Digamos NÃO à novela evangélica na Globo

42

Novela com heroína evangélica não traria a mensagem central da Bíblia, mas apenas faria marketing dos evangélicos

De olho exclusivamente no crescente e promissor mercado evangélico a Globo tem feito de tudo, ou melhor, quase tudo, para agradar o segmento.

Até agora a Globo tem oferecido alguns espaços ao gospel: Festival Promesssas, participação de cantores gospel em programas da emissora, cobertura jornalística das Marchas Para Jesus e de alguns outros eventos evangélicos, reuniões com algumas lideranças evangélicas et cetera.

E como o cerne da questão é meramente mercadológico, a Globo já vem logrando êxito na empreitada. Cantores evangélicos, por exemplo, começaram a gravar, desde 2008, pela Som Livre, gravadora que pertence às Organizações Globo, fundada em 1969. E este ano emissora carioca vai emplacar a 1a Feira Internacional Cristã, a ser realizada em São Paulo no mês de julho.

Quem preveria que aquela que sempre foi estigmatizada como a algoz dos evangélicos iria afagá-los um dia? Os tempos mudam. Sim, mudam. Mas a Globo mudou? Acredita-se piamente que por lá nada mudou. Seus programas de afronta aos  princípios cristãos e aos valores familiares  continuam de ‘vento em popa’. A Globo apenas trocou as alfinetadas nos evangélicos pelo bom mocismo oportunista. Somente.

>>> Empresa da Globo que produz Festival Promessas organiza evento do Carnaval baiano (foco também em outros nichos de mercado)

>>> Globo entra ‘de sola’ no mercado gospel. Empresas cristãs vão quebrar?

Aqueles que quiserem saber alguns dos motivos de tanta generosidade da Globo aos evangélicos, sugiro ler o artigo, também por mim escrito, o estratégico afago da Globo aos evangélicos’.

E, na ânsia de querer mostrar ao público evangélico que a Globo foi exorcizada, tem gente – do nosso meio – querendo forçar a emissora a exibir uma novela com heroína evangélica.

>>> Pastores pediram à Globo uma personagem evangélica heroína nas novelas

Não se sabe ao certo qual será a posição da Globo sobre a questão.

Todavia, a Globo, para passar a imagem de que está mudando e amarrar de vez muitos crentes, poderia até exibir uma novela para notabilizar os evangélicos. Só isso e nada mais além.

Porém, que benefícios isso traria aos evangélicos, ao Brasil ou à igreja?

Os evangélicos seriam ovacionados ao passarem pelas ruas, ou no trabalho ou mesmo perante a vizinhança? Claro que não! E se fossem, que glória haveria?

Tudo permaneceria com antes. Os que dão bons testemunhos continuariam limpando-se cada vez mais e os maus cristãos, sujando-se cada vez mais. A novela não mudaria nada em relação aos cristãos evangélicos, pois é “mister que venham os escândalos”, como disse Jesus.

Se alguém iria obter êxito com a tal novela evangélica, certamente não seria a comunidade evangélica nem a Obra de Deus, mas a própria Globo. A audiência seria levada à estratosfera.

A novela esvaziaria muitos templos. Plano perfeito do adversário.

Imaginemos irmãos deixando de ir aos cultos ou abandonando o templo antes do término da reunião de oração para fitarem os olhos na Globo e admirarem a ‘santa’ novela.

Imaginemos irmãos reunindo-se nas casas, não para falarem das coisas relacionadas ao Reino, mas tecerem comentários sobre os próximos capítulos da ‘abençoada’ novela.

Imaginemos os personagens da novela evangélica sendo citados como referência nas pregações ou nas aulas da Escola Bíblica Dominical.

Imaginemos, imaginemos …

As mais desgostosas suposições podemos conjecturar.

Saindo das hipóteses, uma coisa posso afirmar com a mais absoluta certeza: se exibida, a novela evangélica da Globo não traria a Mensagem do Evangelho. Não. Jamais. Em hipótese alguma.

