Manipuladores da fé humana podem gerar transtornos psicológicos em fiéis

23

Hoje ouvimos muito falar em líderes religiosos, manipulação das massas, e realmente penso que deve ser uma preocupação de todos os Líderes de boa índole, que Graças a Deus são a maioria, mas a preocupação sim é legítima e deve ser discutida sem “tabus” pois todos nós que somos de alguma forma líderes, sabemos do nosso poder de influência e temos sim que nos preocupar com essa realidade.

Estamos vivenciando a maior perseguição moral e intelectual da história, tudo o que acontece conosco de ruim, um “mal passo” que damos, um “erro” que seria aceitável para qualquer ser humano normal, para nós é motivo de execração pública. Temos nós mesmo que nos afastarmos e ou tratar daqueles que sabemos ser os manipuladores da fé humano e se possível, não conviver com eles, até que os mesmos reconheçam este comportamento e queiram mudar.  Não compactua como os falsos profetas, faz parte do caminhar inteligente e moral com Deus e por sermos seres afetivos estamos somos presas fáceis.

Temos que estar atentos porque a religião está intimamente ligada à necessidade emocional, a dificuldades de lidarmos com dores sentimentais, às frustrações, tristezas; ligada a crenças que temos, e, dependendo da situação emocional em que nos encontrarmos, podemos nos envolver com seitas e heresias e, através da sugestão e de fenômenos psicológicos, podem esses conceitos errôneos ser incutidos em nossas mentes, criando raízes difíceis de serem removidas.

Hoje é possível ver a sociedade, envolvida em seitas religiosas que usam a sexualidade com rituais que garantem a cura de todos os males. Outras usando drogas para buscar contato com Deus, e seres que julgam superiores, algumas sacrificam animais, outras o próprio corpo em flagelos, e ainda temos os que sacrificam o financeiro. Na verdade, são todos iguais, oportunistas que usam meios hediondos de usar as pessoas deixando-as frágeis emocionalmente para obterem vantagem seja financeira, poder ou mesmo sexual.

Somos, na realidade, produto da nossa história emocional-psicológica e espiritual de sempre, e estar envolvidos com esses tipos de “seitas” pode causar danos psicológicos emocionais irreversível.

Infelizmente não podemos mais nos iludir e acreditar que só porque se dizem “servos de Deus” ou enviados de Deus, ou que praticam uma religião que proporciona a paz mundial ou dizem nas falas e discursos que seguem o exemplo de Cristo possuem bom caráter” acima de qualquer suspeita.

Seria o certo, mas, não é o que tem acontecido, e para não piorar a situação, temos que abrir nossos olhos e nos darmos conta da existência de manipuladores da fé humana – os sofistas – que vivem assentados em pretensos e arrogantes conhecimentos religiosos para ditarem o que é certo ou errado, muitas vezes, diante de uma massa “ignorante” (no sentido de falta de conhecimento bíblico), que só os busca para consolação e apoio espiritual.

Deus, em Sua infinita grandeza e inteligência, nos ensina, nos dá ordens expressas para tomarmos cuidados com esse tipo de gente, hipócritas, falsos profetas, anticristo, e nos ensina a corrermos atrás de conhecimento, quando diz que o povo sofre por falta de conhecimento: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oseias 4.6.

A sede por saber do ser humano, de um modo geral, ainda não o lança às suas buscas próprias e sim àqueles indivíduos que, em marketing pessoal, ditado pela vaidade, se auto intitulam condutores legítimos deste ou daquele saber, ou melhor, do poder de Deus.

Muitas vezes não procuramos conhecer a Palavra de Deus e sim a conhecemos apenas pela informação de terceiros, não sabemos o que Deus, na verdade, diz, nos ensina, e sim o que terceiros dizem que Deus diz. Por isso que frequentemente somos manipulados, porque não buscamos avaliar o que é realmente a vontade de Deus através de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

Como psicóloga e mulher de Deus, minha preocupação é o conhecimento que tenho do comportamento humano, sei da facilidade com que temos sido controlados por situações e pessoas que usam a Bíblia como forma de manipulação das massas, e isso é assustador. Nosso desejo de servir a Deus, de sair de nossa antiga vida que nos machucou, nos fez sofrer, para uma outra vida, com um Deus maravilhoso que nos resgatou e nos faz viver com amor e abundância, nos torna, sim, presas fáceis para esses manipuladores, que chamo de PSICOPATAS DA FÉ.

