Artigos

A vergonhosa escolha de um religioso como ‘O Maior Brasileiro de Todos Tempos’

Comments (297)
  1. João Batista disse:

    Quando reeditarem essa “competição”, daqui a poucos anos, o ‘Chico’ não vai nem prás quartas de final. Povo sem tradição morre uma vez a cada geração.

    1. João Batista disse:

      Chico foi um inocente útil, manipulado por forças terríveis. A doutrina com que o enganaram repousa sobre seres mentirosos :
      No seu livro “Genese seg. o espirititsmo”, cap.VI, ítem 25, Kardek (1804-1869) nos deu uma previsão dos “espíritos” sobre nosso satélite natural, a Lua, que o homem um dia iria comprovar: “…um globo de cortiça cujo lado voltado para a terra é formada de chumbo”…”sem nenhuma analogia possível com nosso planeta”…
      No “Livro dos espíritos”, cap.IV,188, foi-lhe revelado por esses “espíritos” que o planeta Marte não tinha nenhum satélite… (Fobos e Deimos ainda não tinham sido descobertos…), que Saturno só tinha um anel e constituido pelo mesmo material do proprio planeta (tudo errado…) e que algumas estrelas, entre estas, Sírius, são milhares de vezes maiores que o Sol ( apenas 13 a 15 vezes…).
      O próprio Kardek reconheceu a possibilidade de espíritos embusteiros se esconderem atrás de nomes emprestados, a fim de fazerem aceitar seus conceitos. Afirmou ainda que “a única garantia segura do ensino dos espíritos está na concordância das revelações feitas expontaneamente, através de um grande numero de médiuns, estranhos uns aos outros e em diversos lugares”. Isto é a garantia da verdade… ?!?
      “Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou” (Dt 18.21-22)
      Quem serão esses “filhos da mentira”? O ‘Pai da mentira”… quem é..?
      Mentira tem perna curta e quem fala demais… Na Introdução do seu “Evangelho segundo o espiritismo”, no ítem VI, vc mesmo poderá ler :”ponde, em lugar da palavra ‘demônio’, a palavra ‘espírito’, e tereis a doutrina espírita”. Confissâo ! A ‘rainha das provas’ no Direito !
      “Bobagem ! Não existem demônios, nem diabo, nem Lúcifer, nem Satanás”…. Jesus disse que há, sim. Quem quer duvidar do Iluminado dos iluminados , O Senhor Jesus, filho do Deus Vivo, O Caminho, A Verdade e A Vida ?
      O “deus deste século” não se cansa de trabalhar para desviar a atenção das pessoas de sobre Jesus.”Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que vos tenho anunciado, seja anátema(amaldiçoado). Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. ( Gl 1.8-9)
      Vc acha que o diabo viria com chifres, calda de dragão e asas de morcego com baforadas de ar fétido do inferno ? Se ele se apresentasse como uma ameaça seria combatido e expulso. Por que o Espírito Santo teria nos avisado, através de Paulo :” o próprio Satanás se disfarça de anjo de Luz”( 2Co 11.14) ?
      Fazem o bem ( “Fora da caridade não há salvação”… ) e imitam o falecido para ter acesso a vida e a confiança das pessoas, doutrinando-as com a crença de que o Destruidor não existe, não é real, assim ele entra e pode agir livremente porque é parte da ‘família’. ” O diabo, vosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge procurando quem possa devorar.” (1 Pedro 5.8).
      Como ele anda em derredor (na intimidade de nossas casas), é facil falar de coisas pessoais, imitar a voz e a letra da pessoa que já morreu.

      1. João Batista disse:

        “Fora da caridade não há salvação”…Mas somos salvos para as boas obras, não por elas. Deus não tem esse tipo de fome a ser satisfeita, mas fartura, que deseja doar. Seria como nos orgulharmos de nossos desenhos na presença de Picasso, como impressionarmos a NASA com um avião de papel, ou nos igualarmos a Einstein porque sabemos escrever H2O`, ou como querer chegar à Lua com uma escada de bambu .
        O ” ’deus’ deste século” não se cansa de trabalhar para desviar a atenção das pessoas de sobre Jesus . “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma forma corrompido vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo Jesus”( 2 Co 11.3).

      2. fernando disse:

        nao seria obrigaçao de o Senhor Deus,Pai Todo Poderoso deixar escrito tudo oque ele fez,ou criou,ou iria criar.Ele deixou escrito que cada pessoa poderia escolher o caminho que queresse tomar ou caminhar.Eu nao acho certo a vossa senhoria ficar escrevendo coisa que nao lhe convem escrever.é certo alguem ficar falando que só receberá as bençãos de Deus se devolver o dízimo para Ele? como muitas igrejas por ai falam,ou ficarem expulsando os “maus espiritos” demonios ou encostos de quem vai nas igrejas e deixando os mesmos entrando nas pessoas que passam na rua, sendo que elas as vezes nao estao tao crentes em Deus e estao fracas espiritualmente?Eu, meu caro irmao, ja fui em muitas igrejas,catolicas e evangelicas,e posso te garantir,tem muitas coisas que ouve,que faz o cara desanimar,de ir, nao de Deus mais sim da propria igreja.tem muito pastor de igreja que da tapinha nas nossas costas porque a gente da dinheiro la.o irmao chico nunca cobrou pelos atos dele.e isso fez ele um, grande homem e merecedor do premio do sbt!!!!!!!!!!!!!!!!

        1. João Batista disse:

          Fernando, assim como a doutrina kardecista, você também diz alguma verdade mesclada com muitos enganos .”Ele deixou escrito que cada pessoa poderia escolher o caminho que queresse tomar ou caminhar.. ” Exato. O livre arbítrio é para você escolher morar com Deus, obedecendo Sua Palavra, ou passar a eternidade num lugar onde O Senhor não vai estar. Também está certo nas críticas à algumas doutrinas que andam contaminando algumas igrejas, mas não estamos falando disso. “Quando um dedo te apontar a lua, olhe para a lua, não para o dedo”. Estamos falando da “Lua” e você está falando do “dedo”. Os crentes têm muitos defeitos, sim, mas eles estão apontando para Deus, a Palavra Viva, e você está criticando o “dedo”. A Verdade tem que ser dita, ainda que você pense que “não acho certo a vossa senhoria ficar escrevendo coisa que nao lhe convem escrever”…Tudo que escrevi no comentário acima é verdade, e está tudo na obra do fundador do espiritismo, Allan Kardec, é só conferir, pois para isso dei as coordenadas exatas, capítulos e ítens da cada livro. Não invento nem aumento. Está ‘ipsis litris’. Mas a Verdade incomoda, não é ? Por isto crucificaram Jesus, e não porque só pregava o amor e o perdão.

          1. Eu disse:

            É kardec ganhou o prêmio???? Quem ganhou foi Chico. Sua fala é vazia. Só confunde, criticar parece ser seu dom.

      3. DOUGLAS disse:

        Caro João Batista. É impressionante como a fé cega tenta deturpar a mensagem que outras religiões querem passar. Sabemos que todas as religiões tem seu papel para o bem do homem. Estranho muito quando vejo que geralmente as religiões evangélicas e até mesmo a católica atacam o espiritismo na grande maioria das vezes de forma desleal, como no texto que vossa Senhoria lançou acima. Percebi que você refere que lançou dados retirados dos textos de Allan Kardek e que demonstram que o espiritismo é uma coisa ruim. Sendo uma pessoa que já li muito os textos de Alan Kardek percebi que tiras-tes trechos isolados dos livros, que na verdade tem um sentido totalmente destoado daquilo que a mensagem inteira quer passar. Não vou entrar em detalhes sobre os trechos que tirastes acima, afinal quero doar meu tempo para provar o que todos já sabem. Cito somente como exemplo o texto que você referiu estar no capítulo IV, que você cita: ”ponde, em lugar da palavra ‘demônio’, a palavra ‘espírito’, e tereis a doutrina espírita”. Agora vou transcrever a integridade do parágrafo ao qual você retirou tal frase:

        A palavra daimon, da qual fizeram o termo demônio, não era, na antigüidade, tomada à má parte, como nos tempos modernos. Não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os Espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos superiores, chamados deuses, e os menos elevados, ou demônios propriamente ditos, que comunicavam diretamente com os homens. Também o Espiritismo diz que os Espíritos povoam o espaço; que Deus só se comunica com os homens por intermédio dos Espíritos puros, que são os incumbidos de lhe transmitir as vontades; que os Espíritos se comunicam com eles durante a vigília e durante o sono. Ponde, em lugar da palavra demônio, a palavra Espírito e tereis a doutrina espírita; ponde a palavra anjo e tereis a doutrina cristã.

        Nota-se assim, que você retirou de um contexto e nem sequer foi honesto para transcrever a continuação do texto da frase..

        Se a tua forma de pensar, se a tua religião permite a leviandade e o mau caratismo de fazer isso – suprimir passagens para fins de convencer as pessoas que o espiritismo é uma coisa ruim, fique com a tua religião. Mas se um dia você perceber que a mentira em si é um pecado e que se você tem que mentir para defender uma suposta verdade – talvez essa verdade não seja tão verdadeira assim.

        Enfim, respeito a tua crença, mas não a tua opinião que afronta uma coisa que você mal conhece e se conhece, refuto a tua forma de agir, de retirar frases ditas dentro de um parágrafo maior, para tentar ludibriar as pessoas.

        Desta forma é simples dizer que falou tudo e provou o que falou pelos próprios textos de Kardek, pois retirou de tais textos. Se formos retirar textos isolados da bíblia, sem analisar um contexto, termos que aceitar a justiça olho por olho, dente por dente.

        1. João Batista disse:

          Absolutamente. Onde está essa ‘mentira’ ? Distorci o texto ? Acrescentei oiu retirei alguma palavra, alguma vírgula ? Mesmo colocando o texto todo, mesmo colocando o livro inteiro, não muda o fato de que Kardek assume que são os ‘demônios’ sim, ainda que ele diga que o nome de demônios era originalmente dado a cria turas angelicais…para ele. Para os ‘celtas’, para os druídas, que faziam sacrifícios de crianças. O próprio Kardek afirmava ser a reencarnação de um druída celta, daí ter adotado o nome desta entidade (“Allan Kardek”, que nunca foi seu nome verdadeiro, típico de mentirosos, aliás…).
          Não fui ‘leviano’ ao falar de ‘algo que não conhecia’. Conheço muito mais o kardecismo do que vc…poderia imaginar …ou suspeitar.
          Por que vc não tenta rebater a mentira das previsões sobre as descobertas da lua e dos planêtas ? … e me prove que esses ‘espíritos’ não são mentirosos ?

          1. Geverson disse:

            Sr.João Batista , por favor , não escreva bobagens acerca do que não entende . Voce não conhece a doutrina , pois já a descaracteriza chamando-a de Kardecismo , termo que não existe. E saiba que os espiritos nada mais são do que homens desencarnados , propensos a errarem em sua opiniões por desconhecimento ou leviandade , por isso não se deve dar crédito a tudo o que dizem. Todo o intercambio mediúnico deve primeiramente passar pelo crivo da razão . Estude o Livro dos Mediuns antes de opinar.

      4. O Vigilante disse:

        PARABÉNS AO JOÃO BATISTA PELO SEU COMENTÁRIO VERDADEIRO.
        AGORA MUDANDO DE ASSUNTO, GOSTARIA QUE TODOS DESSE SITE ME AJUDASSE A DIVULGAR UM CASO TRISTE QUE RECENTEMENTE ACONTECEU NA CIDADE DE VIANA MARANHÃO, A QUAL EU MORO HA 13 ANOS.
        A COMPRA PREMIADA ELETRO-NOSSA DO ESTELIONATÁRIO CHICO DO TOTE DEU UM CALOTE MILIONÁRIO NO POVO VIANENSE, O QUAL ESSE CALOTE TIVE UM GRANDE PREJUIZO DE 11,200 . EU PAGAVA LA UMA MOTO PARA O MEU FILHO, PAGUEI MAIS DE 29 PARCELAS E NUNCA FUI CONTEMPLADA NUNCA FUI SORTEADA, PAGANDO TODO MES RIGOROSAMENTE EM DIA. E DE REPENTE ELE SOME DA CIDADE DANDO UM CALOTE NA POPULAÇÃO DE VIANA.
        CHICO DO TOTE COM SEU SÓCIO E COMPARSA AMERILDO ESTÁ ESCONDIDO COM MEDO DE SER PEGO PELA POPULAÇÃO.
        QUEREMOS NOSSO DINHEIRO DE VOLTA, SE NÃO ELE VAI TER QUE NOS PAGAR DE OUTRO JEITO

      5. Marcio Pedroso disse:

        NÃO SEI PQ OS MEUS COMENTÁRIOS ESTÃO SENDO EXCLUÍDOS, QUERIA SABER DO PQ?
        DEUS CONDENA O ESPIRITISMO NA SUA PALAVRA. NEM VEM COM ESSA HISTORINHA DE CARIDADE QUE NÃO COLA. DEUS CONDENA TODAS ESSAS PRÁTICAS DE ESPIRITISMO. QUEM CONHECE A BÍBLIA SAGRADA JAMAIS VAI SER UM ESPÍRITA,JAMAIS. DEIXAR DE SEGUIR JESUS PRA SEGUIR SATANÁS ISSO É UM CEGO E E TAMPADO PELO PODER DE SATANÁS.
        A REDE GLOBO 99% DELES SÃO ESPÍRITAS, TODOS ESTÃO NA BEIRA DO ABISMO E NÃO TÃO SABENDO DO PERIGO. DEPOIS QUE MORREREM PODEM ACENDER VELAS,PODE FAZER FOGUEIRA, PODE CHORAR PULAR DANÇAR,GRITAR,PEDIR PERDÃO,DESMAIAR, TUDO SERÁ PERDA DE TEMPO. DEPOIS DA MORTE SEGUE SE O JUÍZO.
        MORRER SEM CRISTO É TER A CERTEZA DO FOGO DO INFERNO.
        SOU EVANGÉLICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS E DIGO ISSO PQ EU CONHEÇO A PALAVRA DE DEUS. NUNCA GOSTEI DE ENGANAR NINGUÉM COM PALAVRAS BONITAS. VOU LOGO DIRETO NA REALIDADE.
        SE NÃO CONFESSAR JESUS COMO SALVADOR, O INFERNO É CERTO COMO 2+2=4.
        QUERES TER UM ENCONTRO COM DEUS? ACEITE JESUS. QUERES IR PARA O FOGO DO INFERNO? CONTINUE NO ESPIRITISMO.

        1. Ney Santos disse:

          concordo com o amigo. compra premiada tem sido um desgosto para as famílias carentes que sonham em ganhar uma moto.
          esse chico do tote eu não conheço ainda,mas pretendo conhecer em breve. ele lesou um tio meu na cidade de Viana. ele vai prestar conta é comigo dessa vez.
          me aguarde.

          1. Ramires Santiago disse:

            conheço milhares de pessoas que foram lesados por esses ladrões picaretas de compra premiada. aqui na minha Cidade o Eduardo Facundes deu um rombo de 30 milhões, inclusive nem sei se esse ladrão está preso ainda,mas acho que não. aqui nesse país quem tem dinheiro fica preso só umas horas e vão pra casa.
            o picareta chico do tote está rico com o suor do povo de Viana, uma CIDADE PACATA DE MENOS DE 50 MIL HABITANTES.
            chico do tote tem que ser pego pela população, a policia tem que tá bem longe pra não pegar dinheiro nosso. nós que temos que pegar esse ladrão

    2. Rebeca disse:

      Parabéns pela sua postagem.
      Muito bem.

