Um show de horrores na Câmara Federal

9

Não há outra definição com relação ao que aconteceu ontem (17), na Câmara Federal, que um “show de horrores”. Como cidadão não posso ficar calado diante de tamanho agravo à democracia brasileira, tamanho desrespeito ao voto popular. Faço uso deste espaço opinativo para manifestar meu repúdio ao golpe constitucional que está em curso nos bastidores de Brasília. Depor a presidenta Dilma Rousseff e colocar em seu lugar um grupo de líderes corruptos do PMDB é um grande erro e contradição. Sair às ruas de verde e amarelo para pedir “mudanças” e ter como resultado a ascenção de Michel Temer como presidente é um erro e uma clara contradição.

Curta a nossa página no Facebook

Nada irá mudar, com exceção de que os golpistas irão lutar para o esfacelamento das investigações em curso contra seus pares, como a exemplo do Eduardo Cunha. Nenhum outro país democrático permitiria que um líder corrupto, com contas secretas na Suíça, e denúncia recente de que recebeu mais de R$ 52 milhões em propina, comandaria um processo de impeachment de uma presidenta cujo caráter é ilibado – inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez questão de reconhecer em inúmeras declarações que a “presidente Dilma é uma pessoa honrada”. Ainda cabe dizer que os parlamentares que julgam a presidenta pelas supostas pedaladas fiscais cerca de 290 respondem por processos que envolvem compra de votos em suas bases eleitores e participação no desvio de milhões dos cofres públicos. A prisão (hoje, 18) do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz pela Polícia Federal, foi sintomática. Muniz é casado com a deputada federal Raquel Muniz, que votou sim pelo processo de impeachment. Em seu voto Raquel Muniz disse que o “Brasil tem jeito”.

É fato conhecido internacionalmente, e um dos jornais de maior prestígio, o The New York Times, em manchete de capa publicada no último dia 15, destacou que o “impeachment contra a presidente Dilma está sendo liderado por políticos acusados de corrupção”. Não é, portanto, qualquer jornal de esquerda que faz referência ao processo, mas um dos mais conceituados do mundo. A imagem do Brasil está sendo aos poucos dilapidada por políticos sem excrúpulo, que fazem o jogo da luta “do poder pelo poder”. Não há uma real preocupação com os pobres, com os trabalhadores, com as famílias, e sim com a manutenção da corrupção e destruição dos benefícios sociais adquiridos desde a Constituição de 1988. Houve corrupção nos governos do PT tal como observamos ao longo dos últimos 500 anos, e quem errou tem que pagar por seus erros. Agora fazer uso de princípios constitucionais para depor uma presidenta que não tem qualquer participação nos delitos praticados é sim um golpe. O impeachment é um instituto presente na Constituição Federal de 1988, mas desde que possua fundamento jurídico. No atual processo contra Dilma não há fundamento.

Não é o processo em si o principal motivo de repúdio, mas os parlamentares que estão por trás. Na sessão de ontem os parlamentares fizeram reiteradas referências à família, a Deus e as suas denominações religiosas. São os mesmos parlamentares cujos nomes aparecem relacionados em escândalos de corrupção. Dentre as denominações evangélicas mencionadas, a Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja Mundial do Poder de Deus tiveram destaque, assim como o Movimento Carismático. Nada diferente dos deputados que são reconhecidamente representantes do Agronegócio, que defendem a flexibilização das leis trabalhistas. Não são meros tiriricas, mas filhos e netos de parlamentares que ocupam o cenário político há gerações. O mais grotesco das manifestações ontem partiu do deputado pelo Rio de Janeiro Jair Bolsonaro que, em seu voto pelo prosseguimento do processo, fez uma defesa da memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. O mencionado cometeu diversos assassinatos e participou de sessões de tortura.

Esta é a pior composição congressista da história da República, um retrocesso após inúmeros ganhos sociais e progressistas que não ocorriam desde Getúlio Vargas. O processo de impeachment autorizado ontem foi um verdadeiro comício patrocinado pela mídia brasileira. Na fala dos senhores congressistas eram frequentes as menções aos currais eleitorais. É nítida a intenção de veicular os votos às próximas eleições gerais em que parentes concorrem à reeleição. Foi, de fato, um verdadeiro show de horrores. Fundamentar o progresso político em suas bases por meio de um processo sem fundamento jurídico ou moral é um exemplo da podridão que se instalou no Congresso Nacional. Não há parlamentares comprometidos com a manutenção de projetos importantes, como o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, o Pronatec, a Farmácia Popular, a Ciência Sem Fronteiras, o Caminho da Escola, a expansão das universidades federais, a valorização do salário mínimo, e sim com a manutenção de seus privilégios econômicos e políticos. Hipocrisia.

Querem moralizar a política? Então que todos renunciem aos seus cargos e sejam chamadas eleições gerais, para o Executivo e o Legislativo, e que se faça uma reforma política de verdade, que não proteja seus interesses nos Estados e o coronelismo. É o único caminho ao clamor popular, que não é apenas da esquerda, como também da direita. É preciso um pacto nacional pela manutenção dos benefícios sociais e econômicos. Caso contrário, de nada adiantara multidões de pessoas irem às ruas vestidas de verde e amarelo se o que teremos na Presidência será uma composição política pior da que está sendo expulsa pela via golpísta e inconstitucional. Michel Temer, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Aécio Neves e Jair Bolsonaro não são quadros políticos adequados para recriar a República, mas destruí-la definitivamente. Os evangélicos progressistas não compactuam com semelhante golpismo que tem como objetivo destruir as bases sociais, precarizar o trabalho e aprofundar a desigualdade social. Temos que encontrar um novo caminho.

9 COMENTÁRIOS

  1. mais ou menos assim, vota-se no menos pior no menos ladrão no menos semi-analfabeto, então nesta matemática lógica entre cunha de 60 milhões e pt de lula e seu filho de tratador de zoo a um dos maiores empresários do pais, do roubo de milhões do mensalão até o roubo bilionário da Petrobrás , fica-se com que rouba menos

    • Isso soa muito idiota!! Coisa que nem você, Clamando, pode ser… Precisamos de pessoas sérias e não de um bando de ladrões no poder!! Pelo menos a Dilma não tem o nome envolvido nesse absurdo! A grande dificuldade está em entender por que tirar a Dilma para colocar Temer, algo cheira muito mal! Tenho 48 anos e vi muitos colegas de escola pararem de estudar porque a família não tinha como mantê-los com material, merenda, passagem… E eu só pude continuar pois consegui um padrinho… Então não me venham falar que o país sem o PT era melhor!!! Hoje até a faculdade pode ser sonhada pelo pobre. E que outro partido pensou tanto na classe trabalhadora? O estranho é ver tanto pobre, iludido, balançando bandeira, concordando com esses ladrões!! Será que esses desvios de dinheiro não tiveram mesmo a intenção de quebrar o país para então provocar esse momento “histórico”? É, esse GOLPE vai ser lembrado como todos os outros que sofremos através desses quinhentos anos… Infelizmente, a nossa genética majoritária nos obriga a aceitar tudo o que os que tiveram mais instrução nos dizem ser o certo, fomos criados para não pensar, adestrados a colocar cada coisa em seu lugar: o rico nas mansões e o pobre nas favelas (enfrentando enchentes, barreiras e toda sorte de problemas). O que reforça meu pensamento de que existe um complô para diminuir o número de pobres… Os reservatórios de água não atingem e permanecem no nível máximo, sem esse recurso, os alimentos também diminuem e se torna então necessário que os mais fracos (pobres) morram para que os fortes possam sobreviver (é a chamada seleção natural)… Acompanhe o meu raciocínio: a Aids surgiu aonde? Na África (país continental também, subdesenvolvido e estão querendo derrubar o presidente deles também, estranho, não é?) Nosso mosquito foi modificado com a “boa” intenção de parar a dengue e o que aconteceu? Ele simplesmente se transforma em transmissor de mais duas pragas… Aviões fumacê jogando fumaça no ar muito mais alto do que deveria para se ter um bom resultado ( o que será que tem naquela fumaça?)… As pessoas (pobres) cada vez mais doentes, hospitais públicos lotados, sem médicos, sem remédios… O povo dividido em polos, a intolerância latente, próximo de uma revolução… Isso não sugere um plano maléfico??! Devíamos pensar melhor em tudo o que está acontecendo. Sugiro que leiamos mais a Bíblia ao invés de perdermos tempo com idéias ditadas pelos que tem interesse em ver tudo pegar fogo enquanto fogem do Brasil.

