Os 10 pastores que respeito e admiro

29

Há alguns dias escrevi um artigo que provocou muitos debates por aqui, mostrando em meu ponto de vista, os 10 pastores que não respeito e não admiro. Na sequência dessa série, destacarei agora aqueles que merecem toda a admiração e respeito devido à forma como tratam o ministério pastoral. Abaixo segue a minha lista.

OS 10 PASTORES QUE RESPEITO E ADMIRO:

1- O que não é perfeito, mas que busca ser exemplo do rebanho = Esse pastor sabe de suas limitações, sabe que não é melhor do que ninguém, sabe que é um pecador resgatado pelo sangue de Cristo. Ele, porém, sabe também da missão que Deus lhe deu e busca conduzir suas ovelhas no caminho dado pelo Supremo Pastor, sendo, antes de todos, o primeiro a vivenciar a Palavra de Deus em sua vida para testemunhar a outros. Ele tem todo cuidado nessa questão e pode-se ver em sua vida um homem que busca viver o evangelho e não somente falar dele. É humano, tem seus erros, e não faz questão de passar uma imagem de todo poderoso.

2- O que faz cultos cristocêntricos = Esse pastor busca glorificar a Cristo nas ministrações que preside. Busca conduzir todas as coisas para que Cristo cresça e todo o resto diminua. Do primeiro ao último minuto de seus cultos busca apresentar a Cristo e conduzir as pessoas a Ele. É sensível ao observar e corrigir coisas que tentam competir com a centralidade de Cristo nos cultos.

3- O que não tem medo de pregar a Palavra de Deus = Esse pastor não faz média, antes, entrega a palavra de Deus conforme a Bíblia a revela. Ele não usa de técnicas melodramáticas para tocar o coração dos seus ouvintes. Ele busca antes de tudo, que o Espírito Santo revele a Palavra aos seus ouvintes, conduzindo-os à presença viva de Deus. Sabe que muitas vezes irá desagradar pessoas na sua pregação, mas é fiel às verdades que Deus lhe manda pregar.

4- O que não crê que os fins justificam os meios = Esse pastor é totalmente dependente de Deus em seu ministério. Ele conduz a igreja a andar nos caminhos corretos de obediência ao Senhor e não nos caminhos tortuosos que o coração humano propõe e que visam, antes de tudo, resultados que premiam o trabalho realizado. Para ele o mais importante é fazer a vontade de Deus usando os meios dados por Deus.

5- O que é obediente a Deus mesmo não vendo resultados palpáveis = Esse pastor gosta de ver os resultados de seu trabalho, porém, não é guiado por esses resultados. É guiado pela obediência e direção de Deus. Mesmo, às vezes, não vendo resultados pontuados pelas pessoas como o ‘sucesso’, continua sendo fiel e o pastor responsável por certo número de ovelhas dadas por Deus. Para ele, cumprir a missão de Deus não é encher a igreja de gente a qualquer custo, mas sim obedecer a Deus e confiar a Ele os resultados do trabalho, seja quais forem.

6- O que não faz a si mesmo o “bam-bam-bam” da igreja = Esse pastor sabe fazer suas ovelhas entenderem a diferença entre admiração e bajulação. Ele não aceita ser bajulado e até adorado como se fora mais do que os outros ou até mesmo um quase deus. Coloca-se na posição de servo, tem prazer de trabalhar em equipe e de ver suas ovelhas se desenvolvendo em seus ministérios, e sempre reitera que ele também é ovelha do rebanho de Deus. Não deixa o ego assumir o controle. Ele não é um ídolo dentro de sua igreja.

7- O que não explora financeiramente suas ovelhas = Esse pastor não é ignorante, não acredita que as dívidas da igreja são pagas como que por milagre. Ele sabe das possibilidades da sua igreja e não usa ameaças e nem promessas que a Bíblia não faz para que suas ovelhas contribuam com o trabalho. Ele sabe instruir corretamente sua igreja sobre o que a Bíblia diz a respeito das contribuições para o reino de Deus. Não faz dos momentos de ofertório o momento mais importante do culto e nem do dinheiro o deus e a confiança maior da igreja. Trabalha a parte financeira da igreja com dignidade, ética e transparência.

