Igreja Universal do Reino de Deus ganha cada vez mais contornos de um movimento destrutivo

37

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundada em 1977 por Edir Macedo, cada vez mais se aproxima de se tornar um movimento destrutivo (MD). Atuando a partir de um eixo, um MD possui grande capacidade de atração e persuasão. Não somente impõe formas de comportamento e crenças, como também procura moldar a forma pela a qual o adepto entende e se relaciona com o mundo. Não é um movimento natural, transparente, mas um movimento cujos objetivos se chocam frontalmente com a sociedade. Embora não exista um modelo ou cartilha oficial, um movimento destrutivo pode ser facilmente identificado em movimentos como a Igreja da Unificação e a IURD. Com atuação centralizada, formas rigídas de controle dos adeptos e dos líderes, escolha de um inimigo a ser combatido e proselitismo midiático e político, um MD impõe sua visão de mundo e seus propósitos.

Curta a nossa página no Facebook

Após a inauguração do suntuoso templo de Salomão, na capital paulista e centro econômico do Brasil, e a recente investida no governo federal e no Estado de São Paulo, a partir de janeiro de 2015 a IURD colocou em prática mais uma de suas estratégias: a criação dos Gladiadores do Altar (GA). Com apresentação em uma catedral do Ceará, os Gladiadores causaram grande alvoroço na mídia. Não é a coreografia em si que chama a atenção – até porque é costume de igrejas evangélicas a realização de marchas e demais apresentações em festividades – mas as orientações por trás do movimento criado com o objetivo de atrair a juventude. É neste ponto que a IURD se aproxima de movimentos como a Igreja da Unificação. Formado em sua maioria por jovens, os GA tem como uma das exigências que o candidato abdique de sua vida para se dedicar ao comando do projeto. O uso de mão de obra jovem é algo comum em movimentos destrutivos dos EUA e da Europa. Além do mais, a recente guinada esportiva da IURD também tem como objetivo atrair o público jovem e usá-lo como uma força de atração e propagação de seus propósitos seculares.

Se realizada durante o regime militar brasileiro, a apresentação dos GA seria facilmente identificada como um movimento subversívo e reprimida pelos DOPs. Não é o caso, porém, do início de uma investigação formal da IURD, mas os indícios apontam claramente para um movimento destrutivo em formação e será preciso, em um futuro próximo, um acompanhamento mais detalhado dos passos desta denominação religiosa. As igrejas evangélicas brasileiras – notadamente as históricas e pentecostais – possuem formas de atuação diferentes da IURD e são exemplos de preservação do modelo protestante. A terceira onda pentecostal (Paulo Freston, 1996), surgida a partir de 1977 possui características que não correspondem com a primeira e a segunda onda pentecostal, constituindo-se em movimentos controversos. O apologista Joaquim de Andrade é um expert no que diz respeito aos modismos religiosos e tem, há 18 anos, chamado a atenção para os perigos da deturpação do modelo doutrinário e litúrgico do cristianismo bíblico. No livro “Controvérsias” (Visão Cristocêntrica), Joaquim de Andrade trata destes e de outros modismos que tem se disseminado pelo Brasil. Neste sábado, às 10h, na livraria Genebra, na Rua Conde de Sarzedas, 22, (SP), o autor ministrará uma palestra sobre modismos e apresentará seu novo livro, “Controvérsias”.

37 COMENTÁRIOS

  1. O que é lamentável que até escritores e sábios letrados , chamam está seita de igreja., alto lá ., isto não e e nunca será uma igreja ., pode ser uma associação., um empresa., um adjunto de heresias , mas igreja ., uma ofensa que deve ser corrigida urgente até mesmo por pastores sérios do Brasil., por a igreja católica já a trata assim ., uma seita secular., que em breve será extinta devido suas aberrações e deturpações teologicas., se afogará em suas mazelas., quem viver verá.,

      • Estes não são por nos. São pedras de tropeço que faz cada dia mais, que as igrejas sérias sejam rotuladas como iguais.
        Mateus 18:7 – Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
        II Pedro – E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
        2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
        3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que näo entendem, pereceräo na sua corrupçäo,
        13 Recebendo o galardäo da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas säo eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
        14 Tendo os olhos cheios de adultério, e näo cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coraçäo exercitado na avareza, filhos de maldiçäo;
        15 Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaäo, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
        16 Mas teve a repreensäo da sua transgressäo; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
        17 Estes säo fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridäo das trevas eternamente se reserva.
        18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluçöes, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
        19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
        20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se- lhes o último estado pior do que o primeiro.
        21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
        22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vómito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

  2. Com seu exército de “gladiadores”, um termo que remete aos cruéis soldados da Roma Imperial, a Roma que fez mártires cristãos, estaria a IURD atendendo a orientação de Paulo em I Tess. 5:22, segundo a qual os cristãos devem “… absterem-se toda a aparência do mal.”? Foi para sermos gladiadores ou pacificadores que o Senhor nos chamou?