      • apreenda a ler e vai entender, que em nenhum momento defendi a escolha do menos pior, e sim apenas constatei oque acontece no cenário político deste país.
        Certamente que gostaria que homens íntegros o façam.
        Agora Marta entenda bem é ser muito pobre de espirito levianar pela corrente do socialismo populista, onde lula deu muito dinheiro para a globo, criou lei para aquisição .de dinheiro para produtores, e artistas juntou vale gaz vale escola vale não sei oque mais no bolsa família e transformou, nossos pobres irmãos nordestinos em massa de manobra eleitoreira, acabou com o sonho deste que é um dos mais ricos pais deste mundo, os mantendo na miséria.
        Também alimenta centenas de ongs de todos os tipos desde lgbts a teus a fumadores de drogas e por ai vai, alimenta a maquina da cut e mst e centenas de milhares de empregos em troca de favores e formação de um exército para os manter no poder.
        Pior alimenta países sul americanos onde em cuba faz um dos maiores portos do mundo, sem ter o que escoar, na colombia e venezuela faz fraways metros e conjuntos habitacionais, mantém as asfarc.
        Vende gasolina pura para argentina e paraguay a pouco mais de um real, enquanto isto importamos petróleo e pagamos a gasolina mais cara do planeta.
        Nossos doentes morrem em filas de hospitais sem médicos sem remédios sem aparelhos para fazer exames.
        Nossos aposentados morrem de fome, enquanto pagam beneficio para presos por cada filho , mais de um salário.
        POR FAVOR NÃO DEFENDA ESTA NOJEIRA ATÉ VC. NININHA NÃO CONSEGUE SER TÃO IDIOTA ASSIM.

  2. johny equivocado como sempre a unica coisa que voce pode fazer pelo reino de Deus nesse momento é retirar-se da apologetica rapaz assim como dilma só prestaria seviço a nação se jogasse a toalha. nota zero pro johny que vergonha cara!

    • MAS, claro que temos completa noção do que era o país antes de luladrão e dilama, o pais estava a mais de dez anos sem inflação com o desemprego nas menores taxas do século, o país crescia a olhos vivos, depois no pt de luladrão e dilama começou mensalão e termina no petrolão.

      • sem falar no rombo do bnds que ainda não apareceu, nem no filho de luladrão de limpador de jaula em zoo hoje é um dos maiores empresários do país, milagres do pt.

  3. acorda?? com 90 bilhoes de rombo e a petrobras que valia 583 bis hoje vale 87 bi
    vc acha que a dilma e o pt são honesto , c/ essa desculpa de assistencialismo barato que nem jesus o fez ( DEU O PEIXE , MAIS ENSINOU OS A PESCAR)
    VC ACHA QUE NÃO É CRIME ESTUDA MAIS falsidade ideológica na falta de registro das dívidas. (Enquadramento legal: Art. 299 do Código Penal.)

    pedaladas fiscais“: “Constituem crime. E crime grave.” (Enquadramento legal: Inciso III do Art. 11 da Lei 1.079/1950.)decretos suplementares de destinação de verbas criados sem autorização do Congresso, inclusive em 2015.
    (Enquadramento Legal: Inciso VI do Artigo 10 da Lei 1.079/1950.)

  4. Johnny,gostei da sobriedade da sua matéria,e ver que diferente dos demais,você se preocupa com os fatos ao invés de ideias preconcebidas.Queria ter sua opinião,por favor,se você não pensa que no meio evangélico brasileiro se faz uma grande confusão entre ,socialismo,esquerda,geralmente associados a totalitarismo?E penso que os evangélicos em geral não sabem,ou fingem que não sabem que tanto esquerda quanto direita produziram “monstros totalitários”,e como você disse não é para
    defender nenhuma pessoa culpada de crime,mas que se apure de fato sem parcialidade,e se julgue quem for achado culpado.Obrigado pela matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here