Por que? Porque a mensagem bíblica colide frontalmente com os princípios que norteiam a produção dos programas da Globo, como as novelas, minisséries e outros.

O adultério, a mentira, o homicídio, a devassidão, a fornicação, a prostituição, o homossexualismo, a idolatria, o desrespeito dos filhos aos pais, a falta de amor no lar, a feitiçaria e tantos outros são condenados pela Palavra de Deus e em suas novelas a Globo sempre exibe, com elegância,  cenas com uma ou mais práticas citadas.

>>> Ana Paula Valadão critica cristãos que assistem novelas da Globo

A Palavra da Verdade expõe o pecado.

Portanto, como evangélicos não devemos corroborar com a ideia de se ter uma novela com heroína evangélica, pois a Globo já tem sua preferência religiosa e não vai abrir mão disto.

A igreja não pode estar refém da Globo.

Nos evangélicos não precisamos mendigar ações marqueteiras a nosso favor.

Cristianismo não é entretenimento.

Jesus Cristo não morreu na Cruz para que o Evangelho fosse negociado.

Evangelho e marketing não combinam.

Vigiemos, o adversário não dormita!

Globo entra ‘de sola’ no mercado gospel. Empresas cristãs vão quebrar?

 

COMPARTILHAR
Paulo Teixeira é carioca, cristão evangélico da igreja Assembleia de Deus e atua na internet como blogueiro e articulista, desde 2007, focando assuntos sociais, políticos e religiosos, analisando-os sob a ótica cristã. Licenciado em matemática pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ) e graduando em história pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Perfil no Twitter: @PauloTeixeiraRJ

42 COMENTÁRIOS

  1. Por pertinência :
    http://noticias.gospelmais.com.br/colunista-bencao-evangelica-ajuda-rede-globo-a-impulsionar-causa-gay-40320.html

    – “Os executivos globais já descobriram que podem morder e pisar na mensagem bíblica, à vontade, pois sabem que qualquer ato reacionário será logo aplacado com o oferecimento de mais um Festival Promessas ou a cobertura jornalística de alguns eventos evangélicos.”.

    http://noticias.gospelmais.com.br/pt-cumprir-ameacas-evangelicos-jornalista-44134.html
    “PT começou cumprir ameaças contra evangélicos”

    http://noticias.gospelmais.com.br/pt-calar-liderancas-evangelicas-afirma-jornalista-29954.html

    • É óbvio que a Rede Esgoto de Televisão está nos atraindo para nos enganar. Mas é a guerra…”toujour la guerre”…faz parte do jogo.
      ………..A mídia mais poderosa do país, com contrato com a ONU para uma campanha de propaganda para implantar no Brasil privilégios para gays, que passa pela desconstrução da verdadeira doutrina cristã, consequentemente da família, em uma guerra, antes fria, depois declarada, agora oculta, contra o povo de Deus.
      ……….Ela quer ser tudo para todos, como os gregos do tempo de Paulo de Tarsis, que aceitavam todos os deuses, até um ‘deus desconhecido’, que Paulo usou como brecha para entrar no panteão e disputar palmo a palmo seus corações e mentes.
      No final, quem venceu ?
      ………..Vai dar polêmica ? Ótimo ! Vamos cair dentro. Vamos aos debates, como Paulo de Tarsis ! Afinal quem está cedendo terreno ? Estaremos na defensiva ou no ataque ? Quantos milhões de pessoas, antes alienadas do evangelho vão querer opinar e debater, ouvindo, neste processo, argumentos que jamais tnham ouvido antes ? Muralhas e fortalezas mentais e intelectuais construídas pacientemente por satanás ao longo das últimas décadas terão suas infra-estruturas abaladas também, dando brecha para o Espírito Santo fazer um ‘estrago’ nas hostes inimigas da Palavra de Deus. Maus crentes serão desviados ? Crentes fracos serão afastados do Caminho ? Ora ! Estamos todos na prova !
      ……………………………………Vistam a armadura de Deus e afiem a espada do Espírito ! Vamos á luta ! Evangelizem este país ! O Brasil para Jesus !

