Uma das frases mais usadas para amigos aconselharem outros é “siga seu coração” ou “faça aquilo que te deixar feliz”.
O grande problema é que a maioria das pessoas tomam decisões baseados nisso e na maioria das vezes, pra não dizer todas, elas se dão muito mal. Por quê?
Jeremias nos responde isso:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9
Seguir sentimentos nos fará tomar decisões no entusiasmo e não no que é certo. Imagine um adolescente que quer se enturmar e ser popular, ele não se sente bem não fazendo o que todos fazem. Então para se sentir melhor ele usa drogas juntamente com os outros. Aquilo faz “bem” a ele e ele nunca se sentiu tão “feliz” assim antes. O problema é que essa decisão traz uma alegria muito momentânea que levará a uma tristeza bem longa. Quantos pais de famílias não traem suas esposas porque querem se sentir mais joviais e seu coração se inclinou para uma mulher mais nova? Quantas mulheres não traem seus maridos porque algum outro homem as tratou melhor por alguns momentos?
Se eu basear minhas decisões no que sinto no momento, certamente terei alegrias momentâneas e tristezas eternas.
A Bíblia me mostra como devo agir:
“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Sl 119.9-11
Não devo agir baseado no que sinto, mas no que sei ser correto. Meu coração pode me levar para a morte, uma vez que há caminhos que ao homem parecem ser bons mas no fim são caminhos de morte (Pv 14.12). Porém quando busco andar na palavra de Deus terei vida abundante.
Siga a palavra de Deus, não o seu coração. Se seu coração disser para pecar, siga a Bíblia que diz para não pecar. Se seu coração disser para você não ir à igreja, vá pois a Bíblia diz para congregar com os irmãos. Se seu coração disser para você não perdoar alguém, perdoe pois assim diz a palavra de Deus.