Edir Macedo presta um desserviço à igreja evangélica brasileira

44

Líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o bispo e empresário Edir Macedo presta um desserviço à igreja evangélica brasileira. Suas declarações – ao jornalista Roberto Cabrini, do programa Conexão Repórter – são evidências mais do que suficientes de suas manobras e formas de entendimento da sociedade. De fato, sua entrevista – a primeira em dimensão, concedida a um veículo de comunicacão independente – serve como base de análise de sua história e distorções.

Curta a nossa página no Facebook

Ao mesmo tempo em que revela uma personalidade agressiva, demonstra um completo preconceito com as camadas menos privilegiadas da sociedade ao chamar de “buraco” o local em que crianças atendidas por um de seus projetos filantrópicos residem com suas famílias. Também é preocupante a forma como Macedo se refere – apesar de reiteradas negativas – a outras denominações evangélicas, a exemplo das tradicionais. Suas declarações são feitas a partir de uma ótica isolacionista, sem comprometimento com um movimento que passa de 42,5 milhões de evangélicos.

De forma contrária a sua auto-intitulação – de que é “um grande ganhador de almas” -, sua postura agressiva, preconceituosa e desrespeitosa o desqualifica como líder evangélico, como parte de uma corrente que ultrapassa os muros de sua denominação. Entende o mundo como um campo de batalha, de guerra, onde “você mata ou morre”. Questionado sobre seus inimigos e sobre os que se demonstram contrários as suas práticas e ensinos controversos, declara “estar se lixando” com o que as pessoas falam ou pensam sobre ele, que seus “inimigos o procurem para derrotá-lo”.

De maior peso foi sua reafirmação e, consequente declaração de autenticidade de um vídeo em que instrui seus obreiros a como convencer seus fieis, de que a declaração “ou dá ou desce” é bíblica, e que continua utilizando-a “no púlpito”. Retirada de um contexto maior – que envolve uma gravação de quase quatro minutos -, a declaração é acompanhada de expressões satíricas e com duplo sentido. Após descrever a reação de Moisés ao tocar uma rocha e dela sair água, afirma: “pois você tem, agora é só você usar o seu cajado”, e é seguido por respostas nada evasivas: “- dez mil, traz aqui” (risos) e um rápido elogio a um obreiro recém-chegado, que se gaba por suas arrecadações.

Ao dar a sua fala e declaração autenticidade, e dizer que a denúncia o tornou conhecido, Macedo reassume sua antiga posição e contextualiza sua fala. O Estado Democrático de Direito é incisivo no sentido em que assegura a liberdade de expressão religiosa, mas com referência à Igreja Universal há mais do que evidência de seus objetivos e percepções da sociedade, tornando-se urgente uma resposta legal. Questionado sobre as denúncias e a uma prisão de 11 dias em uma delegacia de São Paulo, Macedo se compara ao apóstolo Paulo e utiliza o termo “país miserável” ao responder que seria natural não ser investigado no Brasil por charlatanismo, mas sim em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra. Com a comparação, Macedo se diz inculpável.

44 COMENTÁRIOS

  1. Com esse excelente texto de Johnny Bernardo os fanáticos que comentam neste site Levi,Zezé,Lulala,Cessar7,Pastor Clamando,Luciano e outros,correm o risco de enfartarem
    em defesa do seu deus Edi Macedo.Prefiro a idolatria católica.Pelo menos as imagens não
    tem vida e não podem fazer nem o bem o nem o mal.

    • Jânio.

      Achei que edir fosse um bispo católico, pois os seus bispos também não estão nem aí para o que o povo pensa. Criança violentada e estuprada pelos padres, mas tua igreja via o arsenal de bispos não estão nem aí.

      Que falem, que o dinheiro dos católicos sejam gastos com indenizações para diminuir o impacto dos pedófilos católicos, e tanto é que a ONU precisou intervir.

      Deus papa, digo, deuses papas, o que você acha? São Santos ou melhores que Edir?

      Quanto a esse escritor, tem-se que ele acusa o bispo iurdiano por usar com ênfases forças de expressões, bem como na tentativa de situar a pobreza nordestina, a que os bons irmãos do sul, sudeste, centro-oeste não dão a mínima, do contrário zombam do homem nordestino, desprezam-no.