Líder religioso tem um grande poder nas mãos, a Palavra de Deus, que pode sim ser uma perigosa arma de domínio se não for ministrada, usada por um homem íntegro, de princípios definidos totalmente pelo amor, caridade e respeito ao ser humano. Ser conhecedor e praticante da Palavra de Deus e ser desprovido infinitamente de EGO, caso contrário, ele manipulará a Palavra de Deus, e colocará um jugo sobre nossos ombros que ficará muito difícil de carregar.

As Vítimas desses manipuladores muitas vezes desistem de ser feliz, de viver, por acharem que não são merecedores da Graça de Deus, por não conseguirem um milagre, ou cumprir um voto, ou por não conseguirem prosperar financeiramente; se a bênção não chega é porque estamos em pecado. Isso é uma manipulação negativa, que se torna uma autossugestão negativa, causando inclusive problemas psicológicos como depressão, por exemplo, induzindo a pessoas até ao suicídio. Já recebi para aconselhamento Mulheres e homens, praticantes de seitas, que os obrigava a fazer “trabalhos” em cemitério, fazendo coisas inusitadas, e isso causou pânico, e Transtorno de ansiedade.

Muitos religiosos desconhecem, ou melhor, não se dão conta, e alguns até não se importam, com o quanto têm destruído a esperança de muitas pessoas com essa maneira mirabolante como pregam o evangelho, adicionando modismos que não são bíblicos, apenas manipulação de textos e versículos. Nós, profissionais da área médica e principalmente da psicológica, temos recebido em nossos consultórios pessoas machucadas, frustradas, com baixa autoestima, depressão, em decorrência da irresponsabilidade de profissionais da fé, manipuladores, que mais querem promoção pessoal, realização de seus desejos narcisistas do que ensinar a Palavra de Deus, discipular com amor suas ovelhas, como a Bíblia os ensina.

Psicopatas da fé são mestres da retórica, ensinando aos homens ávidos de liberação e poder a maneira de consegui-los. São os semeadores de ilusão, ainda que os seus discursos estejam cheios em uma grande e aparente lógica, podem não passar de versículos bíblicos usados de forma apenas motivacionais induzindo a sugestão psicológica, com intuito de conquistar o que desejam: fama, glória terrena, dinheiro, a busca da vantagem pessoal.

O objetivo dos manipuladores da fé não está na ação ética e ascética, no domínio de si mesmo, na justiça para com os outros, mas no engrandecimento ilimitado da própria personalidade, no prazer e no domínio violento dos homens, inclusive da sua própria consciência”, e isso é assustador.

Devemos estar sempre atentos para com os que se julgam sempre sabedores de tudo, onde a sua “missão” é a proteção destes ou daqueles valores, de saber ou de moral, pois aí, sem dúvida alguma, estará um tirano do comportamento alheio, do livre-arbítrio, do pensar humano. Esses normalmente nos induzem a sentimentos que vemos nas lutas extremistas, por exemplo, por posições, ideias caprichos e vaidades, onde prevalecerá o vale-tudo para a manutenção da “verdade” desses doentes da alma.

Caso você queira saber se o seu líder religioso é, de fato, um homem de bem ou um oportunista, ou um psicopata da fé, consulte 1 Coríntios 13, – um capítulo da Bíblia Sagrada que fala sobre o amor verdadeiro –, e é assim que seu líder deve ser, pensar e agir, com base nesse texto; se a vida dele se baseia nesses princípios do verdadeiro amor, descritos nesse capítulo, então pode sem medo se deixar influenciar por ele, pois é uma boa influência

Mas, fique atento, o seu falar tem que ser coerente com seu andar. Quero dizer que o que ele fala tem que ser vivido na prática. Isso é ética cristã, cumprimento da Palavra.  Se digo que tudo o que faço é por amor, o meu comportamento, a minha vida tem que ter essa comprovação, esses frutos (‘Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? ’ Mateus 7.16).

COMPARTILHAR
Marisa Lobo é psicóloga clínica, escritora, pós-graduada em saúde mental, conferencista realiza palestras pelo Brasil sobre prevenção e enfrentamento ás drogas, e toda forma de bullying, transtornos psicológicos, sexualidade da familia, entre outros assuntos. Teóloga, ela é promoter e organizadora da ExpoCristo realizada no Paraná. Marisa é casada, tem dois filhos e congrega na IBB em Curitiba.

23 COMENTÁRIOS

  1. Realmente o que tem de retardados., deixando de comprar alimentos e pagar suas contas e dando dinheiro pros pastorecos mercenarios da festa cheios ., e otario que não acaba mais.,

    • A faxineira do meu prédio ganha salário mínimo, mas paga religiosamente 10% do seu mísero salário para uma dessas seitas (no caso cristã) que a “psicóloga” mencionou.

      .

  2. Assim como os “manipuladores da fé” também existem os arrogantes e presunçosos que tentam substituir a ação do Espirito Santo por métodos artificiais e ineficazes como por exemplo a “psicologia”, que não passa da tentativa fútil do homem em tentar encontrar em si mesmo soluções e repostas que só podem ser encontradas em um relacionamento cultivado com a trindade, Deus,Jesus o Senhor e o Ajudador ou Consolador Espirito Santo.

    Esta e a palavra de Deus que esta registrada no livro de Hebreus:

    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

    A pratica da psicologia foi introduzida na igreja para tentar anular esta palavra.

    Aquele que procura resposta em consultórios de psicologia precisa se converter ,pois não o conhece e nem tem ideia do que Deus que diz professar.

    Assuntos espirituais se tratam com ações espirituais e não através de homens tão falhos como qualquer um.

    O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6

    Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3

    Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

    E sobre esta outra palavra de Deus:

    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6

    O conhecimento aqui citado se refere a ter conhecimento das coisas de Deus e não conhecimento de origem humana caída. .Pode se somar a esta passagem o seguinte mandamento:

    O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10 (um versículo auto explicativo)

    E para aqueles que querem “ser” servos do Deus Criador, cidadãos do Reino dos Céus, e não simplesmente querem “ter” a benesses do Reino o versículo abaixo instrui ao fiel:

    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5

    Uma coisa interessante sobre a matéria acima e que a própria
    idealizadores destas linhas anda em conluio com um dos maiores ‘manipuladores da fé” deste pais, então o fedor da hipocrisia se torna enauseante.

    Existem muitas passagens bibicas nas linhas desta matéria mas nada aponta para Jesus Cristo o Senhor sobre todas as coisas e a necessidade de uma restauração do altar espiritual individual daqueles que fazem parte do corpo de Cristo, a matéria coloco a solução, sutilmente, sobre os homens, e isto esta errado.

      • Bem o que você acha e o que os outros pensam pouco me importa.
        Salvação e individual e eu sei o Deus que tenho crido.

        Não acredita? Acha besteira? Me acha lunático?

        Tudo bem, pague o preço

        Se você não se preocupa onde vai passar a eternidade e escolha sua.

        Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

        Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:27

        E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; Gálatas 2:6

        E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
        E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
        Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
        E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
        Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
        Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
        E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.
        João 12:44-50

        E isso ai, a escolha e individual,livre arbítrio, escolha e pague o preço.

        • Se a salvação é individual, por que, então, vocês vivem essa verdadeira obsessão por pregar o evangelho? Isso já foi feito antes pela Inquisição e duvido muito que alguém desconheça esse tal evangelho de Jesus no Brasil. Portanto, segue quem quiser ou precise.
          .

          • Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19

            Prega o “Evangelho do Reino” e uma ordenança a todos que são nascidos de novo.

            A inquisição que você sitou não foi evangelização foi domino pelo medo, por isso foi chamada era das trevas, uma época de ignorância sobre as coisas de Deus. Eram homens gananciosos e cruéis dominando o povo através dos sincretismos e politica corrupta, como disse domínio pelo terror e medo. Nada muito diferente do que vem ocorrendo nos dias de hoje.

            O “Evangelho do Reino” ainda não foi pregado, ele não consistem em palavras mas em poder:

            Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 1 Coríntios 4:20

            O verdadeiro evangelho ainda não esta sendo pregado

            Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Romanos 8:19

            A hora do remanescente verdadeiro ser levanto para pregar o Evangelho do Reino se aproxima, mas você pode fazer uma escolha agora ter seu nome escrito no livro da vida eterna.

            Os homens corruptos sempre usarão da bíblia para finalidades escusas mas cabe a cada um a decisão sobre cultivar um relacionamento com o Deus da criação.

            Você pode perguntar sobre o por que do agir de Deus parecer tão lento?

            Deus e amor mas também justiça, Ele não se agrada em julgar o homem. ele sempre espera que o homem se converta de seus maus caminhos e viva a verdadeira religião que e esta:

            A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
            Tiago 1:27

            Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

            Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2

            Deus e santo:
            Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16

            E bem ao contrario do que muito destas “igrejas ” gostam de falar Jesus não veio julgar o mundo ele veio resgata-lo.

            E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47

            Como testemunho pessoal posso lhe afirmar: Eu já fui do mundo e não tinha a liberdade que hoje, na vida com Cristo , possuo.

            Quando estamos em Cristo verdadeiramente e Ele esta em nós, o domino do homem se torna nulo e as coisas do mundo que geram ganancia,obstinação, opressão,inveja,depressão,falta de esperança,egoismo se tornam pó, e isto e ser mais do que vencedor.

            Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37

            O limite que o mundo dá ao homem e ser apenas vencedor dentro de padrões estabelecidos pelo próprio homem que podem ser resumidos em riquezas e promoção social. Quando as pessoas alcançam estas coisas passam a vida tentado mante~las, mas no final : A decisão sempre será de Deus

            Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26

            Mas para aquele que quer “ser” um cidadão do” Reino dos Céus”, este conceito pobre de vencedor não significa nada.
            Andamos não tendo nada mas possuindo tudo, não tendo o conhecimento humano mas discernindo a tudo .

            Acima só lhe dei uma pequena amostra sobre a verdadeira pregação do “Evangelho do Reino” .Este e o verdadeiro evangelho, não promete riquezas, não e de origem motivacional humana, não gera ganancia e nem inveja, não egoísta.

            Pregar o “Evangelho do Reino” consiste em alertar o homem sobre o quanto distante de Deus ele está.

          • Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14

            A passagem acima e auto explicativa

            Pregar o “Evangelho do Reino” e uma obrigação a todo Cristão, mas veja que existe outros evangelhos sendo pregados, eu falo do verdadeiro, como Jesus pregou..O mundo ainda não viu o que esta para vir.

  3. O MARIZIA
    Você deveria ter dito para JESUS não ensinar a sacrificar o financeiro.

    esses ditos psicólogos estão sempre se achando superior aos outros por imaginar que conhecem a mente humana.

    e por isso que você esta sempre envolvida nos escandalos com homossexuais

    • Não sei se você notou, mas no texto da “psicóloga cristã” (isso não deveria existir) fica evidente a puxada de brasa para a sua seita evangélica.
      Quanto ao “Nós, profissionais da área médica e principalmente da psicológica, temos recebido em nossos consultórios pessoas machucadas, frustradas, com baixa autoestima, depressão, em decorrência da irresponsabilidade de profissionais da fé, manipuladores, que mais querem promoção pessoal, realização de seus desejos narcisistas do que ensinar a Palavra de Deus, discipular com amor suas ovelhas, como a Bíblia os ensina”. No caso dos homossexuais, o sofrimento vem exatamente desses fanáticos religiosos que condenam e tentam mudar a orientação sexual das pessoas.
      Já o trecho “Psicopatas da fé são mestres da retórica, ensinando aos homens ávidos de liberação e poder a maneira de consegui-los. São os semeadores de ilusão, ainda que os seus discursos estejam cheios em uma grande e aparente lógica, podem não passar de versículos bíblicos usados de forma apenas motivacionais induzindo a sugestão psicológica, com intuito de conquistar o que desejam: fama, glória terrena, dinheiro, a busca da vantagem pessoal” refere-se diretamente aos seus amiguinhos Silas Malafaia e Marco Feliciano.
      Haja contradição!

  4. Voz, quando diz: !a inquisição que você sitou (SIC) não foi evangelização foi domino pelo medo, por isso foi chamada era das trevas, uma época de ignorância sobre as coisas de Deus. Eram homens gananciosos e cruéis dominando o povo através dos sincretismos e politica corrupta, como disse domínio pelo terror e medo. Nada muito diferente do que vem ocorrendo nos dias de hoje”, você tem certeza de que isso só aconteceu na Inquisição?
    O que os neoinquisidores fazem hoje? Domínio pelo medo com a estória do inferno que só existe na mente psicótica dos ativistas evangélicos (os católicos em menor escala).
    Os mesmos homens gananciosos e cruéis estão aí, dominando a ignorância dos incautos e fragilizados por problemas pessoais e financeiros.
    .

    • Você leu oque eu postei?

      Você mesmo repetiu “Nada muito diferente do que vem ocorrendo nos dias de hoje”

      Se leu não entendeu. Leia de novo. Não vou repetir tudo de novo

      Eu respondi seu questionamento sobre o pregar e evangelizar,no demais são discussões que não levam a lugar algum.

    • O céu e real e o inferno também, apesar de ainda não ter sido inaugurado.

      Se vc acha que sua vida não passa desta breve existência e depois chega ao fim e tudo se acaba fico triste por você mas não posso e não devo manipular seu livre arbítrio só tenho que alerta-lo e isto já fiz em minha postagem anterior.

  5. MARISA LOBO
    PENSEI QUE FOSSE A RAQUEL ELANO COM ESTE TIPO DE COMENTÁRIO, CONTRÁRIO A OBRA , SE PARA VC. DEUS NÃO ESTÁ NO CONTROLE, PERDEU UM LEITOR

DEIXE UMA RESPOSTA