A Teologia do Gênero Literário

5

Entendemos que o estudo da Palavra, o Logos, tem a haver com o género literário. Um dos problemas correntes é pensar-se que tudo o que está Escrito quer dizer tal e qual sem atender ao estilo literário com que nos foi transmitido.

Um exemplo, que desejo compartilhar com o Leitor, é o caso do Pentateuco ou Torá. Durante muitos séculos, a autoria destes cinco livros eram atribuídos a Moisés. Posteriormente, a partir da renascença, considerou-se a autoria, por causa dos estilos literários, à Escola Javista, Eloísta, Sacerdotal e Deuteronomista. No princípio do século XX, entre 1920 e 1930, a Escola Americana desenvolveu uma grande atividade arqueológica no Oriente Médio, com vistas a confirmar a história do Estado de Israel. Também o Egito e a Península Arábica mereceram a atenção dos historiadores e o resultado de toda esta atividade foi negativa.

Perante os factos e a partir do final do século XX, começou a admitir-se que o “Gênero Literário” não podia ser considerado histórico e um teólogo alemão surpreendeu o mundo ao afirmar que a história de Israel era uma “Lenda”.

Não pense o Leitor que esta afirmação é uma negação à fé. Antes pelo contrário, procura-se entender, se uma serpente fala com a mulher e esta com a serpente, se a Torre de Babel ia chegar mesmo ao céu, se o dilúvio e a Arca de Noé podiam suportar toda a vida animal à face da terra, como é que Abraão vem da Caldeia à Terra Prometida pelo caminho do deserto e todas outras ideias transmitidas na Torá ou Pentateuco.

Há outros aspectos de grande relevância e especificidade da escrita e dos factos, que pela sua dimensão, não podem ser aqui mencionados. Uma lenda nem sempre é um texto inventado mas a memória que foi passando de boca em boca de coração para coração, a fé com que a transmitiram chegou-nos até ao dia de hoje em forma Escrita.

A revelação dos textos é obra do ensino do Espírito Santo e o tempo de mudança do fundamentalismo para o atendimento à Teologia do Género Literário é que me levou a tecer-vos estas linhas.
Amílcar

COMPARTILHAR
Amilcar Rodrigues foi ordenado pastor em 1978 na "Apostolic Faith Mission" na República da África do Sul, onde fez estudos teológicos. Como missionário em Portugal, fundou três igrejas e foi Presidente Nacional da Comissão de Programas da Aliança Evangélica Portuguesa, para a televisão, RTP2. Foi formado produtor de televisão "Broadcast" pela "Geoffrey Connway Broadcast Academy" Toronto, Canadá, é filiado do "Crossroads Christian Comunication". Em 1998 veio para o Brasil convidado pelo Ministério Fé Para Todos, Rio de Janeiro. No ano 2000 fundou em Cabo Frio uma congregação do mesmo Ministério e foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Pastores até ao ano de 2004. Em 2006 ficou cego. Escreveu o livro "Deus da Aliança" , Evangelho dos Sinais aos Hebreus" e "Contos do Apocalipse". Foi convidado pelo Gospel+ para participar como colunista em Maio de 2012.

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente não e uma questão de negação de fé.

    -E FALTA MESMO DE FÉ – FÉ EM UM DEUS PODEROSO QUE VOCÊ NÃO CONHECE –

    Toma um pouco da palavra de Deus para -quem sabe- acordar da morte:

    Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9

    E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
    E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
    Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
    Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
    E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
    Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
    E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
    E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
    Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
    Hebreus 1:6-14

    Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
    Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
    Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
    Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras.
    Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
    Hebreus 3:6-10

    Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
    Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
    Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
    Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
    Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
    Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;
    1 Timóteo 4:1-7

    E para o momento:

    O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
    Ele repreende ao mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano murcha.
    Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam.
    Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas.
    O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.
    Naum 1:3-7

    Agora pode espumar toda sua soberba e presunção desta vez não vai haver respostas a sua ‘ignorância e sandices”.

  2. ENQUANTO ALGUNS PROCURAM ERROS NA BÍBLIA E ENGANOS NA TRADUÇÕES…….UM HOMEM SINCERO, COM UMA BÍBLIA ABERTA,.. SEM DUVIDA ENCONTRARÁ BEM DEPRESSA O QUE HÁ DE ERRADO CONSIGO MESMO! H.W.TOZER

  3. Quando eu estudei o método histórico critic, logo observei que o método é uma colcha de retalhalhos que no final não se entendem. Por isso aconselho à todos à ficar com o que está escrito e manter a fé na palavra de Deus. De que vive a academia? Eu respond: De pesquisa. Irmãos ou você vive pela fé ou vive pela razão seguindo o iluminismo e os teológos liberais.

  4. Vá de retro Satanás. Sim, teve esse teólogo alemão que disse que Israel era uma lenda, e só você não viu que isso era uma ponta de antissemitismo…
    E, com certeza, deve ter parado nesse teólogo alemão mesmo. Não viu as recentes descobertas da veracidade do Velho Testamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here