      A igreja desse bispo pode receber muito dinheiro, mas também se vê muita coisa aplicada, muitos e bons templos construídos, o evangelho sendo pregado nas madrugadas da tv, e o dia todo na rede de rádio, coisa que outra protestante não possui, muito menos a católica, pelo menos adquirida com recursos próprios não, mas sim concessão do governo.

      Dois pesos e duas medidas, afinal para a igreja católica, inúmeras concessões de rádios, tvs, doações de terrenos; já as evangélicas, o governo não dá nem bom dia. Quem é que está se aproveitando mesmo de evangelho, Jânio?

  2. Concordo com o Johnny. Edir Macedo sempre me passou a imagem de ser autoritário e intolerante. Todas as suas colocações desaguam nesse sentido, até quando se faz apequenar.

  3. A boca fala do que o coração está cheio, já disse Meu Senhor Jesus Cristo. Macedo só transmitiu a sua verdadeira natureza, a podridão que há em seu interior.

    • E em vc o que ha? sempre julgando e atacando, vc seda aquele que o Senhor Jesus dira, afasta-te de mim, pois não lhe conheço, pois a sua vida é estar aqui metendo o mal na Universal. Imagina, vc diz que o Bispo é falso profeta, mais não ve que vc é caluniador, mentiroso, invejoso e creio outras coisas a mais, antes de julgar se olhe no espelho, meu caro, olhe para dentro de vc, não se preocupe com o Bispo, é fato e vc tem que engolir, que a universal tem feito um trabalho extraordinário com pessoas em todo o mundo. E o seu testemunho qual é? se é que vc tem algum de vitoria, pois pelo teu veneno, garra em distrair a Igreja, se enxerga cara vc não ta lutando contra o diabo e sim com o próprio Deus, de Abraao, Isac e Jaco. Deus te abençoe ainda da tempo. Shalon.

  4. UM GRANDE HERESIARCA, QUE DENIGRE NÃO SÓ EVANGÉLICOS, MAS TODOS OS CRISTÃOS.INACEITÁVEL É SABER DA MULTIDÃO DE INCAUTOS QUE O SEGUEM E APOIAM.

    • Incausto é vc que esta desrespeitando o seu próximo com palavras que vc nem conhece, vc conhece a vida das pessoas que servem o Deus da Universal? entao se olha no espelho também, vc não é a perfeita com a denominação perfeita, so a palavra que vc usou, mede quem vc é. Aff povo cafona e ignorante..

      • Paula, uma coisa eu não concordo com você quando diz o Deus da Universal. Jesus vem buscar a sua noiva(igreja) e não denominações. Quanto ao Bispo Macedo, naquele grande dia tanto ele, como você e eu, prestaremos conta diante do grande tribunal. Não devemos julgar os atos de ninguém, até porque Deus não nos chamou nem como juízes e tão pouco como advogados. Vamos respeitar as opiniões.

  5. MAS E AI O JONY A ONDE ESTÃO AS SUAS OBRAS?
    Pois a sabedoria é justificada pelas obras… MAS E AS SUAS?

    Os fariseus como você no passado ficavam tão assustados com as declarações do SENHOR JESUS, QUE DIZIAM: TEMOS QUE MATAR ESSE HOMEM—

    Olha SÓ FALTOU VOCÊ DIZER ISSO NO FINAL DO SEU TEXTO—
    — Só faltou você dizer TEMOS QUE MATAR ESSE BISPO MACEDO, TEMOS QUE DAR UM JEITO NELE—-

    O MESMO FIZERAM COM PAULO.
    E O MESMO FIZERAM COM JOÃO —

    mais quem É JONY BERNARDO? QUEM? QUEM MESMO???
    A Um pesquisador?

    quem mesmo? alguem pode me dizer quem é jony bernardo, que esta criticando o bispo …
    QUEM?
    HA Sim um cara que não conseguiu se projetar, por si.
    e agora quer se projetar falando mal dos outros….

    • matar ?claro que não,jesus disse que muitos dirão naquele dia´´mas senhor..eu preguei em teu nome,fiz sinais e maravilhas,curei salvei…e jesus lhes dirá,nem todo aquele que me diz;;senhor ,senhor,entra no meu reino,apartai-me de mim que eu não te conheço,que cristo resolva essa questão,mas nunca vi um evangelho tão pobre de cristo,como o pregado pelo sr EDIR MACEDO.

