Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza.
Provérbios 14:12-13
Os caminhos mais procurados hoje são atalhos. Tudo que possa chegar mais rápido, de forma menos árdua, e que traga mais resultados, então isto será considerado o melhor caminho. Não é atoa que a loteria cada dia mais acumula prêmios recordes, e o número de inscrições para o BBB só aumentam.
Muitos ao perceber que não conseguem ganhar na loteria e nem conseguem entrar para o BBB (isso é uma vantagem, acredite), então resolvem ir à luta pelo caminho mais difícil (porém com certeza muito mais nobre). Entretanto, em nossa jornada sempre ficaremos tentados a tomar atalhos, a buscar caminhos aparentemente mais fáceis, a tomar decisões onde muitas vezes colocamos o curto prazo à frente do duradouro.
E é disso que Salomão trata neste texto. Há caminhos que parecem bons e certos aos olhos do homem, mas no fim são caminhos de morte, irão conduzir à morte, à perdição. Existem caminhos que são muito claros que são de morte, como por exemplo as drogas, o vício. Percebemos claramente uma pessoa entrar para essa vida buscando alegria e satisfação, e no fim ir de auto-destruindo, chegando algumas vezes até a morte.
Porém, o pior caminho, não é aquele onde o mal é mais aparente, mas aquele que parece ser bom, tem aparência de bom, e tudo indica que no final tudo será perfeito, mas que no fim é uma grande armadilha.
Infelizmente, nossa sociedade hoje é cheia de armadilhas. Hoje ninguém mais pode ficar triste, tem remédio para tudo. Está meio deprimido? Tome esse comprimidinho aqui que vai levantar seu astral rapidinho. Está com dificuldades de dormir? Tem esse outro aqui que vai te fazer esquecer todos os seus problemas. Porém os remédios são apenas um atalho. Os problemas continuam lá.
O ser humano está em constante busca pela felicidade e todos os caminhos que busca e se envereda é pensando que no fim terá felicidade. Mas nem sempre é assim. Por isso Salomão diz: Até no riso, o coração pode sofrer. E a alegria pode terminar em tristeza.
Muitos entram em um relacionamento pensando ter encontrado a saída para sua vida. Tudo estava ruim, nada fazia sentido, agora achou a pessoa “perfeita”, lança nela todas suas expectativas para atingir a felicidade. Porém, aquilo que era para ser bom, saudável, se torna em sofrimento, dor. Relacionamentos doentes, pois o foco está em si mesmo e não no outro. Caminhos que levarão à dor, e no início são alegres.
A saída mais fácil para jovens recém-casados muitas vezes é buscar o divórcio. Porém, se diante de todas as dificuldades tendermos a desistir ou colocar a culpa no outro, nunca teremos um relacionamento duradouro e feliz. Por isso o casamento tem sido considerado uma instituição falida em nossa sociedade, não porque o casamento é ruim, mas porque somos uma sociedade falida, em busca de atalhos e que não conhece o verdadeiro caminho.
E hoje muitos tem um riso disfarçado. As máscaras são usadas por todos, afinal, se mostrarem toda a sua tristeza, toda a falta de sentido, não conseguirão nem conviver consigo mesmos. Preferem os comprimidinhos que disfarçam, ao invés de procurar o verdadeiro caminho que leva a vida.
Aceitar que está errado é muito difícil, mas pior ainda é continuar vivendo no erro. Qual caminho você tem escolhido? Até onde você está disposto a ir para ver o que acontece?
O caminho já foi mostrado.
Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6
Jesus é o único caminho. Não existem atalhos que levam a vida, apenas Ele.
Disse Jesus: …eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10b
Ore: Senhor Deus, Tu és o único e verdadeiro Deus. Não desejo mais viver uma vida de aparências, e caminhar por caminhos que levarão à dor, à destruição. Eu não sei o que é melhor para mim, mas o Senhor sabe. Não quero viver com um sorriso disfarçado em meus lábios. Desejo a Tua vida. Reconheço que Jesus é o único caminho. Perdoa os meus pecados. Que Jesus seja o meu Senhor e Salvador, em nome dEle que oro, Amém!