Artigos

Os evangélicos e o punitivismo

Comments (6)
  1. carlos gilberto nóbrega disse:

    O Estado é punitivo, o que é um erro, deveria ser preventivo.

  2. Eustáquio Célio disse:

    Bom dia. A conclusão, o último parágrafo faz menção ao título do artigo, porém em contradição com todo o seu conteúdo. Citam-se países bem sucedidos nos programa de redução da criminalidade, com medidas como revisão do seu código penal que implica um enrijecimento das leis e não sua atenuação, de modo que a punição acontece para desincentivar atos ilícitos. Jesus, nosso Senhor e Salvador oferece o perdão mediante o arrependimento, sem livrar contudo a ser humano das consequências de seus atos. Cabral e tantos outros eu espero que se arrependam e clamem a Deus a partir de suas celas sem contudo deixar de cumprir pena. O estado é preventivo quando também pune com rigor os crimes, assegurando ampla defesa.

  3. Antonio Marques da Silva Filho disse:

    O mal é que ninguém ou quase ninguém acredita nas Palavras Bíblicas. Se tá bem, tá bem se tá mal está mal. O importante é que poucas pessoas não estão nem aí para os problemas dos outros. Juízes, Psicólogos ou Terapeutas temos milhares e não resolvem a questão. Eu simplesmente observo e vejo se cumprindo tudo o que está escrito. Enfim, nenhum homem terreno dará solução a estes casos, “SÓ JESUS CRISTO”. As iniquidades estão se alastrando e com ela a descrença, falta de amor ao próximo e sobretudo a violência. Portanto devemos “ENTREGAR NOSSOS CAMINHOS AO SENHOR, CONFIAR NELE E O MAIS ELE FARÁ.”Ou será que a Palavra que nos diz que no mundo teremos aflições, mas que tenhamos bom ânimo pois com Cristo somos mais que vencedores. Onde está a Fé do Povo de Deus?

  4. Jeff disse:

    Não misture Jesus com seus posicionamentos políticos de esquerda. Me causa repulsa toda vez que alguém fala “posicionamentos progressistas de Jesus”. Jesus está muito acima de sua militância política e teologia fajuta de libertação. Você como todos teóricos assim como acadêmicos ficam de seus escritórios, apartamentos criando teorias, lendo teorias mas distantes da realidade do povo brasileiro comum. E porque será que os brasileiros querem mais punição? será que não é porque não há? mas suas teorias não deixarão que você perceba a realidade como ela é e isso o deixa intrigado. porque as pessoas pensam assim? diferente de mim? a resposta é…..você está distante demais das pessoas comuns para entender.

  5. Sergio disse:

    “A cristandade inventou tanto as torturas medievais como inventou a tortura chinesa; pelo contrário, ela herdou-as de um império tão pagão como o chinês. A Igreja, numa hora infeliz, imitou o uso comum da crueldade.
    Mas se olharmos com atenção, a grande diferença entre a Igreja e o Estado é abissal e simples.
    O Estado, em todas as épocas e nações, criou uma maquinaria de punição, mais sangrenta e brutal em certos locais do que em outros, mas sangrenta em toda a parte.
    A Igreja é a única instituição que tentou criar uma maquinaria de perdão. A Igreja é a única coisa que sempre tentou por sistema identificar e descobrir crimes, não de modo a vingá-los, mas de modo a corrigi-los e perdoá-los.”
    Chesterton, O Detective Divino, A MIscellany of Men

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.