    3. Cão Raivoso disse:

      acho um absurdo o Paulo Teixeira ter sumido desse site.
      o por que gostaria de saber. já se passaram 3 anos que ele sumiu desse site, acho até uma falta de consideração por nós, e principalmente por ele dizer que é um crente.
      fica minha postagem,e gostaria que qual quer um me respondesse.
      boa noite

  2. Ilton Will disse:

    Se o presidente da Assembleia De Deus Samuel Câmara tivesse ganhado ou Silas Malafaia ou Edir Macedo e rr soares ninguém ia falar nada no meio Evangélico, como foi um espirita Chico Xavier estão com raiva

    1. licença para copiar e colar seu comentario?

    2. Sugiro a leitura do parágrafo que escrevi no texto acima …. "Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos relevantes e não por PAIXÃO somente."
      Forte abraço. Paulo Teixeira

      1. Dedetizadora disse:

        Gostaria de saber cadê todo mundo? porque o SBT fechou o mural sem nos avisar.
        gostaria de saber sobre o Lucas Cão Raivoso,e outros amigos.
        hoje que eu entrei aqui e vi algumas postagens sobre esse golpe que deram na Cidade de Viana-Ma

    3. O que o líder da alguma denominação fez de relevante para o país ? Caso fosse escolhido deveria ser o primeiro a abrir mão do título. Sejamos sóbrios e sensatos.

      1. Ramires Santiago disse:

        Paulo tenho que descordar do que você escreveu. Independente da paixão que brasileiros tem por religiosidade, isso bem diversificado, seja no catolicismo, protestantismo, espiritismo e nos demais crédulos comuns no Brasil, há fatores sociais importantíssimos que pesam para Chico Xavier e outras personalidades do movimento espírita também. No caso do Chico ele vendeu cerca de 50 milhões de exemplares de suas obras em vários idiomas, o que gira em torno de 100 milhões de reais aproximadamente e reverteu tudo em obras de assistência social. Sendo que era funcionário público aposentado e vivia modestamente. Até hoje em Uberaba e vários lugares do Brasil há obras sociais de assistência a população, isso independente de qual seja a religião dos necessitados ou sem religião que são mantidas com direitos autorais de suas obras. Lembro-me bem, embora ainda criança que fora a questão da psicografia Chico tinha e ainda mantem inúmeros trabalhos sociais que foram deixados por ele. Qual pastor que existe mesmo no meio evangélico que já doou 100 milhões de reais a favor de obras de assistência social no Brasil ? As personalidades do meio de vocês que são famosas são os “UNGIDOS” do Senhor não é? Silas Malafaia, patrimônio de 300 milhões segunda a Forbes, Edir Macedo, o que vai abrir concurso público pelo CESPE/UNB para pastor com salário a partir de 8 mil fora benefícios, Valdomiro que tem fazenda de 60 milhões de reais. Independente do que uma pessoa pregue, ou divulgue o que ela faz e fica registrado na memória de qualquer pessoa com mínimo de sensatez é o que vale. Chico Xavier fez muito mais que psicografar cartas de supostos mortos ele deixou verdadeiras obras de assistência social, que inclusive até hoje recebe direitos autoriais de suas publicações como já disse. Outros ainda como o Divaldo Franco que fundou a Mansão do Caminho em Salvador e também é funcionário público aposentado, ou seja não vive da boa vontade dos fiéis, há mais de 60 anos ajuda e ajudou na periferia de Salvador mais de 160 mil crianças pobres, que tiveram a oportunidade de profissionalizar-se e ter uma vida com mais dignidade. Outros como a Irmã Dulce tem uma bela história de amor ao ser humano e trabalho voltado para a sociedade, Zilda Arns também é outro exemplo de humanismo. Agora qual é o exemplo de personalidades evangélicas que temos de humanismo e amor ao próximo mesmo? Porque as em destaque citadas acima são complicados para quem ler o que é o conceito de ser Cristão, chamá-los assim. Lobos em pele de cordeiros verdadeiros mercenários e oportunistas da fé.

        1. Gozador disse:

          FECHARAM O SITE DO MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS CHICO XAVIER. O SBT NÃO NOS FALOU NADA NÃO NOS DEU NEM UMA EXPLICAÇÃO ATÉ AGORA.
          JÁ QUASE FECHANDO COM CHAVE DE OURO COM CEM MIL COMENTÁRIOS.
          AGENTE ESTÁ REVOLTADO,INCLUSIVE O LUCAS CÃO RAIVOSO, NEM SEI POR ONDE ELE ANDA AGORA. TODOS SUMIRAM.

    4. Izack Silva disse:

      Quem não sabe oque não conhece fala do que não intende. A Verdade e exposta e ninguém vê, mas oque e Mentira ta exposto para o mundo.

    5. Eliany Alves disse:

      Concordo…muuuuitos só querem saber de assistir novela, em vez de pegarem um bom livro para ler ou pelos menos procurar ajudar o seu próximo…

    6. PerFil MarLéano disse:

      QUANDO SE FAZ UMA SELEÇÃO ALEGRA-SE UNS E INTRISTENCESSE A OUTROS.
      NO CONSIGO FAZER UMA LIGAÇÃO DIRETA DO RESULTADO COM O FATO DO BRASIL SER UM PAÍS RELIGIOSO.AXO ISSO TEDENCIOSO DEMAIS.
      CHICO TEM ADEPTOS DE SUAS IDEIAS DENTRO E FORA DO ESPIRITIMOS E E´MUITO QUERIDO EM MG.ISSO PODE FAZER A DIFERENCA EM VOTOS VIA NET.OK

      1. Ramires Santiago disse:

        Ney Santos, respeite o site. se vc é contra ou não, isso não nos interessa. caia fora desse site agora. procure outro lugar pra vc criticar ou falar mal daquilo que vc não tem certeza nem uma. falamos as coisas qd temos certeza e provas nas mãos pra provar e esfregar na cara de qual quer pessoal, seja ela qual for.
        moro aqui na Cidade der Viana-Ma. há 244 km da capital de São Luis-Ma.
        fui lesada pela compra premiada ELETRO-NOSSA do estelionatário CHICO DO TOTE.
        chico do tote é mais conhecido do que URUBU NA BAIXADA. esse canalha lesou quase toda a população de VIANA, na sua empresa de compra premiada ELETRO-NOSSA.
        Queremos nosso dinheiro de volta, se não muito sangue vai ser derramado, ta dado o recado. quem conhece ele ou sua raça, favor dá esse recado.
        desde já agradeço.
        agradeço também o proprietário do site por nos proporcionar esse espaço para as denúncias cabíveis. chega de falar de CHICO XAVIER. ELE já morreu. e a Bíblia é clara qd afirma que ele foi para o INFERNO com o tal DE ALLAN KARDEC

    7. O SBT não revelou dados mais aprofundados de como como foi feita a escolha … E se tal resultado foi manipulado? Quanto à escolha em si, mostra o quanto o brasileiro nada sabe sobre seus personagens que fizeram história nestes 500 anos … Lamentável !!!

      1. Rebeca disse:

        Uma coisa tenho certeza como 44+44=88 que DEUS condena o espiritismo na sua palavra. a Bíblia é clara, mas o diabo tampa as mentes das pessoas para que não possa ver essa verdade.
        SATANÁS é sagaz atrevido moleque e vagabundo. mas na vida do crente fiel ele não tem vez.

        1. Aleijadinho disse:

          que bom que encontrei aqui alguns dos amigos. o nosso mural foi fechado sem nos dar uma explicação.
          nós fomos o primeiro a entrar no mural, foi tão tal que já passava dos 82 mil comentários, quase chegando aos cem mil comentários. estávamos querendo muito fechar com cem mil comentários CHAVE DE OURO. depois dos cem mil comentários o SBT podia fechar de vez o mural,pois não ia interessa mais ninguém mesmo.
          mas foi uma falta de respeito fechar o nosso mural sem nos avisar. queria saber onde encontrar o nosso amigo Cão Raivoso que sumiu de todos os sites. quem souber o paradeiro dele favor deixar aqui um comentário. desde já agradeço; Aleijadinho

    8. Joabe Rios disse:

      Raiva? Não mesmo! Sujeito que se promoveu a custa de fraudes! O que este sujeito fez pelo Brasil? Distribuiu sopinhas para os mais famintos, foi isso? Tantos Brasileiros de peso e foram escolher logo este embuste! Ao menos não escolheram Neymar e Luan Santana!

    9. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Ilton se um desses citados fossem eleitos ou até tiveram concorrido, eu seria a primeira a " meter a bronca" aqui, acho que qualquer religioso que fosse eleito, como no caso houve a eleição de um, traria debate. Por exemplo os catolicos tem irmã Dulce, que viveu toda a sua vida para a obra social. Acho que temos personagens historicas, esportivas, culturais que podiam representar muito bem esse titulo. Mas, sei não, coisa no SBT eu tenho minhas desconfianças. Nem me espantaria se tivesse sido o Silvio Santos mesmo a ganhar….agora devem estar pensando em dar um premio postumo a Hebe Camargo…

    10. Joabe Rios Isso mostra a intolerância de vocês evangélicos a outras denominações. Ja chutaram uma santa na TV, ja depredaram terreiros de umbanda, perseguem homosexuais e são raivosos quando do reconhecimento de um líder espirito como o maior brasileiro de todos os tempos.. É esse o cristianismo que querem implantar no Brasil ? Jesus nos acuda !

    11. Joabe Rios
      Isso mostra a intolerância de vocês evangélicos a outras denominações. Ja chutaram uma santa católica na TV, ja depredaram terreiros de umbanda, perseguem homosexuais (como nazistas) e são raivosos quando ao reconhecimento de um líder espirita como o maior brasileiro de todos os tempos.. É esse o cristianismo que querem implantar no Brasil ? Jesus nos acuda !

    12. Joabe Rios disse:

      Vocês uma vírgula (,). Não faço parte de igreja nenhuma! Não fui eu que chutei santo de ninguém. Estou apenas constatando um fato, Chico foi uma pessoa boa, sim foi. Mas não digno de ser o maior Brasileiro de todos os tempos, isto é um insulto a racionalidade humana!

    13. Caro, Paulo Teixeira. O senhor não respondeu ao comentário do Ilton Will. Caso fosse um dos dois(Silas Malafaia ou Edir Macedo) o senhor iria se revoltar? Abraços

    14. Anny Rosy disse:

      Paulo Teixeira se o resultado fosse manipulado é bem provavel que um lider religioso dono de alguma seita evangelica teria sido eleito,sendo a esposa de silvio santos evangelica>>>esse resultado prova que não houve manipulação.

    15. Ismael Gomes disse:

      se bem que Jesus faz o maior trabalho social que o mundo já viu, não só no Brasil mas no mundo inteiro, não há centros espiritas, terreiros de macumba, clinicas de recuperação, religiões, que consigam libertar drogados, prostitutas, assassinos, maniacos, doentes terminais, etc, só ELE consegue, ninguém votou nEle, JESUS também é brasileiro, por que morreu por nós também!

      Jeus te ama e eu Também!

    16. Ney Santos disse:

      DEIXA DE SER IDIOTA AMIGO,ISSO NÃO SE TRATA DE RELIGIÃO E SIM DE FALAT DE INFORMAÇÃO………SE TIVESSE ALGUM PR. LÁ AMIGOS INTELIGENTES,TERIA QUE MERECER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!FOI ABSURDO PLO FALTA DE CONHECIMENTO DO POVO,POIS DEIXARAM DE LADO SANTOS DUMMONT INVERTON DO AVIÃO E DO RELÓGIO DE PULSO,CARLOS CHAGAS,RUI BARBOSA E MTOS OUTROS AÍ QUE MERECIAM…………AGORA ME DIGAM SE ALGUM DESSES QUE CITEI SÃO EVANGÉLICOS?????????????????????Ilton Will

    17. Ney Santos disse:

      NÓS EVANGÉLICOS NÃO TEMOS NADA CONRA XICO XAVIER MAS QUE ELE NÃO MERECEU ISSO É UM VERDADE VERDADEIRA…….E UMA DAS FINALISTAS FOI PRINCESA ISABEL QUE NEM BRASILEIRA ERA,ISO MOSTRA COMO O "POVO"(NÃO GENERALIZANDO) ESTÁ BEM INSTRUÍDO!!!!!

    18. Certamente que a vitória desta nobre luz feriu os egos dos admiradores do velho pão e circo!
      As pessoas em pleno seculo 21 tem a forma debíl de colocar suas crenças para julgar tudo e todos.
      Pessoas são boas pelo que fazem de bom, e não por causa das creças que seguem…

    19. Gesiel Faria disse:

      me desculpe meus amigos Espírita nao tenho recordaçao de algo feito que seja importante para toda a naçao em geral independente de religião como fez noss Lula da silva veio do sertao para mudar o nosso país

    20. Nilson Silva disse:

      Amado ñ so concordo com vc como acho tbm que o povo brasileiro é ingrato com seus herois.
      Vejo essa escolha como um reflexo da nossa educação pois nossa cultura é conhecida por corpos bonitos e festa e ñ de herois que fizeram desse pais uma nação respeitada pelo mundo.

    21. Edir Macedo ficou com a melhor parte deste concurso realizado pelo SBT, ficou em 13 (décimo terceiro) " se aguenta esta ".

    22. Joabe Rios, vc agora diz que "Chico é uma pessoa boa", mas falou anteriomente palavras como: embuste e fraudador. Isso mostra que até vc não sabe o que fala. Aprenda a respeitar outras denominações e pessoas que realmente fizeram pelo povo brasileiro como um parâmetro moral a ser seguido.

    23. Joabe Rios disse:

      Chico foi uma pessoa boa, sim.

      Embuste é a crença dele!

      Religião não define caráter!

      Há vários exemplos de fraldes na internet sobre materializações de espíritos.
      Só sendo fanático pra acreditar nisso!

      Respeito pessoas, e discuto crenças!
      Liberdade de expressão!

    24. discordo plenamente de voçê ILTON WILL, sou cristão e essas pessoas citadas por voçê que são do meio evangelico e o chico xavier nada fizeram para merecer tal titulo. Particulamente eu não concordo com tal pesquisa, pois cada brasileiro histórico fez algo para o Brasil em varias áreas: na educação, na politica, na segurança, no esporte, na conomia, na saude e etc. a escolha de um é falta de respeito aos outros. estou certo que pesquisas dessa natureza é no minimo uma covardia.

      1. Renatina disse:

        que bom que encontrei esse site, pois o nosso fecharam sem nos dizer nada.
        Deus condena todo tipo de bruxaria mentiras, espiritismo e etc
        fuja depressa dessa armadilha fatal. corra e aceite Jesus enquanto vc está com vida, pois depois da morte segue se o juízo

    25. você está irado por que? Porque foi um "religioso" que venceu ou por que foi um espírita!

  3. É deixar de votar em alguém que teve uma obra consumada e importante para a sociedade, votaram em alguém que vivia de mitos e fantasia.

    1. No seu mundo de fanático evangélico sim.. mas nos das mães e pais que perderam seus filhos ele representou o alívio e o conforto. É uma pena que coloquem o legado humanístico abaixo de sua religião. Isso mostra o quanto os evangélicos são intolerantes. Talibans cristãos !

    2. Antonio Carlos Candia Junior … Prezado, o prêmio visava a alguém que deixou seu legado à toda a Nação e não apenas a um grupo, seja ele religioso ou não. Ao emitir opiniões, deve -se deixar de lado toda sorte de paixões para não cair nos mesmos erros dos fanáticos. Se o vencedor tivesse sido um artista popular, um jogador de futebol, etc … também teria recebido críticas … Não olhe com olhar sectário, voltado para defender uma determinada fé religiosa. Aja com sobriedade e veja que o prêmio tinha por fim àquele que deixou um legado à toda a nação, como Tiradentes, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, JK, Marechal Rondon, etc …

    3. Anny Rosy disse:

      Antonio Carlos Candia Junior sou ateia não votei em xico,mais achei que foi um grande reconhecimento pela pessoa maravilhosa que ele foi. Eu particularmente sempre admirei o trabalho dele,didicou grande parte da sua vida em ajudar os necessitados inclusive o hospital do fogo selvagem.Que bom seria,se todos fizessem o que ele fez.

    4. Ney Santos disse:

      Antonio Carlos Candia Junior Até parece que os evnagélicos não perderam ou perdem seus filhos para drogas e badidagem,filhos que se afastam dacasa de DEUS,e não conseguem voltar e tem como consequência a morte trazendoa dor para família……….até pare que os evangéicos não tem FILHOS Antonio Carlos Candia,fala sério………………agora no mundo do "fanáticos"como vc dise tb temos obras de caridade e centro de recuparação de drogados……..no "mundinho dos fanáticos evnagélicos" como vc citou tb temos obras insensates de caridade viu!!!!!!!!!!!

    5. Ney Santos disse:

      Paulo Teixeira vc falou td…o benefício dele não foi para os quase 200.000.000 de brasileiros…..não temos nd contra Chiico Xavier mas ele ficar na frente de Getúlio Vargas, JK, Marechal Rondon,Carlos Chagas,Ruy Barbosa e etc …fala sério……………………………….ficam chamando o evangélico de intolerantes em um País Laico…………..esculhambam Jesus o tempo d e não matamos ninguém em nome de Deus………………………….acho que esse Antonio está no país errado,os mulçumanos estão do outro lado do mundo!!!!!!

    6. Anny Rosy disse:

      quais são e onde são essas tais obras de caridade???ja perguntei e ninguem conseguiu me responder.

      1. Santos Ney disse:

        CHICO DO TOTE ESTÁ TRANQUILO NA CIDADE DE BACABAL COMO NADA FEZ EM SUA CIDADE DE VIANA – MA.
        LESOU CENTENAS E CENTENAS DE CLIENTES NA SUA EMPRESA DE COMPRA PREMIADA ELETRO-NOSSA.
        A POLÍCIA DE VIANA TEM QUE VIM PEGAR ESSE PICARETA EM BACABAL,TA DADO O AVISO

    7. Antonio Carlos Candia Junior putz, nunca tinha ouvido essa, talibãs cristãos, kkkk

    8. Adriano De Deus Farias de Deus disse:

      se todos fizessem o q ele fez o mundo seria perfeito imagine se todos fizessem 1/2 do q jesus fez verdadeira mente o mundo se tornaria o paraiso; mais quem padeceria ou morreria pelo seu próximo? jamais haverá alguem como jesus.

    9. Antonio Carlos Candia Junior ;.voce fala do que nao sabe examinas as escrituras sagradas , pois ela vai te es clarecer o que voce nao sabe , pois esse negocio de falar com morto pura iluzao e mentira , as pessoas estao mais crendo no que o homen fala do que DEUS fala , o homem todavia e mentiroso fala sò mentira verdadeiro è so DEUS o homem esta ordenado a morrer uma vez `sò depois disso vem o juizo , ai vem um camarada dizendo que fala com os mortos e voces acreditam pois entao por que voces nao falam ai voces vao ver com quem voces vao estar falando ,a biblia sagrada diz que o deus desse seculo segou o entendimento dos incredulos para que lhes nâo resplandeça a luz do evangelho da gloria de cristo , que è a imagem de Deus. a biblia sagrada diz desperta tu que dorme entre os morto pois ele tem algo para te esclarecer .

    10. FEZ MUITO MAS TÁ LONGE DE SER O MAIOR, PRA MIM O MAIOR FOI AQUELE QUE TENTOU MOSTRAR PARA O BRASIL DO PASSADO O QUE ELE PRECISAVA PRA HOJE, PAULO FREIRE SERIA O MAIOR SE NOS TIVÉSSEMOS ABSORVIDOS SEU MÉTODO. O MESTRE DA EDUCAÇÃO MOSTROU O CAMINHO PARA QUEM NÃO QUERIA VER.

  4. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

    Nada contra a Xico Xavier, e os que professam a fé Kardecista, mas, acho que Carlos Chagas, Santos Dumont, personagens históricos que lutaram contra a ditadura, Paulo Freire como educador, Zubi dos Palmares e outros negros que lutaram pela liberdade dos escravos eram pessoas mais habilitadas ao premio, além de esportistas, artistas…bem, mas, enfim….

    1. João Batista disse:

      Chico foi um inocente útil, manipulado por forças terríveis. A doutrina com que o enganaram repousa sobre seres mentirosos : No seu livro "Genese seg. o espirititsmo", cap.VI, ítem 25, Kardek (1804-1869) nos deu uma previsão dos "espíritos" sobre nosso satélite natural, a Lua, que o homem um dia iria comprovar: "…um globo de cortiça cujo lado voltado para a terra é formada de chumbo"…"sem nenhuma analogia possível com nosso planeta"… No "Livro dos espíritos", cap.IV,188, foi-lhe revelado por esses "espíritos" que o planeta Marte não tinha nenhum satélite… (Fobos e Deimos ainda não tinham sido descobertos…), que Saturno só tinha um anel e constituido pelo mesmo material do proprio planeta (tudo errado…) e que algumas estrelas, entre estas, Sírius, são milhares de vezes maiores que o Sol ( apenas 13 a 15 vezes…).

    2. João Batista disse:

      O próprio Kardek reconheceu a possibilidade de espíritos embusteiros se esconderem atrás de nomes emprestados, a fim de fazerem aceitar seus conceitos. Afirmou ainda que "a única garantia segura do ensino dos espíritos está na concordância das revelações feitas expontaneamente, através de um grande numero de médiuns, estranhos uns aos outros e em diversos lugares". Isto é a garantia da verdade… ?!?

      "Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou” (Dt 18.21-22) Quem serão esses "filhos da mentira"? O 'Pai da mentira"… quem é..?

      Mentira tem perna curta e quem fala demais… Na Introdução do seu "Evangelho segundo o espiritismo", no ítem VI, vc mesmo poderá ler :"ponde, em lugar da palavra 'demônio', a palavra 'espírito', e tereis a doutrina espírita". Confissâo ! A 'rainha das provas' no Direito !

    3. João Batista disse:

      “Bobagem ! Não existem demônios, nem diabo, nem Lúcifer, nem Satanás"…. Jesus disse que há, sim. Quem quer duvidar do Iluminado dos iluminados , O Senhor Jesus, filho do Deus Vivo, O Caminho, A Verdade e A Vida ? O "deus deste século" não se cansa de trabalhar para desviar a atenção das pessoas de sobre Jesus."Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que vos tenho anunciado, seja anátema(amaldiçoado). Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". ( Gl 1.8-9)

      Vc acha que o diabo viria com chifres, calda de dragão e asas de morcego com baforadas de ar fétido do inferno ? Se ele se apresentasse como uma ameaça seria combatido e expulso. Por que o Espírito Santo teria nos avisado, através de Paulo :" o próprio Satanás se disfarça de anjo de Luz"( 2Co 11.14) ?

      Fazem o bem ( "Fora da caridade não há salvação"… ) e imitam o falecido para ter acesso a vida e a confiança das pessoas, doutrinando-as com a crença de que o Destruidor não existe, não é real, assim ele entra e pode agir livremente porque é parte da 'família'. " O diabo, vosso adversário, anda ao derredor, como leão que ruge procurando quem possa devorar." (1 Pedro 5.8)

      Como ele anda em derredor (na intimidade de nossas casas), é facil falar de coisas pessoais, imitar a voz e a letra da pessoa que já morreu.

    4. João Batista disse:

      "Fora da caridade não há salvação"…Mas somos salvos para as boas obras, não por elas. Deus não tem esse tipo de fome a ser satisfeita, mas fartura, que deseja doar. Seria como nos orgulharmos de nossos desenhos na presença de Picasso, como impressionarmos a NASA com um avião de papel, ou nos igualarmos a Einstein porque sabemos escrever H2O`, ou como querer chegar à Lua com uma escada de bambu .

      O " ’deus’ deste século" não se cansa de trabalhar para desviar a atenção das pessoas de sobre Jesus . "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma forma corrompido vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo Jesus"( 2 Co 11.3).

  5. Quando se fala "RELIGIOSO" se fala no geral

  6. Ilton, se ele realmente fosse ninguém falaria nada… Pior odiotice!!!

  7. concordo Ilton Will..
    Se o presidente da Assembleia De Deus Samuel Câmara tivesse ganhado ou Silas Malafaia ou Edir Macedo e rr soares ninguém ia falar nada no meio Evangélico, como foi um espirita Chico Xavier estão com raiva

    1. Sugiro a leitura do parágrafo que escrevi no texto acima …. "Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos relevantes e não por PAIXÃO somente." O que o líder da alguma denominação fez de relevante para o país ? Caso fosse escolhido deveria ser o primeiro a abrir mão do título. Sejamos sóbrios e sensatos.

  8. Marly Brito disse:

    O povo erra messssmo, chico xavier como melhor é piada! princesa isabel livrou os escravos e ninguem a coloca em primeiro lugar so quem foi escravo sabe o que é a liberdade

    1. CONCORDO COM VOCE MARLY BRITO.

    2. mas se você for cristã, então você não sabe mesmo oque é liberdade! afinal de contas todos os cristãos são escravos de cristo.

    3. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Princesa Isabel não livrou os escravos, cedeu a pressao da Inglaterra que queria expandir seu novo modo economico, necessitando de mercado de consumidores para isso. Havia pressão também interna dos que eram insatisfeito com a monarquia e (apesar da historia oficial tentar esconder isso) houve muito movimento politico, social e de resistencia dos negros escravos, libertos, alforriados, que não foi pouca, uma delas a Conjuração Bahiana, ou Revolta dos Alfaiates, com intensa participação dos negros, tbm a associação do homens pretos (estilo maçonaria) que atuava no RJ e comprava a liberdade dos escravos. Tanto que não se comemora mais o "dia da abolição" e sim O Dia da Consciencia Negra, data do assassinato de Zumbi dos Palmares.

    4. Marly Brito disse:

      Khandy Silva Se ela cedeu ou livrou eu não sei… sei que sera sempre lembrada por uma ação louvavel e os que eram escravos agradecem…
      E que merecia TER GANHO “O Maior Brasileiro de Todos os tempos` como merecia! haaaaa que peeena!

    5. Ney Santos disse:

      PRINCESA ISABEL NÃO ERA NEM PARA ESTAR LÁ…ELA NÃO LIBERTOU NINGUÉM AQUILO TD FOI UMA ESPÉCIE DE POLÍTICA DISFARSADA EM UMA ÉPOCA QUE PORTUGAL JÁ COMIA N MÃO DA ESPANHA E PRINCIPALMENTE DA INGLATERRA…..O MAIS A Khandi Silva esclareceu td!!!!!!ESSAS INFORMAÇÕES DA KHANDI FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL HEHEHHEHE

    6. Luiz Junior disse:

      Vejo q você aprendeu a história do Brasil de maneira institucional e não crítica.

    7. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Putz!

    8. Marly Brito disse:

      Ney Santos Eu não estava la naõ me interresa o que aconteceu naquele tempo ,so sei que os que eram escravos forão livres e isso basta… imagine vc ser escravo e derrepente se ve livre, e se vc for escravo de alguma coisa eu posso garantir que jesus pode lhe fazer livre basta vc querer abçs

    9. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Quando estudei no ensino medio, e era 2º grau meus professores de História eram bem críticos e não me enrolaram com essa conversa institucionalizada de princesa isabel…é isso ae, povo brasileiro, não conhece sua historia, não quer conhecer, não é a toa que Chico Xavier ganhou esse premio bobo…Tem internet hoje em dia, só entrar em qualquer site sobre escola, historia, que voce vai encontrar a verdade histórica e critica, a gente não nasce sabendo e nem tem obrigação de saber tuso, mas, o principio de todo saber e entender exatamente que não se sabe e buscar saber…Jesus disse que a Verdade Liberta, no sentindo ontologico, Ele como verdade liberta, num sentido filosófico, saber a verdade das coisas, ter senso critico, Liberta. É como o mito da caverna de Platão, a gente só enxerga sombras, até que alguém nos convide a sair para a luz do saber…Mas, isso cada um escolhe, ou vê sombras ou se expoe a luz do saber….

    10. Marly Brito disse:

      Eu so leio o que me interesa, dizem nas faculdades porai que DEUS não existe nem tudo que dizem posso acreditar
      o que me interresa mesmo é ler a BIBLIA é nela que encontro resposta pra tudo JESUS o unico que morreu por mim na cruz, então eu vou valoriza-lo enquanto viver
      que é realmente pra mim e sempre sera´´ O Maior homem de Todos os Tempos”.

    11. Nilson Silva disse:

      Khandy Silva vc é muito bem informada aonde vc viu todas essas informações e falo mais eu ñ votei pois nem lembrei.
      Mas estava torcendo por Santos Dumont pois ele alem de ser generoso era um socialista que participava ativamente dos problemas de nosso pais isso sem falar na sua infinita inteligencia>
      Infelizmente o amor esta acabando no mundo oque era pra ser uma coisa comum amar uns aos outros se tornou extraordinario, e isso pesou para o lado de xico xavier.

    12. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Deve ser…Mew eu estudei, como disse meus professores de ensino medio eram bastante criticos, na internet tem sites sobre pesquisa para alunos tanto de ensino fundamental e medio, só colocar 'abolição" "zumbi dos palmares" e vai achar muito material. Santos Dumont devia ter ganho imagina ele nao deixou um legado só para o Brasil, mas, para o mundo! Era um homem inteligentissimo, o relogio de pulso foi ele quem inventou também por causa dos voos…tinha uma mente brilhante. Nada contra o Chico Xavier, ja postei aqui, reconheço a obra dele de caridade e para os que creem no Kardescismo uma grande referencia, mas, um personagem historico, cultural, esportivo acho que era mais representativo. O País produziu personagens belissimos: Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Ulisses Guimares e tanto outros….Mas, é a falta de cultura do povo, eu acho, sem desmerecer o eleito, enquanto o povo não tiver um nivel educacional que os torne pessoas criticas coisas assim aconteceram, alem de outras como a má qualidade dos politicos eleitos, a manipulação religiosa….fzr o que….

    13. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Eu também gosto de ler…leio bastante, sobre tudo, além da biblia é claro, a biblia incentiva a aquisição de conhecimento, que é diferente de sabedoria. Alías sábio que é sábio sempre esta disponivel ao aprendizado, isso é uma marca do discipulo, estar disponivel ao aprendizado, eu nunca tive problema nenhum com ensino universitário, minha fé não estava baseada em crendices para que os temas debatidos (e olha que minha faculdade foi de humanas) abalassem minha fé, muito pelo contrario os debates fortaleciam minha fé e me deram muito senso critico e agradeço a Deus por isso, pq foi Ele quem me deu a oportunidade de estudar. Outra coisa gosto de assistir muito documentario, canal futura é otimo, a TVeducativa, alem do netgeo, history e discovery. E confesso, rsrsr, algumas novelas: estou vendo Lado a lado, porque esta mostrando o inicio da vida livre dos negros, formação de favela, a cultura da época….antes da politica de embranquecimento, que trouxe trabalhadores europeus para o país e empurrou os negros cada vez mais para u subemprego, coisa que acontece até hoje.