  3. A iurd sequer é considerada evangélica pelas próprias denominações evangélicas. Escandalos, heresias e ataques a outras denominações/religiões a fizeram cair ainda mais no conceito da opinião publica.

    Sem credibilidade total.

  4. Se assemelham a o PT estes também fazem lavagem cerebral nos seus membros, e pagam uma taxa de tudo que ganham para ajudar o partido.
    são os novos Cristãos que surgiram com o advento que dizem eles serem como Deus, prs. de si mesmos igreja de si mesmo, só heresia.

  5. no brasil e comum esses dois tipos de pessoas são comuns, os gostam de enganar e os que gostam de ser enganados,em outras palavras, junta assim a fome com a vontade de comer.
    as caracteristicas dos crentes dessas igrejas fazem as coisas para deus dessa forma por:
    medo: medo de não dar oferta e deus colocar alguma maldição financeira ,medo do diabo amarrar a suas vidas.
    culpa: culpa por não ter dado oferta e deus vai pesar mão
    ganacia. ganacia por retorno finaceiro, quanto maior o meu sacrificio maior é o retorno.

    nunca nada é por amor a deus e ao proximo

  6. Se a igreja Universal e um movimento perigoso? O que dizer do movimento Carismatico Catolico? Que o unico objetivo deste e acabar com os evangelicos.

  7. AQUELES QUE QUEREM A GLORIA E ATENÇÃO DO MUNDO SE APRESENTAM ASSIM:

    Por Johnny Bernardo
    é pesquisador, jornalista, colaborador de diversos meios de comunicação e licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de dez anos dedica-se ao estudo de religiões e crenças, sendo um dos campos de atuação a religiosidade brasileira e movimentos destrutivos.

    Mas e a sua relação com DEUS? a onde está?
    todos os grandes homens de DEUS, começaram sua trajetória tendo um encontro com DEUS.
    Acontecimento que a biblia faz questão de mencionar:

    O encontro com DEUS de noe, e a instrução dada a ele.
    O encontro com DEUS de abraão as promessas feitas a Ele e sua partida de sua terra.
    O encontro com DEUS de isaque, a orientação de DEUS, para ele ficar em gerar e obedece-lo.
    o encontro com DEUS de jacó a visão da escada o inicio de sua caminhada, e depois o seu reencontro com DEUS, e a mudança radical de seu nome.
    O encontro com DEUS, de moises no sinai e o recebimento das instruções para retirar o povo de israel do egito.
    O encontro com DEUS Josue logo após a morte de moises e o recebimento de sua instrução.
    o encontro com DEUS de gideão e a libertação do povo.
    O encontro com DEUS de jefte e a libertação do povo.
    e assim por diante isaias jeremias, ezequiel. daniel,
    pedro, joão, tiago , mateus, paulo, etc etc etc..
    TODOS FIZERAM QUESTÃO DE DEIXAR REGISTRADO O SEU ENCONTRO COM DEUS, E VEMOS ISSO NAS ESCRITURAS, PORQUE ESSES BUSCAVAM A GLORIA DE DEUS, PARA DEUS,…

    Mas esses camaradas que nada tem DE DEUS, E vivem buscando a gloria deste mundo, e buscando destaque criticando aqueles que te trabalhado.
    ESSES SÃO NADA, SÃO APENAS FOLHAS LANÇADAS PELO VENTO, SÃO FRUSTRADOS EM SEU TRABALHO POR ISSO ESTÃO AI QUERENDO APARECER….
    Sinceramente esse Johnny Bernardo

    tem um bom currículo, diante do mundo, MAS DE DEUS ELE NÃO TEM NADA.
    Seu curriculo é esterco, ops nem para esterco serve.

