Artigos

Resposta aos desigrejados. Porque não frequentar os templos?

Comments (57)
  1. glaydstone disse:

    Olhando para o Senhor Jesus Cristo autor e consumidor da nossa fé.hb12.2a ao inves de olharmos para o erros dos outros temos q olhar para Jesus, na igreja em casa, sempre vai acontecer algo de escandalo. Jesus disse q os escandalos viriam, temos é q vigiar para não causar escandalos. O q esta em casa e quer ficar em casa q fique a escolha é sua, mas criticar os que vão para as igrejas é julgar e não abrir os olhos do mesmo jeito é falar dos que se congregam em casa. como o irmão falou eles reunidos mesmo não aceitando ser denominação,igreja ou outro nome q seja no fim acabaram se tornando igreja de Jesus CRisto

    1. Roberto disse:

      As pessoas buscaram as teologias do século passado: Hoje a fé é material, as pessoas doam esperando prosperidade pra vida, doam tudo pra igreja!
      Ouve uma progressão
      Primeiro veio a teologia do “Jesus está voltando”, e deveria ser praticada toda santidade, logo depois, em 70 veio a teologia dos milagres de Jesus e agora “eu” recebo os milagres.
      Hoje Não é o homem que serve a Deus e sim Deus que serve os homens.
      As igrejas não tem mais fieis e sim clientes, há o paganismo, essas teologias trairam o cristianismo.
      A primeira onda petencostal o núcleo ainda estava intacto, na segunda houve o desagregamento, os evangélicos que seguem a teologia da prosperidade estão traindo a teologia do cristianismo, a teologia da prosperidade transforma as obras em manifestação material da fé, o que importa é a obra , que você dê alguma coisa.
      Em segundo lugar existe a traição do cristianismo , a teologia da prosperidade não exige uma vida moral reta, diferente do petencostalismo clássico, o que temos no neopetencostalismo é a tendeência de acentuar que o importante é a oferenda em troca da prosperidade. Isso é quase um despacho, só que ao invés de ser na encruzilhada é no cartão. Você paga os serviços e deus lhe repassa os milagres.
      A teologia básica do Cristianismo é:
      DEUS, QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE!
      A teologia de hoje é:
      deus, que seja feita a minha vontade.

      O Feitiço voltou contra o feiticeiro, antes acusavam os católicos de pagãos e hoje os evangélicos é que se paganizam.

      O protestantismo colhe do próprio veneno.

  2. Val Him disse:

    A comparação entre o Templo de Jerusalém que Jesus frequentava, e as “igrejas” atuais não é correta. As “igrejas” seriam melhor comparadas com as sinagogas. O Templo de Jerusalém era o local que o Eterno escolheu para “habitar” no meio do seu povo, estava prevista na Lei a sua construção, e demais ordenanças a respeito deste, tal como sendo o lugar para onde deveriam ser levados os dízimos, realizados os sacrifícios etc.

    Obviamente, sendo Jesus um exemplo de submissão à Vontade do Pai, este cumpriu plenamente a Lei, e obviamente cumpria todas as ordenanças relativas ao Templo. Jesus e seus discípulos não tinham a opção de se “desigrejar”, pois estariam descumprindo a Lei.

    Mas este Templo, que Jesus e seus discípulos frequentavam foi destruído, sua destruição fora prevista por Jesus, e ele já havia antecipado à samaritana como seria a adoração a Deus:

    “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. (João 4:21-23).

    Está bem claro que não haveria outro lugar de adoração que não seja o coração do homem, onde haveria de habitar o Espírito de Deus.

    O antigo Templo de Jerusalém, onde Jesus frequentava e pregava, foi substituído por nós, nós somos o Templo onde habita o Espírito de Deus, é ao coração do homem que devemos pregar, é em espírito e verdade que devemos adorar.

    Quanto à “desigrejar”, nós não nos “desigrejamos”, pois não nos separamos do Corpo de Cristo, mas nos separamos de instituições. Não estar filiado a uma instituição não significa estar sem igreja, não significa deixar de congregar. Eu congrego com seres humanos, e não com CNPJ, e estes não precisam ter seus nomes inscritos em uma lista de membros de uma instituição, mas no Livro da Vida, cumprindo a forma de adoração verdadeira e aceitável a Deus:

    “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. (Tiago 1:27).

    Não é errado estar filiado a uma instituição, mas também não é errado optar por não estar. Se seu conselho de ficar e dar testemunho for sincero, voltemos todos à Igreja Católica, de onde nos “desigrejamos”, para dar testemunho e mudá-la por dentro.

    A referência bíblica para nos “desinstitucionalizar”?

    “Mestre”, disse João, “vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “Não o impeçam”, disse Jesus. “Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, pois quem não é contra nós está a nosso favor”. (Marcos 9:38-40).

    Este ilustre desconhecido não andava nem com Jesus e nem com seus discípulos, mas tinha fé suficiente para expulsar demônios, e obviamente nele habitava o Espírito de Deus. Os seus discípulos ainda com espírito “institucional”, o queriam repreender, pois se ele não estava com eles, não poderia estar fazendo aquelas coisas. Mas veja que o próprio Jesus não vê a aparência, como nós homens vemos, e não se importou com isso.

    Da mesma forma, você está olhando a “aparência” dos “desigrejados”, como se eles não pudessem amar, ajudar ao próximo, congregar em casa, adorar, sem “andar com vocês”.

    Quanto à ordem eclesiástica, o chefe da casa é como um irmão mais velho, como o pastor. Todos nós somos parte do edifício construído sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, cuja pedra angular é Cristo. A única diferença é que há irmãos mais experientes, que serviriam como pastores das outras ovelhas. Mas é certo que toda ovelha não deve viver só de leite, mas passar a comer alimento sólido, amadurecer, e se tornar também pastora de si mesma, e participar do ajuntamento das ovelhas perdidas. O texto bíblico para você é este:

    “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo”. (Mateus 23:8-10).

    1. ESTOU MAIS CONVENCIDO A SAIR DO SISTEMA DOS HOMENS E SERVIR À DEUS NA SIMPLICIDADE DO EVANGELHO DE CRISTO.

    2. ANDRÉ SANTOS disse:

      VAL HIN ENTÃO RASGUE TODOS OS LIVROS QUE PAULO ESCREVEU SÓ PORQUE VC QUER VIVER UMA FALSA LIBERDADE QUE LEVA A LIBERTINAGEM , LEMBRE DO QUE PAULO FALOU , A IGREJA CONSTITUIU DIÁCONOS , PRESBÍTEROS E NÃO IRMÃOS MAIS VELHOS SEM NENHUM ENTENDIMENTO APROFUNDADO DO EVANGELHO , E O QUE FAZER QUANDO PAULO DIZ OBEDECEI AOS VOSSOS PASTORES PORQUE VELAM POR VOSSAS ALMAS , E DIZ MAIS NO LIVRO DE ROMANOS QUE TODO HOMEM ESTEJA SUJEITO A AUTORIDADES CONSTITUÍDAS POR DEUS , TANTO SECULAR QUANTO ESPIRITUAL , A MAIORIA DE VCS DESINGREJADOS QUE PREGA ESSE FALSO MOVIMENTO QUE JÁ DESTRUIU A ESPIRITUALIDADE DA EUROPA E OUTROS PAÍSES , GOSTAM DE NÃO SE SUBMETER A NINGUÉM , NÃO GOSTA DE SEREM EXORTADOS E DIRECIONADOS , E NÃO GOSTAM TAMBÉM DE CONTRIBUIR COM OFERTAS , A MAIORIA SÃO AVARENTOS E MATERIALISTAS E EGOÍSTAS , SIMPLESMENTE ELES ESCOLHEM COM QUEM QUER CONGREGAR , CONGREGAR SÓ COM FAMÍLIA E AMIGOS NÃO É CONGREGAR CAMARADA , A IGREJA NÃO ESCOLHE COM QUEM CONGREGAR , VCS SÃO FALIDOS ESPIRITUAIS PRECISANDO SE CONVERTER DO SEU EGOISMO , ENQUANTO AS FALSAS IGREJA É SIMPLES NÃO CONGREGUE LAR E NÃO APOIE FALSOS PASTORES , FAMÍLIA É FAMÍLIA IGREJA É IGREJA , SE CONGREGAR É SÓ COM FAMÍLIA NÃO PRECISA DE IGREJA NO SENTIDO DE REUNIÃO , O REINO DE DEUS É DENTRO DE NÓS E SOMOS TEMPLO NÃO PRA FICAR DENTRO DE CASA COCANDO O SACO E COMENDO PIZZA E INDO PRA SHOPPINGS DIZENDO QUE ESTAR CONGREGANDO , SE CONVERTAM POR FAVOR !!!!!!!!!!!!

    3. Henrique Honorato disse:

      Concordo plenamente com seu comentário meu irmão, acredito que há uma Hipocrisia muito grande dos líderes evangélicos quando repreendem, descriminam ou até mesmo amaldiçoam um membro que sai de sua denominação simplesmente por não concordar com os ensinos, que muitas vezes são heréticos mesmo, quando a própria denominação dele e todas as denominações evangélicas são em si mesmas uma divisão do corpo, porém quando eles, os líderes, quiseram sair de outra denominação e abrir seu próprio “ministério”(negocio) eles achavam em suas mentes e seus corações que estavam fazendo plenamente a vontade de Deus. Deveriam então cada líder voltar a sua denominação anterior, pedir perdão para o pastor de onde saíram, até que todos venhamos relevar as diferenças e humildemente pedir perdão ao Papa e voltarmos à igreja Católica Apostólica Romana, mais quando falamos assim todos os lideres apresentam um milhão de objeções e pontos doutrinários e desconversam desse assunto, porque eles próprios são contrários e veem que não é possível conviver com o erro, o que eles não enxergam é o próprio erro deles. Eles não veem que quando pregam suas apologéticas, muitas vezes estão pregando contra si mesmos, pois os erros das seitas muitas vezes estão presentes dentro da própria instituição mais de uma foram velada. O interessante é que ninguém se importava com os “destemplados” ou “desigrejados” até alguns anos atrás, porque eles não representavam uma ameaça real ao sistema, porém agora que o numero dessas pessoas tem crescido assustadoramente e de forma rápida e eles veem que se não fizerem nada em pouco tempo os sistema entrará em colapso (pois o sistema é alimentado pelos dízimos), assim como aconteceu com a Europa, onde hoje as igrejas estão completamente vazias e o islamismo é uma realidade, agora eles se preocupam com os feridos, agora eles se preocupam com os inconformados, mais ainda assim não arredam o pé de suas “doutrinas” sem base bíblica, das suas “tradições” dos seus achismos, dos rituais pagãos que muitas vezes são realizados dentro dos templos, das unções de animais, das loucuras de fato, querem apenas quantidade de pessoas, aceitam tudo, menos a verdade, quando perguntados sobre o erros doutrinários, desconversão e apelam para o amor, mais não tem amor pelos seus irmão na hora de impor o seu velho, inútil e fraco legalismo. Hoje pelo enfraquecimento das sucessivas divisões, tem pregado a necessidade “unidade”, mais essa unidade é daquele jeito, todo mundo continua com seu erro, ninguém fala nada com ninguém, e vamos fingir que está tudo bem, que não tem erro, que todas as denominações são perfeitas, ninguém mexe com ninguém. Eu ainda faço parte de uma instituição, mais as vezes me desanimo com o sistema e fico a pensar na vida, ainda tenho medo de sair e também tenho muitos irmão em cristo na denominação que frequento, mais cada dia fica mais pesado a convivência, mesmo amando muito meus irmãos em cristo e orando para a mudança do sistema, vejo que a mente deles nunca se abrirá para essas verdades, isso me deixa triste, pois eu também queria mudar a minha comunidade de dentro para fora, mais vejo uma resistência muito forte, acredito que cristo viu isso também no Judaísmo, e é por isso que ele disse:
      “Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam”. Fique na Paz meu irmão, ore por mim para que a vontade de Deus seja feita em minha vida, orarei por vocês. amém.

    4. Renato disse:

      Faço minhas suas palavras , os amados ñ entendi esse tema lógico que Jesus fez isso tudo ele tinha que cumprir a lei perfeitamente isso ñ quer dizer que nois devemos frequentar templos.

    5. Felipe disse:

      concordo com sua visão. Pois está nas escrituras, e só não ver quem não quer.

  3. Marcos Oliveira disse:

    Tentou consertar e piorou.

  4. Gil disse:

    Caro Silvio já que vc prima tanto pela congregação (igreja local), vamos a Apocalipse. João escreveu para as sete igrejas locais na Ásia e para todas elas havia uma palavra “…mas tenho contra ti…” e apenas uma recebeu palavra de aceitação. Então a Igreja do Senhor também abriga os “desigrejados”, vc está sendo determinista! como ficou o ladrão da cruz? como ficaram tantos irmãos e missionários que morreram convictos na sua fé em Cristo Jesus e não tiveram tempo de congregar?

  5. Mary disse:

    Eu sou uma destemplada, desprediada, e, por isso estou desprestigiada!

  6. Cada dia mais me convenso a deixar o sistema religioso dos homens e servir a Deus na simplicidade do Evangelho de Cristo.

  7. caro moderador não concordas comigo?

  8. Bereano Radical disse:

    Por que não frequentar os templos? Para não virar um fanático que pensa que a Galinha Pintadinha é um demônio.

    1. Silvio Costa disse:

      Bereano, quem disse ou escreveu que a galinha pintadinha é um demônio? Você redirige a argumentação em apreço ao referir-se a outro artigo; que pelo visto também não captou a mensagem e nem se deteve ao sentido de que o texto de galinha pintadinha apela à atenção e acompanhamento dos pais aos filhos, até mesmo em seus momentos de entretenimento doméstico.

      Não há naquele texto, demonização do personagem. Temos que ter cuidado para não julgarmos o que lemos apenas sobre a ótica do que “achamos” que quiseram expor. Me surpreendi com sua leitura a este artigo, pois da última vez que postou seus comentários, disse que “nunca mais ia perder seu tempo para ler meus artigos; e agora aparece aqui comentando de novo (julgar por julgar todo mundo pode ser julgado – mas jamais posso dizer que você não tem palavra apenas pelo que escreveu lá). Você é muito bem vindo e seus comentários também, desde que seu radicalismo seja contra argumentações e não pessoas.

      1. Bereano Radical disse:

        Mas quem disse que eu perdi tempo lendo o seu artigo? Eu só li o título e respondi a pergunta.

        1. Silvio Costa disse:

          Bereano. Se você “LEU” apenas o título do artigo, não deveria pré-julgar um conteúdo inteiro como fez com este, baseando-se numa compreensão distorcida de outro.

          1. Bereano Radical disse:

            Silvio Costa, eu não julguei o seu artigo inteiro, porque nem o li (Graças a Deus), apenas fiz um comentário sobre o título, confesso que muito maldoso, brincando com seu outro artigo. Talvez com tanta ira porque sou um grande fã da Galinha Pintadinha (brincadeira).

            Mas realmente fui muito deselegante, e por recomendação sua, vou tentar comentar com mais lisura. Deixo aqui meus pedidos sinceros de perdão.

          2. Silvio Costa disse:

            Glória a Deus! Ainda bem que tem um Leandro de Jesus para fazer coro com a gente aqui! Pensei que tinha comprado a causa de congregar na casa de Deus, sozinho; mas não. Que bom!
            Suas palavras são puras e entendemos perfeitamente sua mensagem.

  9. Leandro de Jesus disse:

    o conhecimento incha e só o amor edifica…a carta aos hebreus é imperativo um versiculo~>“não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.” hebreus 10.2
    e o proprio cristo orientou com respeito ao dia de pentecoste, a descida do espirito santo ~> “e eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.(lucas 24:46-49)”
    e em atos 2:1 diz ~> “estavam todos reunidos no mesmo lugar…”
    é muito triste ver que ainda no século xxi se discuta isso com tanta informação e ferramenta disponivel.o deus deste mundo cegou o entendimento dos incrédulos. aos que são da fé > jesus esta vivo!!!ele ressuscitou , venceu a morte e o inferno e tem nas mãos as chaves.destruiu aquele que tinha o poder da morte a saber , o diabo, a antiga serpente, o dragão e acusador dos irmãos. eu duvido que alguém que tenha nascido de novo, não queira esta em comunhão, e eu falo de koinonia, e não de grupinho de cantina e amigos…comunhão mesmo, e sacrificial de amor. os cristãos na janela 10/40 gostariam de ter a oportunidade de estar sempre reunidos em oração , partindo o pão, praticando o amor. na china, muitos querem poder fazer culto em praça publica e em massa. não deixemos de congregar. foi o espirito santo quem disse!!! é claro que a igreja(denominação) hoje esta corrompida e nela existem os enganadores(não era diferente no inicio), mas isto não é desculpa para deixar de congregar. e sim de se reunir e lutar em fé e oração para destronar o diabo. e tem outra, submissão sim aos pastores e aqueles que deus colocou na sua vida para ministrar a palavra, o que passar disso é como pecado de feitiçaria, lembrai-vos de saul. satanás quer você isolado, ele sim odeia koinonia e ver a igreja reunida ,aonde quer que seja. lembra? ele sabe o valor da comunhão em adoração, foi expulso do céu . por pura rebeldia e vive na escuridão , isolado do céu, e da comunhão eternamente. deus sempre vai querer. sabe por que você ta aqui junto comigo falando deste assunto ainda no dia de hoje: porque no brasil eu e vc temos a liberdade e abusamos dela…deus precisa de mim e você, e em comunhão, brasas incendiárias…é sim sim e não não> o que passar disso é do maligno!!! jesus esta vivo!!! somos o corpo dele, eu e você , aqueles que nasceram do espirito. fortaleça sua congreção, faça a diferença, não permita ser apagado, mas queime, esteja ardendo, se não te ouvirem, busque a deus, e ele lhe dará a direção, mas não viva isolado…você não tem desculpa para isso no brasil…congregar sim…e sempre, até a nova jerusalém aonde estaremos unidos a congressão dos santos celestiais, ao monte sião,à cidade do deus vivo, à assembléia festiva de inúmeráveis anjos,à congregação dos primogênitos que estão escritos nos céus… a jesus…glória a deus!! se alguma coisa nos isolar, que seja a perseguição por amor ao evangelho, e não por puro achismo e modismo…juntos e ate o céu e eternamente!!!

    1. Pr. Marcos Alex disse:

      Parabéns! Cuide apenas que depois dos pontos finais e parágrafos deve iniciar as setenças com letra maiúscula e os sbstantivos pr´oprios também, ex. Jesus Cristo, Espírito Santo etc. Na argumentação – nota 10.

      1. Leandro de Jesus disse:

        Na Verdade Pastor eu havia feito todos em Caixa Alta e quando corrigi no Word para minúsculas estava tão impulsionado em postar logo que nem me importei com a correção no inicio de paragrafos e tudo mais…mas ainda assim agradeço, pois seria o correto no Português. Toda honra , todo louvor ,toda glória, seja dada a ele, pelo século dos séculos ….

    2. Silvio Costa disse:

      Glória a Deus! Ainda bem que tem um Leandro de Jesus para fazer coro com a gente aqui! Pensei que tinha comprado a causa de congregar na casa de Deus, sozinho; mas não. Que bom!
      Suas palavras são puras e entendemos perfeitamente sua mensagem.

    3. Joel Felipe disse:

      Amém. Assim como o Silvo Costa, fico feliz de saber que ainda existe pessoas que entendem a palavra, e a necessidade de estarmos em comunhão…
      Glória a Deus…

    4. Antônio Torquato Rodrigues disse:

      Vejo muitas interpretações pessoais de textos Bíblicos, e pouca verdade daquilo que verdadeiramente eles querem dizer. Por exemplo: Hebreus 10.25: se você isolar este versículo do versículo 24, você terá um entendimento superficial da verdade que os dois versículos juntos transmitem. Hebreus 10. 24-25: Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimular ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima. Vamos analisar algumas verdades que estão nestes dois versiculos:1. O texto do versículo 25 não está dizendo que o Cristão deve se reunir em uma igreja, ou templo. O versículo diz que, o Cristão, não deve deixar de se reunir como Igreja, ou seja, o cristão é a Igreja, e é a reunião destes irmãos que vai formar a congregação, e que esta congregação de Cristãos pode ser reunida em qualquer lugar, e não especificamente em um templo. 2. O versículo 24 revela a necessidade dos cristão se reunir, ou seja se congregarem, que é para que um possa estimular o outro a praticar o amor a Deus e ao próximo, através da vida prática. Outro equívoco é usar textos dos evangelhos para querer justificar os templos Cristãos de hoje, afirmando que reunir em templos era uma prática de Jesus e dos apóstolos, e que estes textos respaldam os templos de hoje. 1. Os evangelhos narram o ministério de Jesus Cristo, e nesta época não existia ainda a Igreja Cristã, em nenhum aspecto, pois a Igreja Cristã só veio a passar a existir, depois do pentecostes, lá em no capítulo 2 de atos dos apóstolos, e que eles, enquanto ainda não eram perseguidos, se reuniam, tanto em casa, como no templo, mas depois passaram a se reunir apenas em casas, em túneis, em cavernas, e etc. 2. A igreja Cristã só passou a se reunir em templos, como vemos hoje, a partir do século 4 quando o imperador Romano, Constantino, se converteu ao cristianismo e uniu Igreja e estado, e a partir daí a igreja adotou o costume pagã de se reunir em templos. Particularmente, não vejo nenhum mal em a Igreja se reunir em templos, eu vejo o mal nas pessoas que tornaram o templo que hoje erroneamente chamam de Igreja, em uma instituição meramente humana, onde apagaram a chama do Espírito de Deus, em detrimento daquilo que Verdadeiramente devia se apagar, que é a Vida e o culto meramente formal e humanista. Onde os líderes estão interessados é no poder econômico e no status que a administração destes templos proporciona a eles, através do controle da vida de seus membros, e não do poder espiritual, e da honra, e da glória, em poder ser um instrumento nas mãos de Deus, para abençoar e salvar almas. Como pode a Igreja se desigrejar de si mesma? Assim como nem todos que deixaram de se reunir em templos podem ser considerados desigrejados, da mesma forma, nem todos que se reúnem em templos podem ser considerados igrejados, pois a Igreja Cristã é universal, e só Deus sabe quem é, e quem não é, Igreja dele.

  10. Eduardo Nobre disse:

    As “igrejas” de hoje é que segregam os cristãos.

    O católico não é irmão para uma, e o evangélico não é irmão para os católicos. Os neopentecostais não congregam com os tradicionais, e a IURD não congrega com a Mundial. A cada ano nascem novas denominações, novos “apóstolos” são ungidos, a cada dia os cristãos estão mais segregados. Todos “teoricamente” unidos por Cristo, mas na prática, todos separados por dogmas, doutrinas e tradições.

    A própria reforma protestante foi um exemplo de “desigrejar”. Não agiram conforme o pensamento do colunista, não ficaram para dar testemunho e influenciar, mas se separaram dos seus antigos irmãos, por conta de erros de homens, rompendo o laço que os unida, que era Cristo, pela espada do erro humano. Como contestar os “desigrejados” de hoje, que também já não suportam os “erros” dessas instituições, e criam novas congregações em suas casas, se nosso meio evangélico nasceu assim?

    A própria institucionalização do culto religioso é que segrega a congregação dos santos. Eu não sou filiado a nenhuma instituição, pois considero a todos que crêem na salvação por intermédio de Cristo, e no testemunho de Jesus e dos apóstolos acerca de Deus, como meus irmãos. Sendo “desigrejado”, congrego com todos, conforme as circunstâncias permitem, visito amigos queridos que tenho em várias congregações, ajudo em eventos, conforme minhas possibilidades, congrego e ensino em casa, congrego com irmãos que estão presos, nos hospitais, e com muitos que nem me consideram irmão, mas que são filhos do mesmo Pai.

    Ora, quem deverá julgar a todos é o Cristo de Deus, e não eu. Mas de certo, o laço que me une aos meus irmãos, que é o Messias de Israel, é certamente mais forte que as instituições, dogmas, doutrinas e erros humanos que nos separam.

    1. Paz de Cristo meu irmão, gostaria de convidar você para ser autor do site Conselheiro Cristão!

  11. Silvio Costa disse:

    Eu tinha convicção de que todo “crente bereano” é boa gente!
    Seja bem-vindo meu irmão,será um prazer contar com sua colaboração, críticas e sugestões!

  12. Roman disse:

    Impressionante é a quantidade de alusões e conjecturas que foram publicadas anteriormente.

    Aqui, neste novo tópico, apresenta-se o versículo de Atos 5:42 para corroborar a ideia de que “crente bem alimentado é aquele que participa de uma igreja ‘Sadia’ “. Interpretações de versículos isolados geralmente são complexas, pois tendem a descontextualizar ao ocultar parte da história. Em Atos 20:20 o apóstolo Paulo fala “Como não ME esquivei de vos anunciar coisa alguma que era proveitosa e de vo-la ensinar publicamente, E de CASA EM CASA.”

    Bentsion certa vez postou algo bastante interessante:

    Deus jamais proibiu às pessoas de se reunirem em um determinado local ou que, juntos, optassem por edificar um local para as reuniões.

    Se você, caro leitor, tem acesso a um local de reunião, isso é ótimo. Afinal, a estrutura física ajuda muito. Mas isso não pode ser considerado indispensável para uma vida de um seguidor de Yeshua.

    A questão é apenas compreendermos que o local de culto não tem a função de ser “Casa do Senhor”, e sim apenas de abrigar a “Casa do Senhor”, que somos nós, seguidores de Yeshua, que podemos nos reunir em qualquer lugar.

    Muitas congregações oferecem estruturas belíssimas, música ambiente, ar condicionado, cadeiras confortáveis, lindos vitrais, tetos bem altos, que acabam conferindo ao lugar uma aura de sacralidade.

    É preciso compreendermos que esse efeito é emocional, e que YHWH não habita em construções humanas, e sim em meio ao Seu povo, esteja ele num local como esse, ou mesmo em meio ao deserto.

    __________________________________________________________________

    Ah… e “Porque não fundou Jesus um novo templo?” Acho que é porque… não ficaria pedra sobre pedra [Yeshua não estava preocupado com o Templo].

    Assim,
    “Porque, onde estiverem DOIS ou TRÊS reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)

    Agora, minha posição quanto ao tema? Sou a favor dos irmãos estarem em comunhão, sempre! Seja nas congregações, seja nas casas!

    Eduardo Nobre,
    Parabéns pela excelente exposição.

    1. Concordo com você meu amigo essa é a visão!
      Não entendo por que as pessoas insistem em chamar um templo feito por mãos humanas de casa de Deus!

  13. Lara disse:

    Sou uma desigrejada e não arrependida, não sigo mais um líder de uma “igreja local”, agora sigo apenas meu amado Jesus, eu e minha família seguimos até melhor do que uma “igreja de parede”, pego firme a comunhão com meu marido e meus filhos á “Jesus Cristo”tem que ter muita fé e convicção de que vc é capaz de ser um desigrejado, caso ao contrario já era, isso é só para alguns, por enquanto é claro!

    1. Abimaellima disse:

      Isso mesmo
      Comunhão com os de casa. Pq os crentes hoje não faz bem culto no lar, quando mais admoestar seu cônjuge e filhos; isso q a palavra diz.
      Ap.1:6 diz: somos sacerdocio santo ( mas os crentes hoje depende de uma igreja ainda pra ler a palavra e orar do no Monte que é oração forte; sem falar das campanhas de Tudo quanto é nome.

  14. lrraimundo disse:

    rsrsrsrsrsr….
    Quem ñ sabe q o Templo do Espírito Santo somos nós?
    Quem ñ sabe q o Senhor Jesus ñ habita em construção humana?
    Quem ñ sabe q ñ há local específico p/ se adorar a Deus?
    São perguntinhas q podem ser consideradas “Tolerância Zero” no meio cristão, mas muitos insistem em dizer q os q congregam em Igrejas, templos, denominações ou seja lá o q for, são segregados, seduzidos, bitolados e mais p/ baixo. Mas esquecem q só há esses templos por causa da comunhão de muitos q os frequentam.
    A comunhão entre os cristãos foi algo q Jesus e os apóstolos tentaram há mais de 2 mil anos atrás nos ensinar, ñ é necessário nem colocar trilhões de versículos aki p/ vermos isso, e até hoje estamos batendo cabeça. NÃO IMPORTA: Se é AD ou Metodista, se é templo ou casa, se é aki ou na China; Ele quer q estejamos em comunhão!
    É fácil tacar pedras e criticar o modelo atual das igrejas. Hoje tem dezenas delas q são marmota pura, o q acaba por engrossar mais a situação. Mas, se nós imaginarmos q há 2 mil anos a qtdade de cristãos não era nem POEIRA do q somos hoje, podemos entender perfeitamente o pq de vários templos, denominações e etc. Exemplo simples: antes, era reunido nas casas. Provavelmente o número ñ devia passar dos 30, 50 cristãos. Hoje, uma igreja em um bairro pode chegar a 100 facin, facin. Imagine vc reunindo 100 pessoas 3 vezes por semana na sala de sua casa? Q beleza! A patroa iria me esganar toda semana! kkkkkkk!
    Se eu pegar o bairro onde moro, classe média-baixa, local onde dá MUITA IGREJA, só em uma rua tem, em média, 10 igrejas. Rua de 500 metros, no máximo. Cada uma, com no mínimo 50 membros. Se seguíssemos o modelo q muitos falam aí, já pensou 500 pessoas na sua sala??? Ñ precisa ser teólogo p/ compreender isso; basta ñ ter faltado a aula de matemática!
    Mas muitos poderiam dizer: é fácil, cada dia faz numa casa, divide a qtdade pelas ruas… Olha q engraçado: poderia ter, ao mesmo tempo, 2 reuniões na mesma rua, podendo ter vários cristãos de outra rua; ou poderia ter um culto na minha rua, e, virando a esquina, ter outro culto na outra rua a menos de 10 metros. Q coisa mais esquisita: ñ somos irmãos, pq fazer culto na casa de um, sendo q há outro culto na casa do outro irmão q é meu vizinho!?!?!? Embolou tudo! kkkkkkk!
    Bem, é aí q entra a ORGANIZAÇÃO, através de denominações ou igrejas (respeitando toda história). Ela ñ substitui a comunhão dos irmãos, não substitui a presença de Deus em nós, ñ é maior q Deus. Ela apenas ORGANIZA. Aí, vai de cada um a escolher qual denominação se encaixa no seu perfil, DENTRO DOS PADRÕES BÍBLICOS.
    Falo q Deus aprovou as denominações. Ñ concordo com tamanha qtde, como as 10 em uma rua aki em meu bairro, mas q tenha locais específicos p/ reunirmos. Hoje podemos pensar em missões, coisa q cultuando nas casas ñ iria conseguir fazer sem ORGANIZAÇÃO (coletar ofertas, treinamento, enviar valores financeiros, dar suporte e etc, etc, etc); olhar especificamente p/ cada gênero em sua diversa idade (mulher, homem, criança, jovem); mantermos contato com diversos irmãos em todo mundo. Isso dificilmente aconteceria se vivêssemos ainda da forma da Igreja Primitiva (veja bem: ñ falo em CULTO, ADORAÇÃO, mas em matéria de organização).
    O q ñ podemos pensar é q sozinho podemos estar em comunhão com os irmãos. Isso é IMPOSSÍVEL, tem q haver contato, sinergia, calor humano. Fora isso, vc reunindo em casa, na igreja, no trabalho, na escola, na floresta, no deserto, vc é a IGREJA DE DEUS!

  15. Rodrigo disse:

    Até entendo que não devemos generalizar.
    Mas hoje é difícil congregar em lugares onde não se pode falar a verdade do evangélho que vai contra o “sistema religioso”, pois logo você é visto como herege. E assim, será logo “escomungado” e os olhares tortos, pricipalmente dos que se assentam nas primeiras cadeiras das sinagogas, logo dão um jeito de ir queimando você aos poucos.
    Mas sobre Jesus frequentar o templo e festas, como o autor mesmo disse, era Lei de Moisés para o povo de Israel. Jesus também ensinou, assim como Paulo, sobre o culto racional na carta aos Romanos, que o verdadeiro culto a Deus é a atitude no dia a dia com o próximo e não liturgia religiosa, não que isso seja proibido.
    Mas, não julguemos, nem os desigrejados e nem os igrejados, cada um toma para sí a liberdade que a graça de Deus nos dá.

  16. Roberto disse:

    As pessoas buscaram as teologias do século passado: Hoje a fé é material, as pessoas doam esperando prosperidade pra vida, doam tudo pra igreja!
    Ouve uma progressão
    Primeiro veio a teologia do “Jesus está voltando”, e deveria ser praticada toda santidade, logo depois, em 70 veio a teologia dos milagres de Jesus e agora “eu” recebo os milagres.
    Hoje Não é o homem que serve a Deus e sim Deus que serve os homens.
    As igrejas não tem mais fieis e sim clientes, há o paganismo, essas teologias trairam o cristianismo.
    A primeira onda petencostal o núcleo ainda estava intacto, na segunda houve o desagregamento, os evangélicos que seguem a teologia da prosperidade estão traindo a teologia do cristianismo, a teologia da prosperidade transforma as obras em manifestação material da fé, o que importa é a obra , que você dê alguma coisa.
    Em segundo lugar existe a traição do cristianismo , a teologia da prosperidade não exige uma vida moral reta, diferente do petencostalismo clássico, o que temos no neopetencostalismo é a tendeência de acentuar que o importante é a oferenda em troca da prosperidade. Isso é quase um despacho, só que ao invés de ser na encruzilhada é no cartão. Você paga os serviços e deus lhe repassa os milagres.
    A teologia básica do Cristianismo é:
    DEUS, QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE!
    A teologia de hoje é:
    deus, que seja feita a minha vontade.

    O Feitiço voltou contra o feiticeiro, antes acusavam os católicos de pagãos e hoje os evangélicos é que se paganizam.

    O protestantismo colhe do próprio veneno.

  17. JOSU disse:

    TEMPLO

    • O único templo autorizado por Deus foi o construído por Salomão e foi derrubado no exílio!

    • O templo, que os discípulos freqüentavam ERA UM PÁTIO ABERTO feito pelo Imperador Romano Herodes; As sinagogas, eram locais de estudo (biblioteca). (At 2:46)

    • O terceiro Templo é Jesus Cristo – “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei – Referindo-se a seu corpo” Jesus derruba o templo, para que construir mais? Templo é espiritual não físico (Mc 13:1-2; Jo2:19-21)

    • Jesus diz “a minha casa será casa de oração” se referindo a Israel não ao templo de Herodes (At 7:48)

    • Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, tão pouco pede para ser servido lá ( At: 17-24)

    • A casa de Deus é o povo, o Espírito do PAI habita nas pessoas não no tijolo e cimento! (1Cor 3:16);

    • Os apóstolos nunca edificaram templos religiosos, nem ministraram culto neles, eles se reuniam em casa! (Col 4:15; Rm16:5) O templo dessa época era um pátio aberto!

    • Será que Jesus era um falso profeta? Ele derrubou o templo que vocês idolatram!! Que pena!!!! “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei – referindo-se a seu corpo” ” “Não sobrará pedra sobre pedra” “O véu do templo se rasga de alto abaixo e as pedras se fendem”

    • Deus não pediu para que se construísse nenhum santuário terrestre na nova aliança para adorá-lo, assim está escrito “Nem no templo, nem no monte, os verdadeiros adoradores adoram em espírito” (Jo 4:20-24) RESPEITE A VONTADE DO CRIADOR, não negue o verdadeiro santuário colocando um falso no lugar. Nova aliança, que ocorre na morte do Messias, envelheceu a primeira. (Hb 8:13) Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um ((santuário terrestre!)) (Hb 9:1) Assim, em obediência, os discípulos de Jesus estavam em comunhão com o verdadeiro santuário, o qual o CRIADOR fundou, e não o homem (Hb 8:2) De modo que, os que servem ao tabernáculo de Pedra, ou seja, o santuário falso erguido por homens, negam o verdadeiro! Como está escrito “Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.” (Hebreus 13:10) da graça tendes caído todo aquele que pelas velhas práticas ficam atraídos!
    ______________________

    IGREJA

    PELA HISTÓRIA: No inicio a igreja era todas as pessoas centradas em viver as palavras de Jesus em suas vidas no dia a dia. Então, a igreja chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, a Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente chegou a América e tornou-se um negócio!

    PELOS EVANGELHOS: Em termos bíblicos, a igreja é simplesmente aqueles que estão seguindo a Jesus, a família de Deus! Definitivamente não é instituição, não é uma corporação, não é uma empresa!! (Mt 18:20 1Co 6.19; 1 Pe 2:5; Ef 2:20-22 ) Da mesma forma que pode se dizer “sou cristão” pode se dizer “sou igreja”! Não existe igreja instituição, existe igreja você, você é a casa de Deus e em você ele habita (Hb 3:6.), não na pedra, não no tijolo e muito menos em um CNPJ. Você deve encarnar as palavras de Jesus no seu dia a dia, você deve atender os necessitados, você deve servir ao próximo, você deve anunciar o evangelho e ter comunhão com os pobres e necessitados, não é pagar para alguém fazer isso no seu lugar. Quem é igreja, é em qualquer lugar e não precisa de patrulhamento! O EVANGELHO afronta o que você aprendeu com sua instituição? Vai continuar afrontando, enquanto você continuar lendo a bíblia apenas nas partes que te mandam, enquanto você não fizer uma leitura linear dela! Por que você não faz uma leitura retilínea de capa a capa? Acaso tem medo de conhecer a verdade?
    ______________________

    COMUNHÃO

    • Comunhão não é freqüentar a instituição, é servir ao próximo! A comunhão é com os pobres e necessitados e não com uma corporação! (At 2:44-45-Rm 12:4-5; Ef 4:25-28; Ef 4:32); ______________________

    CONGREGAÇÃO

    • Quem disse que congregar significa estar em uma instituição, empresa ou facção religiosa? Congregar-se não é ir ao templo E PARTICIPAR DE ATIVIDADES RELIGIOSAS, MAS é reunir-se! De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três que REUNIDOS EM SEU NOME, ali está a igreja ( igreja é povo), pois Cristo está com eles, conforme prometeu em (Mt 18). Assim, se dois ou três amigos se encontrarem para falar sobre as lições espirituais, ou para servirem alguém, ali é a igreja! Isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho!
    ______________________

    OFERTA:

    • Pastores da bíblia eram trabalhadores e não viviam as custas do evangelho (2 Tess 3:7-8);

    • Oferta é alimento para os Pobres não para sustento Pastoral (1 Cor16:1;2 Cor 9:9-10; At 8:20);

    ___________________________________________

    DIZIMO DE ABRAÃO:

    • O DIZIMO DE ABRAÃO NADA TEM A VER COM O DIZIMO DA LEI DE MOISÉS!! Abrão dizimou uma única vez na vida, não para sempre. Foi voluntário e não foi 10% (Gen 14);

    ___________________________________________

    O DIZIMO DA LEI

    • Casa do Tesouro nunca foi um templo religioso protestante, era um silo para guardar alimentos para os famintos.

    • Dízimo NUNCA Foi Dinheiro, OURO ou pedras preciosas, era alimento (II Crô31:5-6;Sm 8:15);

    • Dizimo era dado de 3 em 3 anos 10% era destinado aos necessitados (Dt 14:28-29);

    • Quem Rouba a Deus nos dízimos são os Sacerdotes não os fiéis (Ml 2:1);

    • Devorador é um gafanhoto e não um demônio (Joel 1.3,4);

    • Benção sem medida é chuva para se obter os dízimos do fruto da terra (Lev. 27:30-32);

    • Dízimo foi dado ((exclusivamente para os Judeus de Levi)), esse costume foi de Abraão até Levi. (Hb 7:5)

    • ((Somente os Sacerdotes de Levi)) poderiam recolher dizimo, não o pastor (Nm 18:21;Nm 18:24);

    • Para ser Dizimista deveria-se guardar e Lei de Moisés TODA ELA!. (Hb 7:5; Hb 7:9; Gl 3:10)

    • Dizimo era apenas um dos elementos da Lei de Moisés (HB 7:18); Cristo Aboliu a Lei de MOISÉS na CRUZ, junto com o sacerdocio (PADRE) (HB 7:28;Hb 9:16 -17);
    ___________________________________________

    O DIZIMO DO PROTESTANTISMO

    • Invencionice Cinista! Baseado no NADA!!! Dízimo é somente para os levitas, pastores não são e nunca serão levitas pois, levita é quem descendia da tribo de “LEVI”.

    • Em (Ml 3:10) Os sacerdotes que estavam roubando a Deus não somos nós, por favor. Eram os sacerdotes que deviam alimentar os orfãos, viúvas e estrangeiros. Você está forçando a barra falando que somos nós.

    • Dizimo no N.t? (Mt 23:23),”Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã” “Ai de vós” Quem? Judeus ou Cristãos? “Ai de vós, escribas e fariseus” Esses dois homens são Judeus E NÃO CRISTÃOS! Quando ele fala de fariseus, se aplica a eles, eles estavam sobre os mantos da Lei de Moisés, e segundo a LEI, eles precisam obedece-la até que viesse a promessa, o MESSIAS para CUMPRIR A PROFECIA em si mesmo, ou seja, até a morte de Jesus (Hb 9:17)! Nesse momento é dito “Está consumado” e O ministério da Lei tem seu fim e inicia-se o ministério da graça! Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.(Rm 10:4)

    • O Pastor da bíblia nunca recolheu dízimos (At 15) a coleta era alimentos para os famintos (Rm 15:26); E nunca foi para construção de templos, basílicas e catedrais, muito menos para o sustento de quem tem preguiça de trabalhar. Os discípulos trabalhavam para dar exemplo! E esporadicamente, quando não tinham condições de trabalhar viviam de caridade (Oferta).

    ______________________

    LÍDERES ESPIRITUAIS: PASTOR, BISPO E PRESBÍTERO.

    • Após a morte de Jesus, nenhum sacerdote tem mais o direito de representar Deus na terra.“Porque há um só Deus, e UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” 1 Timóteo 2:5-6

    • Pastor não é cargo de instituição, é Dom de guiar! (Ef 4:14; 1 Cor 12:28; 1 Cor12:29);

    • Pastor eram apenas pregadores do evangelho, e não sacerdotes ministrando culto no templo conforme era feito na velha aliança (Hb: 8:13; Hb 9:1)

    • Pastores da bíblia eram trabalhadores e não viviam as custas do evangelho (2 Tess 3:7-8);

    • Oferta é alimento para os Pobres não para sustento Pastoral (1 Cor16:1;2 Cor 9:9-10; At 8:20);

    • Bispo, presbítero e diácono eram pastores experientes, anciões, simples pregadores do evangelho, não cargos de instituição religiosa, não sacerdotes do templo! Eles, guiariam o recém convertido até ele alcançar a maturidade, (Ef 4:11-14) deixando seu guia para “ide e pregai” O mandamento sempre foi “ide e pregai”, não ide escutai as mesmas coisas o resto da vida! É “ide e pregai” e não pagar os outros para fazer isso em seu lugar.

    • Jesus não deixou Sacerdotes e Lideres Espirituais, Ele deixou discípulos (Mt 23:5-8) (Mt 23:9-11) Ele queria que todos nós alcançássemos a maturidade para sermos nosso próprios sacerdotes, nossos próprios líderes de acordo com o evangelho!

    • Meninos na fé, que precisam sempre ir ao templo ouvir as mesmas coisas o resto da vida (Hb 5:12-14) Já deveriam ser mestres pelo tempo!

    SE OS SEUS LÍDERES NÃO IMITAM OS LIDERES DA BIBLIA, A QUEM IMITAM?

  18. JOSU disse:

    A COMUNHÃO É COM OS POBRES E NECESSITADOS E NÃO COM UM GRUPO RELIGIOSO! A igreja que os Apóstolos fundaram, foram movimentos livres de Caridade e nada tem a ver com O SISTEMA IMPERIALISTA Eclesiástico que transformaram o evangelho em comércio!

    1) Jesus nunca construiu templos, nunca fundou nenhuma corporação, instituição, empresa chamado igreja, a terceira geração o fez! Jesus chamou de igreja todos que foram comprados com seu sangue, o povo cristão! Igreja é gente, é todos que seguem a Jesus, não instituição religiosa!! A igreja de Cristo não é formada pelo local sagrado, e sim por pessoas! A igreja verdadeira é orgânica e não institucional! Entende-se por igreja, a união dos Santos! Santo significa separado para servir. Então concluímos que aonde quer que aqueles que são separados para servir se unam ali então teremos uma igreja, pode ser num hospital, num orfanato, na rua ou até em casa, não sendo necessário absolutamente mais nada do tipo ser fiel a uma empresa, uma corporação em fim uma instituição religiosa.

    _______________________

    2) De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três que crêem nele, ali está a igreja ( igreja é o povo que segue a Jesus) pois Cristo está com eles, conforme prometeu em (Mt 18). Assim, se dois ou três amigos cristãos se encontrarem para falar sobre as lições espirituais, ou para servirem alguém, ali é a igreja! Isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho! A comunhão é com os pobres e necessitados! Não existe a necessidade de um Templo, de uma carta Papal, nem de fazer parte de uma empresa, instituição ou corporação para isso. Reúna-se com a família, em casa, quer reunião melhor? Siga o exemplo dos apóstolos que se reuniam em casa, e não do sistema religioso que criou corporações! Em termos bíblicos, a igreja é simplesmente aqueles que estão seguindo a Jesus, a família de Deus e não uma instituição religiosa criada por homens.

    _______________________

    3) Jesus NUNCA exigiu a freqüência a cultos ou missas regulares aos domingos! Aliás não existe uma só PASSAGEM mostrando que JESUS FAZIA CULTOS, ou participava de alguma procissão religiosa na rua, ou mesmo ensinou alguma ritualística ou liturgia religiosa como coral, coreografia, danças, músicas, palmas, e demais tralhas de origem PAGÃ! Nem se quer pediu para que se erguessem Templos, Catedrais, Obeliscos e Instituições Religiosas! A verdadeira igreja (igreja é o povo que segue a Jesus) cultuava a Deus servindo o irmão no dia a dia vivendo! A Igreja (povo) dos Apóstolos era Orgânica e Bíblica, a Igreja Institucional não existe! Os apóstolos não construíram templos, (o templo que freqüentavam era um pátio aberto, as sinagogas eram bibliotecas) nem fundaram denominações muito menos ensinaram qualquer coisa acerca de liturgias religiosas. A palavra era passado boca a boca de graça! Não recolhiam dízimos! Quando havia oferta, era para os famintos.
    _______________________

    4) O concílio de Nicéia, foi onde tudo começou. O Cristianismo institucional como conhecemos hoje teve suas bases estabelecidas no concílio de Nicéia! Todos os dógmas religiosos cristãos atuais como, rituais, liturgia, ritualística, coro, coral, coreografia, hierarquia sacerdotal, procissões, pulpitocentrismo, templocentrismo, roupas clericais, datas festivas e demais bases religiosas foram estabelecidas no Sec IV no concílio de Nicéia em Roma. O concílio de Nicéia foi patrocinado pelo imperador Romano pagão Constantino, quando foi estabelecido os Credos da nova religião, os Católicos Romanos! Com o objetivo de adquirir poder, domínio e controle, Constantino criou um império religioso, transformando o que era antes a fé de oprimidos, em religião de opressores. Foi a melhor solução para transformar uma Roma política fragmentada em, Roma religiosa imperial. O imperador pagão desviou recursos financeiros do estado para construir a basílica de São Pedro, marcou com grandes templos e obeliscos que os cristãos primitivos tinham marcado apenas com a fé e amor!

    _______________________

    5) Jesus disse que seria levantado o povo Cristão, primeiramente sob as Pedro (Mt 16,18), e posteriormente sob os demais apóstolos (Ef 2:20)! Não sob Constantino, não sob o Papa, não sob Lutero nem Calvino! A partir da terceira geração, seus seguidores o desobedeceram, e criaram as igrejas institucionais constituídas NÃO sob fundamento dos apóstolos, mas sob fundamento daqueles que assassinaram a JESUS, sob fundamento de Roma, que jamais deixou de ser quem sempre foi, e hoje é representado pelo Vaticano (basta analisar as obras do passado)! Sobre a edificação do povo cristão, foi dito ainda: “As portas do Inferno não atingirão a minha igreja” ( igreja é o povo que segue a Jesus) Assim, qualquer mente com o mínimo de discernimento percebe que um organização, instituição, corporação, empresa religiosa, além de serem anti-bíblicas, não foram fundadas por DEUS! Inúmeros erros surgem na igreja quando a autoridade ou governo é entregue a alguém que não seja Cristo! Sim, são corporações humanas e não divinas, e por isso, “as portas do inferno” as atingem constantemente, tem falhado e caído em muitos erros, pecados e escândalos, além de ter prestado um desserviço ao Evangelho! Por isso, Deus na sua infinita sabedoria orientou que sua palavra fosse passado de boca a boca, de graça, de Pai para filho, de geração em geração, através da família! Dessa forma não seríamos manipulados por essas corporações da fé! O erro está em achar que a palavra “igreja” equivale a uma corporação, uma empresa, uma instituição, com templos, obeliscos, governos, hierarquias, rituais e dogmas!! Quando tão somente significa o povo Cristão, igreja é você! Devemos obedecer a Jesus e não a instituição! Como pode alguém ser igreja e ir a igreja? Portanto, ninguém deve achar que recebeu autoridade de Deus, ou do cartório, para fundar instituições tão somente porque algum dia resolveu “ler a Bíblia” e acreditou ESTAR iluminado por Deus. Pois Deus dispôs autoridades apostólicas e não Constantinianas, nem protestantes.

    _____________________________

    6) O maior golpe de todos foi a instituição da “Igreja” como representante dos desígnios divinos na Terra. Conseguiram essa façanha no passado e continuam a conseguir até hoje. É impressionante, mas o povo pensa que aqueles carinhas vestidos de sacerdotes, pastores, bispos, ou de qualquer outra fantasia sacerdotal representam Deus.O povo crêe isso é que é trágico e engraçado. O mais engraçado é que, num passado não tão distante, quando a lealdade a Cristo foi substituída pela lealdade à “igreja” e seus líderes, com o intuito de impor autoridade, domínio e controle sob o povo ignorante, foi estabelecido o preceito de que, quem negasse a “igreja” também negava a Cristo! Uma extrema reação contra este absurdo, levou reformadores a protestar contra essa aberração teológica! Qual foi o resultado? Teria os reformadores conseguido exterminar a doença dessa “aberração teológica”? NÃO! Apesar da Reforma ter se levantado contra esta corrupção do raciocínio, os protestantes e evangélicos acabaram caindo nos mesmíssimos erros, ao criarem denominações organizadas, sistemas interligados de hierarquia e processos de manutenção do sistema, de modo que, por conveniência, esta herança não morreu no Catolicismo, mas foi propagada através de Lutero e Calvino, que nunca tiveram a intenção de Zerar o Catolicismo e seus dogmas, nem de destruir todos os seus pilares, mas apenas, reformar! Por isso, os evangélicos protestantes vivem sob herança Romana, não apostólica, seguindo o mesmo formato de sistema que os protestantes combateram com PESO na época medieval!
    _____________________________

    7) Não existe hierarquia na igreja (lembrando que igreja é o povo que segue a Jesus). “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo“; (Mateus 20:25-27), Diferente do que muitas vezes a igreja institucional ensina, não há hierarquia na igreja, tem de ser o contrário de uma hierarquia. Hierarquia há no governo, no mundo, no emprego e em outros lugares, mas entre nós não deve ser assim. Estamos todos na mesma posição em Cristo e somente Deus está acima. Nossos dons apenas nos são dados para que ajudemos uns aos outros, mas não nos tornam maiores, nem provam sermos melhores, pois são dados de Graça. Não existe, governos eclesiásticos, essa idéia, veio a surgir com o Catolicismo Romano para exercer domínio, autoridade e controle sobre a massa, sendo perpetuado pela reforma protestante, dando continuidade ao sistema imperialista de domínio e controle! Depois acrescentou: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos” (Mateus 23:8). O que Jesus disse tem algum valor? Ou a palavra dos discípulos é mais valiosa do que a de Jesus.

    _____________________________

    8 ) PASTOR, BISPO, PRESBÍTERO E DIÁCONO? Pastor nunca foi um cargo institucional de sacerdote ministrando culto divino no templo! Tão pouco, como vemos hoje, alguém que foi num cartório, pagou 200 reais, tirou um Cnpj, virou pastor e agora pode dirigir a vida dos outros se colocando como intermediário entre Deus e as pessoas, em outras palavras, exercendo a função sacerdotal! Não! Mil vezes Não! Após a morte de Jesus, nenhum sacerdote tem mais o direito de representar Deus na terra, após a morte de Jesus, somos totalmente independente de homens, e totalmente dependentes de Deus, como está escrito: “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Tim 2:5-6)!! O Pastor bíblico, era só um pregador do evangelho, assim como todos devemos ser, era só um guia, que iria conduzir a palavra aos recém convertidos até terem o conhecimento necessário para ir por todo mundo e Pregar, abandonando assim o guia, como o Pastor Cristo fez com os discípulos, para “ide e pregai o evangelho” a ordem sempre foi “ide e pregai” e não vinde escutai a vida toda as mesmas coisas! Bispo era o mesmo pregador do evangelho, só que ele era um ancião, uma pessoa idosa, sábia e mais experiente, um orientador, não de meninos na fé, mas de pessoas que já haviam chegado na maturidade da fé e no conhecimento do evangelho. Presbítero diácono, nada tem a ver com o Clero da Religião, mas sim, ajudantes! A proposta de Cristo é que, chegando a maturidade, todos nós pregássemos o evangelho, diferente do que o sistema religioso propõe! Para o sistema, a ovelha deverá ser pastoreada para o resto de sua vida! Deverá sempre ouvir as mesmas coisas e nunca deverá deixar seu guia!
    ___________________________________

    9) Diferente do que o sistema propões, de acordo com Cristo, NÃO EXISTE um Shamam espiritual encarregado de pregar o evangelho enquanto os outros trabalham para sustentá-lo!! Isso é herança católica! Todos nós somos SACERDOTES!! Portanto a obrigação de anunciar o EVANGELHO é de cada um de nós, todos devemos anunciar, não é pagar para os outros fazerem isso no seu lugar! Reflita: Será que todos nós devemos viver de CARIDADE?? Imagina se todo mundo que fosse pregar o evangelho vivesse de caridade? Seguindo a lógica, ninguém iria trabalhar não? Devemos ((((trabalhar e anunciar o evangelho)))) seguindo o exemplo de Jesus e dos discípulos, é obrigação de cada um de nós. Jesus não deixou homens para que estes imponham autoridade sobre você! Ele deixou unicamente discípulos (Mt 23:5-8)! Em Cristo, devemos ser nossos próprios pastores, nossos próprios sacerdotes! Aquele que não é mais um Menino na Fé, chegou na maturidade e plenitude de uma fé viva, o espírito do Pai habita nele! E se o espírito do Pai habita nele, não há necessidade que ninguém o ensina, pois o espírito o faz! (1 Jo 2:27)!
    ___________________________________

    10) Qual, pois a necessidade de um homem com cargo sacerdotal, para nós guiar se temos os Evangelhos em casa? Poderia esse sacerdote revelar algo que vá além dos evangelhos? Caso a resposta seja positiva, esse sacerdote deve ser rejeitado! Caso a resposta seja negativa, não há a necessidade ouvi-lo! Sim! Enquanto os Crentes não desenvolverem uma consciência profunda do evangelho, acharão essencial congregarem em instituições eclesiásticas e ouvirem seus líderes ou cairão na fé, em outras palavras todos que pensam assim se enquadram em: imaturidade, meninos na fé, pessoas no Leite!

    _____________________________

    11 ) Servir uma instituição religiosa cristã significa fazer parte de um sistema complicado, seguimentado, controverso e dividido! Para se ter idéia, existem mais de 40 mil religiões, 20 mil denominações religiosas só evangélicas!! Que não se entendem! Que são contraditórias! Que se divergem! A verdade está dividida? Que espírito confuso é esse que revela algo diferente para cada líder religioso? A verdade é uma só, não é duas nem três! A divisão do SISTEMA RELIGIOS só nos mostra a grande incoerência doutrinária que possuem, como não enxergam o óbvio? Um reino dividido pode subsistir? Sem dúvida, o inimigo teve grade sucesso plantando a semente do Joio, da divisão (instituições) Por isso, é fundamental respeitar as autoridades instituídas por Deus (Rm 13,1) e não criar instituições religiosas que são a maior causa da divisão entre os Cristãos! A igreja institucional é o reflexo de uma pobreza espiritual, reflexo de pessoas carnais, terrenas, e que estão no leite. A doutrina de Jesus é superior, ela é relacionamento evangelho boca a boca dia a dia, cuidando dos enfermos, limpando leprosos, de graça, visitando viúvas órfãos…e não cantando, dançando e batendo palmas no banco de instituições.

    _____________________________

    12) Optamos por voltar as raízes. OPTAMOS ENTÃO POR buscar a “Igreja” fundada pelos APÓSTOLOS, livre da herança templocentrista e pulpitocentrista Romana! A igreja onde o teto é o céu e onde não há paredes ao invés de ficar sentados no banco da instituição cantando musiquinhas. Devemos alimentar os famintos e curar os enfermos ao invés de pagar os outros para fazer isso em nosso lugar! Abandonamos templos e “igrejas” para pregar o evangelho a todas as criaturas! Sem dinheiro, de graça! Boca-a-boca como no passado!

    ___________________________________

    DOIS REUNIDOS EM NOME DE JESUS JÁ É UMA MULTIDÃO

    Todo grupo grande de mais, se torna uma torre de babel, e concentração de poder, consequentemente se corrompe.

    Acho que essa necessidade que as pessoas sentem, de ter um líder, alguém a quem seguir, é resultado de um evangelho distorcido que vem sendo pregado há muito tempo! Buscam a figura do pastor, como alguém que baterá a asas e voará carregando todo o rebanho no bico! Jesus nos chama a caminhar com Ele, segui-lo e fazer discípulos DELE, JESUS!
    ___________________________________

  19. Léllison disse:

    Alguns dos chamados desigrejados até tem suas razões para não estarem em nenhuma denominação, mas eu que já conversei com muitos que defendem esse culto”livre” ví de perto que a maioria são na verdade pessoas desviadas e estão em práticas pecaminosas, e esse termo desigrejado é até usado como uma espécie de escudo para o caso de alguém vir até elas convidar para ir na igreja ou mesmo alertar quanto a sua prática, e a maioria dos desigrejados na verdade nem frequenta reunião nenhuma e nem participa de santa ceia, e esse movimento é tão desorganizado e confuso que mesmo entre eles existem os que mantém batismo e ceia, e muitos deles dizem que essas práticas não são necessárias, e ainda há outros que estão tão desorientados pelo evangelho da”conspiração” propagado entre os desigrejados que se tornaram fanáticos e acreditam que tudo gira em torno da nova ordem mundial e se tornaram fugitivos do que eles chamam de”sistema religioso”, mas na verdade eles mesmo criaram ou outro sistema religioso opressor, onde tem fugir de tudo que se relaciona a igreja.

    É esse o meio evangélico do nosso país, começou com os reformados, passou pelos pentecostais, depois os neopentecostais, o “cair”na unção e a teologia da prosperidade, quebra de maldição, crua interior… dos anos 90 e agora a febre dos desigrejados, mas como em nosso “movimento”evangélico, como não há raízes sólidas logo já surge um outro modismo e terá quem siga.

    1. Léllison disse:

      * Eu quis dizer cura interior.

  20. DANNILO DIAS disse:

    Como o mundo vai ver o amor dos discípulos se a unidade for invisível?

    Se é para que o mundo creia, deve ser algo que o mundo veja.

    Entretanto, aqui necessita um maior esclarecimento. Há na verdade, três expressões da igreja: UNIVERSAL,LOCAL, EM CASAS

    1.Igreja Universal (Mt 16.18; Hb 12.22-23: At 9.31). A unidade da igreja universal, é uma unidade espiritual, mística e invisível. Esta é toda a família de que Paulo fala em Ef 3.14-15.

