Dissimulação x Mentira encoberta nas redes sociais

4

Esta semana após inúmeras queixas de internautas e twiteiros, sobre ofensas, comentários maldosos, fakes falsos, entre o povo cristão, resolvi fazer uma pesquisa, e observar como as pessoas se comportam nas redes sociais. Com isso, percebi que muito evangélicos estão sendo totalmente dissimulados, mentirosos destilando veneno, demonstrando que seus interiores, estão cheios de mágoas, ciúmes, inveja, o que contraria nossa fé.

Discussões têm sido travadas, diferenças de pontos de vista têm sido discutidas na maioria das vezes de forma extremamente hostil, envergonhando assim evangelho. E tirando totalmente o propósito de termos acesso às redes sociais.

A gota d´água é quando nem as crianças são respeitadas, até as filhas do pastor e deputado Marco Feliciano foram afetadas, com posts indecorosos, com intenção de difamar o deputado. Usaram suas filhas, apenas crianças, não se importando com o lado emocional dessas que ainda são inocentes e tão pouco tem a noção da maldade que ronda as redes sociais. Não sabemos se eram pseudo cristãos camuflados em fakes, ou pessoas do mundo, mas, sabemos que eram pessoas que seguem o deputado, e fizeram isso deliberadamente com a intenção de machucar, se não fosse o cuidado que este como pai tem de estar em constante vigilância, acesso a senha, monitorando o tempo de exposição, e horários de suas filhas no twitter, as consequências poderiam ser prejudiciais ao emocional delas.

Essa é outra questão séria, devemos proteger nossos filhos, estarmos sempre atentos principalmente em redes como twitter que não tem qualquer regulamentação.

Temos que ter entendimento que estamos em uma guerra, que estamos vivendo uma perseguição religiosa sem precedentes e temos que nos unir em amor a Cristo, enfrentando essas acusações de forma sábia e inteligente. Os debates tem que ser de ordem ideológica, a guerra está acontecendo a nível das ideias, pontos de vistas e não cabem sentimentos de revanche, e ou sangue quente e muito menos aproveitar da situação para se vingar de pessoas simplesmente por inveja.

Essas pessoas são tão perigosas, se aproveitam da impunidade, e do segredo proporcionado pela internet e vão destilando seu veneno, muitos até se arrependem depois. Outros veem esse ato como um fetiche, não menos prejudicial que um vício a pornografia, pois ocorre o mesmo processo cerebral. Agem como verdadeiros dissimuladores, ocultando seus verdadeiros sentimentos e intenções.

Depois do ato, encobrem com astúcia, não dão a perceber, ficam calados como se nada tivesse acontecendo. Essas pessoas, nas redes sociais não revelam seu verdadeiro eu, as verdadeiras intenções de seus comentários, que para muitos é abençoar, mas para estes dissimuladores e aproveitadores é apenas para obter alguma vantagem e para conseguir enganar pessoas. Precisamos estar alertas, pois fakes (perfis falsos) no meio cristão está cada vez mais comum, e alguém que tem um perfil falso é capas de inventar qualquer coisa para alcançar seu objetivo, que muitas vezes é atormentar e difamar pessoas.

Como é o caráter desse dissimulador das redes sociais?

O dissimulado é uma pessoa que deliberadamente, procura encobrir os seus sentimentos seus atos, sempre com interesse em se manter assim, visando obter alguma vantagem da situação. Todos nós temos encontrado e convivido com diversas pessoas assim, que possuem uma falha tão forte de caráter que julgam, apontam as falhas dos outros, ou o caráter dos outros, sob sua forma deformada de pensar e, são normalmente pessoas que se tornam mesquinhas, egoístas, exclusivistas megalomaníacas. Como querem manter esse caráter no anonimato, a internet acaba sendo celeiro para seus atos, que em muitas vezes se transformam em crimes, como perseguição calúnia e difamação.

Na verdade essa necessidade de obter vantagem, através desse comportamento se dá por conta do medo que o outro o perceba e descubra que no seu interior, são cheios de sentimentos desajustados, inconseqüentes muitas vezes, descontroláveis, A dissimulação como já sabemos é um mecanismo de defesa, pois o que tenho em mim, o que sinto dentro de mim ou minhas ideias e sentimentos são tão inconfessáveis, condenáveis ou egoístas, que eu não consigo dividir com ninguém o que vai ao meu coração. Então, uso a internet para manifestar minhas frustrações, minhas raivas, sem que ninguém saiba.

A dissimulação é uma das maiores doenças do nosso ego, se não for a maior. Entendemos que ela deve ter surgido, na queda do homem, sua origem foi no Jardim do Éden bem como sua raiz psicológica já na infância. Tudo o que ocorreu depois foi consequência da maneira como entendemos estas diferenças e de como lidamos com os medos, culpas, ansiedades, inseguranças, que estas diferenças nos trouxeram.

O tratamento pode estar apenas em reconhecer, assumir, reconhecer, trazer à tona nossas verdades e enfrentá-las.

Meu conselho é que essas pessoas entendam que somos cristãos, que podemos nos esconder em nossos perfis e fakes falsos, mas nunca aos olhos de Deus. Aconselho que use esse expediente, confessar a si mesmo, depois à Deus, apagar tudo, e para cada pessoa que você prejudicou mandar recados de bênçãos, elogios. E por fim, procurar um profissional, pois esse comportamento secreto pode não ser apenas uma falha de caráter, e sim uma patologia grave, que vai trazer só transtornos para outras pessoas e para si mesmo.

COMPARTILHAR
Marisa Lobo é psicóloga clínica, escritora, pós-graduada em saúde mental, conferencista realiza palestras pelo Brasil sobre prevenção e enfrentamento ás drogas, e toda forma de bullying, transtornos psicológicos, sexualidade da familia, entre outros assuntos. Teóloga, ela é promoter e organizadora da ExpoCristo realizada no Paraná. Marisa é casada, tem dois filhos e congrega na IBB em Curitiba.

4 COMENTÁRIOS

  1. Não temos que brigar com ninguém, temos sim é que orar a Deus, não temos nem que difamar certo tipos de usuário da internet, mas pedir a Deus proteção. Que seja confessado primeiramente Deus, depois o homem com todos seus defeitos e que essas pessoas não tem um simples desvio de caráter, mas por trás disso algo muito pior que é o inimigos de nossas almas e isso não tem tratamento material, mas espiritual. Não podemos imaginar que o inimigo de nossas almas vai descansar, pois não vai, o melhor a fazer é entrar em comunhão com Deus e ensinar nossos filhos o mesmo caminho, pois se uma pessoa navega na internet – Por maior cuidado que se tenha – vai fatalmente se deparar com tudo que não presta, nos computadores existem um recurso que se chama "proteção da família", este recurso não deixa uma criança entrar em páginas como o Twitter, o que uma criança faz no Twitter, facebook, orkut ou em outras redes sociais? deveria usar a internet para o estudo… seria muito melhor, mas cabe aos pais educarem seus filhos, justamente para não acontecer o que anda acontecendo. Não devemos pensar que vai melhorar, que a internet tem que ser um lugar seguro, pois nunca vai ser, lugar seguro é se entregar a Deus, não precisamo brigar com algo que o Servo de Deus já sabe que não provem de Deus, mas demos vigiar e orar, esse é o ensinamento, também como tá escrito: Que essa guerra não é de carne nem de sangue, mas espiritual. As redes sociais são proibidas para menores de idade, cabe os pais saberem disso, mas as crianças ao se cadastrarem falsificam suas datas de nascimento – Os pais deveriam saber disso – e ficam exposta a muitos perigos. Não sou psicologo, não sou estudante de Bíblia, mas com todas minha fraquezas tento Servir a Deus!

  2. Acho perda de tempo responder as manifestações encobertas pelo anonimato. Como costumo dar a minha cara a tapa quando faço criticas que são abertas e sempre com a devida identificação principalmente no que se refere a denunciar equivocos, enganações e injustiças no meio cristão, nem sempre identifico o 'santo', ou seja, a pessoa ou instituição que gerou a minha critica, porque espero não prejudicar a imagem dos membros inocentes. Aguém poderia pensarque tenho medo de sofrer as consequências, mas Deus sabe que o meu objetivo é chamar a atenção ao problema para despertar interesse no meio cristão para combater os abusos daqueles que usam da Palavra e/ou obra de Deus para levar vantagens pessoais ou se locupletarem. Acho perda de tempo responder as manifestações encobertas pelo anonimato, primcipalmente com essa justificativa de que poderá atingir "crianças inocentes" quando sabemos que o meio político já tem tanta sujeira e coisas feias que envergonham qualquer cidadão brasileiro, melhor seria que religiosos não optassem pela politica, então, como diz o ditado popular "quem está no fogo…"!!!

  3. "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no Seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do Senhor a bênção, e a justiça do Deus dá sua salvação". Sal. 24:3 e 4.

  4. Engano, falsidade e infidelidade podem ser dissimulados e ocultos dos olhos humanos, mas não dos olhos de Deus. Os anjos de Deus que observam o desenvolvimento do caráter e pesam o valor moral, registram no livro do Céu essas pequeninas transações reveladoras do caráter. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 508.

