Fernandinho Beira-Mar fazendo teologia, e aí?

19

Escrevo este artigo motivado pelas repercussões amplamente negativas nos comentários dos leitores do site G1 sobre o caso. Quem não está por dentro pode conferir em G1.com.

Não vou entrar no mérito de um condenado a 200 anos de prisão poder ou não estudar, seja teologia ou qualquer outro curso pois a legislação brasileira garante esta possibilidade. O detento pode trabalhar ou estudar para ter diminuição de pena, no caso de Beira-Mar a primeira opção não é possível em Catanduvas.

A Faculdade Teológica Batista do Paraná, por ser uma instituição de ensino filiada ao MEC, está sujeita as implicações do código-civil brasileiro e não pode negar o estudo a ninguém, independentemente do seu credo. Uma vez que o candidato tenha prestado vestibular e tenha sido aprovado, está apto para fazer o curso.

Já esperava que a Igreja Batista do Bacacheri, igreja responsável por manter o capelão em 19 penitenciárias no Paraná e Santa Catarina e subsidiar o estudo de Beira-Mar, fosse comparada a tantas igreja que precisam de marketing e conchavos para subsistirem. Contudo, tais críticos, que tomam a parte pelo todo, pouco ou nada conhecem desta igreja. Alguns comentários atacam a igreja por não ajudar pessoas carentes com a quantia investida no detento. Não sabem estes que a igreja, além de participar de um sistema de cooperação entre igrejas chamado Convenção Batista Brasileira que tem inúmeros trabalhos sociais, tem em sua estrutura e terreno funcionando uma Associação de cunho beneficente que já testemunhou de centenas de vidas resgatadas das drogas, delinquência e auxiliadas no processo de re-integração na sociedade e no mercado de trabalho.

Tal igreja nunca precisou de marketing em mídias de massa para se sustentar, ser relevante e expandir suas ações sociais e espirituais. É bom esclarecer que a exposição na grande mídia ocorreu após o depoimento do próprio Fernandinho Beira-Mar que contou sobre sua nova atividade acadêmica em depoimento à justiça. Apesar da denominação Batista apoiar a atitude da igreja, foi decidido manter sigilo pela natureza do aluno e por ser praxe apoiar novos estudantes de teologia sem fazer propaganda do fato.

Quanto aos comentários do tipo “será que ele se converteu mesmo?” digo que isto nunca poderá ser provado. É uma decisão íntima, pessoal e intransferível. O capelão responsável deixou claro que não ouviu Beira-Mar confessar a Cristo como Salvador e Senhor de sua vida. Contudo tem demostrado muito interesse nas visitas espirituais e sinceridade nos depoimentos dados a polícia, atitude bastante diferente das últimas audiências com o juiz. Se não cremos que um Fernandinho Beira-Mar pode experimentar uma transformação, então não podemos acreditar em mais nada. Ou a graça serve para todos, ou não serve para ninguém. Não importa a quantidade de pecados no currículo. (ou você se esqueceu de Davi, o assassino, Abraão, o mentiroso, Samuel, o pai relapso e Raabe a prostituta na genealogia de Cristo, ou Zaqueu, o ladrão publicano, a lista vai até o Osmar, o pecador!)

Mas o que mais me doeu foi ver a grande maioria dos comentaristas desejando que Fernandinho Beira-Mar não tivesse oportunidade de estudar, ou mesmo de mudar de vida. Quando alguém nos faz um grande mal, ainda assim podemos passar pela situação sem deixar que o mal nos domine ou nos contamine (Salmo 121). O que mais me entristeceu foi ver que o mal que este moço fez inegavelmente a tantas pessoas e famílias alcançou o coração de tantos críticos, que contaminados pelo ódio e pela vingança, esperam que o sofrimento de uma pessoa possa ser capaz de aliviar o sofrimento dos outros. Jesus já nos havia alertado que a lógica do olho por olho e dente por dente resultaria num mundo “cego e banguela”. Mas o ser humano prefere ouvir suas entranhas que pedem sangue. Vingança travestida de piedade.

Quanto as leis humanas, a justiça deve ser feita e o pagamento à sociedade deve correr seu curso natural, mas lembremos que nosso negócio não é justiça e sim graça (que é diferente de tolerância). Você honestamente gostaria que Deus agisse com justiça conosco? Graça cheira injustiça, certamente, por isso o evangelho é tão subversivo. O evangelho não articula as palavras mérito e justiça e sim amor e graça. Quanto maior a lista de pecados, maior a graça, nas palavras de Paulo, onde abundou o pecado, superabundou a graça! Romanos 5.21

Imagine-se na areia da praia, diante das ondas do mar, olhe para o seu lado e veja o Fernandinho Beira-Mar, imagine as ondas da graça de Deus aos poucos alcançando você e ele também. Então comece a agradecer a Deus por tamanha graça e amor.

pr Osmar.

(membro da diretoria da Convenção Batista Paranaense)

19 COMENTÁRIOS

  1. Lindo, isso é o que Jesus fez por mim, por vc e faz por todos, dá uma nova chance, não importando quem é o que fez, Amor incondicional.

  2. Glória a Deus por Beira-Mar querer estudar Teologia,
    Jesus veio para todos os pecadores, Jesus não faz acepção de pessoas, Jesus ama o Beira-Mar e todos os detentos. Existem Pastores ladrões, piores do que o Beira-Mar, nos púlpitos das Igrejas, ganhando altos salários e muitas mordomias, às custas de pessoas pobres assalariadas e de velhinhos aposentados, etc. Outros muitos pastores estão enriquecendo do evangelho, fazendo do evangelho uma fonte de lucro; evangelho que Jesus deixou de graça. Pastores ricos, Dizimistas pobres. Não sou membro da Igreja Batista, mas acho um ótimo trabalho, ensinar teologia ao Beira-Mar ou a qualquer detento. Deus abençoe a todos.

  3. Irmão concordo com o texto, pois o Evangelho de Cristo é um Evangelho de Graça. E todo cristão deveria entender que a obra de Deus se constitui em amor, piedade e misericórdia. Amém. Todos os santos do passado e os de hoje um dia esteve debaixo da ira de Deus, mas Ele agiu com eles com Graça. Olha o apóstolo Paulo quem ele era antes de ser alcançado pela Graça de Deus? Um dos maiores opositores de Jesus. E depois? O maior pregador do Evangelho de Jesus. Embora eu saiba que nem todos serão salvos, peço a Deus que a Graça Dele alcance todos, pois sou grato a Ele por essa maravilhosa Graça que me foi dada. E espero sim que Deus venha salvar os mais vis dos pecadores dos quais eu já fui um. “E Deus escolheu as coisa vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele.” 1Co 1.28-29

  4. Os únicos mencionados por João Batista e também pelo MESSIAS que de forma nenhuma SE CONVERTERAM ao verdadeiro ARREPENDIMENTO são os religiosos de toda época, quanto ao Beira Mar acredito que a forma em querer mostrar-se arrependido ou convertido ao MESSIAS em sendo mais um aluno de teologia não diz nada, pois poderia coloca-lo também em Condenação eterna já que a NOVA ALIANÇA trás “Misericórdia quero e não sacrifício”.

  5. Queria que fosse esclarecido, já que veio à tona o nome da igreja, se a questão de pagar o estudo para o fernandinho foi decidido através de uma assembléia com os membros da igreja, os dizimistas, ou foi uma decisão a parte.
    Sou dizimista e batista.

  6. Mas o ser humano prefere ouvir suas entranhas que pedem sangue. Vingança travestida de piedade.

    Esse é o Deus de Israel, o pai de Jesus que adora sangue, exige sangue e faz sua vingança particular travestida de piedade.

  7. “Mas o ser humano prefere ouvir suas entranhas que pedem sangue. Vingança travestida de piedade.”

    Esse é o Deus de Israel, da bíblia, o pai de Jesus que adora sangue, exige sangue e faz sua vingança particular travestida de piedade.

    Mas a acusação é sempre contra o homem. Normal.

  8. Lembrando que para Deus não existe pecado pecadinho ou pecadão,pecado é pecado e PONTO,portanto PERDÃO é nada mais que GRAÇA RECEBIDA de Deus mediante ao ARREPENDIMENTO..e como a Bíblia diz ” E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? “…O QUE DIZER ENTÃO DO APÓSTOLO PAULO ??? Quem somos nós para questionarmos os desígnios de Deus? A nós cristão cabe somente orarmos uns pelos outros para que no DIA DO JUÍZO estejamos preparados para receber a coroa da vitória…A PAZ DO SENHOR JESUS !!!!

  9. O fato do sr. Fernando querer estudar teologia, não quer dizer que ele se converteu, que se arrependeu, nada a ver pessoal, qualquer um pode estudar teologia.
    Agora uma coisa é certa, se algum dia. ele se formar, vai ter muitos “”pastores, bispo, apóstolos””
    querendo arrebanhar ele para suas igrejas, sabe porque ?
    Apesar de estar condenado a muitos anos, o sujeito tem muita grana aqui fora, mais muita grana mesmo. !

  10. TODOS PODEM ESTUDAR TEOLOGIA, MAS QUAL O PROPOSITO DESTA PESSOA ESTUDAR ESTE CURSO?
    ALGUEM QUE DA PRISÃO CONTINUA COMANDANDO O TRÁFICO NO BRASIL, SEGUNDO REPORTAGENS.
    E ME ESPANTA A IGREJA PAGAR O ESTUDO DE ALGUÉM QUE CONTINUA VIVENDO DO DINHEIRO DO TRAFICO, POIS TEM INÚMEROS ADVOGADOS E SUA FAMÍLIA VIVEM MUITO BEM! ME POUPEM ESSA FALSA DEMAGOGIA!! PAGUEM O CURSO DE UM ENTRE MUITOS QUE SÃO VOCACIONADOS E NÃO TEM NEM O DINHEIRO PARA A CONDUÇÃO!!!

  11. Alem de estudar teologia ainda namora a irma da igreja . senhorita Luiza Zion produtora de eventos e que tambem faz faculdade de teologia …. Eh! logo ele se casa com a irmã, sai do presidio e vira pastor ..quem sou eu pra criticar , mais ta facil a vida do bandido viu .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here