  9. gente não é só porque ele é espirita ou religioso, mas o objetivo era eleger o brasileiro que mudou não só a historia mas tbm o mundo, eu não acho que ele tenha mudado a historia do brasil com esses livros,é minha opinião.

  10. Hugo Aquino disse:

    Não sou espírita…Mas, as maiores lições deixadas por Chico Xavier foram: tolerância religiosa, a valorização do ser humano acima do rótulo religioso e a intenção de amenizar o sofrimento humano…É isso…

    1. Prezado Hugo Aquino, a intenção não atingir a pessoa de Chico Xavier neste artigo, mas mostrar que o poo brasileiro não conhece sua história. Certamente Chico Xavier sempre será considerado um ícone na vida de muita gente, assim como outros líderes religiosos o são. A votação era para mostrar quem realmente era o ícone da Nação como um todo. Qualquer líder religioso que ganhasse sofreria as mesmas cricas, pois sempre há seus seguidores e seus críticos. O erro foi a emissora ter deixado votar em líderes religiosos, como apareceram alguns, jogadores de futebol, dentre outros. Uma figura política do passado seria muito mais unânime, como foi, por exemplo, Getúlio Vargas, JK, além de Tiradentes, Barão do Rio Branco, ou até mesmos cientistas, filósofos, pensadores … Alguém que obtivesse unanimidade e cuja votação fosse universal e transparente. Não foi este o caso do SBT. ABraços.

  11. Ilton Will disse:

    Na Minha opinião não é o maior brasileiro de todos os tempos e sim os maiores brasileiros de todos os tempos foram os negros e os índios que trabalhavam como escravos na mão dos senhores de engenhos.Quem faz o um país não é Um e sim Muitos.

  12. isso e pro povo ver o quanto tao sendo injenuo deixa de acreditar em jesus para acreditar numa pessoa que incorpora espiritos daqueles que jesus espulsou de varias pessoas por serem imundos e todos que tinha esses espiritos eram lunaticos ou eram atormentados dia e noite.Teve um caso que jesus permitiu que eles entraçem numa manada de porcos mas os porcos se suicidaram preferiu morrer do que portar demonios agora nos seris umanos imajem e semelhança de deus nao vamos concordar com isso ne!!!!!! nao se engane.

  13. vera disse:

    Pensei que a maioria dos brasileiros iriam refletir sobre aqueles que fizeram a história de nosso País,mas ainda falta muito para que realmente as pessoas entendam e deem valor aos assuntos que envolvam a nossa realidade,que de geração a geração muitas mudanças aconteceram vão continuar acontecendo.O povo não tem memória…é uma pena.

  14. bem, esse é o retrato do nosso país…mas podia ser pior, poderiam ter escolhido uma mulher fruta, por exemplo.

  15. Os verdadeiros evangélicos não se portam com essa ira infernal contra uma escolha feita por uma emissora de TV e apoiada por uma parte da população. É hora desses que se dizem evangélicos verdadeiros, e que estão na mídia a gritar esbaforido contra essa situação, fazer um mea culpa, e ver quanto colaboraram para que se chegasse a esse ponto. Vamos deixar de criticar os que não concordam conosco, de trata-los como se não compreendessem nada, e assumir os nosso erros, e daqui para a frente procurarmos fazer o melhor pela propagação da palavra de Deus.

    1. Eliany Alves disse:

      Nossa! é vc quem está irado.

    2. Luiz Alfredo Carmo, esse comentário está perfeito!

    3. Paranbéns pela sensatez. Vcs evangélicos se colocam como donos da verdade, acima do bem e do mal. A intolerância é a marca de vcs !

    4. Amados, o assunto aqui não se trata de religião. Por coincidência está gerando todo esse celeuma, por ter sido um religioso, o vencedor. Se um artista popular, um jogador de futebol, um político 'meia boca', também fossem o vencedores, seriam passivos das mesmas críticas ou até mais severas. Lamentavelmente o Brasil não tem ícones históricos. Daqui mais um tempo outro personagem será o vencedor. Isto vai mudando de tempo em tempo. Fruto de nossa cultura. Abraços.

    5. Antonio Carlos Candia Junior , meu prezado tenha opiniões comedidas … Não seja intolerante ao defender sua fé … O assunto aqui nada tem a ver com religião, mas com alguém que fez algo pela Nação como um todo. Mais comedimento!

    6. Eliany Alves disse:

      KKKKKkk Meu Deus! perdoa, porque ñ sabem o que dizem…

    7. Rosana Santos disse:

      Concordo com seu comentário, Luiz Alfredo Carmo, a mídia faz o que lhe apraz, manipula a opinião pública, e isso acontece também com a mídia dita evangélica, infelizmente. Existem coisas mais relevantes para nos preocuparmos, como por exemplo termos uma vida que testifique o Evangélho do Reino.

    8. Ney Santos disse:

      Intolerância é a marca do muçulmanos e não dos evangélicos Antonio Carlos Candia Junior…….donos da verdade buscadores e cedentos pela verade sim!!!!AGORA INTOLERÂNCIA É A MARCA DOS MUÇULMANOS………Antonio Carlos Candia Junior

    9. Antonio Carlos Candia Junior nós não somos dono da verdade. nós seguimos a verdade, que é jesus .Jesus disse :eu sou o caminho a verdade e a vida .joão 14:6. nos lutamos pelos valores étinico,moral e familiar. nos somos a intituição q mas resgata pessoas da miséria,das drogas,tráfico etc… aqueles que são rejeitados pela sociedade é que nós damos valor .isso é, um verdadeiro cristão. Que o senhor jesus
      possa também te alcança.

    10. ser humano nenhum é dono da verdade a unica verdade é cristo, o povo padece por falta de conhecimento.

  16. Apesar de achar que temos grandes brasileiros em várias categorias, cultural, religioso, esportes, etc..é muito doido colocar só um… mas acredito que ele ganhou como efeito moral, tanto pela nossa politica corrupta e nossos religiosos, amantes do dinheiro, ele acabou se destacando, vendeu e vende millhões de livros, e morreu pobres, sendo todo dinheiro recebido, sendo investido no social.

    1. Um homem digno. Pra mim mereceu. E não acredito em espiritos.

    2. Prezado, o objetivo do prêmio foi "eleger aquele que fez mais pelo Brasil e que se destacou pelo seu legado à sociedade". Quem deixou maior legado a toda sociedade brasileira e não apenas a um grupo, Tiradentes ou Chico Xavier?

    3. Paulo Teixeira Quem organizou o concurso, tinha que ter vetado o nome entre os finalistas.. agora "inês e morta".. o brasil vive uma crise de valores, Santos Dumont se matou, apesar de grande inventor..não mudou a sociedade,Pelé, levou o nome do brasil, mas em compensação nunca assumiu a filha, princesa Isabel…só assinou uma pressão social..na realidade não libertou ninguem. ele acabou vencendo como exemplo de pessoa.. talvez o que os brasileiros querem de seus governantes, esportistas e religiosos…

    4. Sobre a forma como Santos Dumont morreu, esmagadora maioria não sabe. Sobre a motivação que levou a Princesa Isabel a assinar a Lei Áurea, também afirmo com absoluta certeza que percentual quase pleno da população não sabe disto. Logo, certamente tais fatos não influenciaram na escolha para a escolha de Chico Xavier … Quanto à crise de valores, isto não é de agora. A própria história do Brasil nos remete a fatos bem antigos. Muitos do que foram enviados pela Coroa de Portugal ao Brasil eram pessoas de conduta duvidosa. Colhemos hoje, o que nossos antepassados plantaram em tempos remotos. Abraços.

    5. O Que santos dumont mudou na vida dos brasileiros?? fora que tem americanos que brigam sobre a paternidade da invenção…sobre princesa isabel o mesmo.. como vc falou o povo não sabem da "missa a metade" caso soubessem estes teriam menos votos ainda, rsrs..
      .Chico todos sabem da vida, mesmo que alguns achem que era charlatanismo.. ele com sua mensagem trazia conforto a várias familias no lado espiritual e material..

    6. Quanto à crise de valores em que vivemos, façamos 'mea culpa', pois se a situação está insustentável, a sociedade tem grande parcela de culpa.

    7. O chato que isto causa "dor de cotovelo" em muitos crentes.. pois seus pastores carecem de bons exemplos.

    8. Prezado Paulo Agnóstico, já que o assunto mudou de foco, partindo para o lado de ataques envolvendo religião, informo-lhe por minha parte, termino aqui. Apenas deixo para sua meditação e interpretação o parágrafo que escrevi: "Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos RELEVANTES e não por PAIXÃO somente". Abraços.

    9. Destes dois finalistas, caso o povo soubessem da realidade dos fatos, teriam menos votos ainda.

    10. O que acham do tema?? Ewerton Leite Ton, Rita Candeu, Tanque da Torre, Jaqueline Perla Rondon

    11. Pra mim,tira dentes,teve um papel bem mais importante na história,pra mim nem um religioso brasileiro tem um nome importante na história do brasil a ponto de se destacar como o maior brasileiro.chico xavier pode ser exemplos pra alguns,dentro de sua crença foi dedicado,coisa que como evangélicos não temos visto em nosso meio,ALGUÉM que possa ser notado pelos de fora,vejo muitos evãngélicos na defenciva,e quantas vezes temos que calar diante dos de fora,quando citam nomes e relatam coisas absurdas,e nós temos que calar diante da verdade dos fatos,quando as pessoas poderem ver nossa diferença no modo de viver o amor de CRISTO NA PRÁTICA,NAS BOAS AÇÕES,ELES FICARÃO MARAVILHADOS,mas é até vergonha para nós evangélicos,que apesar de crescer em números não temos referencias ,não temos ninguém que se destaque como um grande homem de DEUS,que seja conhecido pelas boas ações,amor,humildade,desapego aos bens materiais,integridade,amor a verdade,caridade e que seja um exemplo a ser seguido….alguém que faça a diferença´…o que temos são nomes de pessoas que se declaram doutores em teologia,ou pessoas que se destacam por poder financeiro,que manipulam a bíblia para o seu próprio bem,e que causam mais vergonha,do que exemplo a ser seguido.

    12. Não creio que o fato de ser religioso seja "vergonhoso", ainda mais de Chico Xavier que foi antes de tudo um humanista, um defensor dos pobres e das pessoas mais marginalizadas coisa que muitos religiosos não sâo hoje em dia. Chico deu exemplo em dedicar 100% de seu dinheiro das vendas de livro a trabalhos sociais, será que vemos isso hoje em dia ? Ele esta acima de religiões, pois seu valor esta em seu caráter. Ele é um exemplo e como exemplo deve ser sim homenageado. Sou ateu, mas não posso deixar de admirar figuras como Chico, Madre Teresa, Gandi e etc.. Vamos ser mais honestos como nós mesmos..

    13. Não sou esperita, pelo contrário sou Cristã ( isto é seguidora de Cristo para quem não sabe o significado da palavra…) mas concórdo com o comentário do senhor Paulo Agnóstico. E como cristão original, não devemos nos irar….devemos sim sermos um bom exemplo a ser seguido!

    14. E o fato de ser espirita significa que não é cristão ? Esta maluca ? Precisa estudar mais o espiritismo kardecista. Cristo é parte da doutrina Espirita. Talvez vc esteja confundindo por kardecismo com umbanda ou coisa do tipo por ignorância ou por safadeza intelectual.

    15. O fato de ser cristão esta ligado a atitude da pessoa e não de ir numa "igreja" e escutar Aline Barros no toca-fita. É ser tolerante, ser amável, respeitar os próximos, não julgar as pessoas coisas que os evangélicos estão muito longe de ser. Chico era o verdadeiro cristão, pois agia com amor pelas pessoas, muito diferente de líderes evangélicos safados como Silas, Edir e Bispa Sonia que além de roubar dinheiro de pessoas ignorantes ainda prerga o ódio e a discriminação a outras religiões, a homosexuais e a outras minorias…

    16. Por favor, sejam mais comedido em suas críticas …. Não baixemos o nível … Sejamos responsáveis !!!

    17. Paulo Teixeira — Itamar e FHC e ninguém reconhece os louros de hoje que foram semeados nas respectivas gestões…

    18. Ney Santos disse:

      Paulo Teixeira disse:

      5 de outubro de 2012 ás 22:06

      Sugere-se a análise do parágrafo: “Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos relevantes e não por paixão somente”.

      Abraços.

      Paulo Teixeira

    19. Ney Santos disse:

      vera disse:

      5 de outubro de 2012 ás 20:29

      Pensei que a maioria dos brasileiros iriam refletir sobre aqueles que fizeram a história de nosso País,mas ainda falta muito para que realmente as pessoas entendam e deem valor aos assuntos que envolvam a nossa realidade,que de geração a geração muitas mudanças aconteceram vão continuar acontecendo.O povo não tem memória…é uma pena.

    20. Robson Leao disse:

      Que falta de raciocinio,infelismente e assim no Brasil…….mas que cada um possamos ser melhor a cada dia !!!

    21. Por isso a revolta, meu quer saber, esse premio não significa nada, eu sou o melhor brasileiro de todos os tempos, pelo menos meus filhos acham isso, levanto cedo, trabalho duro, não atrapalho ninguem e ainda ajudo alguns. Deixa o tal de chico prá lá…..

    22. Luiz Junior disse:

      E tem legado maior de que amor incondicional ao próximo, acho que não. Jesus não pregava isso também? O que esses profetas midiáticos estão pregando em suas igrejas? "Dizimo se prepare que hoje vou lhe usar!"

    23. Nilson Silva disse:

      Paulo Agnóstico não concordo com a sua opinião por motivo simples vc deve desconhecer o motivo do suicidio de Santos Dumont; Ele suicidou-se por ñ auqenta ver sua invenção sendo usada para matar ele suicidou-se devido a ñ concorda com o governo da época e por ser velho ñ pode fazer nada para mudasr quela situçao.
      Então caro amigo ñ fale de herois como se fossem um ZÉ NINGUEM pois ñ são.

    24. Marly Brito disse:

      Princesa isabel apenas assinou a simples cartinha que libertou varios escravos, como a presidenta Dilma assina o aumento dos aposentados, podemos ver que assinatura fala mas que a pressão social

    25. Marly Brito disse:

      O simples aumento dos trabalhadores depende da simples assinatura por pressão social da presidenta Dilma, isso quer dizer que atraves da assinatura muitos estão livres.

  17. edney disse:

    desta vez as mentira do diabo venceu a competiçao.

    1. mauro2011 disse:

      Graças a desunião dos Cristãos brasileiros essas coisas acontecem, e será assim também no campo político quando impuserem ao país a eugenia, a ditadura gblt, a liberação das drogas, a legalização da prostituição etc etc .

      Ao invés de ficarmos debartermos doutrinas evitando inclusive acusações insanas, deveriamos movimentarmos nossas comunidades a uma total participação.

      Paz e Bem

  18. esther disse:

    sinceramente cada pessoa tem a sua opinião em relação ao tema acima ,mais também antes de vocês opinar tenham respeito para com as pessoas que vocês direcionar palavras absurdas , eu sou evangélica e não estou nem ai pra quem foi escolhido ou deixou de ser, pois isso não vai mim levar a nada e tão pouco a salvação.

    1. Sugere-se a análise do parágrafo: “Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos relevantes e não por paixão somente”.

      Abraços.

      Paulo Teixeira

    2. mauro2011 disse:

      Esther

      não se pode relativizar, a nossa total ausência de opinião está fazendo de nós reféns de uma minoria, na mídia aberta somos massacrados todos os dias.

      Precisamos dar um basta, e se for ainda possível nas urnas.

