significa ausência de solidariedade.
Naquele dia, à hora nona, Deus tinha abandonado o Seu Filho Amado, para que se cumprisse o que está Escrito:
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que te alongas das palavras do meu bramido, e não me auxilias? Deus
meu, eu clamo de dia e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego, Sl 22:1,2“.
Deus tem um proceder para com os seus filhos que consiste em nos abandonar temporáriamente a fim de que experimentemos
o sofrimento da cruz, à semelhança do Filho do Homem. Encontramos nas Escrituras, o seguinte:
“Uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada;andaram vestidos de
pele de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e
montes, e pelas covas e cavernas da terra, Hb 11:35-38“.
Encontramos no Evangelho de Mateus o registo do clamor de Jesus com as palavras seguintes:
“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactâni… Mt 27:46“.
O leitor notará a diferença, a quem Jesus clamou no Evangelho de Marcos e de Mateus, Eloi e Eli. Alguns exêgetas dizem tratar-se
da tradução do aramaico, outros admitem ser um erro de copistas ou de escribas.
O meu entendimento, segundo a revelação que me é dada, pela graça, é que Deus ao ter desamparado Jesus, o Filho do Homem
teve que experimentar a morte e clamou como todo o judeu o faz, até aos dias de hoje, pedindo socorro a Elias porque ele foi elevado à presença de Deus.
Confirmam esta exegese os textos de Mateus 27:47 e Marcos 15: 35, porque há o testemunho de que Cristo clamou por Elias.
Meus Amigos e meus Irmãos: Aproxima-se a Páscoa do Senhor que é Cristo a nossa Páscoa. O Cordeiro de Deus foi morto para que
pelo Seu Sangue expiasse e nos redimisse para Deus que tem um grande amor por nós.
Selah.
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo e não imputando aos homens os seus pecados e nos constituiu embaixadores para anunciar esta boa nova, teologia Paulina.
Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues