Artigos

O meu estômago homofóbico

Previous Article
A Palavra de Deus - Parte 2
Comments (22)
  1. jota oliveira disse:

    Oi Thiago, como vai?

    Quando vc expressa, e traz consigo o desconforto comungado por tantas pessoas, ao escrever:

    ´´Outra questão crucial: confessar publicamente o meu desconforto estomacal em relação aos gays…´´

    Na minha opinião, eu também não acho que isso seja uma ameaça MAS, apenas, falta de educação. Falta de respeito.

    E – aí sim, MAIS GRAVE, esse seu (e de tantos) desconforto, enquanto CRISTÃO, é estopim (justificadíssimo) para que gays lésbicas etc usem essa ´tempestade em copo d´água´ para se aproveitar da situação, buscando juridicamente proteção para tais ofensas. E no bojo disso, tentam enfiar goela a dentro da sociedade propostas de definição de gêneros, cartilhas gays. Precisamos ser mais cautelosos.

    Acho, portanto lamentável, como cristãos, expressar tal desconforto. Pois Jesus não teria, acredito, tal desconforto, como não teve nojo de tocar em leprosos. E Por que? Porque nosso Salvador dedicava-se objetivamente ao Seu objetivo santo: Salvar a NÓS, pecadores.

    Devemos seguir Seu exemplo, como discípulos que somos…?

    Li seu artigo e achei-o desnecessário, digo respeitosamente.

    Não sei se compreendi mal o que vc quis dizer, mas continuo acreditando que nós, cristãos, não devemos nos dar ao luxo de expressarmos tais ´azias´ sociais.

    ´´Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
    E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
    Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
    Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.´´(1 Coríntios 9:19-22)

    Em Cristo,
    Jota.

    1. Bereano Radical disse:

      Excelente Jota.

      Só para lembrar, ainda existem pessoas que se sentem desconfortáveis ao ver um negro(a) e uma branca(o) de mãos dadas.

  2. moisés disse:

    Certamente de opinião diferente posto em quadro separado de outros internautas.
    Realmente, concordo plenamente,que diante de ativismo tão ferrenho, de politica do caos, do fornecimento continuo de armas, contra a familia, a igreja a moral e bons costumes, abrimos aqui um grande precedente, para a entrada do anti-Cristo.
    sim isto é uma verdade, está mais do que claro que a militancia, gay ateia, com ajuda da onu unesco governo lula, abastece não somente com leis, mas verbas para perseguir, as instituições que ai estão.
    Não posso entender cristãos teologos, que permeiam o site, a não ser como alguns, que apenas como analfabetos funcionais, militam contra a igreja pastores e as missões, postam textos colados de ateus ou desviados do verdadeiro evangelho.
    Enquanto outros possam discordar, deste real enjoo que nos assombra ao ver dois homens ou mulheres em plena via pública aos beijos e abraços.
    a o longo de anos e com ações bem planejadas, vemos o anti -Cristo estabelecer seu reinado, até a chegada do caos, simples evidencia, o esfriamento da igreja, o grande numero de apostatas, o grande numero de desviados, dentro e fora da igreja.
    A perda de moral e bons costumes, o fim da familia como a conhecia , televisões e radio que outrora servia de entretenimento para toda familia, hoje claramente abertamente, fazem apologia gay e ateia, grande material de pornografia, falta de moral adultério, a comunicação, escrita falada televisada, voltada contra a igreja e a familia.
    Decisões históricas acontecem em nosso tempo, marcando claramente, a atuação de satã e seu reino leis que dão união estável com direito a adoção, para gays, cabe-me separar enquanto cidadãos, o direito a união civil direito de livre escolha, fazem o que quiserem quanto as suas vidas. Mas com relação a adoção, deve-se realmente ser tripudiada pela sociedade, estabelecida hetero afetiva, como fonte geradora de vida.
    Leis de privilégio, para uma pequena casta em detrimento de uma sociedade, ora temos o estatuto do menor e da juventude, este que na pratica, não funciona, vemos crianças espancadas até a morte seviciadas estupradas , e seus algozes entram e saem pelas portas da frente das delegacias e foruns, e ninguém as socorrem, e ainda corre nos meios politicos camara e senado projetos de lei, que desejam baixar a menor idade sexual, ou seja, abrir precedente na lei, para pedófilos para estrangeiros que vão ao brasil atras de sexo infantil, sem serem molestados, que vergonha.
    Quanto aos jovens infratores, ( bandido terriveis assassinos ) nosso congresso mais uma vez diz matem e roubem que até aos dezoito, está de boa, que equivalencia é esta com a familia estruturado no passado que aos dezeseis os jovens já estavam prontos para casar, constituir familia, e diga-se pequeno era o numero de divórcio e de menor abandonado, que familia existe hoje.
    vemos mais ainda que com todo avanço da ciencia, fica comprovado que ser gay é desvio de conduta é promiscuidade, não é gene, então não se nasce assim, não é doença segundo o conselho nacional de piscologia, então é perversão mesmo.
    Agora então para finalizar, se nós igreja do Senhor não levantar abandeira da familia moral e bons costumes, estamos aqui para que? será que joão batista encontraria na herança que aquele que profetizou , não ser digno de amarrar as sandalias que batizaria com fogo, que faria a diferença entre quem serve e quem não serve entre o impio eo justo, devemos nos calar e veja bem aqui em nenhum momento, deixo passar a impressão de ódio raiva ou pré conceito aos gays, aqui nãoo manifesto nenhum jogo ou pratica homofóbica, mas defendo o direito de que a igreja e seus pregadores, e estes interessados em falar a verdade se calem diante do caos, diante do anti-Cristo.
    IMAGINEM NOSSOS IRMÃOS DA IGREJA PRIMITIVA NEGAR A CRISTO POR CAUSA DA FOGUEIRA OU DA BOCA DOS LEÕES , AQUI FICA A PERGUNTA, SE COMBATO O BOM COMBATE, POSSO ME EMBARAÇAR COM AS COISAS DESTE MUNDO PERDIDO, OU DEVO FAZER PARA AGRADAR AQUELE QUE ME ALISTOU.
    PARABÉNS BELA REPORTAGEM E SAIBA TAMBÉM SINTO NOJO

    1. Bereano Radical disse:

      “No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou completamente Samaria e levou Israel cativo para a Assíria. Ele os estabeleceu em Hala e junto a Habor, rio de Gozã, e nas cidades dos medos”.

      “E isso ocorreu porque os israelitas tinham pecado contra Yahweh, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito, e porque haviam adorado outros deuses, 8e seguiram as tradições e costumes das nações que o SENHOR tinha expulsado da presença dos filhos de Israel, e outras práticas pagãs que os próprios reis de Israel introduziram. 9Os israelitas também agiram de forma pecaminosa, em secreto, contra Yahweh, o seu Deus”.

      Ninguém pode se levantar contra Deus e vencer. Deus é quem entregou Israel nas mãos das nações, porque se desviaram dos caminhos de Deus. Se a igreja (instituição) está esfriando e perdendo espaço para o mundo, é culpa dela mesma. Ela mesma está se destruindo por dentro. E pior, está querendo se consertar por fora. Está querendo tirar o cisco do mundo, com uma enorme trave no olho. Acha que Deus, que não poupou Israel, vai poupar as igrejas que estão se contaminando?

      “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
      E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
      Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
      E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
      (Apocalipse 2:20-23).

      Portanto, parem com essa desculpa esfarrapada de militância gay e atéia, são vocês que estão se prostituindo, se tornando mal falados entre as nações, se tornando vitupério para os seus inimigos, por seus próprios pecados e por sua própria iniquidade. E eu lamento por isso, porque de certa forma, mesmo me negando, são o meu povo.

      1. moisés disse:

        SÓ PORQUE FAZES MILITANCIA ]ATEIA E GAY SERA QUE EM NENHUM MOMENTO PODES LER E INTERPRETAR USAR DE HERMENEUTICA E EXEGESE , NÃO INTERPRETOU SÓMENTE DISPARAS COMO UM ATIRADOR LOUCO, NENHUM MOMENTO OLHOU O CENÁRIO A SE DESENROLAR, DA NAÇÃO BRASILEIRO, TORNOU O TEU POST PESSOAL, ATACOU SEM MOTIVOS SE EXIMIU DE QUALQUER CULPA, E EU SEI BEM PORQUE, NA VERDADE, STARDUST BEREANO SÃO A MESMA PESSOA E UNICOS A POSTAR TEXTOS COLADOS DE DESVIADOS E ATEUS GAYS AQUI NO SITE, ENTÃO ESTA CULPA É TUA, E DESTES QUE TE PATROCINAM OS ATIVISTAS ATEU GAYS…FICA CLARO EVIDENTE TEU ATAQUE, MOSTRANDO APENAS QUE MAIS UMA VEZ CAI TUA MASCARA STARDUST BEREANO

        1. Paulo disse:

          Quando clamando começa a gritar em caixa alta e’ pq alguem tocou nos seus nervos rsrs

          1. Bereano Radical disse:

            É porque está na hora de tomar os remédios dele.

          2. Paulo disse:

            Verdade hahaha

          3. moisés disse:

            perdeu levaram um toco tentam agora na ironia não funcionou heheh é podem tirar a roupa e irem pescar

    2. jota oliveira disse:

      Não fomos chamados pra sentirmos nojo, Moisés.

      Afinal nós cristãos não somos nada, já que negamos a nós mesmos pra seguir a Cristo.
      Continuo achando anti-bíblico e anti-cristão ficar expondo tais enjôos. Jesus veio para salvar, não pra ficar tendo enjôos:

      ´´Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.´´ (João 12:47)

      Como vc vai alcançar tais pessoas, se elas te repugnam?

      1. moisés disse:

        meu querido amigo, vejo que não se tratou de entender ou usei mal a hermeneutica, nos dois casos gostaria de ratificar, não minhas palavras, mas aquilo a qual tu mal entendeu, nem eu ou o escritor em momento algum relatamos nojo ou enjoo dos homossexuais os gays, mas sim da pratica promiscua, a mesm que levou DEUS a mandar fogo e enxofre em sodoma e gomorra, concordo jesus morreu por todos( aqueles que o recebem como salvador e sofrem o batismo de arrependimento se tornam novas criaturas e nenhuma condenação agora para eles, compreende, é preciso aceitar e se arrepender, fora disto, estão já condenados diz a palavra, e em varios lugares ficaram de fora, compreende, não se trata de pecuinha mas de nojo da pratica do ativismo, o mesmo que colocou sinais do diabo nos livros escolares, que fabricou o kit gay que fomentou a pl 122, isto tudo da enjoo, se não incomoda ao irmão alguma coisa esta errado, ou como diz paulo aos romanos , que não só sabem que são dignos de morte os que tais coisas praticam bem como aqueles que com eles anuem ou consentem, concordar é a morte está escrito

        1. Paulo disse:

          Clamando adora falar de hermeneutica e exegese para se dar um ar de professor pardal rsrsrs

        2. jota oliveira disse:

          Interessante sua colocação, Moisés.

          Mas devemos levar em conta que Sodoma e Gomorra foram condenadas sob a Lei da Antiga Aliança (A alma que pecar, essa morrerá). Contudo, estamos hj na dispensação da Graça da Nova Aliança de Jesus.

          ´´Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que CONDENASSE o mundo, mas para que o mundo fosse SALVO por Ele.´´ (João 3:17)

          E mesmo na Antiga Aliança, Deus o SENHOR já sinaliza o Evangelho da Graça, leia:

          ´´Desejaria Eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?´´ (Ezequiel 18:23)

          Que coração Deus tem, hum? Ele é benigno e longânimo. Nós, nem tanto…

          É óbvio que não fiz nenhuma apologia à ditadura gay, como vc sugeriu.

          Minha colocação é que estamos sob a Dispensação da GRAÇA, período em que todas as pessoas são chamadas ao arrependimento. E, como é Deus quem julga, e não nós (ainda bem…, pois como salmodiou Davi, ´´horrenda coisa é cair nas mãos dos homens), não nos cabe ficar passando mal pelo que vemos, antes, orarmos pelo arrependimento e conversão ao Evangelho. É realmente difícil entender esta premissa…?

          Por fim, rsrsr, vc citou: ´´ são dignos de morte os que tais coisas praticam bem como aqueles que com eles ANUEM ou CONSENTEM, CONCORDAR é a morte está escrito.´´

          Onde vc leu que eu consenti?, que eu concordei?

          Bom, esse tipo de conversa não leva a nada. Continue, cristão, tendo enjôos, como quem é melhor que os outros.

          Abraço respeitoso.

          1. moisés disse:

            RESPEITOSAMENTE PAULO DIZ EM ROMANOS ESTE NO NOVO TESTAMENTO E DEBAIXO DA GRAÇA, NÃO SOMENTE SABEM QUE SÃO DIGNOS DE MORTE AQUELES QUE PRATICAM TAIS COISAS, BEM COMO AQUELES QUE CONSENTEM, TAMBÉM JOÃO EM APOCALIPSE É BEM CLARO OS EFEMINADOS FICARÃO DE FORA, ENTÃO MAIS UMA VEZ CLAREANDO APENAS QUE NÃO ENJTENDEU, DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU UNICO FILHO , PARA QUE TODO AQUELE QUE CRER NÃO MORRA MAS TENHA A VIDA ETERENA, LOGO CRER SIGNIFICA NASCER DE NOVO

  3. jota oliveira disse:

    O Leandro Torreal comentou, lá em cima, via facebook:

    ´essa aversao eu combati. ELA EH FRUTO DE PRECONCEITO.´

    Bem colocado, Leandro.