8- O que não tem medo de ensinar profundamente a Bíblia às suas ovelhas = Esse pastor não faz doutrinas em cima de textos isolados da Bíblia, por isso, não tem medo de ensinar suas ovelhas a serem questionadoras, estudantes profundas da Bíblia. Ele tem porta aberta ao diálogo e aos questionamentos. Por isso, os cultos que preside são banquetes de aprendizado e quebrantamento, onde a Palavra de Deus reina soberana como fonte de ensino e a regra de fé e prática. Por ser assim ele sabe que precisa sempre beber dessa fonte para também poder dar de beber cada vez mais aos seus discípulos.

9- O que ora sempre buscando em seus pedidos que seja feita a vontade de Deus em primeiro lugar = Esse pastor não ousa sequer pronunciar palavras de ordem a Deus. Ele sabe quem é Deus, sabe de Seus atributos grandiosos. E mais, sabe exatamente que ele é apenas um homem imperfeito, que está de pé pela graça de Deus. Por isso, em suas orações ele é dependente de Deus e não o chefe de Deus.

10- O que tem cheiro de ovelha = Esse pastor é pastor que pastoreia de verdade. A sua missão de vida é pastorear e não fazer fortuna com o rebanho vendendo suas peles e carnes! Chegue perto dele e sentirá o cheiro das ovelhas. Isso porque ele fica muito perto, ele acompanha, ele se preocupa com elas. Ele as ama de verdade, mesmo que elas não tenham nada para dar-lhe em troca. Ele as acolhe, ele cumpre seu trabalho cabalmente como bom trabalhador que não tem de que se envergonhar.

E VOCÊ, TEM ALGUM PASTOR QUE RESPEITA E ADMIRA?

COMPARTILHAR
Escreve diariamente seus esboços no blog Esboçando Ideias.Ama escrever, estudar a Bíblia e fazer alguns esboços. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, em Ribeirão Preto, onde atua como presbítero, ministro de louvor e professor da Escola Dominical.

29 COMENTÁRIOS

  1. Que Deus levante um pastor aqui no Brasil com essas caracteristicas meu amigo,porque até hoje não conheço um.
    Esse texto está parecendo a Utopia de Thomas more rs,ou a republica de platão rsrs
    Mas um texto excelente rs

    • Phedro, é claro que não existe alguém tão perfeito, porém, alguém que combine boa parte dessas características já será um bom pastor. E claro: Que busque não ter as características que mencionei no primeiro texto.

      Abração!!

    • La vem essa conversa que perfeito é só Jesus.
      ele veio em carne e osso assim como nós e claro que ele nao errou em nada.
      mas assim como ele foi perfeito se buscarmos a cada dia podemos nos tornarmos perfeitos a cada dia de nossa vida, pessoas que dizem que perfeito e so jesus sao pessoas que buscam desculpa para o pecado mas jesus nos diz Joao 8-46 Quem dentre voz me convence do pecado? se para ser perfeito somente jesus porque apostolo paulo nos relataria ? 1 Coríntios 11-1Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
      cristo foi perfeito se temos que imita lo precisamos sermos perfeitos

      jesus ainda nos afirma
      Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
      Basta ao discípulo SER como seu MESTRE, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
      Mateus 10:24-25 quem e nosso mestre? quem e nosso senhor? não é jesus? o que ele nos diz que nos nao somos maiores do que ele mas temos que ser como ele foi…
      ou seja nao temos desculpar para nao procurar a perfeição vamos deixar de procurar desculpar para andar nas falhas e buscarmos melhorar a cada dia.