  2. Qualquer novela da Globo é mais educativa que uma telesessão de vendas promovida pelo R.R. Soares na Band, RedeTV e Rit. Qualquer novela da Globo é mais educativa que as telesessões de choratéu e venda de amuletos promovida pelo negão boiadeiro na RedeTV, Novo Canal, Rede 21 e outras. Qualquer novela da Globo é mais educativa que as telesessões de descarrego, limpeza espiritual e qualquer coisa promovida pela Igreja Universal do Reino de Deus na Record, Rede Família, Gazeta, CNT, RedeTV, etc.

  3. MEU CARO PAULO TEIXEIRA, É QUE A GLOBO JÁ FAREJOU QUE O EVANGELISMO NO BRASIL É UM GRANDE MERCADO. E OS EXECUTIVOS DO EVANGELHO PODERÃO LEVANTÁ-LA FINANCEIRAMENTE, JÁ QUE ANDA RUIM DAS PERNAS. A GLOBO NÃO É BOBA, E COMO A MAIORIA DOS PA$TORES ELA QUER $$$$$$$$$$$$$$$

    • Me preocupa essa ênfase nas atuações futuras da rede globo, pois faz parecer que o foco do problema da sociedade está na programação televisiva dessa emissora. Além do mais, por que só globo é alvo de ataques e censuras? O que dizer da programação anticristã e poluídora de valores Morais conforme presenciada nos demais canais, em especial a tv Record. Que diferença real há entre as novelas da globo e as da Record? Que diferença existe entre bbb e a fazenda?
      Por fim, se deve haver um boicote, uma atitude de inconformismo, tal atitude não se reserva apenas a globo, mas contra qualquer emissora que trabalhe para perverter os valores bíblico-cristãos.

    • meu caro Teixeira que cumprimenta-lo pela excelente, matéria sobre um assunto que esta intrigando os crentes em geral pois, se trata de uma verdadeira catástrofe no mundo dos cristos pois uma coisa que sempre os crentes,bateu de frente foi estas novelas imorais da rede globo e alem do mais a globo que sempre tratou os crentes como ladroes e fanáticos o que vamos dizer os nossos filhos que hoje pode tudo, pois DEUS só quer o coração? olha aqui meu amado irmão quero te dizer que DEUS não é açougueiro e que você é propriedade exclusiva de DEUS amem não entre nessa pois tem uma meia duzia de picaretas junto as organizações globo, para vender você meu caro irmão em cristo vigia com este falsos profetas amem.

    • Realmente não precisamos do marketing terreno. O marketing do cristão deve ser uma vida consagrada e pia diante de Deus. O mundo verá nele alguém que é diferente. Foi justamente isto que ocorreu com o profeta Eliseu. Aquela mulher disse ao seu marido: ‘vejo que ali vai um santo homem de Deus’. Paz.

  4. Olá eu acredito que devemos nos afastar se possivel de tudo quanto prende nosso coração das coisas desta vida. Novelas e filmes são mentiras que desvirtuam nossos sentimentos e fazendo com que estejamos mais distantes do Senhor. Toda a Glória e poder só a Deus pertence, não a seres humanos iguais. Alguns idolatram outros por sua beleza e fama que nada é do que passageiro e em vão. O homem não é nada e nem tem nada para oferecer ao outro a não ser muita tristeza e tribulação, se não tiver dentro do seu coração, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Somos todos iguais e necessitamos apenas de amar nosso proximo, na medida do possivel com muita sinceridade. Um abraço a Todos.

  5. Digamos não à globo e seu sistema podre e todas as religiões que só enganam e roubam dinheiro dos fieis. E sim, e só sim para Jesus o qual está acima de tudo e da própria bíblia, pois Ele é o centro e o mais importante! Vivamos o seu Evangelho puro simples, isto é, seus atos, gestos…

  6. que benefícios isso traria aos evangélicos, ao Brasil ou à igreja?pois é “mister que venham os escândalos”, como disse Jesus.A novela esvaziaria muitos templos. Plano perfeito do adversário[diabo]Imaginemos irmãos deixando de ir aos cultos ou abandonando o templo antes do término da reunião de oração para fitarem os olhos na Globo e admirarem a ‘santa’ novela.