    2.Igreja Local (At 8.1; 13.1; 14.23; Rm 16.1; 1Co 1.2; 2Co 1.1; 1Ts 1.1; Ap 2.1,8,12,18; 3.1,7,14).
    A unidade da igreja local deve ser pratica e visível. Assim era nos tempos dos primeiros apóstolos. Havia uma única igreja em cada localidade. Sempre que aparece “igrejas” (no plural), e por que se referia a varrias localidades em uma região, ou continente, ou no mundo todo (At 15.41; Rm 16.4; 1Co 16.1; Gl 1.2; Ap 1.4).
    Esta unidade se expressava principalmente por haver uma só direção ou governo, através de um único grupo de presbíteros (sempre no plural), que juntos velavam sobre a igreja da cidade (At 14.23; 20.17; 21.18; Tt 1.5).
    Os apóstolos zelavam por esta unidade. Quando havia qualquer possibilidade de divisão na unidade pratica da igreja local, os apóstolos procuravam corrigir imediatamente, e em alguns casos, enfaticamente. Quase todas as cartas de Paulo fazem alguma advertência com relação ao problema da divisão e a importância da unidade. Vejamos:
    Aos Romanos: Rm 16.17-18. Não parece que em Roma havia problemas muito sérios, mas Paulo não deixa de advertir seriamente: “os que provocam divisões não servem a Cristo”.
    Aos Gálatas: Gl 5.15,19-21. A advertência aqui é muito seria. Os que praticam inimizades, porfias(rixas), ciúmes, iras, discórdias(pelejas), dissenções, facções(divisões), etc. não herdarão o reino de Deus!
    Aos Efésios: Ef 2.13-18. A cruz de Jesus rompeu duas barreiras: o véu do santuário foi rasgado. Isto destruiu a inimizade que havia entre o homem e Deus. Mas aqui diz que a parede de separação foi derrubada. Isto destruiu a inimizade entre o homem e o homem (a inimizade entre gentios e judeus e a maior que o mundo já conheceu; basta ver a segunda guerra e o oriente médio). Esta inimizade foi aniquilada na cruz de Cristo. Logicamente, isto só é valido na igreja. Mas é quanto as demais inimizades e divisões na igreja? É licito costurar o véu novamente? Não. É licito levantar muros de separação? Não. Concluímos que as nossas divisões são uma negação da cruz de Jesus Cristo. Arrependamo-nos.
    Ef 3.6,14-15. Um só corpo, uma só família.
    Ef 4.1-6. Conhecer que há um só corpo, esforçar-se para preservar a unidade do Espírito por meio da humildade, mansidão, longanimidade e amor, e a única maneira de andar de modo digno de nossa vocação.
    Ef 4.13,16. O propósito do Senhor e de levar-nos a unidade de fé e a unidade de corpo (todo corpo trabalhando harmoniosamente).
    Ef 5.27. Queremos que Jesus venha buscar uma igreja manchada e defeituosa, cheia de facções e inimizades?
    Aos Filipenses. Fp 1.27. Aqui nós vemos os três níveis de unidade (em um só versículo. Novamente Paulo fala que esta é a maneira digna de viver o evangelho. “lutando juntos…” Hoje, não só não lutamos juntos, mas alguns lutam uns contra os outros.
    Fp 2.1-4. Em Filipos, parece que estava surgindo um pequeno problema (4.2). Como Paulo zelava para sanar estas coisas! Como poderemos negligenciar estas palavras? Esta é a única maneira de seguir a Cristo (Fp 2.5-8). Paulo ainda insiste mais nos vs. 12-14.
    Aos Coríntios. 1Co 1.10-13; 3.1-4. Esta foi a situação mais critica. Por isto Paulo foi mais enérgico. Chamou os Coríntios de carnais e crianças em Cristo. Alguns defensores de facções argumentam com este texto dizendo que naquele tempo já havia divisões. Mas vamos ver bem o que havia. Eles estavam formando “panelinhas” na igreja, por preferências de ministérios. Paulo considerou isto uma grande carnalidade. Mas Eles Ainda Estavam Todos Juntos, Como Uma Só Igreja Na Cidade! (1Co 1.2). Se Paulo chamou a eles de carnais e crianças, apenas porque estavam com preferências e partidos dentro da igreja, o que ele diria de nos hoje. Pois nos, além de estarmos cheios de discordâncias como eles, ainda por cima nos separamos fisicamente. “Você pensa assim, v. fica lá, eu penso doutro modo então fico cá”. E, cada um faz a sua igrejinha. Isto Tudo É Uma Aberração. Na Verdade A Nossa Situação É Bem Pior Que A Dos Coríntios. Necessitamos de um profundo arrependimento.
    A Todos Os Cristãos. (1Jo 2.5,10; 3.11,14,16-18,23; 4.7,8,11,12,20,21; 5.1). Tal abundância de exortações deveria nos fazer meditar na nossa situação.

    3.A Igreja Numa Casa (At 2.46; 5.42; Rm 16.15; 1Co 16.19; Cl 4.15; Fm 2).
    A igreja na casa não era uma divisão da igreja local. Não havia uma administração própria, um governo separado (como já vimos, os presbíteros eram da cidade).
    A separação em igrejas nas casas, não provinha de divisões doutrinarias, ou disputas, ou separação na liderança, mas era uma separação estratégica, em grupos pequenos, para o melhor desempenho do serviço de todos os santos conforme Ef 4.11-12,15-16.
    (Fonte – “A UNIDADE DA IGREJA” – APOSTILA)

  21. Heldon disse:

    Jesus derrubou o templo totalmente e ainda assim as pessoas insistem em institucionalizar o evangelho querendo reerguer outros… só Cristo na vida eclesiástica cheia de doutrina e liturgia de homens… tristeza…

  22. Acreditamos que desigrejados, sejam os frequentadores de templos religiosos. Por vários motivos:
    1º) O Senhor Jesus, iniciou o seu Ministério Terreno, sendo batizado por João, fora do templo.
    2º) O seu Ministério, foi confirmado com a 1ª manifestação da Santíssima Trindade, fora do templo.
    3º) Jejuou 40 dias, foi tentado pelo diabo e venceu a tentação, fora do templo.
    4º) O seu 1º milagre, foi realizado na Galiléia, fora do templo.
    5º) Ele ensinou, revelou quem Ele era, exortou, curou e foi perseguido, dentro e fora do templo.
    6º) A transfiguração de Jesus, Moisés e Elias, aconteceu fora do templo.
    7º) Pedro, Tiago e João, foram testemunhas oculares da transfiguração, e ainda ouviram a voz do Pai Celestial, que dizia : Este é o meu Filho Amado, em quem tenho grande prazer, escutai-o. Este fato importantíssimo, também aconteceu fora do templo.
    8º) Pregou o famoso Sermão do Monte, os sermões proféticos, as parábolas, ressuscitou mortos, revelou sinais e fez maravilhas, fora do templo.
    9º) Celebrou a sua última Páscoa, instituiu a 1ª Ceia da sua Amada Igreja, até que Ele volte, abençoando o pão e o vinho, ordenando como símbolo da Nova Aliança, fora do templo.
    10º) Foi acusado, traído, preso e condenado, pelos frequentadores do templo, mas morreu na cruz por nós, sendo inocente, fora do templo.
    11º) Com seu imenso Amor por nós, ao 3º dia ressuscitou, vencendo a morte, para nos garantir a Vida Eterna, isto, também aconteceu fora do templo.
    12º) No Monte das Oliveiras, Ele subiu ao Céus, entrou em um Tabernáculo não feito por mãos de homens e assumiu o Sumo Sacerdócio Eterno da sua Amada e Verdadeira Igreja, que sempre esteve do lado de fora do templo.
    13º) Os Apóstolos, mas tarde, instituiram o Diaconato, fora do templo.
    14°) O Diácono Estevão, foi o 1° mártir da Igreja, os adoradores do templo, não suportaram ouvir as verdades Sagradas. Estevão viu os céus abertos, e o Senhor em pé a destra de Deus. Ele morreu apedrejado do lado de fora do templo.
    15°) O Apóstolo Paulo, no caminho de Damasco, teve um encontro com a Maravilhosa Luz que é Jesus, de perseguidor, passou a ser perseguido também, do lado de fora do templo.
    14º) Os adoradores do templo, passaram a perseguir, a Verdadeira Igreja do Senhor Jesus, que crescia muito, fora do templo.
    15º) Hoje existem muitos templos religiosos, mas a Verdadeira Igreja do Senhor Jesus, continua viva, com seus Verdadeiros Adoradores, que sempre cultuaram a Deus, do lado de fora dos templos.
    16º) Não somos uma instituição, ou mais uma seita religiosa, neste mundo mal e perdido, somos o Verdadeiro Templo de Deus, e não precisamos de outros.
    17º) Estamos conscientes, de que a Graça Salvadora de Cristo, foi consumada na cruz e não em templos.
    18º) Jamais participaremos ou contribuiremos, para restituição de tudo aquilo que o Senhor Jesus destituiu na cruz do Calvário.
    19º) Sabemos que o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna, por Cristo Jesus o Nosso Senhor, e todos, que voltarem para os templos, passarão o resto de suas vidas, pagando para sua própria perdição, porque templos, não é lugar de Cristão, mas é lugar de pagão.
    19º) Templos religiosos, não passam de uma caricatura mal feita, daquilo que os seus frequentadores, são condicionados a chamar de ” igrejas “.
    20º) Os supostamente igrejados, não percebem, que estão dentro da caverna do dragão, sendo controlados e manipulados, por adoradores do diabo, disfarçados de cristãos.
    21°) Os supostos igrejados, dizem amar a verdade, mas odeiam quem fala a verdade. Principalmente, se o sincero Cristão, não pertencer a uma “denominação”.

  23. Lembrem-se: Igreja significa chamados para fora.
    Quem será que está levando esta multidão para o lado de dentro?

    Disse satanás: Ide por todo mundo, construindo templos e cobrando dízimos de toda criatura, quem crer e colaborar, vai se dá bem, mas quem não crer e não colaborar, vai se dá mal, porquanto não acreditou e não colaborou, com as construções de vários templos para vários deuses.

    Espero que consigam sair desta matrix, só existe uma Porta e o Caminho é Cristo.

    Construções de templos e dízimos, nunca foi ensinado no Evangelho de Cristo.

    Cuidado!!!
    Vocês que se acham igrejados, estão contribuindo para um outro evangelho, ou seja, um anátema

    1. Wesley Cesar disse:

      Laerte, voce fala que existe um caminho e que é Cristo certo? Onde voce aprendeu isto? algum desigrejado foi e ensinou pra voce na rua? Tenho certeza que a IGREJA o ensinou e por algum motivo saiu e esta com este seu pensamento. somente REFLITA! Deus te abençoe.

  24. Amilton disse:

    Já q os desigrejados não apresentam textos e contextos que dão base para a igreja de cada um em cada casa ou a igreja ” carreira solo”, fico com as palavras de Jesus em Mateus 18:15-18. Não apresentam pq a base p o movimento não é a Bíblia, e sim a decepção. “…QUEM TEM FOME COMA EM CASA…” 1Co 11:34

  25. PM disse:

    Os comentários são melhores que o artigo em si.

    O Messias não deu continuidade a sistema algum tudo que ele veio fazer os Homens tão desfazendo reconstituindo novamente sistema adoecido exceções raras.
    Joao17:17

    Atos 17:24-25

    João 4 estudos que nunca derão nos clubes religiosos.

  26. Wesley Cesar disse:

    QUERO DIZER UMA PALAVRA AOS DESIGREJADOS, ONDE VOCES CONHECERAM A JESUS VERDADEIRAMENTE? ANDANDO NA RUA DO NADA DERREPENTE DEU UMA VONTADE DE COMEÇAR SEGUIR A JESUS? EU AFIRMO QUE COM CERTEZA QUE NAO FOI BEM ASSIM!. VOCE PODE ATÉ TER TIDO A DECISAO DE SEGUIR A JESUS MAIS A IGREJA/TEMPLO TE AJUDOU E ASSIM VOCE COMEÇOU A SER UM CRISTAO E POR ALGUMA FUSTRAÇAO COM PESSOAS, NAO GOSTOU DE ALGUMA PREGAÇAO OU ALGO PARECIDO E VOCE DECIDIU SE AFASTAR DA SUA DETERMINADA IGREJA/TEMPLO E PENSA QUE NAO PRECISA SEGUIR E CULTUAR A DEUS EM CASA ESTÁ BOM. MAIS EU TE DIGO PRA CUMPRIR O PROPÓSITO É NECESSÁRIO CONGREGAR. QUAL É O MOTIVO DE CONHECER A DEUS EM UM TEMPLO/IGREJA E DEPOIS FALAR QUE NAO PRECISA DISSO? . GLÓRIA, HONRA E TODO O MEU SER AO REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. REFLITAM!!!! SEM MIMIMI DE QUERER RETRUCAR E DAR UMA DE SÁBIO, POIS O QUE EU FALEI É PURA VERDADE E VOCES VAO SE IDENTIFICAR.