  2. Dificil encontrar um pastor que tenha o cheiro das ovelhas.
    Somente Cristo e os discipulos da igreja primitiva que não buscava se aproveitar das ovelhas.

    Os pastores de hoje vivem rodeado de seguranças, em seus carrões blidados.Pede que suas ovelhas deem toda sua lã para a igreja e depois esse pastores voltam para suas mansões confortaveis enquantos as pobres ovelhas ficam a espera da providência de Deus para não morrer de frio e de fome. Triste isso.

    Onde encontraremos um pastor que não se interessa somente na lã da ovelha?
    Mais sim cuidar dessa ovelha, alimenta-la deixa-la ela forte,sadia para que produza mais lã e não somente para o pastor aproveitar de sua lã e deixar as ovelhas morrerm.

  3. O pastor da Igreja Presbiteriana da qual sou membro é assim !!! graças a Deus !!! Mas, na minha opinião, vc esqueceu um atributo. Ele distribui tarefas a todos o membros da congregação,todos os membros validos , tem alguma responsabilidade , um trabalho , uma tarefa, assim como um corpo verdadeiro. Feliz ANO NOVO pera vc!

  4. eu não conheço ném um pastor que seje realamente como paulo, mas sei que ném todos os pastores são picaretas, só não sei onde encontra-los, mas tem em alguma igreja algum que realmente pregue a verdade;
    que é a palavra de DEUS.

  5. Perfeito só Jesus Cristo temos que ter em mente que homens são imperfeitos vivemos todos os dia buscando acertar no entanto as vezes erramos,se em algum momento o pastor da igreja na qual congregamos errar oremos por ele e mostremos na palavra onde está o erro se ele é for um bom pastor terá a humildade de corrigir o erro e prosseguir ensinando e também aprendendo sabendo que Deus corrige o que ama, ser pastor é ter grande responsabilidade, os que o fazem ter que ter sabedoria para ensinar as ovelhas com verdade e amor nós ovelhas não podemos nos esquecer de:Hebreus 13:16
    16 – E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:17
    17 – Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.Cada um tem a sua responsabilidade,na caminhada da vida para no final encontrar com Jesus Cristo.Hebreus 13:20
    20 – Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
    E os pastores devem lembrar-se:I Pedro 5:1
    1 – AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:I Pedro 5:2
    2 – Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;I Pedro 5:3
    3 – Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
    I Pedro 5:4
    4 – E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
    Simples assim…

  6. todas estas qualidades citadas no texto, sao caracteristicas do pasyor paulo cozendey da igreja batista de jardim america em itaguai/rj, que DEUS continue abençoando o ministerio a vida e sua familia, e que outros sigam o exemplo dele.

  7. Eu entendo que perfeição não se achará em nehum pastor, porém qualidades e defeitos todos nós temos, o que alguns pastores devem entender é podemos através dos ensinamentos cristãos podemos diminuir nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores diante de DEUS, sem esquecer jamais que o centro de todo o culto e o objetivo da nossa exixtência é DEUS.

  8. Não Busque no homem a perfeição pois o perfeito se fez homem e morreu por nos na cruz mais assim como disse Paulo busquemos em nos ser imitadores de cristo e assim independente de quem sera nossos pastores seremos sempre agraciado pela misericórdia do senhor JESUS CRISTO e amaremos a todos que passarem por nossa vida com todas as suas limitações pois saberemos que ali também a um servo de deus não busquemos o cheiro de ovelha em ninguém e que esse cheiro esteja impregnado em nos a paz do senhor a todos