  8. NA BOA

    Johnny Bernardo, vc não deveria ser colunista deste site , pois apesar de ser um site gospel, vc ataca a igreja seja qual ela for…essa matéria nada a ver. Ta bom então esses jovens não deveriam estar na igreja ? a tá vc é de outra denominação…esses jovens então na sua opinião estariam aonde ? na sua igreja ? fora da igreja ? no tráfico, no crime ? nas drogas ? ESSES JOVENS SÃO CRISTÃOS, a igreja é do Senhor Jesus Cristo. Não sou da IURD, mas prefiro ver esses jovens lá do que fora da igreja e fora do caminho do Senhor. Se vc quiser barrar esse meu comentário fique a vontade vc já leu mesmo.

    • Na verdade NA BOA, ja tive o mesmo pensamento que você, mas só de um tempo pra cá venho percebendo que a preocupação por parte dos próprios evangélicos faz sentido. Pessoas sendo expulsas de suas casa por terem outras religiões, fuzis sendo abençoados, proibição de se estender roupas brancas que possam fazer alusão ao espíritismo, centro espíritas sendo incendiados, igrejas católicas sendo invadidas e tendo obras de arte sacras centenárias destruídas aos pedaços, enfim, uma série de fatos que por si só já explicam e justificam a preocupação até entre os avengélicos. Parecem fatos acorridos nos países onde existe o Estado Islâmico, mas não, está acontecendo aqui, e sendo noticiado em jornal, rádio e tv. Existe um filme chamado “a onda”, que fala de uma experiência real de um professor numa escola na Alemanha e mostra como tudo começa. Todo brasileiro deveria assistir, foram filmados 2 a primeira versão eu acho mais show de ver. Tomara que tudo acabe bem.

  9. Cesarr7, o que o encontro do Johnny Bernardo com o Altíssimo te interessa? Você sabe que o ímpio não consegue perceber as coisas de Deus? Se alguém quer defender o que é digno da Sã Doutrina Deus capacita quer intelectualmente como espiritualmente. Abre o olho… 😐

  10. Não sei porque insistem em colocarem estes tipos de seitas, como igrejas evangélicas. Igrejas verdadeiramente Cristãs, tem suas doutrinas claras e a bíblia é a sua única fonte de observância e prática. Tem também características básicas e irrevogáveis como regime democrático, onde seus pastores presidentes são eleitos pelos demais membros e está sujeito à assembleia geral, que é soberana em suas deliberações. Seitas são estas fundadas aleatoriamente ne seus fundadores tornam-se donos vitalícios, que como monarcas não são questionados por seus seguidores, passando a continuidade para seus “herdeiros’. Nenhum cristão com conhecimento real da palavra de Deus participaria destes “cultos”, onde rituais ( caminho de sal grosso, descarrego), e demais heresias acontecem. Pois a bíblia nos adverte que; Não vos associeis com eles, nem tão pouco os saudais para que não sejais confundidos.

  11. A IURD AGORA ESTA ENFEITANDO O ALTAR COM ATRIBUTOS DE SACRIFICIO, JÁ TEMOS UM SACERDOTE COM TUNICA E TUDO!! SÓ FALTA COMEÇAREM A MATAR ANIMAIS E ASPERGIR O SANGUE NO ALTAR… AHHH VAMOS E VENHAMOS ISSO É VOLTAR AS FÁBULAS.
    QUE É ISSO QUE ESTÃO FAZENDO? ANULANDO O SACRIFICIO DE JESUS!! VÃO COMEÇAR UM NOVO EVANGELHO SEGUNDO A IURD?
    ACORDA IGREJA, JESUS ESTA VOLTANDO!!!!

  12. Será que o ovo da serpente aos poucos começa a se rompre no Brasil??? Será que estamos pretes a enfrentar algo muito semelhante ao Estado Islâmico só que no caso do Brasil será formado por evangélicos???

    Invasão de igrejas católicas para destruição de obras de arte sacras, incêndios a templos de outras religiões, expulsão de espíritas de suas casa em diversos locais ja começam a se tornar rotina e as reportagens sobre estes assuntos podem ser encontradas nas mais variadas fontes.

    Com a desculpa esfarrapada de que Dilam quer transformar o Brasil em Cuba, nos dias atuais nem Cuba quer ser Cuba, tiram nossa atenção e aos poucos ficanmos menos atentos naquilo que aos poucos estão transformando nosso país.

    Com uma bancada cada vez mais forte, o poder público começa a se enfraquecer cada vez mais diante de fatos como esse.

    Que Deus proteja seus filhos brasileiros. Fiquemos atentos, porque depois de se perder o controle, nada mais poderá ser feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here