    1. Marcelo Victor disse:

      Perdoe-me, mas vejo, claramente, que os que decidem “sair do sistema religioso”, no fundo, estão a formar outro sistema religioso.
      Só não enxerga quem não quer, pois, embora critiquem aquilo que chamam de “sistema religioso”, esse grupo possui uma sistemática bastante similar:
      (1) Possui liderança (com nomes distintos do “sistema religioso”, e, portanto, da Bíblia);
      (2) Eles se reúnem entre quatro paredes (embora critiquem os templos);
      (3) Fazem caixinhas para determinados fins (só não chamam de coletas como a Biblia);
      (4) Usam, nas reuniões, a mesma sistemática das palestras (apenas retiram os púlpitos);
      (5) Cantam os hinos das denominações religiosas (embora digam que elas não possuem inspiração pra fazer hinos próprios);
      (6) Eles criticam as doutrinas das denominações, mas possuem os seus próprios dogmas (ainda que seja só criticar o “sistema religioso”).
      Por isso, creio que cada qual deve tomar muito cuidado com movimentos como esses, pois enganoso é o coração do homem (Jr 17:9), lembrando que possuímos um adversário bastante astuto.
      A história nos revela trágicos exemplos de movimentos que trouxeram grandes prejuízos para centenas de pessoas.
      Russel, nos EUA, juntou um grupo de estudantes e entendeu que tinha encontrado o caminho para decifrar os mistérios de Deus, fundando a seita dos TJ.
      Joseph Smith foi outro que disse ter tido uma visão com anjos e acabou fundando outra seita: os mormons.
      Miller previu a volta de Cristo e inspirou um grupo que, encabeçado pela profetiza EGW, fundou outra seita: o adventismo.
      Willian Branham enxergou, na queda do homem, uma relação sexual entre o diabo e Eva, da qual nasceu Caim, fundando outra seita: o Tabernáculo da Fé.
      Jim Jones foi o fundador e líder do culto Templo dos Povos, acabando por tornar-se famoso em virtude do suicídio/assassinato em massa de 918 dos seus membros em Jonestown, Guiana, em novembro de 1978.
      Por isso, todo cuidado é pouco, de forma que tudo deve ser feito debaixo de muita oração e de muita humildade para que não nos julguemos donos da verdade e o diabo encontre uma brecha para por o seu dedo maligno, provocando um estrago na vida espiritual do suposto profeta e de seus discípulos.
      Nunca nos esqueçamos de que os sinais devem seguir aos que crêem e os frutos devem comprovar quem as pessoas verdadeiramente são (“pelos frutos se conhecem as árvores” Mt 7:20).
      Se estivermos na verdade, não há como Deus não manifestar o Seu poder, mas, se não houver os sinais de Deus e os frutos do Espírito (mudança de carater), temos que ficar com o pé atrás, ainda que a teoria dos profetas seja a mais maravilhosa do mundo.

    2. Paulo disse:

      Não existe desigrejados irmão, a igreja são as pessoas não o templo.

  27. Jéssica Castro disse:

    Eu nunca vi nenhum desses “destemplados” vir bater na minha porta pra pregar pra mim, não vi nenhum fazendo algum movimento social aqui no bairro, e eu poderia citar um milhão de outras coisas muito boas que nunca vi fazerem, em comparação aos que frequentam templos … Pelo contrário eu vejo um esforço muito grande desses últimos em levar a mensagem da Bíblia para pessoas como eu… já os “sem templo” eu só os vi pela Internet atrás dos seus computadores falando mal de quem faz alguma coisa e agindo como se todas as denominações fossem iguais… Quando eu começar a ver mais ação e menos blá-blá-blá desses tais, talvez eu mude de opinião, ainda admiro o trabalho das denominações que conheço na minha comunidade.!

  28. John Lennon disse:

    Me encontrei com Jesus lendo a bíblia católica, não precisei de ninguém me evangelizar, Jesus me evangelhizou, se querem congregar em casa com amigos e parentes e seguir a Bíblia fielmente, não há nada de errado nisso.

  29. Djohnatan disse:

    Nao sou “Desigrejado”, pois apesar de nao estar em nenhuma instituição religiosa, congrego com alguns irmãos em locais marcados. Falaram muito em comunhão, e so temos se tivermos em templos pois que eu saiba isso nao significada comunhão pois frequentava um determinado templo que as vezes pessoas de outra denominação nao podia nem ir la na minha e eu nem podia ir noutra, que comunhão é essa? Outra coisa se todos fazemos parte do corpo de Cristo somos todos membros por que existem denominações isso nao dividem o corpo de Cristo? Eu creio que nao tao puco que nao esteja ligado a nenhuma instituição religiosa, senão teríamos que voltar todos para Igreja Católica…
    queridos todo nós que frequentam templos ou que se reúnem em outros locais, temos que ter conciencia do que é seguir o verdadeiro evangelho…. Hj sinceramente aprendi a amar mais meus irmãos, sendo da minha ou de outras congregações… Tendo nao por obrigação mais por amor pelo favor de Deus…

  30. Cristiano disse:

    Caro Wesley, conheci jesus por meu irmão pós Tribulacionist pregando o evangelho e tentando fazer a verdadeira igreja que Cristo Jesus ordenou a que foi edificada sobre Pedro, e se o autor ou vc não percebe jesus e seus apóstolos entrava e frequentava templos por uma denominada questão, até mesmo fazendo se cumprir a lei que toda religiosidade, doutrinas, e fariseus e etc.. estavam errados a respeito de Deus, e ele fazia questão de encara Los, e fazer milagres até mesmo no sábado, a igreja somos nós, que bom seria se esse monte de templo a qual vc cita que muita gente conheceu jesus graças a Deus, pregasse o evangelho e não se sustenta se em eresias e em antigas alianças, o que vcs não entendem é que ele nasceu sobre a lei, viveu sobre a lei, mas morreu para nos salvar, nos lavou com seu sangue, e nos fez nova aliança abolindo leis antigas, hoje não vivemos sobre a lei mas sobre a graça, não precisamos de templos corruptos dizimistas de falsos profetas, devoradores. Façam a igreja de Cristo, reúnam discípulos, pregue o evangelho de Cristo, haaaaaa lembrei esse não dá dinheiro kkkkkk tem que pregar o antigo e antigas alianças, a maioria desses sacerdotes levitas e seguidores de lei mosaicas vive dentro de templos disfarçados de casa de Deus.

  31. Abimaellima disse:

    A paz de Deus seja com todos.
    A bíblia não define a forma de culto a Deus liturgicamente, a não ser initerrupita a Ele (JESUS); em qualquer lugar, a qualquer hora.
    Aqui eu te respondo Wesley Cesar.
    1-o Apóstolo Paulo teve o encontro com Deus no caminho.
    2-Todo ensino Paulo recebeu de Deus Gl1:10 (hoje revelada à nós através da biblia)
    3-Se você desce uma base biblia para afirmar seria melhor para ser a PURA VERDADE.
    Não afirma por você. Prova na palavra.
    Eu congrego sim em um templo, cresci dentro de igreja, Hoje tenho 30 anos, fui consagrado à presbítero, prof.de EBD, líder de louvor.
    Mas quer saber? Isso não me define
    Você pode estar dentro de qualquer instituição. Mas o que vai te definir como cristão é justamente a PURA verdade que a bíblia ensina. Isso não se resume ao que você aprendeu do púlpito dos cultos públicos ou culto de ensino.
    Nao so contra os DESIGREJADOS, EU SOU CONTRA dos radicalistas entre eles, que desmerecem as pessoas por cultuar nas suas igrejas.
    Essas pessoas dependem de um templo, de um pastor, alguém fisicamente corrigido. Se tirar a igreja deles; eles morrem, como disse JOSU no seu comentário: ainda são meninos não comem ainda o alimento sólido.

  32. Luciana Alessio disse:

    Concordo com Wesley Cezar. O evangelho é simples. Quem complica quer argumentos pra viver numa libertinagem​. Querem o céu mas não a submissão a palavra simples e as ordenanças e assim também procuram muito justificar seus consceitos, usando a palavra d Deus, como usou satanás no jardim do Éden. Procuram mestres para si que lhes satisfaçam.

  33. Deu-se várias referências bíblias sobre o templo, mas é claro, Jesus como Judeu agia como tal, porém em nenhum momento o próprio Jesus disse que o correto é adorar a Deus em um templo!
    O termo desigrejados é um termo sistematizado, uma vez que a igreja não é o templo, significa que servir a Deus fora de um templo não significa ser desigrejado, poias a igreja são as pessoas e não o templo, de maneira que desigrejados não exite, lembrando que muitos irmãos nossos espalhados no mundo onde são perseguidos, não podem ter templos para cultuar ao Senhor Jesus, se reúnem onde podem, mas eles são a igreja do Senhor, adoram em espírito e em verdade, e como disse Jesus, onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome ali ele estará, e para isto não precisa de templo.
    Um pastor de uma denominação por exemplo, o mínimo que pode fazer é tornar alguém membro de sua denominação, porém jamais poderá tornar alguém membro do corpo ou da igreja de Cristo, pois isto só o Cristo pode fazer.
    Ninguém vai a igreja no domingo, na verdade a igreja vai até aquele templo, naquele endereço para cultuar, quando saem de lá, não existe mais igreja ali, apenas um edifício construído por mãos humanas.
    O único templo autorizado por Deus construído foi o de salomão, o qual não existe mais, pois o mesmo foi destruído em 70 depois Cristo, os templos construídos hoje é apenas escolha do homem, pois…..
    O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Atos 17:24

  34. wilson disse:

    Eu creio em Jesus (acho que faz mais de 20 anos) e tem uma coisa que não faço mesmo se fosse mandamento de Jesus que é frequentar denominação, porque sou anti-social e também não gosto de musica evangélica (dói os ouvidos ouvir essas musicas) e acho que tem que ter saco pra fazer o sacrifício de ter que senta a bunda no banco do lado de um monte de tapados e ainda ficar ouvindo um monte de absurdos de pregações bíblicas e bobagens de pastores que falam mentiras de que Deus quer que eu devolva dízimo entregando dinheiro pra igreja… se fosse mandamento de Deus, eu não quero seguir e escolho ir para os quintos se para ser salvo for preciso frequentar denominação (templo religioso). Não vale fazer esse sacrifício por nada nesse mundo, prefiro virar ateu e queimar nos quinto se fosse o caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.