    Imaginemos irmãos reunindo-se nas casas, não para falarem das coisas relacionadas ao Reino, mas tecerem comentários sobre os próximos capítulos da ‘abençoada’ novela.isso que o adversário de Deus quer tirar as pessoas do convívio das igrejas.Por que? Porque a mensagem bíblica colide frontalmente com os princípios que norteiam a produção dos programas da Globo, como as novelas, minisséries e outros.

    O adultério, a mentira, o homicídio, a devassidão, a fornicação, a prostituição, o homossexualismo, a idolatria, o desrespeito dos filhos aos pais, a falta de amor no lar, a feitiçaria e tantos outros são condenados pela Palavra de Deus e em suas novelas a Globo sempre exibe, com elegância, cenas com uma ou mais práticas citadas.isso tudo é fornicação diante da palavra de Deus é pecado.Cristianismo não é entretenimento.

    Jesus Cristo não morreu na Cruz para que o Evangelho fosse negociado.

  7. SÃO ILUMINATTIS COMO QUASE TODOS OS GRANDES E PEQUENOS PASTORES E PADRES DO BRASIL….YAHUSHUA ESTÁ A CAMINHO!!!!HALLELUYAH!!!!O NOME DO FILHO ESTÁ NO NOME DO PAI!!!!CONVERTAM-SE SAIAM DO SISTEMA RELIGIOSO ENQUANTO HÁ TEMPO!!!!ABAIXO A TODOS OS TEMPLOS PAGÃOS DESTE PAÍS!!!!

  8. Acho que se temos uma oportunidade de falar de Jesus numa emissora da canal aberto ( para todo tipo de público) devemos aproveitar. Se a emissora extrapola devemos demonstrar nossa indignação, tiramos audiência, os patrocinadores tem prejuízo e é assim que funciona o mercado da mídia: sem audiência = sem patrocínio = sem programação.Qualquer canal que tivermos de acesso a pessoas não evangélicas é válido, a mensagem do amor de Jesus deve chegar é a eles. Emissoras evangélicas são importantes mas o público delas é basicamente de evangélicos, seria vender geladeira para esquimó.Temos que atingir o público em rede aberta. Por isso o Festival Promessas é importante, se depois a empresa vai fazer carnaval, tudo bem é livre arbítrio, mas a mensagem de Jesus foi passada. Se for a vontade do Senhor eu vou no inferno e prego pro capeta. A palavra de Deus tem que chegar em todos os lugares, principalmente os do mundo.

    • Obrigado por sua opinião.

      O lamentável é que no Festioval Promessas não falou-se sobre vida eterna, sobre salvação, sobre perdão de pecados, sobre Livro da Vida, sobre perdição eterna.

      A começar pelo condutor do Festival, que sequer conhece a Bíblia, o Serginho Groisman.

      Se a Globo realmente quisesse deixar a ‘peteca’ nas mãos do evangélicos teria, ao menos, convidado um dos cantores gospel para trazer uma mensagem de Deus aoa ouvintes.

      A Globo não quer nada com o Evangelho, mas com os evangélicos.

  9. Satanás tenta de todas as formas distrair os crentes. Por isso, através da televisão; especialmente das novelas, tenta tirar o foco de Deus. Pois as novelas e outros programas da Globo e das outras emissoras, instigam: a prostiruição, homossexualismo, inveja, luxúria, intriga, ódio, roubo, assassinato, mentira, os filhos não respeitam pais e vice-versa, trapassa, bigamia, e o que mais se vê; a idolatria. Portanto, melhor mesmo e está casa do Senhor adorando e bendizendo o seu Santo Nome, e também divulgar as boas novas. Tenho certeza que não sobrará tempo para ficar diante da TV para vê besteiras.

