David Miranda Filho pode ser o novo presidente mundial da Igreja Pentecostal Deus é Amor

21

A morte do missionário David Miranda (1936-2015) marca o início de uma nova era na dinâmica organizacional e doutrinária da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Recentemente abordamos este fenômeno ao declarar que “a idade avançada de David Miranda e a crescrente necessidade de substituição na presidência mundial da IPDA são fatores que irão pesar em futuras mudanças”. Embora não de forma imediata, mas nos próximos anos a denominação fundada em um pequeno salão da Vila Maria, em 1962, e que hoje possui 11 mil filiais e quase um milhão de membros no Brasil, assumirá uma nova configuração. É uma tendência natural, comum após o falecimento de um fundador. As Assembleias de Deus passaram por algo semelhante após a morte de Daniel Berg, em 1963.

Curta a nossa página no Facebook

Das denominações da segunda onda pentecostal brasileira (Paul Freston, 1995), apenas a Pentecostal Deus é Amor mantém uma estrutura organizacional e doutrinária rigída. A Igreja Casa da Benção, fundada em 1964, em Belo Horizonte, por Doriel de Oliveira, possui características que passam pelo pentecostalismo clássico e o neopentecostalismo, com atuação mais liberal. Apesar da rigidez doutrinária, a liberação do acesso à Internet, a abertura aos meios de comunicação impressos e a implantação do curso teológico para obreiros, são sinais de que outras mudanças estão por vir, apesar de não ser possível precisar quando a IPDA passará por mudanças mais profundas. No entanto, a morte de David Miranda muda totalmente os rumos da denominação, como preveem estudiosos do pentecostalismo. As Assembleias de Deus levaram pelo menos 27 anos – após a perda de Daniel Berg – para implementar mudanças consideráveis, e a tendência é que a IPDA passará por mudanças semelhantes, não obstante algumas resistências localizadas.

De imediato, a discussão gira em torno do sucessor de David Miranda. Apesar de possuir grande influência e liderança, o Pr. Lourival de Almeida dificilmente conseguirá romper o núcleo duro da família Miranda. Com 53 anos de história, a Igreja Pentecostal Deus é Amor sempre foi liderada por membros da família Miranda, um dos motivos pelos os quais a denominação tem enfrentado resistências e deserções. O mais provável é que David Miranda Filho será o próximo presidente mundial da IPDA. Com perfil mais liberal, o novo presidente poderá ser um fator determinante na abertura da denominação. Diferente de seu pai, David Miranda Filho é um entusiasta das redes sociais e tem sido visto em reuniões informais, de forma descontraída e cercado por amigos. Não é o perfil desejável por parte do colegiado de obreiros, mas tende a assumir a presidência. A primeira eleição para à presidência poderá ser marcada por uma forte disputa e possíveis deserções.

21 COMENTÁRIOS

  1. o que teria mais condiçoês de ser presidente da IPDA seria Daniel miranda ou Davi miranda filho que pelo ensinamento do pai eles continuaria a doutrina talvez com pequenas mudanças o Daniel miranda tem mais estrutura familiar. do lado dele tem uma mulher de fé . Eliana miranda.nos somos o que nos aprendemos. eles aprenderam de seu pai .Davi martins miranda.

  2. A sucessão de um líder, principalmente fundador de uma igreja não é tarefa fácil. Se esta transição não é trabalhada com clareza e segurança, com o líder em vida, dificilmente acontece de maneira pacífica após sua morte. A exemplo, Paul (David) Yong Cho, trabalhou sua sucessão ainda em vida e, mesmo assim, encontrou resistências internas na transição.

    Independente de quem seja a pessoa escolhida, quer pelo colegiado de obreiros, quer pela família Miranda, o escolhido terá a árdua tarefa de administrar o ânimo dos “pré-candidatos”preteridos, a sede por uma ala da igreja por uma postura doutrinária menos rígida e a deserção que, com a morte do ícone da denominação, buscarão refúgio em outros grupos evangélicos.

    Que o Senhor lhes dê graça nesta hora e que a membresia não sofra tanto o impacto desta transição.

  3. Por mais q alguns falem q a IPDA é de Deus, ñ podemos ser inocentes ao ponto de afirmar que o novo o presidente vai ser escolhido de uma “clara e democrática”. A IPDA sempre foi associada à imagem do Pastor David, a tendência é q continue neste mesmo sentido. O grande problema é q David Filho não parece ser tão “puritano” qto o pai, e ainda por cima não parece ter o perfil que um líder da IPDA precisa ter.

  4. boa tarde e a Paz do Senhor…certa vez o missionário David Miranda falou em cima do pupito Santo,,que as igrejas começam no espirito e terminam na carne,,eu vou orar a Deus para que isto não ocorra nas IPDA…pois ja sei q não passara essa nossa geração sem que o SENHOR JESUS CRISTO VOLTE!!!!

    • Quando o missionário Davi Miranda disse isto, falou se referindo a falta de zelo que muitos líderes deixam de ter com a obra de Deus ao passar dos tempos.

      • REGINO
        JESUS NÃO PENSAVA ASSIM ELE MESMO DEIXOU PEDRO PARA APASCENTAR, DEPOIS DEIXOU PASTORES EVANGELISTAS.
        SE ELE ACREDITAVA QUE ESTA OBRA DEVERIA SER FEITA POR HOMENS FALHOS, QUE SOMOS NÓS PARA CONTESTAR, OUTRA COISA ATENTE PARA ESTE VERSÍCULO 2 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

    • REGINO
      JESUS NÃO PENSAVA ASSIM ELE MESMO DEIXOU PEDRO PARA APASCENTAR, DEPOIS DEIXOU PASTORES EVANGELISTAS.
      SE ELE ACREDITAVA QUE ESTA OBRA DEVERIA SER FEITA POR HOMENS FALHOS, QUE SOMOS NÓS PARA CONTESTAR, OUTRA COISA ATENTE PARA ESTE VERSÍCULO 2 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

  5. Lamento muito a morte dete honrado homem de Deus que muito lutou em prol do Reino de Deus nesta terra.Que Deus levante homens semelhantes ao Missionário David Miranda em nosso Brasil.

  6. o missionario Davi miranda vez uma professia para 2015 em uma das suas pregaçoes
    dizendo que este ano morreria muita gente de enfermidades se não fizer concerto com Deus deixando o pecado.. condenou todo mundo que tem televisão em casa só não condenou riquezas inlicitas que o caso dele.. tambem e pecado como os demais como era para morrer. então já valeu para ele tambem Deus e um Deus de justiça cumpriu a professia de 2015 na vida dele

  7. eh claro que vai ser o filho! Eh tudo por dinheiro! ateh Deus les vendem. Muito diizimo do SENHOR pro bolso deles! Malaquias condenou esses cafajestes todos. MAconaria e poder, e o povo PAGANDO pra aprender Doutrinas de homens! chega de mentira e usar a Biblia pra ganhar dinheiro! acorda IRMAOS! leiam a palavra de Deus e parem de ir nos templos feitos por maos de homens safados!

  8. Favor separamos doutrinas e “costumes”! A Verdadeira Igreja de Cristo não está firmada em costumes de homens mas sim na verdadeira Doutrina que é extraída da Bíblia sagrada! onde a mesma não pode sofrer variações entre as igrejas evangélicas! portanto oremos sim pela a Igreja Brasileira! não para um grupo a ou b…. assim a vitória será de toda igreja Brasileira.

  9. Muita gente está presa a uma denominação, não em Cristo, precisamos frequentar uma denominação, mas não presa a ela e sim a Cristo. A igreja de Jesus, a invisível, não tem placa denominacional, não são grupos isolados, a igreja do Senhor Jesus, é composta dos fiéis de cada denominação, não são de todos os crente, é só dos fiéis a Cristo, não é composta de DENOMINAÇÃO, mas dos fiéis de cada uma, que só o DONO da obra sabe quem são, (A DENOMINAÇÃO É APENAS UM CNPJ). Sejamos fiéis ao dono da obra, Ele está votando.

  10. quem quer ser salvo vamos permanecer na santa doutrina já vai ser tocada á última trombeta vamos orar e enjejuar mais não resta mais tempo para brincadeira á paz do senhor jesus cristo para todos

DEIXE UMA RESPOSTA