A Pena de morte se justifica? O que você acha?

30

Nada justifica.

Pra mim, pessoalmente, a pena de morte é algo absurdo. Porque o Estado com ela passa a mensagem inversa. De que matar um ser humano pode ser um recurso válido é pode até ser justo. A pena de morte estimula o poder de matar e transgredir limites morais.

“Ora, se o governo faz, por achar justo, porque eu não poderia fazer, nas horas que eu considerar justo?” – É a lógica inconsciente.
Basta ver as manifestações de ódio e apoio a pena de morte que acontecem nas redes sociais da Indonésia e mundo. Claramente se vê que não são pró-saúde. São carregadas do mesmo desprezo, capricho e maldade que faz qualquer assassino matar, qualquer estuprador praticar o delito, qualquer traficante ser indiferente ao prejuízo do consumidor.

A mensagem pregada devia ser anti-morte. E não inseminando mais morte no sistema operacional do subconsciente da humanidade!
O Amor é – ao contrário do que os burros possam raciocinar – o melhora antídoto para o pensamento coletivo mundial. Ele vai purgando o mal, e não validando indiretamente e subconscientemente.

No caso do condenado brasileiro, o absurdo é a desproporção. Ele não praticou crime hediondo. Não sequestrou, não estuprou, não matou, nem mesmo afetou a honra de ninguém. Tem que ser punido? Obvio! Mas não com fuzilamento. A discrepância é colossal! Some-se a isso as negações de extradição para cumprir pena no se país de origem e o fato de que ele foi fuzilado após 12 anos preso. Em 12 anos o cara é outra pessoa. Já não é aquele que cometeu o delito. Uma coisa é ser executado um dia após cometer um estupro e homicídio do filho de alguém.

Outra coisa é ser fuzilado 12 anos após ter carregado uma substância cujo comércio alguém considera ilegal, mesmo que não seja um delito impositivo mas um delito de disponibilidade. Você não impõe cocaina goela a dentro de ninguém. Você disponibiliza. Se não for você a disponibilizar, será um dos outros 6 bilhões de seres humanos vivos. Pois nenhum governo jamais conseguirá matar o direito e é desejo primário humano, que é ir e vir e portar na bagagem o que deseje carregar. Com pena de morte ou não.

É como ter a ilusão de que pode – se impedir o se humano de mentir ou destruir algum tipo de coisa, mesmo que seja para se alimentar. A gente destrói plantas e animais. É o tipo de coisa que faz parte da nossa condição básica e nossa imperfeição.

É o tipo de coisa essencial e impossível de se acabar e anular, mesmo matando 100 pessoas por dia pra servirem de exemplo.
O que se deve fazer é educar, regular, medicar. .. e não combater de forma burra e diabesca. Pois assim o mundo vira um inferno. Vira tudo morro carioca em guerra.

Pelo amor de Deus!

Por Marcello Cunha

COMPARTILHAR
Raquel Elana, formada em Teologia, Pós Graduação em Jornalismo Político/ (Jornalista – MTb 15.280/MG) e Ministérios Criativos pelo IBIOL de Londres, é autora de 3 livros, entre eles: Anjos no Deserto - uma coletânea de testemunhos de mais de 10 anos de trabalho no Oriente Médio. Desde 2012 está envolvida com o trabalho de atendimento aos refugiados da guerra civil da Síria.

30 COMENTÁRIOS

  1. Não, a pena de morte não é justificável. Porém, quem procura acha! Como é que idiota desses vai querer entrar com drogas em um país onde a tolerância com traficantes é ZERO?

    Só podia dar no que deu!!

  2. RAQUEL
    A DIFERENÇA DAQUELES QUE CLAMAM PELA MORTE DE BANDIDOS, É QUE ESTES SÃO CIDADÃOS ORDEIROS E PAGADORES DE IMPOSTOS, SUJEITOS AOS BANDIDOS QUE SÃO UIZES JURI ACUSADORES E CARRASCOS DAS SENTENÇAS DADAS PELO CRIME.
    O QUE SÓ UM REAL MORRE DESGRAÇADO
    OQUE UM CELULAR VELHO MORRE DESGRAÇADO
    O QUE SÓ ISTO DE SALÁRIO MORRE VAGABUNDO
    MORRE SE REAGIR
    MORRE SE NÃO REAGIR
    MORRE SE O BANDIDO ESTIVER DROGADO
    MORRE SE ELE NÃO ESTIVER DROGADO
    SIMPLESMENTE MATAM
    E QUANDO PRESOS GOZAM DE MUITO MAIS REFEIÇÕES QUE UM TRABALHADOR COMUM, QUANDO PRESOS SE TEM FILHOS RECEBEM SALÁRIO DO GOVERNO QUE A MAIORIAQ DOS APOSENTADOS QUE TRABALHARAM A VIDA TODA E AGORA DOENTES E VELHOS SOFREM TODO TIPO DE HUMILHAÇÃO.
    ENFIM AQUELES QUE CLAMAM , O FAZEM POR ESTAREM A MERCE DO CRIME

  3. O elemento preponderante desta lei é a “persuasão”. O cumprimento da lei é como o antigo determínio da palavra de um rei, uma vez proferida a sentença não se volta atrás(lembre-se bem do rei nas passagens do livro do profeta Daniel). Este elemento não serviu para persuadir a consciência do citado cidadão brasileiro, embora este tenha manifestado o arrependimento diante do cumprimento da sentença. As leis daquele país foram soberanas e bem sabemos dos conselhos a igreja na carta de Paulo aos Romanos. Não sou a favor da pena de morte, vindo pelas mãos dos da lei ou dos fora da lei. Bem sabemos a quem agrada esta prática.

