Artigos

Conhecido comentário do N.T. publicado no Brasil contém heresias gritantes!

Previous Article
Geração Descafeínada
Comments (16)
  1. fioravante disse:

    Parabéns ao colunista Silvio Costa, muito esclarecedor e informativo seus textos, tenho a coleção de livros do Dr. Russell Norman Champlin, mas já tinha conhecimento da ideia universalista, no entanto não tinha conhecimento sobre obras espíritas, desse modo temos que aplicar a ultima frase sua no texto ” leia com cuidado e não absorva todas suas exposições como enunciados da verdade, pois nao é “

    1. Acir da Cruz Camargo disse:

      Russell Champlin é um dos maiores eruditos do Novo Testamento em língua portuguesa. É um teólogo na rigorosa expressão do termo. Teologia não é um estudo sob a perspectiva exclusivamente cristã. Teologia é um campo de estudos universais. Esse é o ponto de confunde os iniciantes.

  2. clamando disse:

    LEIA A BÍBLIA ELA É A FONTE DE INSPIRAÇÃO DE DEUS, O RESTO É SÓ O DIABO USANDO AUTODIDATAS EM TEOLOGIA, HEREGES

    1. Roberto disse:

      Como alguém pode interpretar A PALAVRA?
      Quando tomamos a BIBLIA como nossa unica regra de fé e pratica, temos aprendido que ELA é viva e eficaz e ainda se renova dia a dia, portanto é imposivel interpretar e achar que isso é definitivo.
      Creia no Senhor Jesus e serás salvo e ponto, sem magica, sem truque, sem mandingas, sem rituais, simplismente a PALAVRA, que nos molda a ponto de ficarmos parecidos com o SENHOR.

      1. Acir da Cruz Camargo disse:

        Primeiro, a interpretação das coisas é um fenômeno natural e próprio do ser humano. Segundo, uma palavra, uma coisa, tem diferente significação de pessoa para pessoa. Quando eu leio um versículo e me empolgo, entendo que alguma coisa foi dita nele ou através dele. Fiz minha interpretação. Como sei disso? Basta perguntar a outra pessoa e verei que ela o entendeu de outra forma. É uma imbecilidade afirmar que não há interpretação das Escrituras. Há sim.

  3. PHEDRO disse:

    É admirável a erudição do champlin,pena que ele tem uma tendência espírita.

    1. Acir da Cruz Camargo disse:

      Há insinuações espíritas dentro da própria Bíblia. Basta sermos honestos com aqueles que nos ouvem. Outra coisa, o conhecimento não é particular de um grupo, é universal. Nem tudo que está no protestantismo é falso, ou é verdadeiro em absoluto. Há coisas boas no espiritismo. Há coisas com as quais não concordamos. Ninguém é proprietário da Verdade.

  4. Samuel Almeida Barreto disse:

    Pr. Luis, Qual o comentário Bíblico mais próximo da teologia reformada? Ou melhor: qual o comentário que você indica?

    1. Jose Claudemir disse:

      Os comentários Bíblicos Adventistas são os mais coerentes. Até hoje não achei nenhum tropeço. Continuo procurando. Atualmente são 7 volumes com 1300 páginas em média.
      Casa Publicadora Brasileira

    2. Oesly disse:

      Comentário BíblicoMatthew Henry, pode comprar sem medo, nunca encontrei uma heresia nele.

      1. Acir da Cruz Camargo disse:

        Heresia é um conceito. Depende de qual ótica. Para os católicos os protestantes são heréticos. Para os protestantes os católicos são heréticos. Heresia depende da minha convicção própria. Quem diverge de mim é, consequentemente, herético, porque diverge do meu ponto de vista.

  5. Osvaldo Sanches disse:

    Fiquei impressionado com os relatos sobre os escritos de R.N. CHAMPLIN, relacionados ao esoterismo e espiritismo. Iniciei um curso de TEOLOGIA, e no primeiro módulo – BIBLIOLOGIA, recebi um livro apostila, onde nas notas bibliográficas contem 12 citações da bíblia O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO.

    Obrigado pelos avisos.

    1. Acir da Cruz Camargo disse:

      Osvaldo, é uma piada aquilo que chamamos de Cursos de Teologia. Tive contato com muitas anedotas assim, cursos livres, por correspondência e tal. Teologia é um campo científico de estudos. Estão na grade de cursos de respeitáveis universidades. Um teólogo precisa de conhecimento sobre determinados campos do conhecimento humano. Não se pode baixar o nível e diplomar-se qualquer cidadão, sem o mínimo de leitura como teólogo. Não estou dizendo que seja o seu caso. Quem cursa teologia deve ter conhecimento, acesso, leitura, o que não significa que concorde, com ampla gama de bibliografia. Por exemplo, um teólogo que estudará a vida após a morte, terá que conhecer, saber discorrer sobre as interpretações de todas as religiões, dialogar com elas, sobre o pós-morte. Preciso inclusive, dominar a questão da reencarnação, para ser provocativo. É diferente ser pastor, padre, de ser teólogo. Se eu me preparo para ser pastor da minha denominação, isso é uma coisa. Mas se quero estudar Teologia é outra. Champlin não é um pastor. É um cientista da religião, um teólogo. Nos comentários dele, voce encontrará base para entender os textos bíblicos, desde a língua original, a cultura e a arqueologia. Não se deixe levar pela leviandade e o ódio teológico que domina o Brasil em sua Idade Média.

  6. Ernesto disse:

    O cristianismo protestante (luteranos, calvinistas/prebiterianos, metodistas e batistas), se caracteriza por doutrinas como: a justificação pela fé, a trindade, a necessidade do batismo, a imortalidade da alma, a volta de Cristo para a Terra (seja em forma de arrebatamento ou outra maneira), o inferno, etc. Nenhuma destas doutrinas é usada no Espiritismo.
    O cristianismo evangélico pentecostal se classifica por crer nas doutrinas protestantes acima e adicionar outras mais como: a experiência de incorporação pelo Espírito Santo, fazendo a pessoa se movimentar, girar e falar palavras que são incompreensíveis para as pessoas comuns (“língua dos anjos”) e, também, por definir que muitas doenças são causadas por espíritos demoníacos que estão incorporados na pessoas. Estes espíritos precisam ser exorcizados para que a pessoa possa se curar. A cura pelas mãos dos pentescotais, também, pode parapecer espirita para quem olha sem detalhes.
    Mas, o espiritismo acredita que a cura pelas mãos, é feita através da energia interior de uma pessoa elevada (pessoa de baixo kharma) ou de um espirito encarnado/incirporado/próximo (de baixo kharma). Ele defende que todos podemos, através de várias reencarnações, ser como Jesus foi. O espiritismo não acedita que Jesus seja mais divino que qualquer outra pessoa. E acredita que todos podem se tornar como um Deus. Ele acredita que se adquire kharma de vidas anteriores e atraves da energia negativas ou positiva atraída pelos nossos atos. Além da reencarnação, ele acredita em vários mundos inferiores e superiores. Uma das linhas espírita, acredita que as pessoas podem encarnar em animais.
    O espiritismo é bem diferente da doutrina de Russell e mesmo que fosse igual, a obra de Russell é um grande dicionário/comparativo de textos e, sempre que Russell cita a opinião dele, ele deixa isso bem claro no texto e nunca mistura a tradução/interpretação clássica, com o comentário do texto. LEIA NA PAG 83 do volume 1, o comentário que ele faz CRITICANDO O ESPIRITISMO e deixando claro que o livro possui, além de tradução, comentários dele.

    1. Champlin disse:

      Nenhuma linha espírita acredita que pessoas podem reencarnar como animais. Mais um que critica o que desconhece!

  7. José Carlos disse:

    Sem dúvida existem afirmativas com tendências eterodoxas no trabalho de Chaplin. Assim como existe um volume de trabalho exegético de alto nível.Seus comentários não são obras para serem lidas por leigos. Pessoas incapazes de reter o que é bom. Tirando o que não está de acordo com a ortodoxia o esmero e profundidade de informações exegéticas é brilhante. São obras para teólogos exegetas,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.