Convenção Batista Nacional veta contratação de cantores Gospel, pregadores e políticos em seus eventos

21

A Convenção Batista Nacional (CBN) é conhecida pelo movimento de Renovação Espiritual que tomou conta do Brasil na década de 60. Aliás, pode-se dizer que Renovação Espiritual no Brasil e a Convenção Batista Nacional possuem a mesma significância histórica, afinal foi a partir deste “mover” que hoje o Brasil é conhecido por Ser (e Ter) a maior Igreja pentecostal do mundo.

E ao que parece a CBN continua atuando como pioneira ao anunciar durante a histórica Celebração por seus 50 anos de existência, em julho passado na cidade de Búzios (RJ), diretrizes que surpreenderam por lidar diretamente com o Mercado Gospel, Indústria que mesmo em meio a crise continua faturando bilhões de reais por ano.

No texto publicado no Manual do Mensageiro, lê-se o seguinte:

Diretrizes para convites de preletores e cantores e política partidária no âmbito da CBN

  1. Convites a preletores e cantores no Âmbito da CBN 

“É vedado a CBN, seus Órgãos e Instituições, juntamente com as CBEs, fazer convites a pregadores, cantores e outros que façam quaisquer exigências financeiras. E também que se verifique se os convidados tem vida compatível com os valores do Reino de Deus, e da doutrina, princípios e valores da CBN”

2. Proibição de Política Partidária no Âmbito da CBN

“Fica proibida a divulgação de política partidária no âmbito da CBN, seus órgãos e instituições, bem como nas CBEs, seja esta propaganda realizada por meio das redes sociais qualquer outra forma de apoio ou divulgação a quaisquer candidatos e também é vedado o uso do logo da CBN por quaisquer candidato em campanha política”

Nas redes sociais, internautas aplaudiam a nova conduta. Mesmo em meio a alguns protestos, poucos defendiam o pagamento de cachês:

“Meu falecido pastor nunca deixou um político no púlpito da IBNJC. Nem nunca concordou em pagar a cantores” (Sandra Passos)*

“Que ótima notícia! Torço que o mesmo ocorra com outras denominações e suas respectivas convenções” (Sílvio Costa)*

“…até que enfim alguém acordou” (Luiz Felipe F. Alvarenga)*

Rsrs! Sou contra; pois o obreiro é digno do salário, diante do que faz! Não deve pagar o que eles pedem e sim o que a igreja pode pagar (Lidimar Furtado)*

Hoje o que não falta são Pastores e Cantores gospel com carro importado, com viagens internacionais, casas de luxo, etc. Tudo fruto do dinheiro do povo, o qual muitas vezes luta arduamente pra conseguir algo do tipo na vida ou até no pior para fechar as finanças no azul no fim do mês.
Onde há semelhança com Cristo nisso?? Fala sério… 
Hoje em dia a semelhança tá mais para o padrão político mesmo  item 1 e 2 vinculados, saca? (Raphael Seabra Mello)*

*Postados Via Facebook

COMPARTILHAR
Raquel Elana, formada em Teologia, Pós Graduação em Jornalismo Político/ (Jornalista – MTb 15.280/MG) e Ministérios Criativos pelo IBIOL de Londres, é autora de 3 livros, entre eles: Anjos no Deserto - uma coletânea de testemunhos de mais de 10 anos de trabalho no Oriente Médio. Desde 2012 está envolvida com o trabalho de atendimento aos refugiados da guerra civil da Síria.

21 COMENTÁRIOS

  1. Tenho orgulho em ser Batista.
    Nem os seus mais de 400 anos de existência foi cApaz de alterar a sua seriedade e verdadeiro compromisso cam a absoltua verdade da Palavra de Deus.

    • “É vedado a CBN, seus Órgãos e Instituições, juntamente com as CBEs, fazer convites a pregadores, cantores e outros que façam quaisquer exigências financeiras….’ Os cantores aos quais o texto se refere são os “Gospel”… ou seja… os evangélicos…. o texto é Óbvio… enfim….rs

  2. Parabéns a tão nobre e honrada instituição ,que sempre prezou pela manutenção dos valores e principios biblicos ,e com esmero incomum se empenha pelo avanço e expanção do Reino de Deus. Em Cristo seu conservo Pr.José Carlos

  3. Estou de acordo com a CBN, em não realizar pagamento a cantores gospel e pregadores. Sem desmerecer, me responde onde está na Bíblia que Jesus cobrava para levar a PALAVRA de Deus!?!?!?

    • Concordo em tomar cuidado para que não haja uma exploração da fé pelo dinheiro. Só não entendi porque eles não podem receber? Pastores agora não podem ter salário? Músicos que querem ter esse ministério também não? Como eles fazem para chegar até o local? Alguém paga por isso?
      “Digno é o obreiro de seu salário” 1 Timóteo 5:18
      Sobre Jesus: “E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.”Lucas 8:3 Serviam a Jesus com seus bens.
      O difícil é sempre o equilíbrio, ou o pregador vive com luxo ou passa necessidade. Ou exige “muita grana”, ou a igreja quer dar uma “esmolinha”, que não paga nem o transporte.
      Sendo a proposição que ele não possa fazer exigências financeiras, deveria haver uma proposição de que a igreja não possa ser mesquinha com o servo de Deus.

  4. não sou da Batista mas louvo a Deus pela coragem que o povo de Deus teve ao proibir esses cantores e pregadores interesseiros e políticos que não tem honra para subir nos púlpitos.parabéns

  5. Muito bom. Pregadores e cantores pagos para ministrar na igreja é um absurdo. Igreja não é casa de shows. Muitos nao quer ser líder na igreja porque não dá cachê.

  6. não ficou claro se, só será vetado em casos que cantores/pregadores cobram cachê, mas aqueles que vão sem determinar valor as Igrejas são obrigadas a dar uma oferta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here