Qual é a diferença entre uma pessoa real e o personagem de um livro? Basicamente, é a forma com que nos relacionamos com ela/ele. A relação com um personagem da literatura resume-se a ler sobre ele. Você fica de fora da história. Apenas toma conhecimento do que acontece. Mas não participa, não há interação. Por mais que você possa aprender e tirar lições daquilo que ocorre com ele, nas suas questões pessoais o personagem não intervém, não aconselha, não faz parte. Não sabe o seu nome.
Já uma pessoa é capaz de participar ativamente da sua vida. Pode te ouvir, aconselhar, abraçar, chorar nas horas de tristeza e se alegrar nas felizes. Como é bom ter um ombro amigo ou mesmo alguém que nos diz com carinho quando estamos errados! Em outras palavras, por mais que gostemos de um personagem literário, só uma pessoa real tem a capacidade de amar e ser amada.
Essa é a grande diferença que há na forma como vemos Deus. Se apenas olhamos para Ele como um personagem do livro chamado Bíblia, teremos muitas lições, muitos ensinamentos, aprenderemos mandamentos e histórias espetaculares, podemos até ter nossa forma de agir alterada em função do que lemos sobre Ele e seus feitos. Agora… a grande mudança ocorre quando esse Deus salta das páginas do livro para a nossa vida e se torna uma pessoal de verdade no nosso dia a dia. Quando podemos olhar para Ele e, mais do que sermos meros espectadores de suas ações, o temos como um amigo, um Pai, um irmão, um conselheiro, que nos consola, exorta, edifica. Que nos AMA.
Pense em como tem sido seu relacionamento com Deus. Será que de fato Ele tem participado de sua vida ou é apenas alguém a quem você olha de longe? Canta sobre Ele, ensina sobre Ele, discute sobre Ele… mas não se relaciona de fato com Ele. Procure orar e, se você sente que o seu grau de relacionamento com nosso Pai ainda não é tão íntimo como deveria ser, diga isso a Ele e o convide a fazer cada vez mais parte da sua vida, de seus problemas, suas alegrias e de tudo aquilo que você vive. Que Ele seja de fato o seu melhor amigo.
Paz a todo vocês que estão em Cristo,
Mauricio Zágari