O que fazer em tempos de dificuldades?

2

“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.” Salmo 63.1-3

Davi escreve essas palavras quando estava fugindo do seu filho Absalão, saindo de Jerusalém, e agora está no deserto de Judá. Ele é o rei de Israel, o mais poderoso que já existiu, mas agora, seu próprio filho deseja sua morte e seu trono. Ele foge. Não porque tem medo ou sente-se inferior, mas porque ama seu filho e não quer lutar, e por causa disso pode ser morto a qualquer momento. No deserto, ele se volta para o Senhor. Depois de passar por traição e perseguição, Davi busca a Deus.

Ele ora. Mas não ora por livramento, por vitória sobre seus inimigos, ou mesmo para que seja vingado contra traição, Davi quer apenas uma coisa: o próprio Deus. Sua sede não é de vingança, isso não saciaria sua alma. Sua sede é pelo Deus Todo-Poderoso que pode dar-lhe plena alegria, independentemente de circunstâncias. A força e glória que ele busca, não são suas, mas de Deus. Sua alegria não está em ser grande, mas reconhecer a grandeza de Deus.

Diante da tragédia, traição, de um dos piores momentos de sua vida, pensando que poderia ser morto, Davi encontra algo que vale mais do que a vida: a graça de Deus. Novamente reconhece que não precisa de nada mais, pois o Senhor lhe basta. Sua graça é melhor do que a vida, por isso, em qualquer momento, seus lábios louvam o Senhor.

Não conheço sua história, e pode ser que tenha semelhanças com o rei Davi. Talvez você tenha sido traído, humilhado, perseguido. Talvez esteja em um deserto nesse momento. A dor pode ser grande e o desespero profundo. Que sua atitude seja a mesma de Davi, de aproximar-se do Rei do universo, reconhecendo sua soberania e grandeza. Que seu prazer esteja em Deus, e nada nesse mundo poderá tirar sua paz. Quando Deus for tudo que você tiver, perceberá que não necessita de mais nada.

COMPARTILHAR
Um pecador salvo pela graça de Deus. Casado com Marina e pai do Davi. Graduado em Economia pela UFJF, pós-graduado em Estatística pela UFJF. Graduando em Teologia pelo Seminário JMC e Mestre em Teologia pelo Seminário Servo de Cristo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here