Graça e Paz.
Quando Jesus tinha doze anos subiu a Jerusalém, com seus pais, Maria e José, à Festa da Páscoa como era costume.
Sucedeu que regressando os pais a Nazaré, ao fim de um dia, notaram que o menino Jesus não vinha com eles e logo se puseram à procura dele pois julgavam que vinha com seus familiares de regresso a casa.
Como não o encontrassem voltaram a Jerusalém, preocupados como é próprio dos pais que perdem os filhos.
Procuraram pela cidade e o acharam no Templo a conversar com os doutores da Lei. Logo o repreenderam pela estouvada atitude própria de adolescente.
O surpreendente é que Jesus lhes disse que importava que Ele estivesse na casa do Pai, não vendo razão para a advertência.
O evangelista Lucas refere que Maria, sua mãe guardava estas coisas no coração como quem procura entender os mistérios de Amar Mais.
Procurei reflectir sobre este sentimento manifestado por Jesus de preferir estar na Casa do Pai em vez da companhia dos pais e dos familiares. Comecei então a entender que Amar Mais consiste em desprender-se de outros afectos em busca do maior amor.
É costume dos enamorados amarem-se perdidamente pois um amor de perdição conduz a tal loucura e isto de acordo com a poetisa Florbela Espanca e Camilo Castelo Branco.
Também, em Cantares de Salomão, na busca do amor a noiva pede para não ser perturbada com o seu amado.
Amar Mais a Deus torna-nos mais solitários com Ele.
Quando nos reunimos em louvor e acções de graças a Deus nas congregações, experimentamos lampejos de Sua presença e esta experiência comove corações empedernidos pela falta de Amar Mais.
O encontro com Deus, face a face, solitário, no quarto com a porta fechada ou andando pelo campo, ou pela cidade no meio da multidão em estreita comunhão de adoração, sublima-nos o espírito a que também chamamos de sentimento místico.
Alguns têm tido experiências de horas diante de Deus não para pedirem frivolidades mas sómente para contemplarem a Sua face e isto quando o buscamos de todo o coração.
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração, Jer. 29:13.”
“Uma coisa pedi ao Senhor,e a buscarei que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formusura do Senhor e aprender no seu templo, Sl 27:4“.
Casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues