Artigos

Deus não é garçom!!

Next Article
Intercessão
Comments (7)
  1. Concordo plenamente…mas o dízimo é bíblico e não devemos ignorá-lo, temos q devolver essa pequena parte para Deus e sermos generosos com ofertas, para manutenção dos templos, auxílio aos missionários, colaboração com ONGs, impressão de literatura evangélica, construção de igrejas, etc etc.

    1. A questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos. Em muitas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase. Ao mesmo tempo, muitos cristãos não se submetem à exortação bíblica em ofertar ao Senhor. O dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção. Mas raramente é o que acontece nas igrejas hoje, infelizmente.

      Dar o dízimo é um conceito do Velho Testamento. O dízimo era exigido pela lei na qual todos os israelitas deveriam dar ao Tabernáculo/Templo 10% de todo o fruto de seu trabalho e de tudo o que criassem (Levítico 27:30; Números 18:26; Deuteronômio 14:22; II Crônicas 31:5; Malaquias 3:8-10). Alguns entendem o dízimo no Velho Testamento como um método de taxação destinado a prover pelas necessidades dos sacerdotes e Levitas do sistema sacrificial. O Novo Testamento, em nenhum lugar ordena, e nem mesmo recomenda que os cristãos se submetam a um sistema legalista de dizimar. Paulo afirma que os crentes devem separar uma parte de seus ganhos para sustentar a igreja (I Coríntios 16:1-2).

      O Novo Testamento, em lugar algum, determina certa porcentagem de ganhos que deva ser separada, mas apenas diz “conforme a sua prosperidade” (I Coríntios 16:2). A igreja cristã basicamente tomou esta proporção (10%) do dízimo do Velho Testamento e a incorporou como um “mínimo recomendado” para o ofertar cristão. Entretanto, os cristãos não deveriam se sentir obrigados a se prender sempre à quantia de 10%. Deveriam sim dar de acordo com suas possibilidades, “conforme sua prosperidade”. Às vezes, isto significa dar mais do que 10%, às vezes, dar menos que 10%. Tudo depende das possibilidades do cristão e das necessidades da igreja. Cada cristão deve cuidadosamente orar e buscar a sabedoria vinda de Deus no tocante a sua participação com o dízimo e/ou a quanto deve dar (Tiago 1:5). “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

      Não é obrigação mas gratidão! E se os cristãos não colaborarem como construiremos igrejas, publicaremos Bíblias, literatura evangélica, manter programas evangélicos, missionários, asilos, etc…esperar a boa vontade de quem a não ser do próprio cristão em reconhecimento às bençãos do nosso Pai!

    2. Félix Ivete disse:

      Johnny ED , a maioria dos que saem em defesa dos dízimos, usam Malaquias: 3:8. Estão enganando e são enganados, pois este verso, não são para as ovelhas! são para vocês amados sacerdotes( mensageiros)
      Malaquias: (1: 6 até o verso 14), e o (capítulo. 2: 1 até o verso 9) examinem! dura coisa é mexer no bolso de um homem, mas a verdade tem que ser falada. O verdadeiro evangelho tem que ser pregado.

    3. Aos filhos de Levi DEI TODOS OS DÍZIMOS EM ISRAEL POR HERANÇA, em compensação do serviço que prestam, isto é, do serviço da tenda da revelação. Números 18/21

      Porque os dízimos dos filhos de Israel que eles fazem como oferta alçada a Jeová, EU OS DEI POR HERANÇA AOS LEVITAS; portanto lhes disse: Entre os filhos de Israel não terão herança. Números 18/24

      e as primícias da nossa mas, e as nossas ofertas alçadas, e o fruto de toda sorte de árvores, para as câmaras da casa de nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; pois eles, OS LEVITAS, RECEBEM OS DÍZIMOS EM TODAS AS CIDADES POR ONDE TEMOS LAVOURA. Neemias 10:37

      No mesmo dia foram nomeados homens sobre as câmaras do tesouro para as ofertas alçadas, as primícias e os dízimos, para nelas recolherem, dos campos, das cidades, os quinhões DESIGNADOS PELA LEI PARA OS SACERDOTES E PARA OS LEVITAS; pois Judá se alegrava por estarem os sacerdotes e os levitas no seu posto, Neemias 12:44

      Dízimo herança perpetua aos sacerdotes e levitas (israel) isso é bem claro, se é herança não pode ser demais ninguém só dos ( SACERDOTES LEVITAS E TODA A TRIBO DE LEVI Deuteronômio 18:12) …. aonde estão esses sacerdotes e levitas da tribo de Levi para receberem os dízimos que eram entreguem no templo em jerusalem? Não venha dizer que são MACEDO, RR SOARES, VALDOMIRO, HERNANDES, MALAFAIA, DAVI MIRANDA…. etc

    4. André Messias disse:

      JESUS e nem os apóstolos NUNCA aboliaram a fidelidade nos dízimos e ofertas…Mt 5:17, Mt 23:23
      Igrejas que pregam para seu próprio umbigo, não se preocupam com isso…ao contrário de igrejas que cumprem o IDE de JESUS…

  2. Fernanda Dantas disse:

    A minha congregação pode até tentar passar isto para mim ( que eu dando 10% de minha renda como dízimo, eu terei que exigir minhas bênçãos), mas, o que estar em questão é o que diz o meu coração, Meu ato é DEVOLVER e não PAGAR.
    Meu dízimo é uma devolução do que Deus me proporcionou ter como renda.
    Eu DEVOLVO E AGRADEÇO MUITO.
    E o restante é crendice e costume religioso.

    1. Georgia Ornellas Pereira disse:

      "Melhor é dar que receber"!!

    2. dai e servos-a dado, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante vos darão a vós outros…

  3. Tem umas citações aqui neste texto que não concordo, mas tudo bem é minha e somente minha opinião.

  4. eu sou dizimista fiel na casa de DEUS, e DEUS não tem deixado faltar nada, na minha vida, devolver o dizimo e bíblico…

    1. tou contigo Ivone, temos quer ser fiel nos dizimos sim, até porque o objetivo do dizimo é pra repreender o devorador,não para barganha nenhuma benção com Deus.

    2. Félix Ivete disse:

      Para Ivone e para quem mais tiver apegado a dízimos. O dízimo foi uma lei levítica que fazia parte das leis cerimoniais abolidas por Cristo na cruz.
      Depois de Sua morte, não há mais a necessidade de um sacerdócio levítico, e se não há mais o sacerdócio levítico,
      também não há mais necessidade da prática do dízimo.
      De maneira que a Lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados. Mas depois que veio a fé, já não estamos embaixo de aio. Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. ( Gálatas 3 : 24-27)
      A contribuição do cristão é voluntária. Leva em conta que cada pessoa tem circunstâncias diferentes na vida. “Se houver primeiro a prontidão”, a Bíblia diz, “é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem”. — 2 Coríntios 8:12.
      Hoje não tem mais que dar dízimo( que na época era em forma de alimento) nem ofertas( que era um animal) hoje a contribuição é voluntária e não é de exclusividade de pastor, e sim para ajudar os necessitados e ajudar na obra do Senhor. Saia da velha aliança! a graça já está conosco! não leve Cristo a cruz novamente! pois a maior oferta foi oferecida pelo próprio PAI, O FILHO JESUS! O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.

      Por acaso vocês amados do PAI,vcs guardam o sábado? comem ervas amargas? sacrifica animais? apedreja o adúltero? faz a circuncisão dos seus filhos? o seu pastor é da tribo de Levi? pra receber dízimos? porque nem Jesus, de acordo com a Lei, poderia receber dízimos pois ele era da Tribo de Judá.
      Cabe a agora a vocês amados, querer continuar enganando-se a si mesmo e as outras pessoas, ou o vocês quererem serem libertos; como eu fui. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ! EXAMINEM AS ESCRITURAS, MERGULHEM NELA, PEÇAM ORIENTAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO E ELE VOS GUIARÁ A TODA A VERDADE. fiquem com a graça e a paz.

    3. Félix Ivete disse:

      Eu respeito sua escolha, mas fique sabendo que a verdade te mostrei, creia se quiser! eu fico com aquele que me tirou das trevas, para luz. JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. graça e paz.

    4. E como está tua vida espiritual ? quantas pessoas vc ja ganhou para Cristo ? Santão!!

    5. Jesus quando estabeleceu a Nova Aliança, Ele não aboliu a prática do dízimo. Ele declarou: "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir" (Mt 5.17). Ele confirmou que não devemos negligenciar o dízimo. Aos fariseus , Ele disse: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas" (mat. 23.23). Ele não os reprovou pela observância do dízimo, e sim pela negligência nas questões mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade.O ensino de Jesus estabeleceu um novo nível para a contribuição o qual excede o dízimo. Ele ensinou, com as suas palavras e atitudes, que o ato de contribuir deve ser um estilo de vida. Jesus é o nosso Padrão. Diante do preço supremo que Ele pagou, temos também de estar dispostos a dar não apenas 10%, mas 100]5 de tudo que somos e possuímos! Não nos limitemos ao dízimo. Contribuamos com 100 de nós mesmos – tempo, talentos e finanças – para cumprir a vontade de Deus na terra. O dízimo, portanto, faz parte da Nova Aliança, mas Deus deseja levar-nos para além desse nível. Na Nova Aliança, a nossa oferta a Deus não é mais limitada a uma fórmula nem ditada pelo dever. Ao entregar os nossos dízimos e as nossas ofertas a Ele, devemos fazer de acordo com o padrão que Cristo estabeleceu: contribuir SEM LIMITE, GENEROSAMENTE! Não estamos presos a nenhuma abordagem legalista: a nossa contribuição deve ser de acordo com a direção do Espírito Santo. Não contribuímos por obrigação, e sim por causa da aliança que firmamos com Deus. Se fizermos isso, Ele derramará as suas bençãos sobre a nossa vida com tamanha abundância que não apenas serão supridas as nossas necessidades, como também a obra do Senhor em todo o mundo continuará a florescer, e o seu plano para o final dos tempos será cumprido. O Apóstolo Paulo disse: "Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fatura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra" (II Cor. 9.6-8). A Palavra de Deus é clara! Se você contribuir fielmente com os seus dízimos e suas ofertas, de acordo com a Palavra, com certeza desfrutará a SUFICIÊNCIA DIVINA! E além dos dízimos e ofertas, também estaremos cumprindo a Palavra em todos os sentidos: dando frutos, colocando em prática os dons espirituais, pregando o evangelho (as boas novas – Jesus Cristo, o Salvador da humanidade),amando ao próximo etc etc Agora….a consciência é individual e temos o livre arbítrio, o qual é respeitado por Deus! Ele não precisa de nós…. nós precisamos dEle

    6. além do dizimo eu também dou oferta para a missões, para que a palavra de DEUS chegue aos quatro canto da terra, principalmente em Africa , mais isso e só para quem tem amor a obra de DEUS.

    7. Félix Ivete disse:

      A verdade está em Jesus Cristo, examine a Bíblia!! vocês podem dar até o vosso dinheiro todo para os mensageiros, só não está dando pra Deus. Agora no momento em que vocês contribuírem com alegria, para que estes mensageiros ajudem ao necessitado, órfão, viúva e estrangeiro então vocês estarão praticando o amor e irão agradar a Deus. Se assim não for, dar o dízimo é invalidar o sacrifício de Jesus, é viver debaixo da lei. Jesus, veio e cumpriu toda a lei. A lei prevaleceu até o dia do sacrifício de Cristo. Agora o que nos resta é amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ! graça e paz para vocês!

    8. eu também sou dizimista…

    9. Loidelv Lv disse:

      Deus é bom demais e Fiel! É bom para quem dá o dízimo, é bom para com quem também não dá; é bom para com o que se diz fiel e também é bom para com o que é infiel; É bom até para com quem não acredita Nele. Dízimo é um pedacinho que se devolve (décima parte) e deve ser feito com alegria, pois só se dá, aquilo que se tem. Dê sempre além da mínima parte e você vai ficar sabendo por experiência como é bom dar, como é gratificante. Me alegro pela diversidade de pensamentos que vi aqui e pelas citações bíblicas, espero que tudo tenha cooperado para bem daqueles que amam ao Poderoso Chefão, que não leva em consideração a dureza dos nossos corações.
      Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. (Ecl: 11:7).
      Ósculo santo em todos, Loidelv.

