O que ele viu de tão espetacular nos braços de Maria?

20

A Bíblia conta a história de um homem de Deus, fiel, que tinha recebido do Senhor a promessa de que não morreria sem antes ver a salvação prometida por Deus nos escritos do Velho Testamento: “Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.” (Lc 2. 25-26)

Creio eu que este homem dia após dia se preparava e sensibilizava o seu coração para enxergar a salvação prometida por Deus. Onde ela apareceria? De que forma? Quando? Será que conseguirei identificá-la? Como ela será? Como Deus manifestará essa salvação? Como será o Cristo Salvador?

Num dia como outro qualquer, a vida seguia o seu rumo rotineiro, as coisas aconteciam no repetido balé das horas, que passavam minuto a minuto. Mas esse dia seria diferente! Algo estava para acontecer! O Espírito o estava guiando: “Movido pelo Espírito [Simeão], foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo…” (Lc 2. 27-28)

Simeão olhou para os braços de Maria, fitou por um momento a criança que Maria trazia embalada em panos, não se contentou… pegou a criança e a acomodou delicadamente em seu colo. Talvez num instante tenha pensado consigo mesmo: Seria essa criança a salvação de Deus? Seria o Cristo? Seria isso que Deus me prometeu mostrar? Será este menino? Em meio às suas dúvidas, porém, o Espírito confirmava a cada segundo o que ele via em seu colo: a Salvação prometida por Deus!

O que Simeão viu de tão espetacular nos braços de Maria?

Simeão viu aquilo que deveríamos ver, ou melhor, enxergar: A salvação é uma pessoa! A salvação é Deus que se tornou homem, e Deus que nos amou, que nasceu com o intuito de esgotar até a última gota do Seu sangue para nos dar a vida, para nos levar à luz, para destruir a nossa vida de pecado e de trevas. A Salvação é uma pessoa que veio nos dar o “status” de filhos de Deus e herdeiros das promessas. A Salvação que Simeão viu, e posteriormente enxergou profundamente com os olhos da fé, chama-se Jesus Cristo.

Simeão não viu nos braços de Maria uma ideia, uma filosofia de vida, um pensamento humano, uma religião, uma política, uma inovação, pois estas coisas não são a salvação. A salvação é exatamente o que Simeão viu e compartilhou: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” (Lc 2. 29-32)

A Salvação de Deus vista por Simeão chama-se Jesus Cristo! Quem vê outro tipo de “salvação” nos braços de Maria está enxergando muito mal, deveria olhar de novo!

20 COMENTÁRIOS

  1. e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, >>>> MAS A FAMILIA NÃO TINHA FUGIDO PARA O EGITO????? (O que fazem depois do nascimento?
    • Mateus: Fogem para o Egito, evitando serem vítimas das intrigas de Herodes.
    • Lucas: A sagrada família viaja a Jerusalém para fazer os rituais exigidos pela lei judaica. )

  2. A Salvação de Deus vista por Simeão chama-se Jesus Cristo! Quem vê outro tipo de “salvação” nos braços de Maria está enxergando muito mal, deveria olhar de novo!

    Mundo a salvação é somente Cristo Aléluia o/

  3. Talvez um pouco atrasado, mas gostaria de elogiar pelo texto, magnífico, mas vamos tomar cuidado com os suaves ‘cutucos’ contra as demais crenças, apesar de haverem inumeras interpretações errôneas na maioria da religiões, nunca devemos nos esquecer que os seguidores tem sentimento e podem se ofender e assim nós os levamos a terem maus sentimentos contra nós. Mas está de parabéns pelo artigo, MARAVILHOSO.
    Aliás, Jairo Luis Jairo, querido….. buscai ao Senhor enquanto se pode achar, e saiba que somente pela fé em Jesus e vc, eu e todos podem obter salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA