Artigos

Francisco, Quo-Vadis?

Comments (22)
  1. dayana disse:

    De fato um homem Bom, mais faz uma multidão a segui erros barbaros!

  2. mauro disse:

    Amilcar, finalizou como sempre, julgando. Até aí nenhuma novidade.

    É a única “decaída” a colocar mais de dois milhões de jovens num só evento. O número divulgado pela Igreja Católica no Brasil é quanto ao número de dizimistas.

    A preocupação de vocês com as comunidades cristãs católicas chega a emocionar !

    +++

    Inglaterra: Anuário católico. Aumentam fiéis, mas diminui freqüência à missa.

    Segundo os dados publicados pelo “Anuário Católico 2011 da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, o número de pessoas que “entraram em comunhão com Roma” aumentou de quase 20% e também os batizados e os casamentos tiveram uma evolução muito positiva.
    Em 2009, este é o ano em consideração, aceitaram o catolicismo 5.247 pessoas. Um claro aumento em relação às 4.378 de 2008.
    Os batizados foram 64.010, com um aumento de 500 em relação ao ano anterior, apesar deste número incluir as crianças batizadas até aos sete anos. Os casamentos foram 9.968, em comparação aos 9.932 de 2008, o nível mais alto em três anos. Mas se o aumento das pessoas que abraçaram o catolicismo é uma boa notícia para a Igreja, as estatísticas apontam também que 20 mil pessoas a menos freqüentaram a missa semanal.
    42 paróquias fecharam durante o ano e o número de outras igrejas abertas ao público baixou de 44 unidades.O número de sacerdotes diocesanos ficou estável,com mais de 3.500 sacerdotes, enquanto o número dos diáconos permanentes aumentou, pelo quinto ano seguido, para 752.
    Para Bispo de Portsmouth, dom Crispian Hollis, o aumento dos católicos é um sinal da “sede de fé” dos jovens: “a Igreja lhes oferece algo substancial, alicerçado sobre a comunidade que a longo prazo se revela atraente”.

    1. leandro disse:

      Com efeito Mauro já notei muito que o senhor Amílcar insiste muito na decadência católica. Nunca vi uma palavra dele analisando porque em países com largo histórico protestante a decadência e evasão de fieis é ainda mais aguda.

      E isto porque segundo pessoas como ele nos somos apegados a meras tradições de homens sem “nenhum respaldo bíblico”. Ou explicar porque no estado do RJ que tem a maior concentração de evangélicos também temos um número crescente de ateus dos quais muitos saíram do meio evangélico.

      1. Paulo disse:

        Interessante vc falar em respaldo bíblico, a igreja cat´[olica tem algum em todos seus atos de fé? mostre, quero ver rsrsrsrs

        1. Reinaldo disse:

          A Igreja Católica está em total sintonia com a palavra de Deus em todos os atos de fé amigo…

          ELA SÓ NÃO ESTÁ EM SINTONIA COM AS INTERPRETAÇÕES PROTESTANTES…

          se na sua interpretação estamos em desacordo.. ELE É SIMPLESMENTE A SUA INTERPRETAÇÃO, não é sinal de ser ou não a verdade.. É SÓ SUA INTERPRETAÇÃO.

          na Interpretação Católica todas as doutrinas estão em total alinhamento com a biblia.

    2. mauro disse:

      Paz e Bem caro irmão, bom final de semana !

      1. clamando disse:

        o que atrapalha francisco são os gays dentro da igreja e os pedófilos, se limparem começando por ai

  3. Herbert disse:

    O autor começa dizendo que não lhe compete julgar Francisco e depois diz que pelos frutos que conhecemos os homens e que a árvore boa dá bons frutos.
    Logo abaixo diz que a Igreja Católica não está a dar bons frutos, citando os casos de pedofilia.
    O autor parte de uma premissa correta (a árvore boa dá bons frutos) mas termina com uma conclusão errada, pois ele confunde a pessoa do Papa Francisco com a instituição Igreja Católica.
    As atitudes do Papa são boas, como o próprio autor citou (ir ao encontro dos pobres, de preferir as periferias aos templos, de ter trocado o anel de ouro por um de prata, por tomar as refeições no refeitório de Santa Marta em lugar de o fazer em privado) e é dessas atitudes que devemos verificar se sairão bons frutos.
    Então não é certo confundir as boas ações do Papa com os casos de pedofilia na Igreja, pois a pedofilia não é fruto das ações do Papa.
    Se assim fosse, podemos dizer que é fruto do Pastor a transgressão praticada por algum fiel da sua igreja?