    10. Félix Ivete disse:

      “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”. Tiago.2:10
      Guardar a lei conta pontos para Salvação?
      A própria Bíblia responde em Romanos 3:20 – “visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” Romanos 3:20
      OU A LEI OU CRISTO! PORQUE TODA LEI SE CUMPRE EM UM SÓ PRECEITO, A SABER: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO ATI MESMO. SE VÓS VOS MORDEIS E DEVORAIS UNS AOS OUTROS, VEDE QUE NÃO SEJAIS MUTUAMENTE DESTRUÍDOS. ver Gálatas. cap. 5,6,7.. graça e paz.

  5. Enoque Macia disse:

    Acho que este artigo precisa ser melhorado! porque da maneira como esta o seu efeito iguala-se a realidade que esta criticando. Critica as seitas que tem o Dízimo como objectivo, centro de tudo, até ao ponto de que se não pagas o dizímo Deus não tem nada haver contigo, até o extremo de aqui ser comparado com um garçon, que é da cá e recebas… E com solução, segundo o artigo, não devemos em nenhuma circunstância tirar o dizímo, é só ajoelharmos e orar ao Senhor! será isso… Se assim é, o artigo então o artigo nos conduz-nos levemente a um outro extremo, que é: nada de dizímos, ofertas a Deus, consubistânciado na sua obra, ou ainda melhor, nada de igrejas, reuniões para orações, cultos ou qualquer coisa relacionado com Deus, porque como Economista que é, sabe que qualquer reunião, em lugar qualquer, mesmo que seja no deserto envolve custos, que mesmo que estes fossem arcados por milagres vindos dos joelhos alguém tinha que administra-los…
    Pense melhor irmão,
    tenha a essência das coisas,
    Se aqueles Dizimistas exageram o pecam, deixe para o Senhor, porque isso está na Agenda da sua segunda vinda para a terra.
    E veja bem se não oferecer a Deus Dizímo ou oferta que o seu coração propuser, isso em si não pecado?
    E ainda pior confundir outros…

  6. Georgia disse:

    Concordo com voce, Carolina. Penso exatamente da mesma forma e acrescento que 10% é o mínimo que um servo deve devolver ao Senhor de tudo. Infelizmente e até por causa de oportunistas o dízimo seja tão polêmico. Entre os não cristãos se prega o dízimo como lei universal para ajudar o próximo e quem dá, dá com alegria.

  7. Maria Santos disse:

    É a sua opinião, eu respeito, mas a Bíblia não vai mudar e está lá escrito sobre o dízimo.DEUS é amor, mas também é justiça,é misericórdia, mas também é juízo, obedece à ele quem tem juízo.Sou dizimista não por causa do pastor, mas pela obediência em DEUS.

  8. João Batista disse:

    A questão não é conseguir ter Deus do nosso lado, a nosso favor. A questão é nós estarmos sempre ao lado de Deus, pois Ele está sempre certo.

  9. Tiago Cardoso disse:

    A biblia diz: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7). Então, você dizima e oferta segundo o seu coração se tiver disposição. Esse conceito que dízimo é pra bancar pastor, ou é porque o dizimista dizima por interesse proprio, isso é conceito mudano. Ninguem aqui tem poder para dicernir o coração das pessoas anão ser Deus. Cada um tem seu conceito sobre dizimos e ofertas, eu tenho o meu. Eu dizimo concerteza para ajudar a manter a obra de Deus, e as missões. Ministerio não é um lugar particular, é um lugar público, e de todos, onde todos precisam contribuir para que ela continue funcionando. Tem gente que é tão apegado ao dinheiro, tão escravo do dinheiro que não consegue tirar 10% por gratidão para abençoar um ministerio, ou uma obra missionaria. Misericordia.