  5. Desculpa… mas esse é, infelizmente, o preço por estar presente na política… uma coisa totalmente contrária as leis de Deus. Acha que Deus gosta de quem se mete com inimigos? Mesmo que seja uma boa pessoa existe a frase de Jesus: – Diga-me com quem andas, que te direi quem tu és.

    Ele deveria pedi renuncia do cargo e procurar outros meios. Pois o caminho da política é só o mal, o buraco.

  6. Saudações em Cristo.
    Realmente,somos obrigados a concordar,que muitos daqueles,de quem foi dito:”Vós sois o sal da terra…”(…)”Vós sois a luz do mundo…”(Mt 5:13,14),não estão agindo com prudéncia,e nem mostrando a simplicidade(sendo inofensivos)que como dicípulos de Jesus Cristo,deveriam fazé-lo(Mt 10:16).Temos que batalhar pela fé (Jd 3),mas de maneira a não sermos ofensivos,caso contrário,estaremos entre os que negam ao único dominador e Senhor nosso,Jesus Cristo.(Jd 4).Do vs 20-25,de Judas,temos a exortação de como devemos nos conduzir nesta peregrinação aqui.
    Irmã Marisa Lobo.
    Grato pela vossa disposição e exposição,desta preciosa e sábia exortação.Que o Senhor Jesus continue no leme de vossa vida e minitério.Em Cristo:
    José Pires Viana.

    • Sim, Tia Cris, Existe muita confusão, muitas concepções erronias do certo e errado, veja bem… É errado alguém difamar, agredir outra pessoa na net? É, como em qualquer outro lugar também é, mas é errado eu criticar essa pessoa (a pessoa que difamou a outra) e expor minhas idéias na net? Bem, não é, não é para quem ainda não conhece ou não intendeu o propósito de Deus em sua vida. Veja bem, se Jesus estivesse em forma material, se tivesse em carne aqui na terra quando a pessoa estava escrevendo essa matéria, o que ele diria pra essa pessoa, qual seria o ensinamento, por acaso ele iria incentivar esse debate? Claro que não, será que já esquecemos dos ensinamentos de Deus? Será que tudo que ele sofreu e nos ensinou não adiantou nada? Ele não nos ensinou amar o próximo como a nós mesmos? Quando criticamos alguém ou usamos palavras de condenação contra essas pessoas, nós estamos fazendo a vontade de Deus? É isso mesmo que Deus quer que façamos? Por favor me desculpem todos, todos mesmo, pois só o fato de eu está participando desse chat… Já estou errado, pois também estou criticando. Mas como a Tia Cris bem colocou, Trabalho de formiga temos que fazer, temos que sermos cuidadosos nas críticas, nas conversas, temos que sermos, como diz a Bíblia mesmo? UM POVO ZELOSO E DE BOAS OBRAS, mas isso se refere aos Servos de Deus, pois existem muitos que estão em nossos meios e nos trazem a discórdia e acabamos discutindo e agredindo uns aos outros, isso temos que pensar com muito cuidado! Temos que nos AJOELHARMOS aos Pés de Deus e pedirmos misericórdia, sabedoria e discernimento para nós mesmo.

  7. Há muita gente 'crente e evangélica' por ai; Mas poucos CRISTÃOS. Atitudes hostis contra contra a pessoa e a família de personalidades publicas podem gerar processo e até cadeia. Quando as pessoas saem dos campo das idéias e partem para a esfera familiar e pessoal do individuo, na realidade elas podem ser consideradas criminosas e serem enquadradas em assédio moral, ameaça, danos morais e por ai vai. Etas pessoas devem ser denunciadas.

  8. E como fica Daniel, Davi, Salomão, José do Egito, Esdras, Neemias, Ester e tantos outros, estas pessoas atuavam no meio da politica da época. Ser politico não é sinônimo de ser bandido. Se um cristão é politico ele deve atuar como qualquer outro cristão que é médico, pedreiro, bombeiro, gari, policial, advogado, etc. Ou seja, fazer tudo como se fosse para o Senhor. Assim, politica não contrária a lei de Deus. contraria é sim a corrupção das pessoas que não amam a Deus em primeiro lugar e não fazem as coisas como que para o Senhor, embora afirmem ser "crentes". A bíblia diz que pelo frutos se conhece as árvore. Vejas os frutos de José do Egito na politica. Se a igreja brasileira orasse mais pelos pelos seus governantes e menos por dinheiro, com certeza haveria mais dignidade na politica do Brasil e os 'evangélicos' que são políticos seriam mais preservados da corrupção e os não corruptos poderiam se tornar mais sensíveis e abandonar a bandalheira. Devemos lembrar que toda autoridade vem de Deus, e ELE por sua vez vai cobrar de cada autoridade a forma como a usou.