  9. PAZ DO SENHOR IRMAO!!!!
    IRMAO O QUE BUSCAVA JESUS NOS HOMENS A PERFEIÇAO?
    ACREDITO QUE NAO ELE BUSCAVA A FE E O ARREPENDIMENTO E UMA MUDANÇA DE VIDA OU O RENASCER CLARO QUE PAULO SEMPRE NOS ADVERTIU NOS RESGUARDA DA FALSA DOUTRINA E DOS FALSOS PROFETAS E NOS GUIARMOS EM JESUS E TUDO AQUILO QUE ELE REPRESENTOU E REPRESENTA O PASTOR E UM OBREIRO QUE TEM COMO MISSAO MANTER O FOCO EM JESUS EU CONCORDO COM VOCE SOBRE OS 10 PASTORES QUE DEVEMOS BUSCAR POREM SE VOCE OBSERVAR VOCE LISTOU 10 QUALIDADES QUE DEVERIA ESTAR EM UMA UNICA PESSOA E QUE ESSAS QUALIDADES SE COMPLETA POREM SE OBSSERVAMOS AS PESSOAS QUE JESUS ESCOLHEU COMO PILAR DO SEU MINISTERIO ENCONTRAREMOS PESSOAS TOTALMENTE DISTINTA DESSAS QUALIDADE E QUE O TEMPO E A GRAÇA DE JESUS OS TRANSFORMARAM AO PONTO DELES ENTENDER QUE ELES ERA SIMPLESMENTE PARTE DE UM GRANDE PROJETO ONDE NOS AINDA ESTAMO VENDO A CONCLUSAO EM ANDAMENTO ENTAO MEU IRMAO A PALAVRA AINDA É BUSCAR EM CRISTO A NOSSA PERFEIÇAO SENDO ELE O FOCO E O ALVO MAIS GLORIA DEUS QUE ELE NOS DA A OPORTUNIDADE DE APRENDERMOS AINDA MAIS MESMO SOBRE DIVERGENCIAS E TE AGRADEÇOS POIS SEMPRE ESSAS MATERIAS NOS LEVA A ESTAR PENSANDO COMO ESTAMOS BUSCANDO AO SENHOR E EU ESTOU LONGE DE ALCANÇAR O MINISTERIO DE SERVO DO SENHOR

  10. OLÁ ANDRÉ,E SE VOCÊ SOUBESSE QUE NÃO UM PASTOR NEM UM SACERDOTE MAS UMA PESSOA SIMPLES FOI LEVANTADA NESTE PAÍS E JÁ ESTÁ FAZENDO UM DIFERENÇA TÃO GRANDE QUE EM BREVE DERRUBARÁ INCLUSIVE PALAVRAS DO SEU TEXTO?
    AHH …E NÃO SOU EU NÃO…LONGE DISSO…
    TODOS ESTES PASTORES CITADOS AQUI E NO TEXTO ANTERIOR FICARÃO VERMELHOS DE VERGONHA PELO QUE TEM FEITO E ENSINADO…Aguarde….

  11. Pra quem acha o o homem n deve ser perfeito, Jesus falou q temos q ser perfeitos sim!!
    Como buscar a perfeição? Eu ajo dessa maneira…
    Tem defeitos em nós q são notáveis, q condenamos nas outras pessoas e eu procuro eliminar esses erros primeiramente, tem alguns q só com mt presença de Deus, jejum oração (é o que me falta)
    tbm n procuro tapar o sol com a peneira nem me justificar nos erros dos outros.
    Quero um tempo de Deus para ser um bom servo.

  12. Temos muitos pastores neste perfil.
    É interessante informar que todos sabe da responsabilidade que carrega quando assume um ministério , deixa com DEUS e não julgamos para não sermos julgados.

  13. Alguns pastores são tão críticos. Falam tanto em correção e ética em seus discursos e debates em rádios.

    São omissos, não citam nomes ou denominações apesar de se arvorarem como pilares de justiça.

    Conheço vários que criticam a teologia da prosperidade, mas, em suas estações próprias de rádio, arrendam/fariam os horários para QUALQUER tipo de igreja que se auto-denomina, evangélica.

    Postos mensagens que a programação a seguir é responsabilidade de seus idealizadores, enchem o bolso e fim.

    Que tanta santidade é esta?

DEIXE UMA RESPOSTA