O Retorno às Escrituras: é início do Reavivamento

3

Lendo a biografia dos pais da igreja, pré-reformadores e reformadores é possível enxergar o quanto estamos distantes deles no tocando a Defender a Fé. João Calvino diz o seguinte: “O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada.” A igreja moderna vive um tempo de apostasia da fé, de forma explícita ignora as verdades bíblicas se desfazendo dos ensinamentos e sacrifícios dos pais da igreja para termos um exemplar em nosso vernáculo. Todos os reformadores cada um em seu devido tempo gritava: Voltemos às escrituras! A única forma legítima de voltar-se para Deus é ensinando as escrituras nos púlpitos.

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; I Pedro 2:2

Quando olhamos para historia de João Wyclife na Inglaterra “A estrela da manhã da reforma”, viveu entre a época do cativeiro babilônico do papado, e o inicio do grande Cisma – que começou em 1378, quando dois papas rivais tentaram exercer autoridade sobre a igreja. Wyclife ficou conhecido por ser radical em suas acusações contra o papa: “O papa corrupto é anticristão e maligno, por ser a própria falsidade e o pai das mentiras”.  Criticou as vendas de indulgências, falou de um modo incisivo contra a hierarquia eclesiástica, chamando os clérigos de seu país de “adúlteros da palavra de Deus” Em uma das suas afirmações ele disse: “As sagradas Escrituras são a suprema autoridade para todo o cristão e o padrão de Fé e de toda perfeição humana”.  O seu desejo era que todos os seres humanos tivessem a bíblia em sua língua materna, ele foi o primeiro a traduzir juntamente com seus companheiros a versão latina para o inglês.

Já do outro lado na Boêmia (hoje República Tcheca),  existia um homem chamado João Huss, influenciado pelas obras de Wyclife iniciou uma reforma em seu pequeno país. Movido pelo Espirito Santo lutava pela necessidade da observância as escrituras, pois a igreja católica romana tinha pervertido a mensagem evangélica. O ato mais revolucionário de Huss foi quando ele afirmou: Um papa indigno, que se opunha ao bem-estar da igreja, não deve ser obedecido. Ele continuou: Por isso, nem o papa é a cabeça, nem são os cadeias o corpo da igreja santa, católica e universal. Porque somente Cristo é a cabeça da igreja. Para Huss a autoridade final era das escrituras. Por conta dessas afirmações ele sofreu fortes perseguições e ameaças  de morte. Mesmo assim continuou impugnando: Apenas “Deus perdoa pecadores, por sua graça, e ninguém pode querer vender o que vem unicamente de Deus”. Sua morte foi cruel e sem ter do que condená-lo o acusaram de herege por ir contra ao papa e a igreja católica. Enquanto ele caminhava para o seu suplício via os seus livros e escritos sendo queimados. Quando o fogo da fogueira que o queimou já estava acesso ele declarava: “Senhor Jesus, por ti sofro com paciência esta morte cruel. Rogo-te que tenhas misericórdia dos meus inimigos”. Enquanto as chamas o envolviam, Huss começou a cantar: Cristo, tu, Filhos do Deus vivo, tem misericórdia de mim. E assim deixou este mundo.

Homens que influenciaram gerações através dos seus escritos e testemunho de vida, lutando em prol da verdade e da pureza da igreja. Baseados nas escriturais enfrentaram governos, a igreja católica e as hostes infernais do mal sem hesitar, pois estavam dispostos se preciso fosse a morrer em nome da verdade. O reavivamento que a igreja moderna aguarda virá através da observação das escrituras. Um dos maiores avivamentos do Antigo Testamento aconteceu quando no livro Neemias cap. 8-10 a Lei foi lida diante do povo, houve um retorno autêntico as escrituras acompanhado de arrependimento e confissão de pecados. Pois a observância às escrituras ilumina a perversidade humana revelando o seu estado de pecador e aponta para a graça de Deus. Ensine as escrituras na integra Voltemos ao evangelho puro e simples!

Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Salmos 119:33

3 COMENTÁRIOS

  1. A Paz do Senhor Diego, sua visão de um viver cristão é corretíssima, mas tomado como fundamentalista e não mais possivel de ser vivido. Siga firme, e não se deixe enfraquecer ou desencorajar, tovavia saiba, que as críticas, e ofenças virão com toda a veêmencia, mas siga nessa força.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here