No Programa Verdade e Vida deste Domingo, aliás um dos poucos programas evangélicos na grande mídia brasileira que ainda pregam a Palavra de Deus, Hernandes Dias Lopes, escritor e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, afirmou que o grande problema da Igreja Brasileira não são as heresias, a falta de ortodoxia ou os escândalos morais, mas sim a falta de fervor espiritual.
Comparando a Igreja Brasileira a uma das 7 igrejas da Ásia, a igreja de Laodiceia, Rev. Hernandes disse que a Igreja Brasileira vive um momento imerso no secularismo, na falta de santificação e do fervor missionário.
Ainda no programa citou o texto de Apocalipse 3, onde se lê a descrição da Igreja de Laodiceia, segundo ele, a Igreja Brasileira de nossos dias:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Tendo viajado mais de 1000 igrejas de diferentes denominações em nossa nação, percebeu que a apatia e a falta de fervor e de oração tem nos transformado. Disse ainda que hoje já não há diferença entre as “festas dos crentes e das festas dos ímpios, que quando o cristão sai do culto, está mais interessado em saber o resultado do jogo pois as coisas de Deus já não o encantam mais”. Disse ainda que um cristão hoje faz “qualquer tipo de falcatrua e que a igreja está apática…falta amor”.
Antes de orar, Rev. Hernandes deixou um pensamento para seus telespectadores:
“Uma família, uma igreja sem fervor, espiritualmente produz sofrimento no filho de Deus… A Igreja que está muito satisfeita consigo mesmo, que se orgulha de não aceitar heresia ou de sua prosperidade, precisa aquecer seu coração, a fim de que não se manifeste a vergonha da sua nudez”.