  19. Wanderson Martins Gonçalves disse:

    Sinceramente, eu gosto do site gospelmais, mas infelizmente acho essa publicação uma terrível vergonha. Lembre-se do que disse Jesus " Não julgarás". Independente da religião do citado devemos respeita-lo. Concordo que existem brasileiros que foram mais expressivos do que o xico xavier, contudo acho uma terrível vergonha o severo ataque feito pela matéria. Devemos respeitar a todos. Se fosse algum evangélico que tivesse sido o vitorioso, msm q não tenha feito algo expressivo, provavelmente não iriam falar mal. Paz do Senhor pra todos

    1. Cleidenice Orssatto disse:

      disse td!

    2. Prezado Wanderson Martins Gonçalves, sugiro informar-me onde está o 'severo ataque feito pela matéria', conforme disseste. peço-lhe que também informe onde está a falta de respeito, como também onde está o tal julgamento. Quanto a sua afirmação de que 'se fosse "algum evangélico que tivesse sido o vitorioso", sugiro-lhe ler o parágrafo que escrevi no texto em tela: "Se os brasileiros tivessem conhecimento suficiente de sua própria história e cultura, a escolha seria realmente feita baseada em fatos relevantes e não por paixão somente". Abraços … Paulo Teixeira (autor da matéria)

    3. Wanderson Martins Gonçalves disse:

      Prezado irmão não quero iniciar uma discussão aqui, pois isso não irá me trazer edificação alguma, apenas fiz uma critica construtiva. Existe uma velha expressão "As pessoas Veem, mas não querem enxergar". Concordo com o senhor de que existem brasileiros que fizeram coisas mais expressivas pelo bem do povo, mas isso não me dá permissão para ficar atacar tão severamente alguém. Foi o povo que o escolheu, Xico xavier não pediu pra ser escolhido. Na minha opinião se alguém está errado é o povo por te-lo escolhido.

    4. Prezado Wanderson Martins Gonçalves em momento algum ataquei Chico Xavier, mas foquei-me no curto conhecimento histórico e cultural do povo brasileiro. Figuras expressivas da história do Brasil nos campos da economia, medicina, física, segurança, etc, sequer foram lembradas … O artigo não é uma análise religiosa, mas histórico-cultural. Qualquer outro líder religioso que fosse escolhido, seja lá qual religião fosse, seria criticado da mesma forma … A escolha foi segmentada e não com ampla análise. Para mim, é uma vergonha saber que parte do povo acha que Chico Xavier tem mais relevância do que Santos Dumont e a Princesa Isabel. Ressalto que estes dois últimos fizeram algo pela nação brasileira como um todo, enquanto aquele foi apenas por um segmento, além de propagar uma doutrina religiosa.

      1. geverson disse:

        Sr. Paulo Teixeira , quem está falando em propagar a Doutrina Espirita é o Sr. É opinião sua . E graças ao sr. a Doutrina ganha mais força pois os detratores também são os seus divulgadores ( não se joga pedras em árvore que não dá frutos ) Noto que por trás de toda essa estória de foco histórico – cultural está o preconceito camuflado.

  20. PEDRO PAULO disse:

    LEGAL SE A DISPUTA FOSSE ENTRE EDIR MACEDO E CHICO XAVIER.RSRSRSRSR

  21. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

    Eu vi o filme de Xico xavier (Chavier) desculpem se escrevi o nome errado. É pessoa relevante para os que postulam a crença kardecista com seus ensinamentos e trabalho caritativo, e isso deve ser respeitado, quem ele foi, e quem ele é para seus seguidores. Qualquer religioso traria uma reação contraria de outro grupo, na Bahia, não há a grande obra de irmã Dulce? Que pretendem fazer santa? Então, não sei como foi o criterio disto, mas, o Brasil tem figuras históricas importantissimas. Eu acredito que se estivesse vivo Xico Xavier não aceitaria esse "premio", nem irmã "Dulce", pela forma como viveram na dedicação ao proximo. Sobre os evangélicos citados aqui, alguém pode me dizer o que esses homens fizeram de relevante para o país?

    1. Esta foi demais mesmo. Não gostei não.

    2. Anny Rosy disse:

      taí,uma coisa que estou tentando saber a meses!

    3. Eles perseguem homosexuais, depredam terreiros de umbanda, chutam santa católica na TV, roubam dinheiro do povo, tem paraísos fiscais e corrompem políticos.. é isso que eles fazem !

    4. Anny Rosy disse:

      Antonio Carlos Candia Junior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso eu ja sabia,eu gostaria de saber o que eles fizeram ou fazem de bom para o brasil?

    5. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Antonio Carlos Candia Junior, existem fanaticos, e pessimos "crentes" em todas as religiões. Se Chico xavier era um homem que levava a serio a sua fé, existem outros que usam a mesma para depredar financeiramente pessoas, se irmã Dulce deu sua vida aos pobres, há denuncias de padres pedófilos, se há maes e pais de santos bondosos e cuidadosos com seus filhos do terreiro, há os que querem tirar proveito e dinheiro das pessoas (eu mesmo testemunhei um caso de um pai de santo que surrou uma menina de 12 anos e a mae foi denuncia-lona delegacia em que trabalhava) e há 'crentes" fanaticos, manipulados por meia duzia de homens e mulheres que querem dinheiro e holofotes de midia. Mas, existem seguidores de Cristo que são pessoas sérias, respeitadoras da fé dos outros, e que vivem o que pregam…toda generalização é perigosa. E o mesmo que dizer que todo preto é bandido, todo pobre é preguiçoso e por aí vai….

    6. É bom que vc saiba que a generalização é perigosa, ainda mais quando vcs taxam Espiritas de diabólicos, quando vcs generalizam homosexuais como promiscuos, quando dizem que ateus não tem moral. Vcs 99% são intolerantes, eu entrei (por curiosidade) na Assembléia de Deus e me senti ultrajado pelo radicalismo, intolerância, e pelo ódio que pregam. Eu falei ODIO e volto a repetir são oq vcs pregam contra minorias religiosas, ateus, homosexuais, etc.. Uma religião dessa é um perigo para a nação e para uma sociedade civilizada pois é uma fábrica de fanáticos.

    7. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Tá vendo como generalização é uma coisa complicada Antonio, você, colocou-me num saco de onde não partilho essas idéias e como eu, há outras pessoas assim. Há infelizmente muitos evangélicos, crentes…coisa que alias eu nem me considero mais., entendo que "crente" são os crentes em dogmas, doutrinas…e realmente são isso mesmo, que evangelicos são os filhos do cristianismo que é essa religião historico-social medonha destruidora inventada por Constantino…mas, um verdadeiro seguidor de Cristo tem outra postura ante as coisas citadas por você. Voce quer ver como vão meter o pau em mim por causa dessa "fala". Não generalize, gente ruim e fanatica tem em qq lugar. Cansei de ouvir de 'espiritas" que os "crentes e evangelicos" são espiritos atrasados, ignorantes e coisa que valha…então…

    8. Candida Maria Ferreira da Silva disse:

      Foi com um odio assim que Hitler matou os judeus, quando a gente não tem equilibrio, acaba se tornando aquilo que nós odiamos e pelos seus pots, você está sendo generalista e tão odioso quanto os que você critica….

  22. Anny Rosy disse:

    eu creio que neste caso a religião não esta em questão, e sim o carater da pessoa.Ele foi sim um grande brasileiro! Ele poderia ter conseguido muito dinheiro ou até mesmo entrar pra politica , mais preferiu ajudar o proximo! Eu votei na princesa isabel.Mas fiquei feliz com o resultado.

    1. Sera mesmo que essa indignação toda do autor do texto,por essa escolha dos brasileiros,não se deve porque o religioso escolhido era um espirita?Se fosse um evangélico,como Malafaia ou outro qualquer esse texto teria sido escrito?Acho que o que causou o mal estar,não é o fato do povo Brasileiro não ter escolhido Santos Dumont,ou Princesa Isabel ou Carlos Chagas,mas um líder espirita ja falecido.Agora esperar o que de um pais que tem a maioria da população composta por religiosos?cheios de misticismo crenças e superstições?,ta de brincadeira em achar que teria outro resultado.

  23. Eliany Alves disse:

    Como diz Boris, "Isso é uma vergonha."

  24. Fabio Carvalho disse:

    Acredito que o respeito deve ser mantido, intolerância e não respeitar as diferenças pode ser perigoso… nem todos concordam com sua opinião… ado ado ado, cada um no quadrado!

    1. A análise foi feita fora das questões religiosas. Onde no texto estão os traços de intolerância? Fico no aguardo …

    2. A análise foi feita fora das questões religiosas. Onde no texto estão os traços de intolerância? Fico no aguardo …

      1. marcos fernandes disse:

        O problema é que sendo vc um religioso a sua opinião será sempre tendenciosa….

        1. Cite, por favor, as partes do texto que expressam opiniões tendenciosas. Fico aguardo.

          1. Bruno disse:

            Engraçadas essas pessoas… se exatamente o mesmo texto fosse escrito por uma pessoa não religiosa, não considerariam tendencioso…
            Pelo visto não falta apenas conhecimento histórico pra esse povo, mas também conhecimento gramatical, para que consigam pelo menos uma análise textual básica.

    3. mauro2011 disse:

      Fabio,

      não é ser intolerante, o descontentamento é mais que previsível em qualquer fórum cristão. O Chico Xavier definitivamente não nos representa como o maior brasileiro de todos os tempos, achamos que houve uma enorme confusão propalada pelos espíritas que viram no cidadão Chico Xavier um mártire a ser homenageado em cadeia nacional, o que ja tinha ocorrido após o seu falecimento.

  25. Viviane disse:

    Sabe,as vezes tenho vergonha de ser chamada de evangelica justamente por comentarios desse tipo… quando vamos aprender que Jesus NAO SE LIMITA A UMA RELIGIAO,Ele é bem maior que td isso,nao somos juizes,e se fossemos,seríamos os mais hipócritas possiveis,temos sido pedra de tropeço para muitas pessoas que nos olham e nos veem julgando,nos achando melhores que os outros,nossa religiao nao nos levara ate o Senhor e sim nossa fé,o nosso amor a Deus e ao próximo,como podemos dizer,NÓS,EVANGELICOS,NAO SOMOS MELHORES QUE NINGUEM,o que nos santifica é o Senhor,o mesmo que nos deu exemplo para amar a todos,a sermos humildes,a sermos verdadeiros cristaos…

    1. Prezada Viviane, a análise feita no texto nada tem a ver com religião. Qualquer personagem religioso que vencesse a votação seria merecedor de críticas, pois religião alguma traz mudanças na vida das pessoas e nem das sociedades, seja lá qual for.

      Quanto à sua análise, sugiro informar-me em que parte do texto avoquei para mim a condição de juiz. Ao perceber tal erro, certamente terei que corrigi-lo.

      Em nenhuma parte do texto tentei mostrar que evangélicos são melhores ou piores do que alguém. Limitei-me a citar personagens que entraram para a história, não por fazer ou deixar de fazer apologia a alguma religião, mas com suas contribuições que até hoje tanto tem nos servido.

    2. RITA disse:

      arrasou viviane!

    3. Agnaldy disse:

      Viviane,se tens vergonha de ser evangélica deixe de ser,nós evangelicos verdadeiros não lutamos contra pessoas mas sim contra suas atitudes erradas que é o pecado.Eu tenho vergonha é de ver um cristão dizer que tem vergonha de ser o que é…

    4. mauro2011 disse:

      Viviane,

      bastava a eleição de uma pessoa pública sem vínculo religioso, o verdadeiro religioso deveria sair do foco, dos holofotes da mídia, os católicos perceberam sabiamente e deixaram de votar em seus representantes.

    5. andrea disse:

      caraca menina,eu achava ,ate agora ,que evangelicos tinham pensamentos muito pobres ,nada evoluidos espiritualmente ,neandertals mesmo,mas lendo vc ,tenho que dar a mao a palmatoria ,ainda ha esperança…

  26. Rogerio disse:

    Paulo.

    li seu texto e vergonha para mim é mentir,roubar e matar. Vergonha pra mim é dizer que segue as palavras de Deus e continuam com a intolerância religiosa. Vergonha é ser evângelico e não chamar um Umbandista de irmão. Chico nunca ganhou um centavo com os livros e as mensagens que escreveu. Não precisou erguer templos, comprar canais de TV muito menos propagandas. Dedicou sua vida ao amor e a caridade (alias ensinamentos do próprio cristo). Se sua religião ensina a intolerâcia, a minha ensina a te amar como irmão. Se a sua religião ensina sobre doar o dizimo, a minha ensina a doar o coração ao próximo. Chico dedicou sua vidapara falar de amor sem cobrar nada e mais é justo sua escolha pois ele amparou as dores da alma e nunca aos bem materiais como o avião. Irmão, se você diz que o espiritismo não é bíblico eu te digo que sua intolerância também não. Assim como sua igreja também não é. Um abraço e saravá…muito paz

    1. O assunto aqui não se trata de religião. Se um artista popular, um jogador de futebol, também fosse o vencedor, seria passivo das mesmas críticas. Sugiro fazer uma interpretação do texto, deixando de lado as paixões. Lamentavelmente o Brasil não tem ícones para históricos. Fruito de nossa cultura.

    2. Bruno disse:

      Como o próprio autor do texto já cansou de dizer, o tema central da crítica não é a religião, mas que é injusto escolher uma pessoa pertencente a um determinado grupo religioso, porque a tendência é não haver imparcialidade na escolha. Se entre os candidatos houvesse apenas personagens históricos, como líderes políticos, inventores, cientistas, pensadores, diplomatas, etc, a votação seria mais abrangente e refinada.
      Mas quanto à questão dos umbandistas (já que citou), não podemos considerá-los irmãos porque temos respaldo bíblico para isso:
      “Mas, a todos quantos o receberam [Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome.” João 1.12
      Se eu recebo a Cristo, e creio em seu nome, mas vc não, não posso considerá-lo irmão.

  27. A escolha foi muito acertada, pois o legado que Chico deixou, alem das obras de caridade, assistencialismo e tantas coisas boas, iso é mais que justo. No livor de atos dos apóstolos, capitulo dois, da-se o exemplo de uma Igreja verdadeira. Os "evangélicos" com essa ideia de não pensar pregado nas Igrejas só sabem criticar, apontar e nada fazem neste campo onde o ser humano precisa muito. Palavra não mata fome, palavra não paga aluguel, palavra não traz esperança e sim ações, atitudes e atos.

  28. Magda Souza disse:

    Psicografar mensagens de mortos!! poupe-me,ao homem está ordenado a morrer uma só vez.
    Os brasileiros que votaram neste homem não conhecem as verdades biblicas,não conhecem a história do Brasil não conhecem nem a si mesmo.Isto que ele fazia é diabólico pois quando o ser humano morre não se comunica com mais ninguém. Isto é mentira de satanás para enganar os incautos que preferem viver na mentira e engano a conhecer JESUS que é a verdade que liberta.

  29. como diz Pitágoras :Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos
    PAULO FREIRE seria o melhor nome entre todos um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
    Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. precisamos de uma divisão de base na educação urgente

  30. Joabe Rios disse:

    O que se esperar de um povo que não conhece sua própria origem? 2

    1. João Hernane disse:

      o brasileiro que é ignorante mesmo .sao os mesmo que elege tiririca maluf sarney e cia espera mais o que do brasileiro..Quanto menos educação o brasil tiver, mais o povo fica ignorante e cego

  31. PHEDRO disse:

    Cara que besteira,principalmente vindo de evangelicos,preocupados com quem é o maior brasileiro de todos os tempos rs
    Para mim o maior brasileiro de todos os tempos é o lucifer,é ele que tem enganado a maioria do povão dessa nação rs
    É ele que tem se destacado na politica,na midia e nos meios sociais,levando multidões ao engano e longe de Deus rs

  32. minha avó merecia esse prêmio muito mais do que o Chico…ela inventou diversos tipos de bolo! Isso é mais importante do que receber demônios a vida inteira!

  33. Pedro Café disse:

    Só ganhou por que a grande maioria da população não deu a mínima para essa “eleição”! Desde quando Chico Xavier é o “Maior Brasileiro de todos os tempos” ? É a mesma coisa que dizer que nossa senhora aparecida é padroeira do Brasil! kkkkkkkkkkkkkkk Uma piada de mal gosto!

  34. Eli Cohen disse:

    Paulo, parabens pelo texto!
    Te aconselho a nao ficar neste ping-pong tentndo justificar ponto por ponto com estes absurdos comentarios e rebates ao teu texto. Sao faiscas de inveja por nao terem tido a mesma ideia de/em escrever o que escreveste. A palavra de ordem nestes dias tem sido: intolerancia. Ela tem se propagado em bocas e mentes vazias cujo papel principal tem sido so repetir palavras de ordem. Realmente a escolha foi baseada no vacuo existencial que vive nossa nacao, vacou de figuras recentes que merecam ser mencionadas n’uma pesquisa como esta do SBT. Vacou ainda maior na memoria por nao lembrar as grandes figuras do passado que de fato contribuiram de forma consistente para a Patria.
    Por outro lado, admirei que nao nao fosse o molusco desdedado que ganhasse o premio – o primeiro lugar.

    Eli Cohen Teixeira

  35. Essa pesquisa: Demonstra a realidade do nosso decadente Brasil que é manipulado pela tv, veja a rede globo entupi o brasileiro de novela , para que o povo não perceba o que acontece ao redor… Se vc conversa com alguém algo sério, NINGUÉM SABE DE NADA, O POVO SÓ INTERESSA O QUE VAI ACONTECER NA NOVELA, Por isso acontece, escolhem pessoas incapazes… E lamentavél!!!
    ESTA´ESCRITO: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, Oséias.4.6

  36. Ricardo de Assis disse:

    E dai que ele foi considerado o maior brasileiro de todos os tempos? O mundo é dos cristãos ou dos impios? Para mim o maior de todo universo é Deus, não aquele que através que foi eleito através dos homens. Tem cristão que liga muito para bobagens desse mundo ao invés de procurar pregar o evangelho e ajudar o próximo.

  37. Braian Natal disse:

    E engraçado, o que esse cara fez para a sociedade brasileira, colocou pessoas em universidade, contruiu um aviao, medicamentos para doenças, tirou a escravidão do Brasil. Dá um tempo ne meu.

  38. Clecy Amaral disse:

    Quem conheceu a vida de Chico Xavier, não ficou nada espantado com tal escolha, concordo com o Ilton Will, pois se fosse um dos pastores corruptos a ganhar essa competição, os evangélicos não reclamariam, este é o resultado da soberba, do orgulho e do preconceito, os quais impedem que as pessoas procurem primeiro conhecer para depois criticar, criticam e condenam por puro preconceito, sem conhecimento de causa. Quem entre os evangélicos, teriam coragem de anular-se para ter uma vida de devoção pelo amor ao próximo? Quem entre os evangélicos, teriam uma vida voltada única e exclusivamente para ajudar os mais necessitados? Para justificarem-se muitos se apegam a teorias humanas absurdas onde dizem que as boas obras não salvam, quando a bíblia está cheia de vers. onde diz que devemos sim fazer caridade, até nas palavras do Mestre, pode-se ler tais afirmações. Pelo amor de Deus, desçamos do pedestal de melhores que os outros, e vamos enxergar o óbvio. Chico Xavier ganhou e foi bem merecido, pois nenhum evangélico seria capaz de tamanha abnegação, generosidade e altruísmo. Ainda estão muito na Terra, não conseguiram ainda ter uma vida espiritualizada, onde apenas as virtudes que Jesus ensinou, falassem mais alto.

  39. Se fosse um pastor evangélico, o cidadão autor do artigo não estaria tão revoltado com a escolha do Chico! Quanta revolta amigo, deveria como bom cristão aprender a aceitar derrotas, afinal, qual nome evangélico mereceria tal comenda? Silas Malafaia, R. R. Soares? Macedão? o louco do chapéu?

  40. Peter Shelton Alves disse:

    Todo o respeito aos espíritas…Chico Xavier de fato manteve várias obras de caridade e não fazia da religião uma fonte de receitas financeiras. Mas não vejo nada nele pra que possa ter sido eleito como o "Maior Brasileiro". Vários outros nomes fizeram pelo país, pela nação Brasil: Tiradentes (que lutou pela independencia), Getúlio Vargas (grande presidente que criou as leies trabalhistas, industrializou o pais) ou Paulo Freire (educador, que ninguém lembrou, mas lembraram de uma tal Lua Blanco)

  41. Pitagoras disse:

    Desde que soube de Chico Xavier, sempre o considerei um charlatão. Quando se morre, morre o cérebro, que é origem de todo pensamento, consciência, saber, discernimento. Daí, que quando se morre, desaparece todo vestígio do ser. Sem contar que há centenas de outros brasileiros, que diferentemente dele, fizeram algo de notável para a sociedade e/ou para o país.

    1. João Batista disse:

      “Quando se morre, morre o cérebro, que é origem de todo pensamento, consciência, saber, discernimento. Daí, que quando se morre, desaparece todo vestígio do ser.”
      ……………………………………….PROVE . ………………………………………………………………………………..

    2. Pitagoras disse:

      Ora, eu expressei minha opinião a respeito do teor do texto, e o foco do assunto é a escolha do “maior brasileiro…”.

    3. Lúcia disse:

      Pitágoras, segundo o ensino das escrituras, ao qual eu dou muito credito, nao por ser um livro perfeito, porque perfeito só Deus, mas por conter a palavra de Deus, por conter ensinos do proprio Deus. Segundo as escrituras, o corpo volta ao po, ai volta o cerebro e todo o corpo, mas a parte do espirito, nao morre, ou seja a nossa consciencia ela acompanha o espirito, porque o homem é eterno. Apos a morte, segue-se o juizo, e os que morreram em Cristo, porque creram nele simplesmente, como Deus, como Senhor e salvador, ele passou da morte para a vida, ou seja entrou em uma dimensao imortal, a eternidade. Nos temos a mesma natureza de Deus, Deus é eterno, e quando ele soprou nas narinas o folego da vida, ele soprou do seu espirito eterno. Nao se engane, voce nao é um simples mortal, que morre e volta ao po. Seus espirito retorna a Deus, voce nao é um mero mortal, voce é infinito e eterno!

    4. Pitagoras disse:

      Lucia, agora ninguém veio lhe fazer aquela inteligentíssima pergunta: “…PROVE..”. – Eu simplesmente não compartilho das mesmas crenças suas. Só isso. Nada de rancor. – Paz.

      1. João Batista disse:

        “Terão olhos e não verão; terão ouvidos e não ouvirão” é a maneira antiga de dizer :”só não vê quem não quer’ ou “o pior cego é aquele que não quer ver”.
        Examine as evidências, use o método jurídico (o método científico não se aplica aqui). Tente explicar como é que pelo menos 109 profecias bíblicas diretas e indiretas se cumpriram em Jesus e sómente em Jesus.

  42. Só porque ele não pertence ao teu cristianismo,ele merece se menosprezado?Que desgraça esse tal de cristianismo!!Só são capazes de enxergar seu próprio umbigo!Bando de soberbos espirituais.

    1. A análise feita não foi religiosa. Qualquer líder religioso que recebesse o tal prêmio seria criticado. Não aja por paixão

  43. Tá loco mas que votação superficial! Princesa Isabel finalista? absurdo! ela não aboliu a escravidão porque era boa como muitos dizem mas sim por causa da pressão internacional, principalmente dos Estados Unidos, ela foi uma corrupta isso sim. Quem conhece a história não votaria nesses sangue-sugas; Chico Xavier? nada contra os kardecistas mas sinceramente ele não é o maior Brasileiro de todos os tempos.
    Mas é o que dá quando se faz uma votação baseada no senso comum e não nos fatos reais.

    1. Marly Brito disse:

      Gabriel Ruiz Peixoto princesa isabel ela pode até sido corrupta mas se todos corruptos fizessem uma boa açaõ destas o povo brasileiro agradeceria… mas que ela ficou na historia do brasil haha isso ficou não tem como negar.

  44. José Neto disse:

    Quanta gente cega em relação à verdade e ao conhecimento de fatos históricos.Votar em alguém só por simpatia ou fanatismo,é sinal de estupidez e ignorância.Use a sua inteligência e o seu raciocínio,procure observar as coisas da vida com precisão.A filosofia,a teologia e a ciência não acharam verdade em Chico Xavier.E por que não não acharam verdade nele?porque nele não havia verdade. As suas psicografias eram uma farsa;ele foi denunciado pelo seu próprio sobrinho,Amalry Pena,que na época era o seu braço direito,afirmando que esses rituais de consultar e falar com os mortos através de cartas psicográficas era tudo mentira.Segundo o espiritismo,Chico Xavier recebia o espírito do falecido médico alemão.Se ele recebia esse espírito,ele teria que falar também em alemão;pelo que sabemos,Chico só falava mesmo o português,e escolhê-lo como o maior brasileiro de todos os tempos foi um horror a para a história do Brasil.

    1. MARLY disse:

      O simples aumento dos trabalhadores depende da simples assinatura por( pressão socia)l da presidenta Dilma.
      isso quer dizer que atraves da assinatura da princesa isabel muitos estão livres .

  45. aguinaldo disse:

    FICA AQUI EVIDENTE O QUANTO SE DEFENDE SATANÁS NESTE PAÍS!!!SERVIDORES DO INFERNO!!!O DIA DE VOCÊS ESTÁ PRÓXIMO!!!!ORA VEM SENHOR JESUS!!!!

    1. andrea disse:

      aaaaaaameeeeeemmmmmm…

  46. Janilton disse:

    Que bosta de melhor brasileiro um cacete. Essas porcarias de homenagens são só falsidade. E os cristãos-zinhos pensam que são o quê pra falar do Xico? Ora, o cristianismo foi iniciado por constantino um doido… Toda essa galera que participa dessa bosta de homenagem são uns pregos safados. Espíritas, crentes e tal são uns pregos…

    1. Seja ponderado em suas críticas, por favor.

    2. edilsonsilva disse:

      Janilton
      “”O cristianismo foi iniciado por constantino um doido””
      Cara,vc deve pertencer à parcela de brasileiros,que baseiam o que dizem em novelas.São manipulados e alienados,então votam sempre sem análise alguma.
      Parabéns Paulo!!!

    3. RITA disse:

      E você Janilton faz parte de que categoria de prego? com certeza a dos pregos satanistas…

    4. mauro2011 disse:

      Janilton

      só uma correção histórica, Constantino quando aceito ser cristão foi imediatamente batizado por um sacerdote cristão, portanto assim como relatado por historiadores romanos como Tácito, Plínio e Suetôno, os cristõas ja se faziam presentes a mais de trezentos anos sofrendo martírios e sendo escravizados.

  47. Engraçado, se o Maior Brasileiro fosse o Silas Malacráia ou o Edir Macedo vocês estariam pulando de alegria, né?

  48. EIS A PROVA DA ABSOLUTA IGNORÂNCIA E DESINFORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. ESCOLHER UM PICARETA QUE INVENTAVA FANTASMAS DE LENÇÓIS PARA ENGANAR BOBOS. ESPERAR O QUE DE UM POVINHO AMEBA QUE PAGA R$ 1.000,00 POR GARRAFINHA DE ÁGUA ABENÇOADA, R$ 153,00 POR UMA MEIA OU POR UMA COLHER DE PEDREIRO MÁGICA? OS PARASITAS DA FÉ ESTÃO FELIZES, POIS TERÃO CLIENTES BOCÓS POR SÉCULOS.

    1. eis a prova que ateus não estão com nada!!!seus tolos…ganham o que merecem…amém kkkkk

  49. genilson disse:

    Não importa se o critério para a escolha tenha sido: político, científico ou religioso e sim a relevancia dos serviços prestados ao seu povo ou à humanidade. Jesus é o maior homem da história. Religioso sim e jamais espírita.

  50. Se o presidente da Assembleia De Deus Samuel Câmara tivesse ganhado ou Silas Malafaia ou Edir Macedo e rr soares ninguém ia falar nada no meio Evangélico, como foi um espirita Chico Xavier estão com raiva (2)

  51. Edilson Silva disse:

    O "PERNALONGA" tem raciocínio curto, seu silogismo é totalmente falso, já que a sua premissa maior ñ se coaduna com a menor!!!!

  52. Edigar Caires disse:

    Na minha humilde opinião, este resultado já estava fabricado mesmo antes do inicio da tala ' competição ', mais um BBB da vida, só que desta vez no S besteira ao invés de ser na rede Bobo…. Temos muitas outras pessoas que se destacaram muito acima deste ou de qualquer religioso, independente se sua vertente…. mais vá lá né, é para isso que serve a TV.. alienar, erotizar, desmemorizar o povo, entre outras coisas mais, aconselho a leitura do artigo: http://www.edigarcaires.com.br/o_cristao_e_a_tv.php

    1. Edimar Junior disse:

      A culpa não nem de Xavier, mas daqueles que o idolatram. Mas honrarias do mundo não interessam a Deus…

    2. EU APROVO O CHICO ESCOLHA CERTA !

  53. Hilton Silva disse:

    Os ingleses, cultos, eruditos e conservadores, elegeram Churchil, mas a 3º colocação foi para Diana, que contributo reconheceram nela senão paixão?

  54. Vergonhosa pq? Por que ele não ficou milionário? Por que não construiu mega templo? Vergonhoso é o meio evangélico…

  55. E quando escolheram os vendilhões da fé? Se indignaram evangelóides?

  56. Até que não é i uma má escolha. Eu vejo as religiões todas iguais; pode ser espirita, evangélicos católicos judeus e etc. todos são possuidoras de uma força sobrenatural e isto não é privilégio de algumas que se diz melhor, que só estes praticantes desta tal religião é a certa dona da verdade e todas as outras estão errados, não penso assim. Com a escolha de Chico Xavier está de bom tamanho.

  57. Wagnerroberto Santos disse:

    sou evangélico, embora tenha ficado de fora nessa lista nomes importantes , que eu gostaria que tivesse, mas se escolheram chico chavier, não vejo problema nenhum com isso, só porque ele não é da minha religião quer dizer que não posso admira lo como pessoa que ele é, foi sim um exemplo de amor caridade com os menos favorecidos, não se preocupava em ficar rico e etc, as pessoa que serve a DEUS adiram sim o caracter de um homem de bem, independente de religião.pois o homem tem que ser julgado pelo seu caracter e não por sua religião ou cor ou raça , porque muitos que falam de religião por ai não se preocupa em colocar em pratica o amor verdadeiro

  58. E daí??? Se fosse o titio Edir, ou o Silas, em que ia mudar? Se fosse Pelé, Senna, Santos Dumont???
    O que isso significaria? Nadaaaaa…
    Como é que dá pra medir o mais importante sendo que cada um está em uma área diferente???

    Agora concordo com o texto completamente quando se fala que o povo Brasileiro é pobre em cultura e história, o que foi mostrado por essa votação…

    1. Marcio Matos disse:

      Maior de todos os tempos eu num sei…mas podia ser de outras Vidas,um monte de gente falava que ele reencarnava direto!