  10. Realmente é lamentável ver pessoas sendo iludidas na falsa imagem que a Globo tem mostrado em relação aos evangélicos. Essa e mais outras “operação do erro” levarão muitos à perdição. O amor ao Evangelho de Cristo tem se esfriado. Nesse mundo não existe vez para pessoas físicas, e sim é dominado e disputado por pessoas jurídicas. É tudo negócio. Um cristão de verdade além de ter o conhecimento da Palavra de Deus que é viva e eficaz, ainda tem que possuir um senso crítico apurado para julgar aquilo que é bom e agradável e de boa fama. Mas só que uma coisa é julgar algo que não é bem-vindo no meio evangélico e simplesmente Não assistir, do que realizar uma tentativa de boicote, como no caso da novela O Canto da Sereia. Acho desnecessário. Melhor gastar nosso tempo com algo mais produtivo. Concordo plenamente com o Paulo Teixeira, se a Globo realmente estivesse interessada em nós Evangélicos, certamente ela teria deixado uma mensagem do Evangelho por um dos cantores ou até mesmo um apresentador, desde que seja verdadeiro. Permanecemos fiéis.

  11. novela com personagen evangélico jamais a globo faria isso por pura bondadew sem interesse nenhun pq todos saben que a emissora enfatiza tudo que é espirita e na novela que acabou fizeranquestao de envergonhar a personagen evangelica vamos abrir nossos olho s pq carneiro se transforma em lobo!!!

  12. eve diz: jesus andou no meio dos pecadores irmão, levando a palavra para todos os que quizessem ouvila, cura para os enfermos e perdão para os pecadores. já imaginou se ele apenas montasse um blog e ficasse murmurando que esse tem jeito e esse outro jamais terá jeito ? Deus manda chuva à todos os seres não fazendo distinçao alguma, se houver uma heroína evangélica em uma novela tal qual um heroi na biblia este personagem pode sim influenciar positivamente o espectador que desconhece a palavra e sendo assim tem todo o meu apoio e oro a Deus para que os seus propositos sejam em tudo realizados independentemente das nossas opinioes.

    • Sugiro ler a matéria novamente.

      Porventura Deus precisa de ajudinha da Globo para levar o Evangelho, via entretenimento?

      Ademais, na Bíblia não consta heróis. Todos os homens falharam. Alcançaram a misericórdia de Deus.

  13. O problema nao e a televisao como muitos comentam, na realidade, o objetivo dos empresarios setao agariar recursos para a empresa, globo. Agora o principal objetijo e’ o de satam,de deter os pseudos cristaos em casa, ele sabe que fazendo assim eviita de os tais comtribuirem para o crescimento da obra de Deus, e e’ disso que o diabo quer.

  14. Acho que quem está querendo esse tipo de personagem esqueceu do: “Bem aventurados os que sofrem todo tipo de perseguição e calúnia por seguir a mim”.
    Pelo amor de Deus, cristãos se recusando a serem perseguidos??? Se nem Jesus se recusou a ser perseguido, então quem não quer está se estimando melhor do que Ele.

  15. O problema está em não enxergar as coisas como são.a materia supra citada é sobre a rede de tv que esta enxegando nos evangelicos um nicho de dinheiro,coisas que os telepastores ja enxergaram faz tempo.biblia,jesus,salvaçãoi,ah isso não interessa.pelo menos não a rede de tv que agora está ganhando dinheiro com os evangelicos,os telepastores,esses ainda se prestam a faalr da biblia,embora usem o evangelho como segocio,ma santo esses como aqueles(emissosa de tv),serão julgados por Deus, assim como todo aquele que confessa o bom nome do Senhor,e o que não confessa tambem.eu sou responsavel por minhas escolhas,bem como todos os meus pares.o que perseverar até o fim alcançará a coroa da vida,até o fim.não ate o meio,nem ate as cenas do proximo capitulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here