O “Autismo” evangélico, seus aproveitadores e suas consequências.

14

No Ano passado quando o país saiu às ruas, boa parte das igrejas se manteve inerte.

Em seus cultos de “vitória”, alheia ao cenário que além das mortes e da expressão clara da inocência de um povo, continha também, a síntese da falta de justiça;  a mesma falta tão condenada por Deus através da história e ao mesmo tempo tão cobrada de seu povo no velho testamento e exemplificada, vivida, ensinada e finalmente diante de Deus, consumada em Jesus Cristo no novo testamento.

Distante, como se fossemos de outro planeta, a igreja seguia, tapando os ouvidos à realidade que oprimia a todos e até aos que se julgavam e ainda hoje, se julgam, passageiros das “Aerolíneas do céu” na sala vip, aguardando o voo para a Nova Jerusalém, com ar condicionado e Coca-cola gelada (a última do deserto), porque afinal, o melhor desta terra são para eles, não importa de onde venha, ou se o resto do mundo geme enquanto isso…  O negocio, é possuir o melhor, ter o melhor, porque Deus, ora…  Deus está pouco ligando para o mundo que não quer ir pra igreja e não deu ouvidos ao Malafaia contribuindo com suas campanhas!  Ele é o Deus do: “Escreveu, não leu…o Pau comeu!”

Lembro-me que na época, fiquei tão indignado com a postura alheia dos chamados “cristãos”, que escrevi um artigo que foi publicado aqui: “Futebol, igreja vazia e a sub-vitória”.

No texto, falava do dia em que o Brasil enfrentou a Espanha pela Copa das confederações e mesmo depois de tudo o que já havia acontecido nas ruas, a igreja estava (em grande parte dos templos) vazia em seus cultos.

Nada anormal para um país que ainda não amadureceu e curte de montão, o “Pão e Circo” que lhe é oferecido; A surpresa não era essa; Era a “cara de pau” do pastor que já era um “amalgama” dos pastores da prosperidade, aqueles que falam de bênçãos e vitórias enquanto os membros de sua igreja e o resto do país sofrem necessidades básicas.  Ele, um líder respeitado, limitou-se a justificar a falta dos membros com o futebol e a ignorar o resto de toda a situação (sobretudo, a semana que antecedia a final da tal copa), dizendo às seguintes palavras: “…Uma coisa peço aos irmãos: Não fiquem tristes se o Brasil perder!”  e deu por terminado o show… Ops! Digo,… O culto.

Era o cúmulo da alienação, “fresquinha”, saindo de mais uma “fornada” , direto da igreja…

O Brasil já havia perdido e nem ele nem os seus “confederados” haviam se dado conta!

Era julho de 2013; O Brasil passava por uma prova de que muita sujeira precisava ser limpa pois o povo exigia isso.  A igreja evangélica como instituição manteve-se em grande parte alheia.  O Silas Malafaia veio a público e tentou tomar parte na noticia dando sua opinião e “influenciando” a classe que ainda o ouvia, sem no entanto orientá-la à uma posição cristã, de fato…  Tal como ocorre hoje na fala da maioria dos pastores.

O Tempo passou…

No entanto, como se regredíssemos, a situação do Brasil piorou para bons e mal entendedores…

A igreja tem sim, saído de seus guetos porque muita denuncia sobre dentro e fora dela tem sido feita e, a mesma ação do Espirito santo que a meu ver, “motivou” todo o pedido de justiça de um povo, tem feito com que os cristãos atentos à sua voz entendam que, tapar os ouvidos ao clamor do oprimido, não lutar por justiça, não assistir ao pobre em suas necessidades seja qual pobreza for e, sobretudo, agir como se fossemos de outro mundo, nada tem a ver com o motivo pelo qual fomos chamados.

Nada disso tem a ver com a vinda, com a vida e com a morte e ressurreição de Jesus.

Nada Disso tem a ver com o velho testamento, por mais que líderes, “megalômanos” galopantes o usem para, ao modo de Israel, fundar  um “estado crente”, insano, que só poderia encontrar respaldo em suas mentes alienadas.

A prova de que pioramos como país está bem debaixo de nossos narizes…

A prova de que pioramos como igreja, também.

Entretanto, a prova de que o Espirito santo tem congregado os seus, fazendo deles “cartas vivas” para este tempo, fazendo-os propícios e atuantes em seu amor,  só tem, os que escutam a sua voz.

 

E aí eu lhe pergunto:

Você ouve ao Malafaia, em suas novas campanhas com o Mike Murdock,  à Marisa Lobo em suas sandices em busca de sua candidatura??