  6. esse jonny bernado , é um cerebro de améba . do tipo que diz que a origem do homem veio do macaco . formado nessas faculdades de filosofos gays, muita histéria ,plumas .
    não sabe nada de evangelho . não conhece o senhor Jesus tão somente tem um diploma numa faculdade de 1,99 . péssimo ,fraco. o GOSPEL + deveria bota o tiririca para fazer artigos .
    ” cruel é o ódio , e impetuosa a ira ,mas quem pode resistir a inveja” (proverbios 27 ,vers 4)

  7. Em um país como o Brasil onde está infestado de analfabetos e miseráveis ., o Macedao deita e rola ., vende o reino dos céus a preço de ouro., ele é um empresário da fé ., então ta fazendo seu papel na sociedade alienada., conheço pessoas q deixaram cortar água e energia , para dar dízimo pra um verme deste e quando vc indaga o analfa , o cara diz é pra jesus , falar o que de um evanjegue deste., tem mais é que se f , mesmo ., ta dito

  8. eu tento entender e não consigo.eu conheci a universsal no auge ,lá pelos meados dos anos 80,fui por 4 anos membro ,mas se me perguntassem algo sobre evangelho eu não saberia responder,vivia cheia de envelopes de correntes ,e via pessoas anos lá dentro vivendo mal,mas sendo dizimista,ofertante fieis,não me importo com o que fazem com o que eu dizimo ou oferto ,darão conta a DEUS,pois ele não é tolo,sai porque um dia conheci o verdadeiro evangelho de cristo,que salva,liberta regera ,preenche,não o evanlho do sr EDIR MACEDO,que prega que voce é aquilo que possui,que não se importa em sugar até o tutano do rebanho para enriquecer é um homem que passa arrogancia,prepotencia e asco por quem não esta a altura dele,pena que os que la congregam não conseguem ver;

    • Te respondo, vc nao conheceu o evangelho. ou estava la dentro com outro tipo de interesse? pois tudo que vc escreveu, na minha vida aconteceu tudo ao contrario de vc, porque sera? sera porque sou melhor? não ,não acredito que exista ninguém melhor do que ninguém, ha!!! mais existe gente que pegam a palavra diferente do que vc pegou, gente que esta realmente ali querendo mudar de vida, e não digo financeiramente, digo espiritualmente, gente que obedeceu sacrificou de verdade e não porque o Bispo ou o Pastor falava.. Ai, Ai é por isso que a universal revolucionou, voltando com a Igreja primitiva, que cura , liberta e restaura, com testemunhos grandiosos no mundo todo, gente curada de doenças incuráveis pelo médico, vícios, miséria , vc pode falar o que quiser contra a igreja agora contra as obras que Jesus realiza através dela não, no fundo vc sabe disso, ai vc vai ter que brigar contra milhões de testemunhos e no primeiro round vc perde. Shalon

  9. É lamentável o que muitas pessoas dizem, queridos lideres reliojosos nenhum jamais estenderá as maos para ajudar membros,seja a denominação que for. Eu,me passo como as pessoas imaginam como é Deus. Deus ele disse que a gloria de um homem,é conhece-lo, e muitos so conhecem o Deus do Amor e da Misericordia, mas o Deus-da Justiça, O Deus-da-Vingança esse ninguém conhece. A Palavra de Deus é uma espada de dois gumes, cuidado naquilo que fala. Arrogante a maioria dos Cristãos são, varias denominações também tem seus erros. Eu so digo uma coisa, não defendo Edir Macedo,mas a Igreja do Senhor Jesus, se muitos não alcançaram favor de Deus,o erro esta na propria pessoa, que busca Deus por necessidade, e não por amor. Muitos que falam de qualquer homem que esta debaixo da autoridade de Deus,esse, colherá infortunio. Se Deus, quizesse acabar com a Universal, teria que acabar com todas denominações,mais não se preocupe esta bem próximo a entrada do Anticristo,que vai detonar com todas religioes do mundo, só ele que vai ser SENHOR! Ai eu quero ver voces encarar. Desperta tu que dormes, que Cristo te iluminará.Shalom!

  10. QUAL IMAGEM SERÁ QUE TRANSPARECEU MOISÉS, AO LEVAR MILHÕES DE JUDEUS IDOLATRAS ATRAVÉS DO DESERTO, REALMENTE O SER PESADO DE LINGUA NÃO SE APLICA COMO ALGUNS DIZEM POR SER GAGO, MAS POR SER EDUCADO E FORMADO PARA LIDERAR OS EXÉRCITOS DO EGITO, PESADO POIS NÃO PODIA SER BONZINHO, O GENERAL COM JESUS DIZ SR. DIGA APENAS UMA PALAVRA, POIS ASSIM COMO O SR. ESTOU TAMBÉM ACOSTUMADO A MANDAR E DIGO VAI E ELE VAI, ASSIM SE O SR. DISSER APENAS UMA PALAVRA…CLARO PARA MUITOS O OBTUSO MACEDO E SUAS ARTIMANHAS REVOLUCIONÁRIAS EM PROL DE SI MESMO COM APENAS UM DESEJO ENRIQUECER ATRAVÉS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, INEGAVELMENTE DEIXA UM RASTRO DE INIMIGOS MUITO GRANDE.
    MAS TAMBÉM AMELHEA MILHÕES DE SEGUIDORES, TOTALMENTE FIEIS A ELE, PESSOAS QUE DIZEM TER SUAS VIDAS TRANSFORMADAS DA MISÉRIA PARA A ABASTANÇA, DA DOENÇA PARA A CURA.
    QUEM TEM RAZÃO SEUS ACUSADORES, E NISTO EM MUITAS CIRCUNSTANCIAS ME ASSOCIO AOS ACUSADORES
    OU AQUELES QUE FREQUENTAM AMAM SEU LÍDER E SE FOR PRECISO DARÃO SUA VIDA POR ELE.
    CONTRÁRIO A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, POR OUTRO LADO ME VEJO A AGRACIAR NÃO SÓ MACEDO, MAS RR. SILAS VALDEMIRO E TANTOS OUTROS COMO OS AMERICANOS E SUÉCOS, POIS ABREM PORTAS PARA AQUELES QUE VÃO A CAMPO FAZER MISSÕES.
    CONDENAR É DIZER QUE DEUS PERDEU O CONTROLE DE TODAS AS COISAS, POIS NINGUÉM SOBE A O PODER SE ELE NÃO QUISER, LOGO SE VC. ESTA AQUI CONDENANDO E NÃO FAZ NADA, CREIO QUE É APENAS MAIS UM ACHANDO QUE DEUS ESTÁ MORTO.

  11. Mariluze, me diz uma coisa, o Edir macedo é israelita, da tribo de Levi pra receber dízimos? (Hb 7.5)
    Sabe qual nosso problema? Não procuramos conhecer as Escrituras que infelizmente estão dentro da bíblia.

    • melquizedeque também não era israelita e recebeu dízimos de abraão, Não procuramos conhecer as Escrituras que infelizmente estão dentro da bíblia.

  12. agora ele é santo? é Jesus?não tem nenhumdefeito? helo ele é humano como eu e vc não queiram confundir as coisas homem de Deus é visto pelo carater honestidade e não em ser perfeito. Ele ganha almas ganhou a minha e a de milhares. contra fatos não há argumentos. invejosos doe de cutuvelo. eu sou a universal e meu lider bispo macedo arrebent não é a toa que chegamos onde chegamos e vamos ir muito mais longe. hipocritas nao fazem nada para mudar as suas vidas por isso se encomodam com as mudanças que fazemos na nossa.

  13. NA VERDADE EU VEJO UM MONTÃO DE JENTE COM INVEJA DO BP. MACEDO KKKK, ENQUANTO VCS FALA MAL DELE ELE SÓ CRESSE A KD DIA, NA VERDADE CADA UM DE NOIS DEVEMOS CUIDAR DA NOSSA VIDA SÓ ISSO, POIS NÃO ADIANTA FICA FALANDO MAL DO BISPO MACEDO QUE ISSO NÃO VAI MUDAR NADA, ELE VAI CONTINUA CRESSENDO E VCS FICANDO PRA TRAZ KKKK.

    • Querido, me desculpe mas fica difícil para nós fazermos uma análise de sua capacidade crítica com relação ao senhor Edir Macedo. E não se escreve “jente”, mas “gente”; “cresse”, mas “cresce”; “kada”, mas “cada”; “cressendo”, mas “crescendo”; e “traz”, mas “trás”. Portanto, avalie sua capacidade crítica e de análise.

      • Johnny, (nome bonito), mas pelas sua palavras o seu interior é podre, pois o meu Senhor JESUS, disse:” Não julgueis, porque na medida em julgardes, sereis vós julgados “. Eu te pergunto. Você já foi a IURD, alguma vez na sua vida, para falar o que você não sabe e nem conhece ?? Pois eu te digo: eu sou como várias pessoas, que algum dia falaram mal do bipo Macedo, e falei que nunca entraria naquela igreja. Vivia uma vida podre, miserável, noitadas, cachaçadas, adultério, mentiroso, etc.. Pois é, cheguei um dia na IURD, enganado pela minha esposa, e hoje 18 anos depois, tenha uma verdadeira vida: Sou fiel ao meu DEUS, e minha esposa, livre de toda podridão, prospero no meu trabalho, vencendo a cada dia para Gloria do meu DEUS. E agora eu te pergunto, como está sua vida ?? Talvez você não engane a ninguêm, mas será que você é feliz, ou vive uma vida de aparência, enganando a você mesmo. Analise bem, vá na IURD, você é bem vindo, pois acima de tudo, você é uma alma preciosa para o SENHOR JESUS. DEUS abencôe vc e todos que falam mal do bispo, pois não é pastor, mas é HOMEM DE DEUS !!

  14. Temos presenciado muitos absurdos dentro da igreja de Cristo, nesses últimos dias, mas nada se compara à falta de temor de Deus. É gritante no seio da Igreja, o desprezo que reina para com a suprema e inevitável justiça do Único e Imutável Deus.
    Do maior ao menor, todos deixaram, ou nunca aprenderam, a temer ao Altíssimo. Usam e abusam do nome de Deus em vão, pregam heresias, apóiam ou tomam atitudes omissas para com a imoralidade, a perversão, a desobediência. Blasfemam, pecam no íntimo, pecam aberta e descaradamente, fazem outros pecarem, corrompem a si mesmos e aos outros também. Têm seu entendimento obscurecido e tentam fazer da Santa Trindade, marionetes usadas para interesses próprios, incorrendo no pecado de Lúcifer, colocando-se no lugar do próprio Deus, como se nunca fossem prestar contas de seus atos, como se nunca fossem responder por seus crimes espirituais. Nem ao menos querem saber o que significa temor.

  15. Bom, eu também concordo com a premissa principal apresentada no título do texto, mas por outros motivos, como por exemplo, o apoio de Macedo ao aborto, seu envolvimento com grupos esquerdistas que apoiaram sucessivas vezes o PT e sua insistência em pregar um evangelho distorcido a partir da teologia da prosperidade.

    • Luciano,

      Bom mesmo é que ele pregue a não prosperidade.

      Mas essa ´pregação é do diabo.

      Meu caro, de ponta a ponta, a bíblia fala em prosperidade em prol dos que amam a Deus.

      Está distorcendo a bíblia?

  16. A igreja de satanás, do aborteiro assassino do pedir mais cedo, cada vez mais mostrando as suas garras diabólicas para a coitada população civil brasileira.

  17. Queria entender por que tanta raiva em vcs corações, independente se eu concordo ou não com a doutrina pregoada por este Sr. Macedo que se em titula bispo, vamos orar uns pelos outros, para que Deus com seu Espírito Santo venha discernir o nosso coração para saber quem são os falsos profetas e não sair julgando que x ou y, igreja assim igreja assada, vamos nos unir pois nós somos igreja de Cristo, pois sua palavra diz que nós somos tempo e morada do Espírito Santo. e chegada a hr de nos convertermos.

  18. Eu quero ver qual é o argumento da pessoa que tem essa linha de pensamento, quando Deus faz ao contrário, ao permitir que satanás tome tudo de Jó, sendo que o próprio Deus foi testemunho da fidelidade de Jó dian
    te de satanás?

  19. este homem e um louco ler a Biblia e ñ entende nada e ainda leva milhares a acreditarem q para receber de Deus precisamos dar.o próprio Deus disse quem mi deu primeiro para q eu possa lidar de volta,olha gente o dismo e as oferta são atos de fè, a recompensa Deus da se quizer pois è Ele quem è Desu e ñ nòs.
    .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here