  4. Religiosos são:
    A favor da pena de morte
    A favor da violencia contra crianças
    A favor do pre-conceito
    A favor da discriminação
    A favor da intolerância etc, etc, etc

    Porisso nunca fui religioso

    • Regis,concordo com o seu texto.Mas só os intolerantes fanatizados que são radicais
      fundamentalistas.Os crentes moderados são sérios e respeitam as pessoas como elas são,
      e também são amorosos.O fanático não tem amore nem sabe dos seus benefícios geral
      por se achar o dono da verdade e sofrer de transtornos mentais.

      • Em casa todo mundo chorou com a pena de morte desse brasileiro que queria viver.
        Mas País injusto,sem amor e compaixão de DEUS é assim mesmo.Vamos rezar
        para que JESUS CRISTO,DEUS de amor,lhe conceda luz e luz até o grande julgamento entre os vivos e os mortos.

      • Janio passei a ler seus comentarios tem pouco tempo, sempre moderado, mas vejo uma inconscistencia neles, vc é muito religioso não sei se é gay, sendo bastante inteligente se gay como consegue conciliar sua opção com os preceitos da biblia, se ela o condena

        • Regis a vontade de DEUS é que todos sejamos santos dos santos.Acontece que o homem é pecador,todos pecam.São pecados sexuias:Sexo gay,sexo
          entre homem e mulher sem casas,masturbação,desejar a mulher do próximo,olhar para uma mulher e sentir desejo, fazer sexo com a esposa
          velha e pensar nas moças bonitas…Tudo isto estes falsos crentes fanáticos fazem às econdidas e se acham no direito de julgar os gays.Para eles,só existem um pecado no mundo:Ser gay.Foi eles que JESUS chamou-os de fariseus hipócritas que coam o mosquito e engolem o camelo.
          JESUS É SANTO,PURO E PERFEITO,quem não prestam e deturpamo evangelhos são estas víboras,bestas-feras,os fariseus…..Eu sempe digo que
          amo os gays,adoro os gays,tenho familiares gays e não tenho problema
          nenhum com gay.Eu nunca namorei homem,mas nada contra.E para esse
          fariseu do elder:E se eu quisesse namorar homem,não tenho msatisfação a
          lhe dar,invejoso,frutrado por ser ex-travestis com casamento arranjado.Eu
          não sou ex-nada,sou homem macho,saudável.de JESUS e acho normal
          um homem casar com outro,mas tem que ter fidelidade e caráter.DEUS
          não quer carne podre,seu evanjegue.DEUS quer caráter.Princípio cristão
          bem distante de fanáticos fundamentalistas.Os que euconheço,não valem nada,nem um real.Mas a grande maioria dos evangélicos são sérios e de
          caráter.

          • Peço desculpa a Ilustríssima Raquel Elana.Mas é que aonde um
            fanático evanjegue homofóbico vai,carrega uma legião de espíritos
            enganadores e zombeteiros atrás dele,viu elder,é para você,sepulcro
            caiado.Se você é ex-traveco,problema seu.Cada ser humano é um
            caso,uma história,um ser único, tem as suas digitais.Vá estudar,analfabeto funcional e de bíblia.Seus 30 anos de seita não
            servira para nada.Fariseu da doutrina de jezebel.

    • Você esqueceu de mencionar que “religiosos” também não compactuam com GAYS VAGABUNDOS metidos a moralistas, e que na verdade são a falência e a deteriorização dos valores de nossa sociedade.

      • Elder,crente fariseu e fanático de sua laia são piores que os gays.A sociedade a nível
        de mundo rejeitam vocês quer nas igrejas sérias,no comércio em geral e até no
        mundo podre da política, que se acham mais puros que vocês.Vocês já perderam a
        moral e a credibilidade faz tempo.Entre os gays e vocês,fundamentalistas homofóbicos, a sociedade geral com autoridades preferem os gays por serem
        mais inteligentes,honestos, amorosos,fieis e mais tementes DEUS.Para vocês
        serve esta frase de JESUS:Fariseus hipócritas que coam o mosquito engolem o
        camelo.Quer dizer,pecado de ser gay é o mosquito,pois os que vocês praticam
        são grandes como camelos,víboras,bestas-feras….Evanjegue.

      • Elder sepulcro caiado,entre no Portal do Transaparência Brasil e vejam quem são
        os políticos mais corruptos do Brasil por quantidades de processos.Os seus
        ungidos estão no topo da lista.Ah,vale lembrar que corrupção,tomar mulher dos
        outros,pastor casar várias vezes,nada disso é pecado,só se for gay.Evanjegue.

  5. Nunca li tantos absurdos. A pena de morte era praticada pelo povo judeu e pelos povos antigos. Qdo Israel era uma Teocracia, havia o mandamento “Não matarás”, mas era um mandamento ao povo. Muitas punições eram a pena de morte. Mesma coisa q quem comete cárcere privado hoje, e é preso em uma penitenciária.
    Até mesmo no plano espiritual, vemos que quem permanece no pecado tem a Morte eterna. Ñ há “purgatório”.
    Se ñ existisse pena de morte, talvez o plano de Salvação ñ seria cumprido.

  6. JANIO
    A fé, a Lei e a graça nos foram reveladas para que também nós instruídos pela Palavra Lhe obedeçamos.
    O importante não é ter informação da Palavra mas o que você e eu fazemos quando a Palavra nos é dirigida e a isto chamamos de o nosso testemunho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here