    2. Deixei de acompanhar esse programa assim que anunciaram os 12 primeiros. Enfim, essa escolha devia ser restrita a somente acadêmicos, ou seja, todos os brasileiros que já são formados (no mínimo bacharelado) em qualquer área, pois significa que já fizeram ao menos uma pesquisa e tem maior potencial de conhecer brasileiros que realmente fizeram diferença/contribuíram.

      Deixar o povão escolher é apelar pra aparecer uma atriz desconhecida da novela Rebelde sair na frente de cientistas brasileiros renomados mundialmente!

      Por fim, essa escolha aí não me representa!

    3. Acredito que o programa teve uma boa intenção mostrando a biografia dos homens que fizeram a história do Brasil dando a população mais conhecimento. Mas não achei vergonhoso também não… No meu ponto de vista, a população ta carente de fé e não percebe.

  59. CLECY disse:

    Jesus não fundou religião nenhuma e Deus não é propriedade de nenhuma religião. Deus transcende as mesquinhezas humanas, os interesses mundanos, deste ou daquele grupo religioso, Deus está acima de disputas partidárias. Deus está longe de interesses econômicos de qualquer espécie. Deus está nos universos, na natureza, e pode estar dentro de qualquer um de nós. Deus está com os bons, virtuosos, tementes e obedientes à Ele. Evangélicos não são donos de Deus e muito menos de Jesus. Acordemos enquanto é tempo.

    1. Genilson disse:

      Olá Geisy, não confunda religião com denominação. Jesus foi o fundador da maior religião do universo: O cristianismo.

      1. Lúcia disse:

        Ora Genilson, Jesus nao fundou religiao nenhuma, Ele disse: Edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nao prevalecerao contra ela. Quem fundou o Cristianismo foi Constantino, é um acontecimento da historia, e depois com Lutero ele se dividiu em protestantismo e catolicismo, e hoje tem de tudo que ce imaginar. Catolicismo carismatico, romano,… protestantismo, luteranismo, batista, assembleia, historico, tradicional, pentecostal, neopentecostal, uma salada, me lembra ate a visao de pedro que viu numa rede bicho de tudo quanto é natureza, só que ali o contexto era outro, rsrsrs.

  60. Essa votação foi manipulada. um país a onde a maioria é católico e evangélico e um espírita ganha ; aí tem pata do cão.

    1. João Hernane disse:

      foi manipuladas nada o brasileiro que é ignorante mesmo ..sem contar que ouve votos de pessoas no exterior pelo site do SBT…sao os mesmo que elege tiririca maluf sarney e cia espera mais o que do brasileiro..Quanto menos educação o brasil tiver,mais o povo fica ignorante e cego …É ISSO QUE O PT MAIS QUER E FAZ NO BRASIL

  61. Atila Jose disse:

    ta feio .cultua nacional .aonde existe mesmo .a culta ja foi arrebatada .alias foi deformada , cultura faz tempo que nem se ve falar .volta jesus …

  62. Liz disse:

    Que vergonha, Chico Xavier nunca foi a televisão pedir nenhum centavo, nunca andou de carro importado, e não tinha fazenda ou emissora de TV e quase conseguiu transformar o Brasil no maior país espírita da America Latina e levou muita gente a acreditar no Evangélio Segundo Alan Kardec, isso é uma vergonha para nós Evangélicos, para Paulo e Silas e muitos outros para pregar o evangélio nao precisavam de dinheiro ou de carro para andar no deserto rs.

    1. O que tem a ver ‘transformar o Brasil no maior país espírita’ com legado deixado à sociedade brasileira? Quem deixou maior legado, Chico Xavier ou Tiradentes? Chico Xavier ou Getúlio Vargas? Chico Xavier ou o médico Oswaldo Cruz? Chico Xavier ou Marechal Rondon ?

      Sejamos ponderados em nossas análises?

      1. José Neto disse:

        O seu ponto de vista,tem coerência.A verdade é que muita gente nem mesmo sabia sobre essa escolha realizada pelo SBT,sobre o maior brasileiro de todos os tempos.O certo mesmo seria fazer um plebiscito com toda à população do Brasil,e que cada uma examinasse os atributos e benefícios dos grandes brasileiros em prol de uma nação.Que ninguém votasse por emoção,simpatia ou fanatismo.A verdade meu amigo,é que os maiores brasileiros ou o maior brasileiro de todos os tempos ficaram de fora. Chico Xavier não deveria estar nem mesmo na lista.Que me desculpem os espíritas.

        1. Lúcia disse:

          E quem é que liga para o que o SBT realiza? Isto logo cai no esquecimento, se fosse a globo poderia ate ser. Apesar de que eu nao tenha nada contra o Chico Xavier nao, pois apesar do engano dele, ele foi um homem bom.

  63. Filippe F.K disse:

    “O maior Brasileiro de Todos os Tempos…”

    Desde o princípio sabíamos que tal premiação não daria a verdadeira honra a quem realmente merecia…, mas enfim, a votação foi realizada e Chico Xavier foi o mais votado…

    Quando tentamos avaliar a vida de uma pessoa e ver o que essa pessoa deixou para as gerações futuras e até mesmo para a geração em que essa pessoa viveu,devemos valiar vários ítens, mas o que sempre vemos são pessoas dizendo: ” mas ele foi bom….ele ajudou muitas pessoas…ele confortou muitas pessoas…não visava dinheiro…enfim,

    O que concluímos é que todas as adjetivos ressaltados para justificar tal vitória, são adjetivos que deveriam ser de todos,
    SER BOM….é um dever de todos e praticamente mais da metade da população é;
    AJUDAR….é um princípio humano que mais de 80% da população possui;
    CONFORTAR….tbm é um princípio que está em mais da metade da população;
    NÃO VISAVA DINHEIRO…..visava sim, tanto que todo ele era empregado nos locais que fizeram seu nome, ele não tinha luxúria, mas dinheiro era o que mantinha todas as suas obras;

    Então o que o diferencia da maioria das pessoas do país? O lado espiritual, com certeza. Se isso o fez O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS, podemos dizer que no Brasil, no meu estado e na minha cidade, tem pelo menos alguns milhares com esses mesmos dons, vindos dos ESPÍRITOS, e que praticam as mesmas obras.

    Mas não acredito que isso seja o maior legado que nos deixaram, não chega nem perto.

  64. Keila Moreira disse:

    Parabéns Paulo!!!
    E para os críticos sem argumento algum,uma vaia da torcida do flamengo….
    Paulo,não leve em consideração as críticas sem fundamento de certos ,pois eles não tem o mesmo grau te inteligência para interpretar um texto desse gabarito e assim só asneiras….

  65. Por isso a revolta, meu quer saber, esse premio não significa nada, eu sou o melhor brasileiro de todos os tempos, pelo menos meus filhos acham isso, pra mim é o que importa, levanto cedo, trabalho duro, não atrapalho ninguem e ainda ajudo alguns. Deixa o tal de chico prá lá…..

  66. Luiz Junior disse:

    A tolerância é a chave para nós vivermos em harmônia na sociedade. Mentes esclarecidas percebem que o fundamentalismo religioso só prejudica a evolução da sociedade humana.A história nos mostra exemplos de intolerância religiosa, como aconteceu na idade média com as perseguições e assassinatos da igreja católica que atrasaram o desenvolvimento humano em mil anos e ainda acontece no oriente médio com os conflitos árabes-israelense nos empurrando mais uma vez para uma guerra global. Agradeço ao Grande Arquiteto todos os dias pelo nosso governo ser laico e a nossa constituição assegurar o direito de culto e religião.

  67. fernanda disse:

    É uma vergonha,um espirita mentiroso enganador ser o maior brasileiro de todos os tempos…Que país é esse?

  68. roberto carlos viana disse:

    QUE O REINO DE DEUS GANHA COM ISSO TANTAS IDÉIAS E NADA EM PROL DO EVANGELHO!!! VAMOS PARAR DE PERDE TEMPO COM BOBEIRAS E FILOSOFIAS O REINO DE DEUS É MUITO MAIS QUE ISSO E JESUS É SENHOR SEMPRE…

  69. Thainara Melo disse:

    xico xavier vivia um mito ñ merecia ter ganhado

    1. Luuh Soares disse:

      ele merecia ter ganhado e ganhou,olha o preconceito thinha…

    2. Thainara Melo disse:

      ele ñ fez nada pelo Brasil ele viveu um mito e mesmo assim ganhou de pessoas que fizeram muitooo

  70. Isabel disse:

    Nossa pra mim foi a maior decepção ,saber que nós brasileiros temos a memoria tão curta a ponto de esquecermos os grandes heróis do passado…e ser eleito alguém que só é reconhecido pelos espiritas e por pessoas com falta de cultura e esclarecimento…pena mais isso só confirma a nossa pobreza espiritual e cultural…

  71. Welington Isaias Santos disse:

    Eu vou dizer a vocês porque Chico Xavier foi eleito
    Chico foi pequeno, mas um grande homem.

    Se você não acha seu “artigo” tendencioso você tem que rever seus conceitos.
    A diferença, senhor Paulo Teixeira, entre ele e os outros candidatos é que Chico ajudou com sua humildade e simplicidade sem pedir nem um centavo em troca.
    Enquanto os grandes candidatos, que também foram grandes homens, usaram de seu poder midiático ou aquisitivo, para fazer obras que já eram designadas a eles.

    Princesa Isabel assinou a lei Aurea, pois já era determinado que ela assinasse.
    Santos Dumond criou o avião, mas o pobre não se beneficia, com sua obra ( foram uma grande e um grande homem), mas Chico Xavier deu comida ao mendigo que caia na rua, levava a palavra amiga aos sofridos.

    E foram esses que por meio de uma palavra amiga, um gesto de caridade elegeu Chico Xavier um pequeno, mas um grande homem, aos olhos de Deus.

    Nunca vi nenhum lider evangélico fazer pelo Brasil, o que Chico fez.

    na verdade os evangélicos estão com o orgulho ferido.
    Pois Chico foi e será sempre um grande homem.

    Foi mais que merecida a vitória e tenho certeza que foi a vontade de Deus

    1. Por favor, evite usar a religião para justificar a vitória de Chico Xavier … Não emita sua opinião com base na paixão ou com um olhar sectário, faça-a sob uma ótica mais universalista.

    2. mauro2011 disse:

      Welington

      muitos cristãos fizeram o mesmo até o fim de suas vidas e não deixaram um centavo sequer mas permaneceram no anonimato, mas quiseram os espíritas elevar o seu preferido da maneira que achavam condizente.

      Paz e Bem

  72. Welington Isaias Santos disse:

    Quer ótica mais universalista do que o amor de uma simples pessoa por pobres.
    Chico Xavier usou sua humildade e foi sua simplicidade que o elegeu.

    Chico dizia:”Eu sou um cisco no universo”. Foi tanta humildad,e que fez ele ser considerado O maior brasileiro de todos os tempos.

    Tá na hora das pessoas voltar seus olhares para o que realmente merece críticas.

  73. Jason Batt disse:

    Pois é, e muitos sites "evangélicos" (protestantes) poderiam começar a "educar" as pessoas, começando a falar e publicar mais artigos sobre ciência, Biologia, História do Brasil, ao invés de por ex. ficar falando sempre contra o tal do Kit contra a homofobia ou kit gay. Seria melhor fazer mais, ao invés de criticar tanto, não é mesmo. E foi por isso que o maravilhoso Chico Xavier ganhou, porque ao invés de ficar falando dos outros, ele seguiu o exemplo de Jesus, amando, se doando, ajudando todos e todas, sem preconceitos e sem desejar lucro ou dinheiro.

  74. BrunoCristãodeVerdade disse:

    Pois é, e muitos sites “evangélicos” (protestantes) poderiam começar a “educar” as pessoas, começando a falar e publicar mais artigos sobre ciência, Biologia, História do Brasil, ao invés de por ex. ficar falando sempre contra o tal do Kit contra a homofobia ou kit gay. Seria melhor fazer mais, ao invés de criticar tanto, não é mesmo. E foi por isso que o maravilhoso Chico Xavier ganhou, porque ao invés de ficar falando dos outros, ele seguiu o exemplo de Jesus, amando, se doando, ajudando todos e todas, sem preconceitos e sem desejar lucro ou dinheiro.

    1. mauro2011 disse:

      Bruno, sendo mesmo um cristão de “verdade”, saberia que valores, moral e bons costumes são questões vitais a dignidade humana, e que ensinar ou divulgar a homossexualidade como algo indentificável a jovens menores de dezesseis anos é inconcebível, além de ferir a autoridade e a responsabilidade dos pais desses mesmos jovens.

      Talvez na conciência dos espíritas isso seja possível, respeitamos mas não concordamos.

      Paz e Bem

  75. Não acho vergonhoso um religioso ganhar títulos, desde que ele seja do Quilate de um Martin Luther King (pastor evangélico) ou uma Madre Teresa de Calcutá (freira Católica). Mas, Chico Xavier?! É uma piada de mal gosto. Tem tanta gente que fez muito (infinitamente mais) pelo Brasil do que ele. O que aconteceu, é que quase ninguém se ligou nessa eleição, justamente por causa de outra eleição considerada mais importante no momento (a escolha dos futuros prefeitos e vereadores das cidades brasileiras), como os outros dois candidatos ja morreram, foi fácil os fãs de Chico Xavier (principalmente o povo de sua cidade) pendurar-se na internet pra votar nele! Espero que no futuro isso possa ser concertado… Lastimável!

    1. outra coisa… desculpe o erro: É mau gosto e não mal gosto… Acontece que ta ruim de mais, não desce! kkkkk

  76. Marly Brito disse:

    O simples aumento dos trabalhadores depende da simples assinatura por( pressão socia)l da presidenta Dilma.
    isso quer dizer que atraves da assinatura da princesa isabel muitos estão livres .

  77. May Rocha disse:

    Eu não acredito que dão créditos a um programa ridículo desse. Acho que até o Chico ficaria com vergonha de ter ganhado no sei oq no SBT.

  78. Gerla disse:

    Discordo do artigo. O povo não elegeu um religioso, mas um homem que dedicou sua vida a servir os homens e principalmente os mais necessitados. Em nenhum momento de sua vida recebeu algo em troca pelo que fazia e muitos livros que foram publicados por ele teve sua renda revertida para instituições voltadas para o auxilio de pessoas carentes. Chico Xavier foi um exemplo para muitas pessoas, principalmente cristãos que se dziem cristãos, mas ao invés de praticar o amor ao proximo prefere maldizer, julgar, criticar todos que praticam uma fé diferente do cristianismo. Em nenhum momento de sua vida, Chico Xavier proferiu palavras odiosas, preconceituosas ou intolerantes em relação a outros religiosos. O que vejo hoje são pastores que incitam fiéis contra outros credos. Pastores que se aproveitam da massa ignorante para se enriquecer de forma ilicita. Ainda há cristãos de boa fé, mas infelismnente são poucos. Admiro Chico Xavier, assim como admiro Manhatan Gandh, não pela religião também, mas pela coragem força e humildade com que lutou para libertar o povo indiano dos dominios dos ingleses e Martin Luther King que lutou pelos direitos civis dos negros. Se todos os cristãos fossem como Xico Chavier, não haveria intolerancia e todos teriam mais respeito pelas diferenças religiosas desse país

  79. Um discipulo foi escolhido como o maior brasileiro de todos os tempos.Eu me envergonho desse país chamado brasil sinceramente.

  80. Mais tudo tem um preço e com certeza o brasil, vai pagar um preço muito alto ainda esse ano por ter escolhido um servo como o maior brasileiro de todos os tempos. Fiquem alerta nos acontecimento porque Deus não se deixa ser escarnecido.

  81. João Hernane disse:

    foi manipuladas nada o brasileiro que é ignorante mesmo ..sem contar que ouve votos de pessoas no exterior pelo site do SBT…sao os mesmo que elege tiririca maluf sarney e cia espera mais o que do brasileiro..Quanto menos educação o brasil tiver, mais o povo fica ignorante e cego …É ISSO QUE O PT MAIS QUER E FAZ NO BRASIL

  82. A partir daqui, há de ser que um dia o País tenha realmente uma história.Que a cultura não seja apenas o samba e o carnaval.As personalidade realmente finque pé pela pátria, não só se enrolando com a bandeira para aparecer na televisão.
    A partir deste ponto, há de nascer o patriotismo e ser brasileiro seja motivo de orgulho até para estrangeiros que divisam as nossas fronteiras.
    Para que isto seja possível faz se necessário reescrever a história.Dando oportunidades iguais para todos os cidadãos, e que , ao invés de escolher um religioso como o maior brasileiro de todos os tempos, tenham as mesmas chances de conhecer suas origens evitando equívocos futuros.
    Entretanto, supondo ser o povo brasileiro de origem real, cabe aos monarcas divulgar através de seus arautos o decreto real que estimule a plebe ao conhecimento, evitando atos passionais e irrelevantes como este de eleger um "espírita" o maior brasileiro de todos os tempos!
    Do meu ponto de vista critico isto soou como preconceituoso..se os brasileiros tivessem..!

  83. Matheus Vinícius disse:

    Em um país que se vota no Neymar, Macedo e outros (pseudos melhores)… que se importa mais com a seleção brasileira do que a política e etc… não me surpreenderia esse resultado.

  84. WAGNER disse:

    O MELHOR COMENTARIO AO MEU VER. PARABENS E ISSO MESMO QUE JESUS QUER DE NOS NAO FICAR JUGANDO QUESTOES E SIM GANHAR ALMAS PRO REINO…
    ALEM DO MAIS O MUNDO JAZ NO MALIGNO, TEMOS QUE SAQUEAR O INFERNO E GANHAR CADA DIA MAIS PESSOAS PRA JESUS E ISSO SO SE FAZ COM AMOR…PARABENS DEUS ABENÇOE.

    1. Edgar Hermes Teixeira disse:

      Quem fica em discusão,com seu semelhante ja esta pecando, e é isso que o inimigo dos que Crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus quer.não comam essa Maçã, que o diabo joga a todo o instante para nós.porque o diabo, não vai la no mundo buscar os perdidos,pois ja são dele, mas vai em busca dos que foram Lavados e Remidos no Sangue de Jesus Cristo.então se alguem te ofender, não revide, seja via Net, ou Face a Face.QUE O AMOR DE CRISTO JESUS, DE O DESSERNIMENTO A TODOS OS QUE LEREM ESSAS FRAZES.JESUS CRISTO TEM PIEDADE DE SEUS FILHOS. MAS O dIABO NÃO TERÁ.

  85. JORGE disse:

    AQUI NÃO IMPORTA A RELIGIÃO, MAS AQUELE QUE FEZ PARA TODOS,E NÃO SÓ P/UM GRUPO DE PESSOAS QUE ACREDITAVAM NA SUA DOUTRINA, OU OUTRAS QUE SE DIZIAM CATÓLICAS,EVANGÉLICAS, PESSOAS QUE NÃO TINHÃO FÉ NO DEUS QUE ELAS PROFERIAM, E OUTRAS VOTAM PELA MAIORIA, VÃO PELA APARÊNCIA A E EMOÇÃO.(diz a Biblía : errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de DEUS.)

  86. Ademair disse:

    O legado que Chico Xavier pode ter deixado para quem é inteligente e não intolerante foi o mesmo
    que Jesus Cristo tambem deixou “Amar o proximo como a ti mesmo…

    1. Comparar o que Cristo deixou com o que Xavier deixou só pode ser brincadeira de mau gosto.

    2. mauro2011 disse:

      Certamente os dois tomaram decisões bem diferentes, quem conhece com profundidade sabe discernir.

      Chico fez o que fez baseado nos ensinamentos de Kadec e não de Jesus Cristo que observou obediência incondicional ao Seu Evangelho.

      1. andrea disse:

        “observou obediencia incondicional ao seu evangelho”!!!!???

  87. bennydio disse:

    No lugar do “Chico” eu colocaria o Mazzarope, que pelo menos divertiu os pobres brasileiros.

  88. Maria da Paz disse:

    O que podemos esperar onde o assunto principal é uma vergonha: uma novela chamada Avenida Brasil.

    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
    (Oséias 4:6)

  89. mente disse:

    chico xavier dos x-men foi um cavalo de satanas no mundo e o mundo jaz no maligno, então, porque tanta discussão sobe isso?

  90. Sandra Sedini Camacho disse:

    Discordo do prêmio, apesar de simpatizante de Chico e da doutrina espírita. Mas a matéria é tendenciosa e não crítica. Se fosse o senhor bispo Edir, aposto que seria elogiadíssimo. O mundo vai além do seu umbigo, caro!

  91. O fato é que, quem quer que fosse escolhido, jamais atingiria a unanimidade.

  92. Me perdõem povo espirita, mas quem foi XICO XAVIER ?

    Mas o que o senhor XICO fez pela nação brasileira ? qual o legado que este senhor deixou para a humanidade , para ser eleito “ O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS ´´ ???

    O senhor XICO em questão teve importancia sim , para uma minuscula parte da população , não desmerecendo sua obra humanitaria , se é que e verdade o que dizem !!!

    SANTOS DUMONT o maior inventor brasileiro !!! criou o avião , no qual sua invenção é compartilhada entre as nações .

    Sua invenção trouxe varios benefícios a humanidade , tanto na área comercial , empresarial e turistica , mas que infelizmente foi utilizada para matar vidas na guerra , ocasiando o seu suicídio.

    Apesar de hoje ser possível o acesso , de utilizar desta grande invenção , para muitos ainda é restrita seu uso . Mas o sr .SANTOS DUMONT foi inventor de mais um utilitário , que com certeza , todo brasileiro ja carregou consigo…….O RELÓGIO DE PULSO .

    Afirmo que a escolha do sr. XICO como “ O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS ´´ foi injusta , mas fazer o que ??? vivemos em um mundo de injustiça !!!

    SANTOS DUMONT não pode ter sido escolhido como “ O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS ´´ , mas com certeza SANTOS DUMONT foi um dos MAIORES CIDADÕES DA HUMANIDADE !!! agora o sr.XICO ….FOI APENAS MAIS UM Sr. XICO na humanidade

    1. warner.vanderlei disse:

      O brasileiro é manipulado e controlado a ponto de esquecer e renegar seus verdadeiros homens de valor que ajudaram a construir o orgulho nacional. Umas das maiores proezas da humanidade foi conseguida por um Brasileiro, que é voar e que fantástica foi sua ajuda para o mundo. Mas o pobre brasileiro é fragilizado e precisa de consolo, não vai a luta, aprender a andar, Ele quer que o carreguem no colo precisa de pai e mãe ate morrer.

  93. "querido, os humilhados serão exaltados, e os exaltados serão humilhados, nada mais!"

  94. Brasil um país de Tolos sem Cultura

  95. Andre Guy disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkk, isso chama dor de cotovelo, ouvir um evangelico falar que um religioso não deveria ganhar o titulo mas sim um cientista, chega ser comico, o unico problema pra você e outros evangelico, é que ele é um espirita, e o que ele fez em vida, dando um exemplo de compaixão, altruismo e entrega pelo próximo, só poderia se converter em 70% mesmo dos votos das pessoas que não são cegas. Chico jamais pedia dizimo, doações, provas de fé por jesus, correntes de arrecadação, nem qualquer outra safadeza, pelo contrario, vendia livros em todo o mundo e usava os recursos para ajudar a todos, enquanto vivia como um mendigo, em um quartinho com poucas roupas e o único luxo, meia duzia de chapeus (sem marca). Espero que tenha lavado suas mãos antes de escrever dele… só pra deixar claro, não sou espirita, sou ateu, mas sei reconhecer um enorme ser humano quando vejo um. Vergonhoso seu texto…

  96. Paulo Teixeira, concordo com você. O que falta no Brasil, (e todos sabem disso) é CULTURA. Dei uma olhada em vários sites, os comentários sobre esse assunto… que desastre. Quer mais um nome? Zilda Arns que criou a Pastoral da criança e levou isso ao mundo todo. Quem quiser saber um pouco mais sobre Zilda Arns (http://pt.wikipedia.org/wiki/Zilda_Arns). Mas não se preocupe com as críticas. Cada um mostra a educação que tem. Mais uma coisa "Só se atiram pedras em árvores frutíferas" (Provérbio Grego).

  97. michael disse:

    CHICO XAVIER – O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

    os evangélicos piram..

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

  98. André Luis Pscheidt de Lima disse:

    Prezado Pastor,

    Na minha humilde opinião, acho que antes de criticarmos alguma religião devemos conhece-la plenamente, e não apenas basear as nossas críticas em alguns pontos dessa ou daquela interpretação do evangelho. Qual o maior mandamento que Jesus nos ensinou: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Quem segue esse mandamento estará sendo um verdadeiro cristão independente de qual doutrina segue.

  99. Phillippi disse:

    Bem,nosso pais não tem noção de nada

    Chico Xavier venceu porque mereceu,mas garanto que estes pastores que os evangelicos idolatram mereceriam ganhar também,se eles fossem os favoritos

    Não sigo religiões,mas Xavier foi uma pessoa importante para a cura de doencas incuraveis de pessoas e outras pessoas como ele não tem.E quanto a Deus,ele falava a verdade também.Outros grandes brasileiros,se não fosse por ele,podiam merecer,mas não tenho a culpa de haver evangelicos que gostam de baixarias da TV aberta(conheço um monte que gostam de pregar e ficam babados com novelas da Globo),e outros que até pagam pau para Michél Teló e funkeiros de periferias variadas

    Na verdade,não adianta confiar em evangelicos,pois eles são como os das demais religiões fora das igrejas(até o Padre Marcelo,que gosta de Futebosta e apóia o Timinho).e não tenho culpa do SBT ter feito este concurso

  100. warner.vanderlei disse:

    O brasileiro é manipulado e controlado a ponto de esquecer e renegar seus verdadeiros homens de valor que ajudaram a construir o orgulho nacional. Umas das maiores proezas da humanidade foi conseguida por um Brasileiro, que é voar e que fantástica foi sua ajuda para o mundo. Mas o pobre brasileiro é fragilizado e precisa de consolo, não vai a luta, aprender a andar, Ele quer que o carreguem no colo precisa de pai e mãe ate morrer.

  101. Jon disse:

    Quando todo mundo se preocupar em cuidar do seu próprio nariz, sua própria salvação, a ser uma pessoa boa de coração, o Brasil vai evoluir, perder tempo com discussão boba. Prefiro mil vezes alguém que deixou explicito e vivo a compaixão que um grupo de “guias religiosos” que tem por fim alienar e envenenar sua gente. Cada um com seu critério.

  102. Tadeu Segundo disse:

    CONCORDO 100% com a postagem do Clésio sobre reencarnação; isso é uma das mentiras do diabo para enganar e matar seus seguidores cegos.
    nem um espírita faz parte do reino de Deus. se não se converter o inferno é certo como dois e oito é igual a DEZ.
    leia a Bíblia e veja que o próprio Deus condena o ESPIRITISMO E SUAS PRÁTICAS.
    Mudando um pouco de assunto agora:
    olhei vários comentários aqui nesse site sobre a compra premiada ELETRO-NOSSA, e quero desde já parabenizar o proprietário desse site por ele nos permitir a denunciar aqui esses vigaristas traidores ladrões.
    CHICO DO TOTE é muito conhecido realmente na minha Cidade de Bacabal, e em toda a baixada do Maranhão.mas nem todos conheciam ele como estelionatário,porque a vida dele era dentro da Igreja para enganar os trouxas dos clientes consorciados.
    foi isso que aconteceu na Cidade de Viana. ele deu um CALOTE MILIONÁRIO na população VIANENSE na sua empresa de compra premiada ELETRO-NOSSA. JUNTAMENTE COM SEU COMPARSA E SÓCIO AMERILDO, O QUAL ESTÁ MORANDO NA CAPITAL DE SÃO LUIS, COMPROU UM BELO DE UM APARTAMENTO QUITADO TODO MONTADO COM DOIS CARROS ZERADO NA GARAGEM, TUDO ISSO COM O SUOR DO POVO VIANENSE.
    CHICO DO TOTE ESTÁ ENTOCADO. MAS VAMOS DESCOBRIR COM CERTEZA ONDE ESSE PICARETA ESTÁ ENTOCADO COM O NOSSO DINHEIRO SUADO.
    SABEMOS QUE SEU SÓCIO AMERILDO ESTÁ EM SÃO LUIS,MAS NÃO SABEMOS AINDA SEU ENDEREÇO,MAS JÁ ESTAMOS INVESTIGANDO.
    TENHAM TODOS UM BOM DIA

  103. André disse:

    Coitado, julgar que a escolha fora feita somente pelas “Cartas psicografadas” de Chico é um tremendo desconhecimento da história mesmo, estude um pouco e verás como foi a vida desse homem, que em toda sua vida promulgou o amor ao próximo, que ele mesmo fez como exemplo, doando tudo que recebia com a venda de seus livros para obras de caridade.
    Mas devia ter sido escolhido o Edir Macedo, afinal andar de Mercedes Benz e Helicóptero comprado com dinheiro dos fieis realmente é algo glamuroso, é um grande brasileiro pois demonstra todo o jeitinho brasileiro!

  104. Fred disse:

    VOCÊ É UM BURRO.
    DEVE VOLTA AO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL!

  105. Jussara Menezes disse:

    Amigo João precisa respeitar as opiniões alheias e religiosas também pois um VERDADEIRO CRISTÃO nunca deixa de doar amor à todos mesmo sendo contrários a você mesmo e pense em uma mãe que ama seu filho de todo o seu ser mesmo reagindo totalmente diferente ao que ela almejava para seu filho. Jesus Cristo no nosso século pregaria o amor sem pedir dinheiro e platéia e então repense na sua atitude e se coloque no lugar será que gostaria de que eu fosse ofender todas as igrejas assembléias de deus do mundo. Pregue mais Amor e menos Ódio e siga Jesus Cristo e o que ele mesmo pregou e está escrito na Bíblia ( Aquele que nao tiver pecado atire a primeira pedra- Jo 8:1-11).Siga as palavras de Jesus Cristo e diga a você mesmo será que estou tomando a atitude de um verdadeiro evangélico ?? Lhe ofereço o dobro que me desejar à mim e em óleo ungido.

  106. IRAN disse:

    Esse bando de analfabetos, fanáticos, preconceituosos e ignorantes , que se dizem ‘religiosos’, levam tanta lavagem cerebral que não sabem distinguir entre dons materiais e atributos espirituais… o Chico Xavier era o próprio AMOR, que esses odiosos pentecostais (novos e velhos) desconhecem plenamente… essas ‘igrejas’ exploradoras da mentes fracas, atormentadas pelo medo do demônio e do fogo-do-inferno, só conhecem a ‘teoria prosperidade’ e é por isso que seus líderes-mores ‘nadam em dinheiro’, literalmente. E não adianta querer explicar, porque eles não saberão entender, porquanto cada um permanece adormecido nos seus baixos níveis de subdesenvolvimento espiritual. Einstein já advertia: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Continuem com suas mentes estagnadas nas trevas !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.