  9. É muito triste mesmo quando um instrumento de tão longo alcance pode acabar com a vida de pessoas. Não sei exatamente o que aconteceu com esta família pastoral e suas filhas, mas, que tristeza!
    Sempre falei aos meus filhos e a irmãos da igreja a qual frequento, que se os cristãos não puderem e não souberem usar de boa maneira a internet, Facebook, ou qualquer outro tipo de meio de comunicação, então que nem entre nesta rede, pois, como a própria palavra diz, é uma rede e muitas vezes usada pelo inimigo para trazer discórdia. Acho infeliz quem usa para atacar, enviar mensagens como desculpas de evangelizar ou dar lição de moral em outras pessoas. E até o cuidado que temos de ter na colocação de nossas expressões, elas podem ser mal interpretadas. Fiquei muito triste por discordar a opinião de um irmão e isso é relevante quando no tempo oportuno puder ser esclarecido, porém, tenho plena consciência que o próprio Deus nos recomenda a amar e elevar nossos irmãos em grande estima, sou uma pessoa verdadeira e talvez por esta razão quando sinto que palavras são usadas de forma inadequada, me sinto desconfortável. Faz menos de um mês que resolvi tentar conviver com esta tecnologia mas já vi que é muito mais usada de maneira impropria do que de louvor e honra a Deus. Eu mesma me decepcionei muito neste últimos dias e talvez até tenha cometido um grande equivoco. Quero deixar meu pedido de perdão a todos que por ventura tenham se ofendido com qualquer comentário que tenha feito, pois, a verdade deve ser dita cada um com o seu próximo, somente não podemos deixar o diabo ganhar com a rede "dis-social". Amo a Deus e o sirvo de todo coração e não vou deixar que o diabo ganhe espaço entre os que convivo, e como a própria palavra nos recomenda, …"falai cada um a verdade com o seu próximo…" "…não usando de vãs filosofias…"
    NO QUE DEPENDER DE VOS TENHAM PAZ COM TODOS OS HOMENS! DEUS ABENÇOE A TODOS E TENHAM UM LINDO E ABENÇOADO FERIADO PROLONGADO.

    "Senhor minha oração é que o Teu Sangue nos purifique de todo pecado, e toda mentira, discórdia sejam dissipada, em nome de Jesus." Amém

  10. Informação sem nexo!!!!!!!!!!! e comentario sem qualquer visualizaçao, no que esta acontecendo atualmente de fator negativo, nas redes sociais ou mascarando a realidade que pessoas como os verdadeiros cristaos veem, e tentam alertar os usuarios para que um meio de entreternimento acabem sendo útil para a sociedade, independente do pensamento de cada um,é para isso que foram criadas, para trocar ideias, publicar acontecimentos atuais e ñ para uma bagunça, para ñ dizer coisa piorrr!!!!!!!!!!! saibam usar e expor seus conceitos nas comunidades, sem precisar malhar o pau em uma classe, que com certeza quem publicou isso nunca conheceu…

  11. È, eu até entendo as razões da autora da matéria. Porem é bom atentar-mos para o fato, de que estamos
    falando de um seguimento, religioso que se incorpora, mais de trinta mil denominações diferente.E dai não é dificil concluirmos a diversidade que há.desde de pensamentos, até a propía maneira de viver a sua fé.

    Me parece que estamos querendo um Paraiso aqui na terra, onde as mentes estivessem iluminadas pelo mesmo Espirito. Tangidas para o mesmo caminho.Tudo que se pretender, de virtudes do ser humano, de uma forma em geral não vai passar de utópia.Haja visto que, até dentro da própia bíblia há discórdia, divergência no entendimento daquilo que está escrito.

    A preocupação com as crianças é necessário , e salutar.Porem numa sociedade, liberal onde muitos entende
    que a liberdade, e modernidade, tem que passar pelo clivo da imoralidade, os pais nunca sabem, se aquilo que estão privando o seu filho de ver , ou conhecer, se ele já não sabe de cor e saltiado, aprendido com o coleguinha de escola, que tem pais desatento, e liberais em demasia, nessas questões.

  12. Jesus não falou esta frase amigo. “Diga-me com quem andas, que te direi quem tu és.” É um provérbio popular.

    Como disse Jesus em Mateus 22.29 : “Errais por não conhecer as escrituras.” Desculpado você está.

  13. Não digo que o comentário não seja certo, mas está errado na forma como é expressado para fora, pois só quem deve julgar é Deus, nós apenas podemos exortar e orar, acho que não se devia comentar assim desta forma, o que também não esta errado a verdade que nela esta escrita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here