Lucas 4.17-19 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
Jesus proclama dentro da cultura dos judeus, dentro de uma sinagoga, dentro da mensagem de um profeta no qual eles criam, uma verdade espiritual nova, um reino novo, espiritual, porém, prático.
Em seu discurso ele não visa baratear o evangelho ou tentar convencer os judeus por meros argumentos, Ele usava a Palavra escrita, mas fundamenta tudo o que fala na prática, ao contrário do que vemos hoje espalhado por aí na igreja evangélica brasileira:
- Humanismo descarnado que não atende a necessidade primordial do homem: A SEDE DE DEUS;
- Pregação teórica demais para ser vivida. Os valores que nos são pregados por várias vezes são impossíveis de se viver e as vezes são inacreditáveis;
- Falta de propósito e de uma teologia que explique o cristianismo como ele realmente é a partir de suas bases;
- Se vivêssemos aquilo que pregamos, em pouco tempo a criminalidade diminuiria e não precisaríamos colocar nossa esperança em um novo secretário de segurança;
- Se vivêssemos aquilo que pregamos, as favelas estariam menos abandonadas nas suas necessidades básicas.
Antes era preciso porta para prender alguém, hoje necessitamos de grades;
Antes era preciso leis para manter a ordem, hoje necessitamos da polícia e de oficiais de justiça;
Antes era preciso uma conversa para tirar alguém do erro, hoje é preciso uso da força;
Antes era preciso a graça para sustentar uma autoridade, hoje necessitamos de dogmas e de retomar as leis.
É por esse caminho, que a igreja vai e o que nós vamos fazer? Jesus a aproximadamente 2000 anos atrás nos mostrou o caminho, mas nós perdemos os valores e enveredamos nas nossas convicções. A igreja tem o dever de mudar esse quadro social, cultural e religioso no Brasil todo. Pense nisso, qual tem sido sua participação ativa na expansão do Reino de Deus?
E no mais, tudo na mais santa paz!