    1. André Messias disse:

      Tiago Cardoso MELHOR comentário sobre o assunto até agora…

  10. jonas barros lima disse:

    Aos filhos de Levi DEI TODOS OS DÍZIMOS EM ISRAEL POR HERANÇA, em compensação do serviço que prestam, isto é, do serviço da tenda da revelação. Números 18/21

    Porque os dízimos dos filhos de Israel que eles fazem como oferta alçada a Jeová, EU OS DEI POR HERANÇA AOS LEVITAS; portanto lhes disse: Entre os filhos de Israel não terão herança. Números 18/24

    e as primícias da nossa mas, e as nossas ofertas alçadas, e o fruto de toda sorte de árvores, para as câmaras da casa de nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; pois eles, OS LEVITAS, RECEBEM OS DÍZIMOS EM TODAS AS CIDADES POR ONDE TEMOS LAVOURA. Neemias 10:37

    No mesmo dia foram nomeados homens sobre as câmaras do tesouro para as ofertas alçadas, as primícias e os dízimos, para nelas recolherem, dos campos, das cidades, os quinhões DESIGNADOS PELA LEI PARA OS SACERDOTES E PARA OS LEVITAS; pois Judá se alegrava por estarem os sacerdotes e os levitas no seu posto, Neemias 12:44

    Dízimo herança perpetua aos sacerdotes e levitas (israel) isso é bem claro, se é herança não pode ser demais ninguém só dos ( SACERDOTES LEVITAS E TODA A TRIBO DE LEVI Deuteronômio 18:12) …. aonde estão esses sacerdotes e levitas da tribo de Levi para receberem os dízimos que eram entreguem no templo em jerusalem? Não venha dizer que são MACEDO, RR SOARES, VALDOMIRO, HERNANDES, MALAFAIA, DAVI MIRANDA…. etc

    1. anonimo disse:

      E o que Jesus disse para os fariseus em mateus 23 para os fariseus acerca do dizimo que teriam como prioridade a fé o juízo e a misericórdia mais não deveriam omitir também o dizimo e isso ta no novo testamento, e leia também (hebreus 7,8) que desculpe ne pra não dar o dizimo.

      1. anonimo disse:

        JESUS ESTAVA FALANDO A QUEM NESSA PASSAGEM? AOS FARISEUS CLARO ,PORQUE ELES QUARDAVAM A LEI DE MOISÉS E A LEI JUDAICA . JESUS JÁ TINHA MORRIDO NA CRUZ ? CLARO QUE NÃO , ENTÃO JESUS CENSUROU ELES POR SEREM RELIGIOSOS E NÃO PRATICAR O AMOR E A JUSTIÇA , E FOI ESSES MESMOS BUSCARAM O MATAR QUANDO JESUS CUROU NO SABADO . PORTANTO NÃO ME VENHA COM ESSA LEIA MAIS A BIBLIA E ENTENDA A EXEGESI DO TEXTO E NÃO SOMENTE ALGUMAS PALAVRAS . UMA PALAVRA NÃO É UMA FRASE !!! VCS QUE DÃO DIZIMO COMO OBRIGAÇÃO DEVE QUARDAR O SABADO TBEM !! É OU NÃO É KKKKK

  11. Pablo disse:

    Engraçado que o jovem ai disse que não e dizimista fiel mais nunca lhe falta nada. Eu lhe garanto que os homens mais ricos desse nosso mundinho também não são dizimistas fieis a Deus e nunca lhes faltou nada. Mais engraçado CRENTES, CRISTÃOS em pleno séc XXI confundirem “Riqueza Material” com “Prosperidade”. Acorda mulecada, ser cristão e mais do que acumular riquezas na terra, Deus diz o seguinte em sua palavra. “E por causa de vós repreenderei o devorador e a vossa vide do campo não sera esteiro diz o Senhor dos Exércitos. Tem gente que e pobre é e próspera, assim como tem rico que e muito rico e não e próspero. Busque entender o real significado de ser dizimista fiel, e receber as verdadeiras bençãos do senhor que enriquecem e não acrescentam dor. Ser rico não quer dizer ser próspero, assim como ser “Crente” não significa que você vai ser salvo. Pare de se enganar meu irmão. Junte tesouros no reino de Deus, porque lá e eterno.

  12. Concordo muitos evangélicos pensão assim " se DEUS não me fazer isso eu saio da igreja!
    Meu filho Deus não precisa de você pra nada Ele pode tudo, mas ele te ama!

  13. André Messias disse:

    É uma pena que o menino DANIEL não conheça o DEUS bíblico que eu conheço, tsc, tsc…por isso esse texto imaturo e experiência com DEUS…mas esse site do CAVALLERA que é um crente com problemas com drogas aceita qualquer texto…né verdade ???

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.