    Pessoal, deixem de ser cristãos cafuçus, bora aprender, em nome de Jesus, a respeitar as pessoas, pois esta rejeição só atrapalha a divulgação do Evangelho, além de fazer com q os cristãos sejam vistos como ´donos da verdade, que têm o direito de julgar x ou y´.

    O cristianismo aqui no Brasil é perseguido pela IGNORÂNCIA de seus seguidores, e não por defenderam os ensinamentos de Cristo.

    Não sei como vcs não têm vergonha disso!

    Como já ouvi falar, ´´Só Deus na causa´´.

    Que vergonha…

  4. jota oliveira disse:

    Em tempo: Esse Thiago Cortês É CRISTÃO?

    Pois pelo que diz, não parece.

  5. Hericson mendes disse:

    O jota oliveira chegou de mansinho todo educado agora ta colocando as asinhas de fora.

    1. jota oliveira disse:

      Rsrsrs, pq vc diz isso, Hericson?, eu não continuo educado não?

      Abraço educado 🙂

  6. jota oliveira disse:

    Moisés, acho que vc só esqueceu de um detalhe:

    Eles PODEM se arrepender! Que bom que Deus não é como vc, hein?

    o_O …

    1. clamando disse:

      É VERDADE IRMÃO EU SOU MAL

  7. Igor disse:

    Thiago, você teve a oportunidade de consumir mais cultura do que enorme parte da população mundial e é assustador que precise ser advertido sobre uma opinião tão triste a respeito de uma questão tão elementar. Mas vamos à boa ação do dia.

    É óbvio que sua confissão primeira é verdadeira, disso não duvido. Mas mais óbvio ainda é que isso NÃO é uma questão fisiológica, como você quer fazer parecer em sua metáfora do “estômago homofóbico”: é uma construção social. Se você não tivesse sido submetido, desde que nasceu, a um mundo em que “mulher com mulher” é fantasia para os homens, enquanto “barbados se beijando” é nojento (afinal, a opinião comum é tão reducionista quanto sem sentido – “cada um dá o que é seu, contanto que entre quatro paredes”), provavelmente não pensaria assim . Repare, num contexto geral, até mesmo mulheres compartilham dessa opinião, porque “mulher com mulher é delicado e homem com homem é grosseiro”. Esse é o mundo que encontramos ao nascer e é realmente difícil enxergar outras perspectivas. Ou seja, sua reação não tem nada de “misteriosa”.

    Misteriosa, pra mim, é a fórmula que você usa para construir sua argumentação. Você baseia grande parte do texto na “definição clássica” de homofobia. Sem entrar nos méritos de sua fonte sobre tal definição, o uso dela como argumento, por si só, já caracteriza uma inconsistência. É absolutamente temeroso, em um mundo que tanto evoluiu nas últimas décadas (pra não dizer século), continuar apoiando-se em definições clássicas. E é aí que reside o mistério: você faz isso inconscientemente, ou seja, por crer em algo, desconsidera automaticamente outras facetas, ou, pior, você conscientemente quer fazer crer que a “definição clássica” de um conceito tão amplo e abrangente é o bastante para legitimar uma opinião rasa?

    Acredito na primeira hipótese (senão não teria motivos para estar neste debate), então, continuemos. Para isso é
    bom esclarecer uma coisa: o que interessa NÃO é a definição clássica de homofobia. É o hoje, o agora. É o que toda a evolução e a experiência de séculos e séculos às custas de vidas inocentes ensinaram pra nós (quando digo nós, refiro-me à humanidade, não apenas a mim e a você). E o que homofobia significa hoje é aversão irreprimível, repugnância, ódio, preconceito. Há cinco anos atrás (cinco anos!!!), forçar sexo anal em alguém, mediante o emprego de violência ou o que mais lhe passar pela cabeça, não era considerado estupro, além de uma série de outros absurdos. Felizmente e, novamente, às custas de sofrimento e muitas, muitas vidas perdidas, as coisas vão mudando aos poucos. Isso é o que nos diferencia dos outros animais, a nossa capacidade de aprender com as nossas experiências. Não dependemos exclusivamente de instinto ou temos de ser condicionados a algo. Por isso, Thiago, não faz sentido tentar explicar o mundo de agora tendo como base apenas uma “definição clássica”, principalmente quando esta se mostra absolutamente incompleta.