Você ouve a pregadores e líderes que juram seguir a Jesus, mas que se distanciam cada vez mais dele?

Está à espera de que o Marco Feliciano ou outro, venha a fundar o país evangélico em que não haverá mais resistência aos desmandos dos “crentes”?

Ou resolveu finalmente parar para tentar ouvir e saber o que o Espirito Santo que deveria ter a primazia em seus ouvidos, está tentando dizer a eles?

 

A resposta à pergunta, é pra que você mesmo a ouça.

 

Porque se você não a ouvir…

 

 

Rogério Ribeiro

 

 

COMPARTILHAR
Rogério Ribeiro é um cristão livre do sistema religioso. É Cineasta, roteirista e cronista. Escreve no blog "edição de amanhã", no "Antireligiosidade (http://antirel.blogspot.com.br/), entre outros. É autor de "Descansado sobre a Relva", livro que fala do relacionamento pessoal com Jesus Cristo, acima de qualquer coisa ou "impedimento" proposto pelo mundo religioso. Observador atento, Rogério Ribeiro aceitou o dever de alertar a igreja e, desde então é um compromissado "atalaia" dos nossos dias, às ordens de um só Senhor: Jesus Cristo.

14 COMENTÁRIOS

  1. A grande maioria das igrejas evangélicas estão ganhando rios e rios de dinheiro,votos para
    se perpetuarem no poder,e nada de fraternidade de fato e de verdade com os necessitados.
    Dizem que estão fazendo a obra de DEUS.Estão ricas,milionárias,bilionárias,mas pobres ,
    avarentas,egoístas e mesquinhas…Estão mortas espiritualmente,mergulhadas no fundo
    do poço.Quanto ao seu texto, é excelente.Parabéns pela mensagem coerente.Que DEUS
    proteja a todos.Amém.

  2. Bem, eu penso que a coerencia nunca será prova de verdade, há tantos teólogos coerentes que só falam barbaridades. Pensam que um curso de teologia lhes faz conhecedores plenos do que pertence a Deus ou ao propeio Deus.
    Quem tem o Espirito, discenirá o que alguns chamam de “Notícia Gospel”, talvez até sejam NGospel, porque envolvem evangelicos, mas há que perceber o porquê de tais Notícias.
    A igreja nos ultimoa dias vem sendo ainda mais perseguida.
    Deus abençoe sua via Rogerio Ribeiro.
    Deus abençoe a todos e dê graça!

  3. Rogério Ribeiro, Raquel Elana e outros desse naipe tem uma tarefa árdua a ser cumprida no meio onde estão inseridos. Que consciências iluminadas semelhantes a essas possam ser levantadas nesse meio onde, infelizmente, impera o obscurantismo. Se de um lado a verdade liberta de outro o fanatismo cega. É preciso arrancar dessas lideranças espúrias, desses estelionatários da fé essas pobres e incautas ovelhas que foram e estão sendo ardilosamente conduzidas para o abismo da ignorância. Parabéns Raquel, parabéns Rogério. FORA, Malafaia, Feliciano, Macedo, Marisa Lobo, Waldomiro etc,,,

  4. KKKKKKKKKESTA FOI DE MATAR TANTO TRABALHO SÓ PARA FALAR DE MARISA LOBO E SILAS MALAFAIA, SE AUTO INTITULOU MÃO DE DEUS AUTOR E REPRESENTANTE MAXIMO DO POVO DE DEUS , JULGOU E CONDENOU…VERDADEIRAMENTE, MELHOR MALAFAIA E MARISA DO QUE ROGÉRIO E RQUEL SIM E CLARO DE SE VER…ESTES DOIS A FAVOR DA PORTAS DO FUNDOS E DE GAYS, E SILAS E MARISA LUTANDO PARA ACABAR COM A PORTA DOS FUNDOS E COM O PRIVILÉGIO, ORA OS QUE SÃO CRENTES DE VERDADE CRISTÃO ATUANTES, LOGO SABERÃO JULGAR RQUEL E ROGÉRIO APOLOGIA SATANICA A FAVOR DESTA BESTIALIDADE DA PORTA DOS FUNDOS E DOS GAYS,….MALAFAIA E MARISA OPOSITORES E GUERREIROS EM PROL DA FAMILIA DA IGREJA DA MORAL E BONS COSTUMES..LOGO SE TIVER DE ESCOLHER UM PARTIDO SILAS E MARISA ME REPRESENTAM E MINHA IDÉIA DE CRISTÃO, JA RAQUEL E ROGÉRIO REPRESENTAM TUDO AQUILO QUE A IGREJA E A BÍBLIA CONDENAM ENTÃO SÃO ATIVISTAS APENAS ATEUS