    1. Amilcar Rodrigues disse:

      Caro Leitor,
      Herbert,

      Agradeço o seu comentário e vou procurar ser mais explicito, com a graça de Deus.

      Julgar é um acto do juízo de Deus, conhecer pelos frutos compete aos filhos de Deus.

      Eu escrevi no meu texto “o ser e o parecer” e deve de fazer o favor de levar em conta
      estas duas observações.

      Saudações cristãs,
      Amilcar

  4. Amilcar Rodrigues disse:

    Caro Leitor,
    Roberto Oliveira,

    Agradeço o seu comentário e esclareço:

    1- Não sou Pastor protestante, porque nada tenho a protestar. Como sabe foi um decidente católico que o fez, Martinho Lutero.

    Antes que existisse a Igreja Católica Romana, foi estabelecida a Comunidade Cristã em Je-
    rusalém e é tão somente essa, cujas raízes procuro seguir. Nela não há Papa e basta ler o
    Livro de Actos. Veja também como Paulo resistiu a Pedro na Carta aos Gálatas. A sucessão
    apostólica católica romana não passa de uma monarquia absolutista. O apóstolo Paulo não
    foi investido por Pedro. Quanto às minhas fontes de informação sobre número de católicos
    romanos em debandada da igreja, ouvi da boca do Padre Fernando Cardoso, pessoa que
    muito estimo.

    Finalmente quero dizer-lhe que a igreja católica romana tem cristãos sinceros como é o caso
    do Monsenhor Jonas Habib, Padre Léo que embora morto ainda fala, entre outros.

    Não vejo as igrejas cristãs pelo rótulo. Não me alegro quando as igrejas se afastam do Único
    Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Amilcar

    1. KITILSON DA PAZ"ANGOLA" disse:

      PALAVRAS SINCERAS E SABIAS… CONTINUE A SER ESTE HOMEM QUE TÚ ÉS, ESCREVENDO COISAS QUE LEVAM A REFLEXÃO E AO ARREPENDIMENTO SINCERO. SOU DE ANGOLA, E TENHO ACOMPANHADO AS TUAS PUBLICAÇÕES… PAZ E GRAÇA, GOD BLESS YOU…

      1. Amilcar Rodrigues disse:

        Caríssimo Kitilson,

        Graça e Paz.

        Bem haja pelas palavras que fez o favor em me escrever.

        Que Deus seja sempre presente na sua missão em terras de Angola onde
        tive o prazer de estar, muito temporariamente.

        Um abraço do
        AMilcar

  5. Carlos Henrique disse:

    Daonde o senhor Amilcar tirou o número de que apenas 12 mil pessoas frequentam missas em São Paulo? Só nas missas do Santuário do Padre Marcelo Rossi vão mais de 60 mil pessoas por semana.

  6. levi varela disse:

    Católicos, sigam o exemplo do Papa Francisco, o correto, o digno, o respeitado, o amado.

    Pena que esteja sofrendo pelos atos dos maus católicos.

    Mas é hora de se despir dessa vestimenta, bater o pó, se levantar e seguir a Cristo na íntegra, deixando de lado algumas das teologias que não apenas não são dos costumes cristãos como também não deram certo, tipo: missa para morto ruim ir para o céu, celibato institucional obrigatório(sim o pessoal), adoração a santos, culto à Maria, cobrar p/ batizar, casar, acabar com missas para mortos, rezas repetidas, forçar criança a se batizar, parar de chamar crianças não batizadas de pagãs em face de que elas possuem passagem livre para o céu, tem que estimular o católico lê a bíblia para sair das mãos dos padres “sabidos”.

    Papa, que dê um jeito, tire esses estorvos que usam de Cristo para fazer o mal, que usam uma igreja cristã para destruir, somos irmãos, mas vocês se afastaram desde quando penderam pra o lado de Roma no chamado de Constantino e se perverteram ao lado do império do mal..

    1. mauro disse:

      missa para morto ruim ir para o céu ( Não confundir a Santa Missa com a oração pelos mortos, devemos orar pelos mortos porque nem todos aqueles que morrem na amizade de Deus (os que estão salvos) morrem completamente santificados. Estão justificados (salvos), porém não santificados. Os evangélicos possuem muita dificuldade em entender a diferença entre estes dois termos, porque Lutero ensinava que eram a mesma coisa, o que não é verdade.)

      celibato institucional obrigatório (pode-se seguir a vida religiosa como diácono e ser casado, é uma escolha inclusive ingressar no seminário),

      adoração a santos ( quando você me provar que nos ensinamentos da Igreja existe a obrigação de adorar aos santos mártires, abandono a Igreja Católica). Não se esqueça, os Santos “julgarão o mundo” Confira em (1 Coríntios 6,2). Além disso, eles estão nas mesmas condições dos Anjos, conferir em (Mateus 22,30) que diz o seguinte: “Na ressurreição, os homens não terão mulheres, nem as mulheres maridos; mas serão como os Anjos de Deus no Céu”.

      Culto à Maria ( A Igreja nunca ensinou que Maria tem poder próprio, e nunca nenhum Católico afirmou isso. Os milagres que acontecem através dela vem do poder de Deus pela sua intercessão, assim como você intercede por uma pessoa e Deus atende também. Ou seja: você é o intercessor entre Jesus e outra pessoa, mas Jesus é o mediador entre você e Deus Pai. Assim a sua intercessão pode ser atendida Eis a diferença! É lamentável que muitos evangélicos não compreendem.)

      cobrar p/ batizar (tenho tres filhas batizadas na Igreja Católica e não paguei por nenhum dos batismos, aliás, por vontade própria, fiz uma oferta a Igreja, também sou casado e o cartório foi caro mas a Igreja apenas aquela mesma oferta que ofereci.

      acabar com missas para mortos (mas não existe missa para o morto e sim para o Vivo, para o Dono da Messi),

      rezas repetidas ( Orar a mesma oração repetidas vezes não é repetir em vão. Quando o Senhor falou sobre “Vãs repetições” referia-se às orações dos pagãos. Por exemplo: Os Buditas oram os mantras e sutras, que repetem muitíssimas vezes uma mesma frase. E os judeus viviam cercados por povos pagãos. Além disto os Judeus costumavam orar sempre as mesmas orações. Orar repetidas vezes a mesma oração, é agradável a Deus, pois estamos concentrados e dedicando tempo para meditar os mistérios de Deus. Orar repetidas vezes é como bater incansavelmente as portas do Céu.)

      forçar criança a se batizar (Ela nunca é forçada e por ser dependente vai por orientação de seus pais).

      parar de chamar crianças não batizadas de pagãs em face de que elas possuem passagem livre para o céu (Pedro explica o que no ocorre no batismo quando diz, arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2,38). Porém, ele não faz restrição a este ensinamento apenas aos adultos. Ele acrescenta, pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus (v.39). E também lemos, Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome (At 22,16). Este mandamento é universal, não restrito a adultos. Além do mais, estes versículos tornam clara a necessária conexão entre o batismo e a salvação, uma conexão explicitamente mencionada por Pedro, que diz, esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo (1Pd 3,21).)

      tem que estimular o católico lê a bíblia para sair das mãos dos padres “sabidos”. (E a lemos desde que Ela surgiu na sua forma original através de Jerônimo de Stridone. Palavras do próprio Padre…. <>. Por isso, é importante que todo cristão viva em contato e em diálogo pessoal com a Palavra de Deus, que nos é entregue na Sagrada Escritura.)

      1. levi varela disse:

        Com certeza você não é católico.

        Bom. Mas se for, a sua igreja é diferente das outras, será mesmo uma igreja católica essa que você frequenta?

        Se for, então ela faz parte de uma minoria que não pratica o que acima citei, pois todas fazem e não negam a ninguém.

        Por último, acho que você ou é pouco possuído das mentes ou fraco no caráter.

        Tem que ser alguma das coisas, pois parece cônjuge ruim pego em adultério: “o que você acha que viu não é o que você pensa”, brincadeira né? Acha que os outros são de mentalidade curta, meu caro?

  7. Domingos disse:

    Lí um comentário segundo o qual a Igreja Católica é a que mais se contextualiza aos tempos para continuar existindo. Olha, eu tenho um amigo pastor (por sinal trabalhamos juntos hoje aquí em Angola) que estudou 6 anos no seminário católico, quase tornou-se padre, mas saiu para se tornar Político. Esse senhor tem grande amizade com Padres e Bispos aqui do Lubango, e no relacionamento com ele fiquei convencido que o problema não está na Igreja católica, está em alguns católicos, como o está nalguns evangélicos. Aqui a Igreja Católica fundou uma Comunidade Carismática Pentecostal Chamada “Aldeia de Oração” que cresce assustadoramente, até evangélicos frequentadores de igrejas evangélicas e apóstatas se dirigem àquele local de culto aos montões, e está crescendo muito ao olhar pávido da comunidade evangélica. E têm sido humildes para admitir erros cometidos durante a cristianização compulsiva do mundo. Erros são erros, todos os temos, Evangélicos, Animistas, Católicos ou Muçulmanos, e até os ateus. Então eu penso que a análise do Pr. Amilcar não visa ofender os católicos. Eu também fiquei com uma curiosidade. O Pr. Amilcar continua cego conforme lei em sua Biografia?

    1. Amilcar Rodrigues disse:

      Caro Leitor,
      Domingos,

      Agradeço o seu comentário e informo de que continuo cego.

      Melhores saudações cristãs,
      Amilcar

  8. Compíuta disse:

    No dia em que comeram o fruto, Adão e Eva não morreram, conforme Deus disse que morreriam. A palavra de Deus não foi cumprida. Se a palavra de Deus tivesse sido cumprida, no planeta Terra não existiriam seres humanos, Deus teria que criar outro Adão diretamente do barro e outra Eva da costela de Adão.

  9. herita salles disse:

    no fim so DEUS vai julgar e saberemos quem vai ser salvo e quem não vai, eu sei de uma coisa a biblia não mente, e muitos estão sendos enganados não tem visão espiritual a verdadeira sabedoria vem de DEUS,maria foi apenas a mãe de JESUS mas nada, a biblia não relata nenhum milagre dela, hoje ela e a mãe de todos nos na onde, jesus mesmo fala minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu pai, hoje nos fins dos tempos esta acontecendo muitas coisas, que ja foi registradas na biblia, o que adianta voçe ir a igreja comungar e sair estar no bar bebendo, espancando a mulher e filhos em casa, adulterando ou muitas vezes voçe vai na igreja precisando de ajuda todos fazem de conta que nem ti conhecem voçes vão me desculpar foi isso que JESUS ensinou para voçes,quando alguem entra numa igreja evangelica ele escuta que o diabo veio pra roubar,enganar e destruir mas JESUS veio pra dar vida e vida com abundançia e e isso que eles recebem primeiro e curado, libertado e depois salvo e se permanecer na palavra porque trevas não pode andar com a luz porque DEUS não gosta de confusão e sim de paz, ele restitue tudo o que perdeu, quantos viciados em drogas ja vi ser libertos por cristo, quantas vezes não entrou bebado na nossa igreja e abraçamos ele e falamos JESUS te ama…. ate hoje não vi a igreja cat apoiar a prostituta pra abandonar aquela vida e seguir a cristo…. vamos ser menos hipocritas e levar a palavra de DEUS pra quem precisa .

    1. leandro disse:

      herita cada um vê o que quer.

      Já vi muitos ex viciados, ex alcoolatras e fumantes largarem o vicio buscando apoio em paroquias e grupos ligados a IG catolica. Se um dia quiser venha conhecer a TOCA DE ASSIS NO BAIRRO DE MADUREIRA NA CAPITAL DO RJ. Nos não ficamos nos gabando de ter feito isto por sermos catolicos, mas ajudamos o trabalho que só Jesus e a consciencia do pecador podem realizar.

  10. Rubem disse:

    Indo pela lógica de quem escreveu o texto, se eu analisar os frutos, vou ver se é bom ou ruim… vamos ver, então vale neste caso usar da instituição chamanda ICAR pra julgar todos lá de dentro, em 100% dos casos? isso seria julgar, não?

    Se observar os atos antissemitas de Lutero que influenciaria Hitler pelo escrito “Os judeus e suas mentiras”, Lutero não foi fruto de Deus, nem a reforma protestante… Vale lembrar que Lutero assim como os Anglicanos ainda creem em interecessão de quem está no céu, não estando eles dormindo como muitos evangélicos pregam. Lutero venerava Maria, acreditava no purgatório…

    A reforma protestante, analisando o idealizador desta reforma, Lutero, era fruto bom de Deus mesmo?

    Sua lógica é presunçosa e torna você na posição de Deus pra julgar as pessoas, e ainda usa da Santa Palavra pra se justificar. Sinceramente, humildade é o que falta, de fato, tempo perdido não se recompõe, e você sabe bem que há católicos bem fundamentados e que não saem da fé que têm, então pra quê insistir?

    mais preocupado com as almas de quem é de outra Igreja do que com as almas de quem nem conhece a Cristo, nem respeita a Cristo, Espíritas, Umbandistas, ateus…

    Shalom, e respeite (diferente de aceitar) a crença alheia do outro!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.