    Outra grande falácia argumentativa do seu texto (aliás, bastante comum nos mais variados tipos de discussão) é tentar legitimar sua opinião em cima da emitida por alguma personalidade destacadamente reconhecida por seus feitos em qualquer área (geralmente uma frase homofóbica – ou coloque aqui o preconceito que quiser, racismo, machismo etc. -, de um autor igualmente homofóbico, com objetivo de endossar uma opinião que na maioria das vezes é ainda mais homofóbica). O fato de Orwell ter sido um escritor brilhante não faz de sua opinião sobre um assunto específico algo irretocável. Tampouco sua postura libertária em “tantas frentes” o credencia a lutar por todas as que se apresentarem como necessárias.

    Nunca vi ninguém (a sério) tentando “ampliar” direitos civis legítimos. Nunca vi ninguém (novamente, a sério) tentando “patrulhar” estômagos quanto a opiniões tais quais a sua. O problema é outro. Um exemplo simples: no Chile, há um lanche chamado italiano. É um cachorro-quente quase como o nosso. Quase por um “pequeno” detalhe: ele vem com uma pasta de abacate como parte do recheio (e é BEM caprichada). Quando fui pra lá e provei o lanche, gostei. Mas poderia não ter gostado, afinal, meu estômago não tá acostumado com aquilo (e, olha que surpresa, pros chilenos, que nasceram achando comum comer abacate com pão, molho de tomate, maionese e salsicha, o italiano é só mais um lanche, tem quem goste, quem não goste, mas não há nada de “estranho” nele). Mas uma coisa seria eu não gostar do italiano. Seria simplesmente não comê-lo. Se não tivesse gostado “da cara”, não deveria nem tê-lo experimentado. Ponto. Agora, outra coisa completamente diferente seria parar todo mundo que eu encontrasse na rua comendo um italiano pra dizer o quanto sua atitude é imoral e que aquilo deveria ser feito somente dentro de casa, porque meu estômago não aguenta; outra coisa seria achar que o meu gosto deve ser o de todos; outra coisa seria reduzir aquela pessoa a um “comedor de italianos”; outra coisa seria achar Santiago uma cidade que não foi feita para a família (e aqui é importante lembrar que o conceito de família é MUITO mais abrangente do que papai, mamãe e filhinhos, que representam “apenas” 54,9% das famílias brasileiras – repare na fonte que uso para os dados do IBGE http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-nova-familia-brasileira-ibge#Segue%20texto).

    Bom, acho que meu ponto já ficou claro e, pra não precisar ficar desconstruindo cada uma das suas frases com silogismos tão simples, basta dizer o que você mesmo concluiu. De fato, sua opinião particular não é relevante. O problema não é você. O problema é a estrutura sociocultural que você contesta de maneira tão estanque, Thiago, e que é justamente o que retroalimenta opiniões como a sua. O problema não é inventarem algo para “curar” o seu estômago. O problema é curar um sistema que faz você acreditar que nasceu com um estômago assim e não que ele simplesmente ficou assim porque você passou a vida inteira achando que “normal” é consumir um único tipo de alimento. E você não precisa consumir o italiano se não gostar, basta deixar em paz quem quer fazê-lo, assim como você tem paz para consumir o seu cachorro-quente como bem entender.

    Abraço!

  8. Tiago Cortês,você está movido pelo ódio e homofobia contra gays.Deixa a sexualidade dos
    outros pra lá e cuida de sua vida,rapaz.Não seja tolo,quem julga os outros é DEUS.Tinha um
    vizinho que sofria deste mesmo problema estomacal.Resultado:Não demorou para adquirir
    um câncer de próstata – e este câncer fica em cima do ânus,bem no ponto g.Foi uma luta pela
    vida.O ânus virou um fole velho de tanto operar,desoperar e ser mexido.Tentou fazer amiades
    com gays,mas foi em vão.A família acha que foi castigo de DEUS por ter a língua venenosa
    contra os gays.DEUS não castiga ninguém,mas o ódio sim.Este gera câncer e faz perder até
    a salvação.Ele foi traído pelo ódio e homofobia que ele mesmo alimentou e gardou dentro dele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.