Frequentar motel, pode?

55

Bem, se não pode, também não pode dormir em hotel. O “leito sem mácula” caros amigos não diz respeito a cama física, ou ao espaço onde o casal se deita, mas a relação do casal enquanto gente fiel aos votos matrimoniais. É um exagero sem tamanho proibir motel. É descabido e uma invasão da privacidade do outro. Conheço casais que não tem privacidade dentro de sua casa por ter muitos filhos, ou pelo apartamento ser pequeno, e recorrem ao motel como alternativa para ter um momento a dois. Negar esse momento ao casal é no mínimo um abuso de poder.

Ninguém tem direito de legislar a vida alheia. Aquele que come carne não condene quem come e vice versa, já dizia Paulo. Meu irmão e irmã, acredite, você não é menos santo porque vai a motel, nem mais santo porque não vai. Quanto ao fator higiene, tudo depende da escolha do estabelecimento. Para isso existe motel de tudo quanto é jeito. Desde o “pulgueiro” até o motel de luxo. Você como bom marido/esposa não vai passar uma noite especial num pulgueiro não é. É uma simples questão de bom senso.

A questão espiritual é até desperdício falar, mas vamos lá mesmo assim. Somos termômetro ou termostato? Somos influenciados pelo ambiente ou influenciamos o ambiente? A bíblia diz que onde pusermos a planta dos nossos pés, aquele lugar é santo e nosso. No motel não é diferente. Quando você está alí no bem bom com sua esposa, aquele lugar alí é santificado pela sua presença. Quem vive paranóico com essa ideia da geopolítica infernal, deveria se preocupar mais em conhecer Deus e não o diabo.

Não tem essa de motel ser lugar de adultério, de fornicação e de influência maligna, isso é coisa de gente dicotômica que despreza o poder de Deus e quase louva o diabo. Não há nenhum milímetro do universo onde Jesus não reivindique dizendo: “É MEU”. Não se preocupem com essa questão, o diabo não pode tocar nos servos do Senhor, muito menos reivindicar para si espaços determinados. O diabo está com a bola toda para algumas pessoas, virou até dono de motel.

Não existe lugar promíscuo, existe gente promíscua em qualquer lugar, pensem nisso antes de falar. Lugar não tem alma, nem sentimentos, só pessoas. Qualquer lugar com Deus é um paraíso gente boa, até um motel!

E no mais, tudo na mais santa paz!

COMPARTILHAR
Casado há 10 anos com Érica, é formado em Teologia pelo CETERJ. Dedicado integralmente ao discipulado cristão é também pregador apaixonado do Evangelho, conferencista, escritor. Pastor titular da Igreja Cristã da aliança no Rio do Ouro, procura exercer uma saudável liderança em uma igreja crescente e acolhedora. Twitter: @pastormarcio

55 COMENTÁRIOS

  1. Este site não presta para nada, faz o papel que não é dele! As igrejas é que devem orientar seus membros e não o site, cabe a vocês apenas transmitir a informação.

    Já defendem a tatuagem, o piercing, a bebida alcoolica, e agora vem com este estudo pra lá de parcial sobre o uso de moteis. Ora, é evidente que não é pecado ficar em um motel, mas será que convém a um crente comprissado com a palavra escolher este tipo de local para ficar?

    Esta igreja que vocês querem é um igreja que não tem compromisso com os valores de Deus e sim com os valores do mundo, uma igreja que não converte e transforma ninguém, a liberta talvéz do legalismo mas torna prisioneira do mundo.

    Nem vou citar passegens bíblicas para contrariar a opinião de vocês que é perda de tempo discutir com gente que já tem a mente cauterizada péla inimigo.

  2. Não vou nem entrar no mérito do assunto mas na analise isolada de um texto para defender um argumento vaníloquo.

    Começo afirmando que "texto fora do contexto é pretexto".

    Ao citar "Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés." (Josué 1.3).

    Imagino que foi desconsiderada a leitura do versiculo anterior que diz:

    "Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel." (Josué 1.2)

    Aquela foi uma promessa específica "aos filhos de Israel", para aquele tempo e aquela ocasião como diz o texto, e não poderia
    ser generalizada para todos os cristãos para qualquer finalidade.

    Se lermos o versículo posterior (1.4) ainda vamos perceber que Deus indicou quais eram as terras que poderiam ser conquistadas.

    Penso que temos que ter um cuidado muito grande ao analisar e interpretar as promessas bíblicas para entender se elas são universais
    (para todos que são de Deus em todas as épocas) ou específicas (apenas para aquele ou aqueles que a receberam em determinada ocasião).

    Se essa promessa que está em Josué 1.3 é universal, deixe-me então fazer algumas perguntas para Deus:

    – Por quê a empresa onde eu trabalho ainda não é minha?
    – Por quê aquele carro novo que eu entrei na concessionária ainda não é meu?
    – Por quê aquela casa dos meus sonhos ainda não é minha? – Deus?
    – Por quê o pais onde eu moro se afasta cada vez mais de Deus apoiando leis a favor do aborto ou homossexualismo ?

    O contexto biblico tem que ser entendido como um todo. Partes isoladas e generalizadas só servem pra manipular e forjar opiniões.

    • Bem aplicado Jackson. e de acordo com a citação: …passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel." (Josué 1.2), é simples perceber q será santificado todo o lugar q Deus nos der. Espero q depois desse comentário o Marcio de Souza não diga q foi Deus quem nos deu moteis.

  3. Bela teologia, mas não acrescentou muito pro nosso propósito. Esse verso aplicado quer dizer que onde estiver um servo de Deus amigão aquele lugar é dele, não precisa ser de papel passado, mas é domínio dele. Só quis dizer que o MOTEL, ou melhor, quando eu to lá dentro do MOTEL, aquilo lá não é do diabo, porque quando eu coloco a planta do meu pé lá eu influencio e não sou influenciado.

    • Não exatamente pois existem sim lugares consagrados e oferecidos aos deus (diabo) então este lugar é dele. Motel na maior parte foi construidos para pessoas terem uma intimidade obscura, tais como adultério, fornicação…um lugar onde a maioria vai escondidinhos então Deus não esta nesse negocio. Creio sim que onde um cristão põe os seus pés passa a ser abençoado quando é um mandato de Deus para uma obra específica para saciar desejos da carne, não creio que seja bem assim.
      Mas, cada um tem uma visão única , Deus fala de maneira diferentes com cada um. Talves o que é bom para um não é bom para o outro. amém

    • Drika Venancio leia o verso 18 desse mesmo cap… e veja sua contradição. O maligno não nos toca seja lá onde estivermos. Santidade não depende de onde eu estou fisicamente, mas do que eu sou em Deus e para Deus.

    • Drika Venancio vc esta correta, o nosso irmão que postou o artigo tem uma teologia mais liberal e o nosso irmão Marcio de souza fez a interpretação de um texto que o contexto dele é a conquista do povo de Israel em relação a terra de Canaã, não serve este texto para ser aplicado no assunto do Cristão ir ou não no motel. Em relação a minha opinião sobre ir no motel, eu não preciso nem citar a palavra para afirmar se vou ou não, só cito a questão da higiene, MOTEL É UM LUGAR NOJENTO.

  4. Onde eu vou sou embaixador de Deus, e mais, onde estou e onde entro e saio a minha vida está guardada e respaldada por Jesus. O salmo 121.8 me garante isso. Que qualquer lugar que eu for, entrarei e sairei guardado por Cristo. Daqui a pouco haverão tratados teológicos e teologias sistemáticas sobre o MOTEL.

    • Eu estava voltando de viagem para Imperatriz com minha esposa e na cidade não havia hotel disponivel para dormir e fomos para um motel. Será que Deus em sua infinita misericórdia vai considerar isso um pecado? Pecado seria eu continuar a dirigir a noite cansado e colocar em risco a vida de minha esposa. Deus tem mais no que se ocupar.

  5. Não aconselho nenhum casal cristão ou outro a ir para um motel. Motel é lugar carregado espiritualmente, fora isto não venham falar que a higiene, pois não há! A aparência limpa a principio é para encobrir todo o tipo de sujeira que vem pela pratica de adultério, orgias, prostituição, pedofilia, uso de drogas, e todo o tipo de perversão sexual, e isto em qual quantidade? Todos os dias isto acontece nos motéis, varias vezes no dia, a motéis que os carros fazem fila, esperando a liberação de quartos, eu pergunto: será que não acumula todo o tipo de sujeira, nas banheiras, camas, banheiros destes motéis? Definitivamente para mim é questão fechada a ida em motéis, por mais luxuosos que sejam, eu não vou! Até as faxineiras que fazem a limpeza dos quartos tem nojo, pergunte aos donos dos motéis se eles mesmos iriam fazer a limpeza? Meu irmão em Cristo casado, não vá! Falo isto em todos os encontros de casais, mas a vida é sua, é vc que decide.

    • A cama do motel é o parque de diversão de satanás. Se você já foi, não vá mais, nunca mais, porque ali acontece a desfiguração do ser que é imagem e semelhança de Deus. O proposito de satanás é nos manchar com o pecado.

    • Então não se pode ir a shopping também?! pq embora não seja explicito, muitos se encontram em shoppings para cometer adultério, prostituição, uso de drogas e o que quer que seja, a prática do mal está em todos os lugares…. I Corintios 6:12

    • Adriano não se pode comparar Shopping com motel, pq: as pessoas ficam nuas em um shopping? As pessoas fazem bacanais ou orgias sexuais dentro de um shopping? As pessoas usam drogas dentro de um shopping? As pessoas vão praticar adultério, prostituição, pedofilia dentro de um shopping? Adriano vc teria coragem de entrar dentro da banheira de um motel a onde já passou mais de 50 pessoas naquele dia? Teria? Teria coragem de deitar naquela cama surrada por mais de 100 pessoas só numa semana? Teria? Me responda estas duas ultimas perguntas e t darei o resto da minha opinião. Aguardo

      • Pode comparar sim! Nós shoppings há uso de drogas, estupros, luxuria, gulodices, traição (muitos casais cometem traição encontrando com amantes em shoppings). Assim como em qualquer lugar deste mundo há pecado. Inclusive na igreja que você frequenta, talvez haja mais pecado do que em um motel. Acorda! O lugar não pode te influenciar, de que adianta não ir ao motel e pecar em outros lugares? Deixa de ser ignorante!

    • Quanta falta de leitura da Palavra… gente vai estudar a Bíblia… parem de ouvir esses babacas pregando um monte de bobagens… Esse negócio de pode ou não pode, principalmente na vida de um casal casado, é uma grande BABAQUICE GOSPEL!!! Já fui, vou e sinceramente, nesse momento me deu uma vontade louca de ir novamente!!! Quanta burrice desses "gospeis"!!! Gente, por favor, vamos ler a Bíblia!!! Pelo amor de quem a escreveu!!!

    • o q adianta estudar a biblia e nao viver o q ela ensina? conheço muitos como vc q só lêem a biblia pra aprecer e ficam cada vez mais ignorantes. vc frequenta pq nao tem compromisso com a palavra de Deus. jaz nas trevas e precisa vir para a luz.

      • Haha, que ridículo. Na sua própria casa acontecem coisas erradas. Onde na bíblia fala que não pode ir em motel? Jaz mais nas trevas e escuridão a sua pessoa, que se coloca em posição de juiz. Quem é você para afirmar que a pessoa não tem compromisso? E que ela está errada? Deus não é exclusivamente seu, e você não tem argumentos para dizer o que é pecado ou não. Saia da cadeira de juiz, com seu pensamento irracional e imbecil e retenha-se em seu lugar. Se você não vai, problema seu. Não significa que outro não pode ir, muito menos que ele é um descrente. Sua intolerância sobrepuja o seu intelecto.

    • Adriano Reis Se vc acha q motel é lícito, pq entao as pessoas q frenquentam vão escondidas, mesmo não sendo elas crentes? Se são apenas namorados é pq estão cometendo o pecado da fornicação como vc pode ler na sequencia do q vc citou: (ICor 6, 18). Sexo fora do casamento é prostituição. Agora se são casados, Deus já providenciou o lar para q o ato seja consumado na intimidade do casal, não em um lugar q já foi feito exclusivamente para a prática de adultério, fornicação e todo tipo de prostituição.

    • Edson… só lamento a sua infantilidade na Palavra… vc leu, mas não entendeu nada… leia mais, principalmente as Epístolas de Paulo… Ah, te desafio a me mostrar na Palavra e não da sua mente, onde está escrito que o cristão não pode frequentar motel com sua esposa. Meu irmão, a Bíblia não é um livro de regrinhas a serem cumpridas… Esse negócio de não pode isso, ou pode aquilo, meu irmão, você já leu o que Paulo escreveu a respeito disso? Infelizmente, já deu para perceber que você é mais um, dentre milhares de crentes hoje, que foram estuprados intelectualmente pelos seus líderes e não conseguem mais pensar!!! Meu querido, CRER É TAMBÉM PENSAR!!! Faça como os cristãos de Beréia, não confie em tudo que é dito nos púlpitos, pois atualmente tem sido ensinada muita bobagem e, pior, muita heresia. Se você não se sente a vontade em ir a um motel, meu irmão, não vá, mas NÃO VENHA DIZER QUE É PECADO E QUERER CONDENAR OS IRMÃOS QUE PENSAM DIFERENTE DE VOCÊ. A Palavra não me proíbe, portanto, tenho liberdade para tal! Prefiro continuar com minha mente livre a ficar preso a "pode isso, não pode aquilo". E nem precisa vir com aqueles cliches gospeis, frases prontas, etc. Eu sigo a PALAVRA e ela, graças a Deus, me dá liberdade para fazer um monte de coisas que os santarrões fariseus condenam!!! Glória a Deus, por que meu cérebro funciona muito bem!!!

    • não acredito que o Motel seja para prática única e exclusiva de fornicação, adultério, e prostituição…. embora saiba que lá tbm tenha tais práticas, que se pratica fornicação, adultério,ou prostituição o fato de ir a um motel não significa que está praticando as mesmas coisas… uma vez que você é casado, e vai com a sua esposa.

  6. Mas é o que a atual fome dos líderes "super poderosos" faz…
    Medo de que aconteça algum escândalo é uma preocupação válida…
    Preocupação é uma coisa, abuso de "poder" é outro.
    Existem autoridades espirituais que devem ser respeitadas e honradas, mas não superestimadas…

  7. experimenta então colocar a planta dos teus pés lá no inferno vacilão… e aproveita pra tentar converter o capirote. talvez vc consiga mesmo santificar aquele lugar e nao precisaremos mais nos preocupar com a salvação. vc deve ser mais um teologo de cursinho de 6 meses..

  8. Este artigo é fruto da rebeldia de quem abandona a verdade que está na igreja do Senhor (Catolica) e se deixa levar por qualquer sopro de doutrina. Sai por aí falando asneiras como essa e ainda arrasta um bando de ignorantes atrás. Deus tenha misericordia de você infeliz.

  9. Bom qto a esse assunto creio não ser pecado! Acho que é um assunto resolvido a dois! Pra mim não há problemas mas se pra o irmão há então fique a vontade pra não ir !! Não não venha me evangelizar sobre as suas questões de discordância do assunto,penso que tem uma obra muito mais importante lá fora como apresentar o Reino e e amor de Deus revelado em Jesus!
    No mais tudo na Santa Paz!!((Te imitei descaradamente Pastor Márcio)) rs…

  10. Jesus da glória impor decisoês proprias do certo e errado, apaga a luz da vontade do Senhor e leva pessoas a praticarem certos atos em cima da decisão de homens. Se for para usar passagens para debater vamos ter resposta para tudo, más as passagens biblicas sem a revelação do Espirito Santo também é usada pelo inimigo. Creio que não cabe a nós criticar quem concorda ou descorda com a matéria e sim dar nossa opnião. E ai vai a minha o hotél foi criado para pessoas que estão de passagem (passeio, lua de mel e férias) e o Motél? podemos sim abençoar o lugar onde pisarmos mais entra a questão da legalidade que o inimigo tem. Não temos autoridade se o inimigo tem legalidade para estar ali. Gostaria de passar as férias em um 5 estrela do diabo só porque é belo e vc vai consagrar ao chegar? e quando vc sair de lá vai ser passado para seu nome? As pessoas vão ser tocadas pelo Senhor lá?não. vai continuar a ser dele! É feio mostrar nossa idéia para incentivar, o certo é mostrar a luz e o bom censo. levar as pessoas a praticar tais atos pela nóssa ideia e consepção das coisas é muito feio. Pergunte cada um ao Espirito Santo se ele esta avontade no lugar onde vc está! ELE acaba de revelar a resposta em seu coração!

    • nada é do diabo… dar algo a ele é tentar usurpar Deus. Quem disse que o diabo tem legalidade sobre nós ou sobre algum lugar? Quanto a ser tocados pelo Senhor, em cada guarda de cabeceira de motel tem um novo testamento que os gideões deixam lá, não duvide da ação de Deus amigo, ele age onde quer.

  11. Eita assunto polêmico!! Quase fui linchada quando disse a um grupo de mulheres praticamente a mesma opinião do artigo.. a resposta que o povo “crente” dá sobre isso é inacreditável, “transferência de demònios, legalidade, brecha, maldição etc etc”… aí vem um e chama o próximo de infeliz (xingar “pódi” ir no motel não “pódi”)..Realmente estamos com a mente cauterizada pela ignorância de pessoas que vão na igreja, ouvem e usam o que ouviram como se fosse a única verdade existente e ainda acham que todos devem fazer igual. Não quer ir motel vá para um hotel, afinal a letra H faz toda da diferença!

  12. Vai do casal querer ir ou não, não vejo motel somente para adulteros, mais tambem para um casal de marido e mulher que se ama tambem.
    Vai depender de quem vai usar o motel e para que finalidade????Será que seria para alguem que está traindo sua esposa ou seu marido!!! ou para casal marido e mulher que se ama??

  13. Penso que os nossos próprios desejos nos levam a cair nessas ciladas, por que o apostolo Tiago escreve:
    Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
    Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
    Não erreis, meus amados irmãos.
    Tiago 1:14-16
    Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!
    Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
    Isso o corre geralmente quando a pessoa não tem uma verdadeira conversão e uma intima comunhão com Cristo Jesus, pois conheceis a verdade e a verdade vos libertará, Caros irmãos, fostes chamados para a liberdade. Todavia, não useis da liberdade como desculpa para vos franquear à carne é em torno disse que foi gerado este debate.
    Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos Serão Acrescentadas.
    Nos tempos antigos não tinha motel e tinha muito sexo resultado disso é que tinha muitos filhos, entao essa teoria de que motel é um lugar sossegado pra sexo cai por terra!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here