Natural de Tarso de nome próprio Saulo, At 9:11, foi discípulo de Gamaliel At 22:3, da tribo de Benjamim, Fp 3:5, fariseu e circundado ao oitavo dia, da linhagem de Israel,hebreu de hebreus e segundo a justiça que há na lei, irrepreensível, Fp 3:6, perseguidor de cristãos e conivente na morte de Estêvão, At 8:1, 9:1 e 22:4, teve um encontro com o Senhor Jesus Cristo no caminho de Damasco quando
tencionava em seu zelo perseguir a Obra missionária naquela região.
É singular a conversão de Saulo de Tarso porque segundo ele revelou, avistou uma grande luz e a voz do Senhor o interpelou, dizendo-lhe: Saulo Saulo porque me persegues?
Predestinado, segundo ele, desde o ventre de sua mãe para o apostolado entre os gentios, não consultou a carne nem o sangue, não se submeteu a um presbitério, partiu como um nômada, um emissário e admite-se que foi atraído à Península Arábica onde Deus lhe falou ao coração, Gl 1:17. Um sobredotado, segundo o meu entendimento, de um carisma que o catapultou até ao extremo do mundo conhecido de então, a Península Ibérica.
Dir-se-ia que o cristianismo como hoje o conhecemos, isto é sem as cartas apostólicas de Paulo seria completamente desfigurado.
A conversão de Saulo ganha grande proeminência pelo Evangelho que recebeu diretamente do Senhor Jesus por intuição ou revelação, como ele o declara, Gl 1:12.
O Evangelho da graça ou da incircuncisão é confrontado na sua essência com os sinópticos e com o Evangelho de João.
É admirável a alegoria referida à cerca da sua compreensão sobre a Lei e a graça. A clivagem entre o Evangelho da circuncisão anunciado por Pedro, Tiago e João, os colunas da igreja de Jerusalém, e o da incircuncisão que foi confiado a Paulo é por ele ilustrado, como segue:
“Mas que diz a Escritura lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos somos filhos, não da escrava, mas da livre, Gl 4:30 e 31“.
O incontornável apóstolo Paulo é também capaz de grande manifestação de diplomacia ao cumprir o voto de nazireu quando pretende visitar, pela última vez, os colunas da igreja, Nm 6:1-21; At 18:18 e 21, 23-26, que desafortunadamente não foi bem sucedido, bem como em Antioquia, numa tentativa de redimir-se do Cisma referido em Gl 2.
Prevaleceu até aos dias de hoje o Evangelho paulino, ou seja o cristianismo de Paulo.
Casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues