Artigos

A velha bufonaria disfarçada de análise

Previous Article
Os Atributos de Deus
Next Article
Geografia das Igrejas
Comments (21)
  1. OK, bem completo e correto. Deus te abençoe.

  2. Odair Badan disse:

    Se não conseguir separar o Velho do novo 11 corinitios 03:14

  3. Agora o Gospel+ publica excrescência de reacionários? Este Edson Camargo só não relincha porque tem os beiços curtos! Fedeu!

    1. Wesley Cabral disse:

      Os caras se enrolam nos cabelos das pernas….

    2. É aquela velha imbecilidade egoísta de quem chama a missão integral de vertente da teologia da libertação. Não entendem que ela é uma resposta…é aquela velha imbecilidade egoísta ditatorial de auto intitulado cristão que exerce sua cristandade de trás do computador e das escrivaninhas. De gente que não tem poeira no sapato e nem calos na mão.

    3. Diogo Ventura Lovato disse:

      Nunca li um texto tão ruim nesse site! Acusações absurdas sem o menor embasamento bíblico-teológico para refutá-las. Cadê a Bíblia, Gospel+? O Evangelho de vocês agora é o livre mercado, os méritos humanos e a competição? Não é de se assustar totalmente quando lembramos que "irmãos" entregaram até pastores para a ditadura!

    4. John Alves disse:

      Olha só quem apareceu por aqui! Meu amigo Danilo Fernades. Se não tem argumentação pra refutar o texto então vai caçar algo útil pra você fazer seu troll! Já pode voltar pra mamãe e tomar sua mamadeira ok.

    5. Diogo Ventura Lovato disse:

      Colocar a "mamãe" no meio da discussão que é bom argumento, né? Ok! õ.O

    6. John Alves disse:

      Quer atenção né? Não vai ter mais não! Lamento. É interessante como os trolls sempre aparecem em bando. Haha!!!

    7. telmo flores disse:

      eheheheh, é, Danilo, cada vez mais as pessoas vão te conhecendo…ainda bem que o Gospel + tem coragem de publicar estes textos verdadeiros, que apesar de ir contra o “politicamente correto” tem a importante função de alertar os irmãos que realmente são filhos de Deus a não entrarem nesta furada que tu tanto aplaude….

  4. Renato disse:

    Vejo esse marxismo enrustido em muitos comentaristas evangélicos. Mas não acho que é de caso pensado, nem acho que é mentira no sentido literal (inverdade consciente). Simplesmente é o ambiente cultural. A pessoa ouve, lê isso o tempo todo. Não conhecem outro tipo de análise. Tem alguns que são mal intencionados, até pagos para fazer isso. Mas a imensa maioria simplesmente não conhece algo melhor. Tendo estudado com professores marxistas do jardim da infância até a pós-graduação, não conseguem entender o mundo de uma perspectiva mais ampla e aberta.

    1. souza disse:

      Perfeito o texto!!
      É fato.

      1. Edson Camargo disse:

        Obrigado!

    2. Edson Camargo disse:

      Sem dúvida, caro Renato. Essa é uma doença da nossa época. É da ideologia, tanto em Marx, como em Comte e em outros, a “proibição de perguntar”. Os fatos que se chocam com a ideologia devem ser negligenciados. (No caso do cientificismo isso é gritante, e no marxismo, chega ao caricatural.) E quem ousar questionar as premissas deve ser visto como o pior dos inimigos. Olavo de Carvalho já disse que a mentalidade revolucionária é uma inépcia adquirida. E é também por isso que o debate público de temas fundamentais vira essa baixaria que temos visto.

  5. Nana Nana disse:

    ´É realmente tem coisas que fogem do contole natural e passa ser repulsivo e incoerente a verdade que é CRISTO. Claro que colocaçoes boas sempre serao bem vindas. Mas argumentos e textos que nada contirbuem ou , melhor '' encher linguiça'' adora essa expressao kk. Seja cristão e não letrão. amém

    1. Evelin Olívia Fróes disse:

      NanaNana, você está criticando o autor do texto? Para você é impossível um intelectual ser cristão, né? Acontece que é necessário estudar, ler, ter outros conhecimentos para desmascarar o marxismo nas igrejas. Deixe de preconceito mulher, pare de discriminar quem busca o conhecimento. É por causa do amor à ignorância que os cristãos deixam o marxismo se infiltrar nas igrejas.

