Mudando o Rumo da História do Brasil

5

Acho MUITO bacanas as manifestações!!

Apoio totalmente. Por um Brasil melhor. Sem corrupção. Mas sou totalmente contra qualquer tipo de violência. O protesto pacífico é a chave para mudar as coisas por aqui. Violência só gera violência.
O que presenciamos em nosso país foi uma revolta totalmente válida, onde eu também estou revoltado. Por quê?

Estamos em um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo, sendo a maior entre os países emergentes, maior do que do Japão e EUA, inclusive. Perde apenas para alguns países europeus, mas onde a saúde, educação e transporte funcionam e são de primeiro mundo. Apesar de estar entre os primeiros em carga tributária, quando falamos de Índice de Desenvolvimento Humano (que mede renda, saúde e educação no país) o Brasil está em 85° lugar, ficando atrás de países como Azerbaijão, Bósnia-Herzegovina e Omã.

Diante disso, uma pergunta deve ser feita? Para onde vai todo o dinheiro arrecadado? Uma parte, certamente vai para onde deveria, mas com toda essa verba, TUDO deveria estar funcionando em nosso país. Ninguém precisa morrer em filas e corredores de hospitais porque não tem verba para a saúde. Ninguém precisa ser analfabeto funcional porque não tem verba para a educação. Porém, boa parte dessas verbas ficam presas em um Governo que precisa alimentar a própria máquina que tem um custo elevadíssimo, e não bastasse já o alto custo operacional, ainda temos a corrupção, desvio de verbas, busca pela perpetuação no poder, impunidade, etc.

Mesmo políticos que entram querendo mudar alguma coisa, sozinhos não conseguem fazer muita coisa. Existe já um sistema corrupto que está andando. Somente o povo pode de fato gerar mudanças reais nessa maquina, afinal a única coisa que os corruptos levam em conta são os votos, nada mais.

Enquanto cristão, vi e ouvi muita coisa sobre as manifestações que estão acontecendo em nosso país. Muitos “ortodoxos” que dizem ser contra por causa da violência. Outros “radicais” que querem ver o “circo pegar fogo”.

Não concordo com nenhuma das partes. Sou a favor de uma manifestação pacífica. Mas mesmo que haja violência, apenas não compactuar e não fazer parte disso. Afinal, violência tem em todo lugar, gente baderneira tem em todo canto. Quando falamos de centenas de milhares de pessoas, encontraremos gente de todo tipo. Desta forma, cabe a nós dar exemplo para a população e sermos os primeiros a buscar justiça social, e os primeiros a ser pacíficos e dar a outra face. O povo tem a força de fazer história e mudar o rumo dela. As passagens já diminuíram (o estopim para o início das manifestações), mas podemos mudar muito mais.

Não creio em um evangelho que é pregado apenas para a “alma” da pessoa. Creio no evangelho todo para o homem todo. Evangelho sem transformação do homem como um todo, pra mim é blá blá blá.

O bom samaritano fez algo por aquele homem caído a beira do caminho. FAÇA ALGUMA COISA!! Caso contrário, você não é diferente daquele levita e daquele fariseu que passaram longe pensando que o “espiritual” é mais importante. (Lc 10:30-37)

5 COMENTÁRIOS

  1. Temo junto!

    Muito boa tua reflexão!

    Nós cristãos não podemos simplesmente deixar tudo ir por água a baixo sem ao menos manifestar a indignação. Falo isso porque por que já fomos às ruas pra barrar a PL 122 e novamente em favor da Família, ou seja, coisas que não é interesse somente dos crentes.
    Hoje a população esta saindo às ruas com o pretexto da passagem, mas esta revindicando educação, saúde, fim da corrupção, fim da inversão de valores como salário de honestos e auxilio presidiário e etc. E acredito que isso não é interesse somente dos ímpios. E apesar de não sermos deste mundo, ainda vivemos nele e sempre que podemos usufruímos de todos os benefícios que o governo nos dá, logo seria desonroso lavar as mãos na hora de se responsabilizar e desfrutar quando alguém, outra pessoa conquistar.

    A mídia tem feito propaganda somente da parte ruim das manifestações, somente sobre os anarquistas (pouquíssimos, proporcionalmente falando) que nem sabem por ou pra que estão quebrando as coisas. Sendo que milhares de outras pessoas estão lutando de forma organizada e pacifica.

    Se nos abstermos agora, será como comer as migalhas que caírem das mesas deles depois que isso tudo acabar e o povo que não identificado por “crentes”, conquistarem alguns direitos para o brasileiro independente de credo.

    Neste texto o Daniel me representa.

  2. Infelizmente tenho q discordar de vc, querido colunista, q diversas vezes têm feito colunas maravilhosas.
    Concordo q nosso país tem todas essas mazelas, carga tributária alta, falta de segurança, saúde e etc, e q esse movimento até tem uma excelente intensão. Mas, no momento onde reina a DESORGANIZAÇÃO, BALBÚRDIA ,FALTA DE LIDERANÇA E OBJETIVIDADE isso só tende a virar anarquia. Em nenhum país desenvolvido acontece essa bagunça, e qdo acontece, vemos um foco definido, pessoas p/ articular. Muitos fazem comparações à “primavera árabe”. Blz. Mas o q aconteceu DEPOIS? Pelo menos, p/ nós cristãos, só gerou perseguição e morte.
    Nós cristãos precisamos ter um olhar mais profundo a respeito desses protestos; a MAIORIA desses protestantes têm interesses q vão de encontro aos nossos princípios cristãos. Muitos q estão ali estão protestando a favor do ABORTO, CASAMENTO GAY, EUTANÁSIA e outras coisas antibíblicas TAMBÉM. É só perguntar entre eles… A respeito da passagem do bom samaritano, se ñ fizermos ao q está ao nosso lado, até mesmo aos nossos inimigos, é em vão sair nas ruas gritando por melhorias. É uma passagem q mostra mais a verdadeira intensão do coração do homem do que a sua capacidade de fazer alguma coisa. Por isso é um perigo associarmos passagens bíblicas a manifestações políticas; são coisas q ñ se combinam.
    Podemos ver q o movimento é sem objetividade alguma qdo vemos a nossa presidenta rindo e achando bonito isso. A maioria é formada por estudantes menores de 25 anos, ou seja, influenciáveis por qq pseudo-intelectual; tb por classe média-alta, q estão vendo seu crescimento achatado e culpam o governo. Dizem-se representantes de quem ñ pediu p/ que os represente (os pobres).
    Enfim, concordo q nós cristãos participemos mais da vida política de nosso país, mas do jeito q estão fazendo, a ferro e fogo, ñ concordo ñ. A MAIOR REVOLUÇÃO É NAS URNAS!

  3. Isso tudo que está acontecendo, não foi nada não, foi falta de previsão dos governantes, olharam para um bezerro de ouro(a copa) e esqueceram o povo. A inflação já começa corroer os míseros salários dos trabalhadores. Saúde nem falar, educação(está acontecendo mudanças), mas o problema é o dia dia do trabalhador, como ele está vivendo nas grandes cidades? O que ele pensa do seu futuro e dos seus filhos? Aí é aonde se esconde as raízes do puder publico. Verificando os custos de um trabalhador que ganha um salário mínimo, tem dois filhos, paga aluguel, me diga como vive ele? Qual é o entusiamo que ele sente, quando se acorda às 4 horas da manhã para pegar um onibus? Ele está doente, quer ir ao médico, mas não pode. Se chegar atrasado leva a maior bronca do patrão. Que estudo foi feito nesse sentido para mostrar a cara do trabalhador brasileiro. O cançado bate em seu corpo, ele não aguenta mais e quando passa um olhar no jornal(que não tem condições de comprar)só vê notícias que lhe deixa mais triste ainda. Corruptos que não vão presos, mesmo sendo condenados. A violência desemfreada, aí sim ele fica doido, fica num beco sem saída, procura um policial em sua viela e não vê nenhum. Fica no local a espera do ônibus(da lata velha que só presta prá jogar no lixão)mesmo assim ele espera e não vem(pois soube que ônibus que ia pegar foi incendiado)e agora é ir pé. São essas e outras coisas que o trabalhador(a) passa e os governos não sabem, e se sabem, falam logo da dívida social que é muito grande e esses problemas que os trabalhadores(as) sentem são problemas normais das grandes cidades. Nós brasileiros continuamos aguardando soluções para os nossos problemas com a saúde e educação (são duas colunas de sustentação de um povo.

  4. Pesquisem sobre os idiotas úteis e os idiotas inocentes.Busquem saber quem realmente está por trás desse movimento que de espontâneo não tem nada.

  5. ” FAZER MANIFESTAÇÃO JÁ É UM BOM COMEÇO, MAS PRA MELHORAR MESMO TEM QUE SER NA FORMA DE VOTAR, VAMOS ESCOLHER MELHOR OS NOSSO REPRESENTANTES, TENTAR CONHECER UM POUCO DA VIDAS DO CANDIDATO ANTES DE VOTAR. É ISSO AI BRASIL, VAI TER QUE MUDAR MESMO, TIRAR ESSES LADOROES DO PODER” GENUINO E OUTROS ” SABEMOS QUE NÃO SÃO TODOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here