A IURD e o Esporte como estratégia de crescimento

17

Com pouco mais de 2 milhões de membros – oito milhões, segundo a IURD – a Igreja Universal do Reino de Deus elegeu o esporte como uma de suas várias estratégias de crescimento. Articulada pela Força Jovem Universal, a iniciativa ganhou contornos federais com a indicação de George Hinton (PRB-MG) como o novo ministro do Esporte, no lugar de Aldo Rebelo (PCB-SP). Além do governo federal, o PRB assume quatro secretarias de esporte: São Paulo, com Jean Madeira; Minas Gerais, com Carlos Henrique; Ceará, com David Durand; e Distrito Federal, com Leila Barros. Além de Brasília e Estados o PRB ampliou sua presença em diversos municípios a pouco mais de um ano e oito meses dos Jogos Olímpicos.

Curta a nossa página no Facebook

Existente desde a fundação da IURD, em 1977, mas com crescimento expressivo apenas na última década, a Força Jovem Universal (FJU) é uma das apostas do crescimento da Igreja em um seguimento pouco explorado pela Igreja Católica. Grande parte do quadro eclesiástico da IURD advém de jovens alcançados e formados pela FJU – o que inclui ex-detentos. Edir Macedo foi sagaz ao perceber a baixa presença de jovens em seminários católicos e a sua capacidade de produção, quando direcionada. De fato, os jovens constituem hoje uma das maiores forças da IURD e com tendência de crescimento. A guinada Universal se dá em um momento de eferverscência juvenil, com as Jornadas de Junho, os movimentos de inclusão da juventude brasileira. Uma estratégia!

Atuando em cinco frentes, a FJU diz ter “beneficiado mais de dois milhões de jovens em todo o país”. Além dos projetos Arcanjo, VPR (Visão, Planejamento e Realização), Uniforça e o Força Jovem Universitários (FJUni), a FJU possui o projeto Esportes. Segundo a organização, “quem faz parte do grupo Força Jovem Universal tem a oportunidade de praticar diversas atividades esportivas”. As atividades incluem exercícios físicos, futebol, basquete, vôlei, boxe, judô entre outras modalidades esportivas. Nas eleições 2014, a Igreja Universal – por meio de seu braço político, o PRB – promoveu uma expressiva articulação com a finalidade de uma possível participação no ministério e secretaria do esporte, respectivamente. O objetivo é colar a imagem da Igreja Universal nos Jogos Olímpicos e expandir sua presença entre os jovens, em uma tentativa de consolidação internacional.

17 COMENTÁRIOS

  1. ola Johnny Bernardo tudo bom? e só pra esclarecer a iurd tem sim mais de 8 milhões de membros. pra quem não se lembra a alguns anos atrás a iurd promoveu o dia D neste dia foram reunidas em todo o brasil mais de 8 milhões de pessoas, só em são paulo foram mais de 2.000.000 (MILHÕES) de pessoas e no rio quase a mesma quantidade.
    eu sei que havia muita gente nova e frequentadores mais mesmo assim existe uma grande diferença entre o que aponta o IBGE e a realidade ok. DEUS ABENCOE

    • meu rapaz, só para constar, sem querer entrar em longos debates, a contagem feita pela própria empresa não tem valor.

      a contagem de numeros de pessoas em um evento deve ser feita pelas autoridades e não pela empresa promotora, pois há interesses em se elevar as quantidades.

    • Adelmo mentiroso,não tem não.São mil e ando duzentos fanáticos agindo pelas esquinas do
      Brasil desesperados como cabos eleitorais.O IBGE confirma um milhão e oitocentos
      mil fieis.Os votos que obtiveram nas eleiçõe confirmam o que diz o IBGE.Tiveram quuse
      8 milhões antes da surra na mãe carnal de JESUS.Bateram achando que converteriam todos os brasileiros e seriam reis para sempre e sempre.Pagaram caro e pagam até
      hoje por crescerem em ordem decrescente ( do maior para o menor).E tudo por causa
      da ganância do falso profeta balaão que, com sua falsa doutrina ,está destruíndo as
      igrejas.O pior caminho é seguir doutrina deste famigerado profeta que foi derrotado com
      seu exército de fanáticos da guerra santa na Batalha de Coré, a pedido do Sumo Sacerdote( o papa da época).

  2. A IURD qd era Zé povinho, falava mal das elites e das religiões ricas com templos suntuosos. Agora que se transformou num império religioso, meio pequeno, mas com todas as ostentações possíveis, ruma para outros mares e passa a fazer parte de outro império, o império da política!
    Uma fala é a dita nos templos, outra para o mundo televisivo e, agora, outra, como governo. Realmente, o bispo Macedo soube engendrar muito bem os seus passos.

  3. George hilton foium dos iurdianos pegos como malas de dinheiro em minas gerais. Foi expulso do partido que estava na época. A indicação a dedo feita pela iurd (disfarçada de prb) desse cara ao ministério do esporte mostra muito bem a verdadeira intenção dessa organização: Faturar!!!

    Preparem-se para escandalos nos esporte$.

  4. Parabéns,Johnny.Quanto mais esta seita se envoilveno mundo da política,mas ela perde seguidores.E mais: Lá ainda existe pastores ungidos que oram e pessoas são curadas.Uma
    pena seguir o pior caminho.É que a crus deJESUS é pesada e isso só alguns ainda aceitam.

  5. Misturar religião e Estado sempre deu m…….
    Ainda mais uma igreja corrupta com o governo mais corrupto da história.Que vende seu “rebanho” para votar no PT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here