos e esse cara aí é um judeu nutella.

    • não, meu amigo. Nós brasileiros já estamos acostumados com “propagandas enganosas” em eleições. O problema não é o que ele vai fazer, é da forma que vai. “Ame a vos outros como eu vos amei”, sem o amor ao próximo, haverá conflito. Bolsonaro, Trump são todos aversos a isso. Não é sobre “partido”, é sobre o futuro de uma nação: que inclui TODOS.

  8. Que vergonha Jhonny, cristão progressista,kkkkkkkkkkkkkkkk
    Cria vergonha cara, moderando comentário contra seus preceitos, ainda que errados…

  9. Perceba que o mesmo editor deste post, disse que Jesus foi o maior socialista que já existiu kkk
    meu filho, não da pra ser cristão, e ser de esquerda.

DEIXE UMA RESPOSTA