A world watch list é um mecanismo da organização internacional Open Doors, conhecida no Brasil como Missão Portas Abertas, especializada no amparo e apoio à Igreja Perseguida ao redor do mundo, para classificar os países de acordo com o grau de perseguição que infringem à Igreja Local.
Entre os países que mais perseguem a Igreja estão A Coréia do Norte, Arábia Saudita e mais umas dezenas de repúblicas islâmicas fundamentalistas e comunistas.
O que diferencia cada país da lista é o nível de opressão que imprimem contra os crentes locais. Prisão, morte, perda de direitos, de emprego, repúdio familiar e mais uma centena de crimes são aplicados contra os que professam a fé em Jesus e até contra os que decidem mudar de religião. Em alguns casos, estes “apóstatas” (como são considerados), são os que sofrem as penas mais duras.
A lista mostra também que alguns dos países considerados moderados, como o caso da Jordânia, houve um aumento acelerado do nível de perseguição. Por muitos anos o pequeno Reino Hashemita da Jordânia ficava entra os 45º e 46º lugares. Na nova lista ocupa a 26º posição.
Em todo o Oriente, o aumento dos casos de assassinatos e martírios de cristãos deve-se especialmente aos conflitos e a atual guerra da Síria.
Veja a lista completa no link abaixo e utilize as informações para orar por estes países.
Lista 2014 dos Países por Classificação de Perseguição: http://www.worldwatchlist.us/
Quanto mais alto o ranking, maior a perseguição:
- North Korea
- Somalia
- Syria
- Iraq
- Afghanistan
- Saudi Arabia
- Maldives
- Pakistan
- Iran
- Yemen
- Sudan
- Eritrea
- Libya
Mais informações no site da Missão portas Abertas: http://www.portasabertas.org.br/
Aproveite para agradecer a Deus pela liberdade de expressão e de culto que temos no Brasil. Não chame qualquer coisa de perseguição religiosa. Nem gaste sua energia mental imaginando que piadas agora abrirão caminho para o martírio no Brasil. Respeite os milhares de mártires da era contemporânea da Igreja que com seu sangue estão plantando esperança para as gerações vindouras.