  6. Osmar Neves disse:

    Prezado Edson Camargo,

    Muito obrigado por seus textos, suas análises, tenho aprendido muito e é o caso agora com o texto acima. Que o SENHOR te recompense! Providencialmente, concluí neste final de semana a leitura de um ótimo livro, “A Criação Restaurada – Base Bíblica para uma Cosmovisão Reformada” do teólogo Albert M. Wolters (um dos orientadores da Nancy Pearcey), e me deparei com um trecho que lembrou algumas das análises que você tem feito sobre a igreja e a Civilização Ocidental:

    “Novamente, devemos chamar a atenção para o fato de que a precisa distinção entre estrutura (a ordem da criação, a essência da realidade) e direção (o modo como as coisas se manifestam na nossa experiência do mundo, incluindo o pecado) é da maior importância para a visão de mundo bíblica, por mais intimamente entrelaçadas que elas possam estar na nossa experiência efetiva. O grande risco é sempre escolher algum aspecto ou fenômeno da boa criação de Deus e identificá-lo, em vez da intrusão da apostasia humana, como o vilão no drama da vida humana. Esse erro é equivalente a reduzir a direção à estrutura, conceber a dicotomia bem-mal como intrínseca à criação. O resultado é que algo na boa criação é declarado mau. Podemos chamar essa tendência de “Gnosticismo”, como já discutimos no capítulo anterior. No curso da história, esse “algo” tem sido diferentemente identificado como casamento e certos tipos de alimento (Paulo adverte Timóteo contra a heresia gnóstica em 1 Timóteo 4), o corpo e suas paixões (Platão e muito da filosofia grega), a cultura em distinção da natureza (Rousseau e muito do Romantismo), a autoridade institucional, especialmente no Estado e na família (anarquismo filosófico e muito da psicologia), a tecnologia e as técnicas de administração (Heidegger e Ellul, entre outros), e várias outras coisas. Parece haver um traço gnóstico, enraizado no pensamento humano, que faz com que as pessoas culpem alguns aspectos da obra da mão de Deus por todas as aflições e desgraças do mundo em que vivem.
    É difícil enfatizar exageradamente a natureza radical ou a importância da condenação bíblica da tendência gnóstica. Até onde posso dizer, a Bíblia é única na rejeição inflexível de todas as tentativas de confundir estrutura e direção ou de identificar parte da criação com o vilão ou com o salvador. Todas as outras religiões, filosofias e visões de mundo, de uma maneira ou de outra caem na armadilha de falhar em manter a distinção entre criação e queda, e essa armadilha continua a ser um risco sempre presente para o pensamento cristão” (páginas 70 e 71).

    1. Edson Camargo disse:

      Caro Osmar,

      Muito obrigado.
      E também devo te agradecer por ter me apresentado Albert Wolters. Não o conhecia, e pelo visto, terei de lê-lo. Sobre o gnosticismo, ele vai ao ponto. Compreender a revolta gnóstica contra a criação, e contra a própria estrutura da realidade é fundamental para entender os fenômenos culturais e políticos modernos, como essas religiões políticas que estão tentando remodelar o cristianismo conforme melhor lhes pareça. É neste sentido que este “esquerdismo cristão” que tem invadido as igrejas precisa ser denunciado, estudado, e combatido com firmeza.

      No mais, com gratidão e pondo-me no meu lugar, preciso dar o testemunho público de que o Senhor já tem me recompensado.

      Um fraterno abraço,
      Edson Camargo

  7. Isak disse:

    Ei GospelMais, porque não estão publicando mais postagens do Edson Camargo hein ? So porque veio aqui reclamar aquele babaca do Genizah, o tal de Danilo, que é um baita de um carnal disfarçado de ovelha, que ganha muito dinheiro com propagandas em seu siteco de sensasionalismo gospel.

    Sejam sensatos, deem voz a todos.

    1. Edson Camargo disse:

      Caro Isak,

      Em breve volto à minha coluna aqui no Gospel Mais. Obrigado pelo apoio.

  8. telmo flores disse:

    é, Danilo, aqui não é teu site, onde somente textos de apologia às drogas (socialistas) tem direito de postagem, todo mundo já sabe em que banda tu toca, maluco, te liga, converte-te, deixe os revoltosos, Cristo está voltando e o que tu tem pra apresentar a ele? pense bem nisso, Deus não se deixa escarnecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.