Pecado Instrínseco

17

Pecado intrínseco gera sofrimento. O tóxico dependente, por exemplo, que não cessa o seu hábito de se entoxicar, já vive uma vida de grande padecimento porque ele mesmo é o sujeito e a causa do seu erro.

As Escrituras nos revelam que todo aquele que não crê em Deus vive o pecado intrínseco, como está escrito:

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho revelou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças”- Rm 1:18-21

Cada um de nós é despertado a crer em Deus pela grandeza da Sua criação, Sl 19. O princípio de crer em Deus é manifesto a todos os povos da terra, independentemente de lhes ter sido anunciado o Evangelho. A Natureza não é Deus mas sim Sua obra. Sabemos que todo aquele que crê em Deus esta fé lhe é imputada por justiça, como aconteceu com Abraão que quando foi chamado por
Deus, lhe obedeceu, Hb 11:8.

Este princípio de crer em Deus pela manifestação das coisas que Ele criou pode- se entender ao considerarmos como o Criador fortaleceu a fé de Abraão para que ele contemplasse as estrelas do céu, Gn 15:5. Outrossim, quando Jesus, no Sermão do Monte, mandou que os homens observassem como Deus vestiu os lírios do campo, Mt 6:28.

Toda a criação é obra de Deus que de tudo o que fez se agradou profundamente e descansou no dia sétimo. O mundo, entenda-se, o cosmos e todas as coisas que o Criador fez representam a Sua grandeza e são a Sua Obra.

Assim como um pintor projeta na tela a sua arte, esta passa a ser a revelação da sua idealização.

”A ira de Deus manifesta-se no homem que não conhece o seu criador.” – Is 1:3

A incredulidade do homem, conduz ao pecado intrínseco, como está escrito:

“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências dos seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador que é bendito eternamente. Amém. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro, Rm 1:22-27“.

A espiral do erro do incrédulo o conduzirá a toda a espécie de torpeza, infidelidades, murmurações, desonestidades, consentimento com o pecado, conforme registado em Rm 1:28-32.

A Boa Nova é que o Criador não deixou de amar as Suas criaturas e propiciou a reconciliação dos pecados de toda a humanidade por Jesus Cristo nosso Senhor que pelo Seu Sangue vertido na cruz do Calvário nos reconciliou com Ele, não imputando aos homens os seus pecados, II Co 5:19-21.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Amilcar Rodrigues foi ordenado pastor em 1978 na "Apostolic Faith Mission" na República da África do Sul, onde fez estudos teológicos. Como missionário em Portugal, fundou três igrejas e foi Presidente Nacional da Comissão de Programas da Aliança Evangélica Portuguesa, para a televisão, RTP2. Foi formado produtor de televisão "Broadcast" pela "Geoffrey Connway Broadcast Academy" Toronto, Canadá, é filiado do "Crossroads Christian Comunication". Em 1998 veio para o Brasil convidado pelo Ministério Fé Para Todos, Rio de Janeiro. No ano 2000 fundou em Cabo Frio uma congregação do mesmo Ministério e foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Pastores até ao ano de 2004. Em 2006 ficou cego. Escreveu o livro "Deus da Aliança" , Evangelho dos Sinais aos Hebreus" e "Contos do Apocalipse". Foi convidado pelo Gospel+ para participar como colunista em Maio de 2012.

17 COMENTÁRIOS

  1. Um monte palavras e nada disse.

    Quer falar de pecado :

    Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
    Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
    No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
    Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
    E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
    Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
    Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
    Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
    Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
    Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
    Romanos 5:12-21

      • Tipica resposta de religiosos arrogantes e presunçosos.

        Então você deve ser o primeiro a parar de usa-las.

        Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:15

        Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 1 Coríntios 6:2

        Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1

  2. Leitor,
    A Voz,

    Você referiu a Carta de Romanos como contraditório ao meu “post” na verdade você tem problemas de ileteracia. Você não entendeu nada do que é o pecado intrínseco. É arrogan-
    te, perverso e procura parecer cordeiro com chifres e voz de dragão.
    Amílcar

    • A palavra e minha testemunha

      Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento. Provérbios 9:9

      O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim. Provérbios 29:11

      O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. Provérbios 12:15

    • Realmente pouco me importa a literacia ou melhor a ileteracia afinal estas coisas não passam de frutos da sabedoria humana morta.
      Mas de contra partida você não tem discernimento sobre o que alega falar portanto:

      Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
      Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
      Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
      Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
      E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
      Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
      Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
      Judas 1:10-16

  3. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
    Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
    De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
    Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
    E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
    E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
    Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
    E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
    2 Timóteo 2:19-26

      • OH criatura leia direito o que escrevi POR FAVOR!!

        Eu disse que você não falou nada que edifique,somente elucubrações eruditas inúteis.

        Não sei de onde você tirou HERESIA, neste caso.

        Bom como já declarei antes isso e um problema seu,se minhas palavras incomodaram e porque nem você tem convicção no que declara saber, deste modo parte para o a famosa ofensiva de criar subterfúgios.

        .

        • Leitor A Voz,

          Você sempre foge com o rabo à seringa e procura atingir-me chamando-me de
          intelectual. Porquê que não me deixa em paz e não para de ler os meus “posts”?

          Eu nem sei quem é você, nem a sua igreja local. Sobre mim algumas coisas estão escritas no meu “sobre”. Não fui eu que me ofereci para escrever para colunas, fui convidado.

          Quem sabe se você não pode ser o próximo colunista e assim expressar a
          sua fé?
          Amílcar

          • Pense o que quiser.

            E realmente você não me conhece e nema vai conhecer e a igreja que faço parte é a igreja de Cristo Jesus a verdadeira que não tem placas e nem doutrinas de homens.

            Não retiro um ponto das palavras postadas.

            Só lhe afirmo novamente que ” não e uma perseguição” como você acha. Eu sempre sou levado aos temas que podem fazer a diferença à edificação do corpo de Cristo e sou instruído a avalia-los. Isto é ser guiado pelo Espirito de Deus.

            Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14

            Deixe de ter tanto amor próprio e procure entender a mensagem.

            Observe os tempos

            Eu sei que não e você quem lê estas postagens então eu pessoas que a pessoas responsável por esta ação lhe transmita a mensagens de forma neutra e fiel ao que eu postei.

            Você tem que se lembrar que ter este tipo de comunicação virtual e totalmente impessoal.

          • Este assunto se esgotou o que era para se declarar já foi postado.

            E vou continuar lendo todos os posts que sou levado a ler e avaliar o que for para ser avaliado este e meu chamado:

            E disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
            Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;
            Nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos.
            Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
            Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte.
            Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde.
            Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.
            Ezequiel 3:4-10

  4. AMILCAR BELA MENSAGEM, REALMENTE O SALMISTA TAM,BÉM PREOCUPADO COM O PECADO INTRÍNSECO DISSE :Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
    Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
    Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
    Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
    Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá
    Salmos 1:1-6
    DA MESMA FORMA DAREI UM EXEMPLO QUEM PARA PARA OUVIR PIADAS OU COISAS DO TIPO SE TORNA PARTICIPANTE DESTE MAL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here