    • Acompanho desde inicio de 2012, alguns sites, twittes , blogs evangelicos e a cada dia lendo as mensagens e textos postados me espanto mais com a ingenuidade de uma parte dos evangelicos do Brasil, que incorporam como verdades absolutas,sem antes pensar, refletir e concluir a sua propria opiniao sobre o fato, tudo que alguns que se nomeiam cristoes, lideres, pastor, oportunistas como por exemplo a Marisas lobo dizem, tornado-se bonecos de fantoche nas maos deles.
      Agora consigo compreender como valdemiro, edir macedo, malafaia, RR soares, Feliciano e outros, conseguem tanto dinheiro para patrocinar os seus programas,vender os seus produtos, livros, cds, dvds, ficando cada dia mais ricos, e´so ir na tv , na internet etc e fazer um discurso sensacionalista, hipocrita que esses evangelicos , que chamo de ingenuo ,o aplaudem,compram seus produtos,lhe dao dinheiro,votam neles,sem duvidar no que esta sendo falado e pior ainda se tornando um papagaio repetindo o que falam.
      O mundo evangelico hj, parece ser o meio mais facil para progredir na vida, para se tornar conhecido e parece favorecer os oportunistas, porque basta ter um discurso contra gays, abortos, drogas, prostituicao, defender a familia tradicional, se dizer perseguida por ser crista, declarar guerra contra os inimigos da fe ou mesmo se declarar cristao, falar de Deus, que as pessoas o seguem, o nomeiam de lider, de homem ou mulher de Deus, sem antes ver o que esta por tras disso e os seguem como robozinhos, obedecendo as suas ordens. E para os que ousam pontuar isso, se diferenciar disso, esses ingenuos, ja estao preparados, por essas pessoas que os usam, manipulam, a nomea-los de ativistas gays, ateus ou mesmo de cristoes nao verdairos.
      Acordem, Deus nos deu inteligencia para pensarmos, refletirmos e nao para sermos robozinhos nas maos deoportunistas que se beneficiam da ignorancia de voces para proveito proprio.

      • PARABENS ENTÃO ESTA LIBERTA? ENTÃO PORQUE DEFENDEU ESTÁ TESE AQUI COMO SE A VERDADE ESTIVESSE CONTIGO, SE REALMENTE LIBERTA E NÃO ESCOLHERÁ NENHUM PARTIDO, NÃO HOUVESSE ARTICULADO POR RAQUEL E ROGÉRIO CERTAMENTE NÃO PASSARIA NEM POR AQUI, ESTARIA ORANDO OU QUEM SABE JEJUANDO, MAS AO PASSAR AQUI E TOMAR POSIÇÃO FEZ IGUAL A MIM, NÃO IGUAL PIOR

  5. Esse texto é uma verdadeira aberração feita as igrejas de uma forma geral !! quando o autor menciona que igrejas estão ganhado rios de dinheiro é porque ele tem por única programação e fonte de informação a TV e a internet, mas esquece de ir a campo, com um bom repórter faria.

    Talvez você não tenha conseguido o privilegio em entrar nas grandes favelas das nossas cidades e procurar uma igreja evangélica e o seu pastor para trocar algumas ideias ! o seu texto é com base nos meios de comunicação !! formadores de opinião ! tipo rede globo !!

    Você deveria ter no mínimo assistido o culto das grandes maiorais das igrejas para ver se realmente elas pregam qo que a TV demonstra para você ! minha sugestão visite as casas de recuperação de igrejas evangélicas !! visite o Haiti e procure conhecer os missionários que la estão !! são de igrejas evangélicas muitos !!

    Você não pode generalizar um povo de milhões de pessoas po conta de 3 ou 4 pastores que estão na mídia !! te desafio a falar nome de outros pastores fora os das mídias que ganham esses rios de dinheiro como vc mesmo disse !! seja um reporte responsável ! a igreja tem ajudado muito essa nação !! não precisamos fazer propagando !! do reino dos céus !!

    • Acredito que criticar essas pessoas apenas, sem olharmos para nos mesmos,nao adianta nada, o texto se esvazia e nao provoca nenhuma transformacao,temos que examinar qual a nossa parte de responsabilidade, as pessoas nao se controe sozinho. Hitler para conseguir o dominio da alemanha e fazer o que fez, precisou que outras pessoas ouvissem as suas ideias se identificassem e alienassem nelas, essas mesmas pessoas quando acordaram do sonho e perceberam o que tinham feito, se assustaram e tentaram voltar atras so que ja era tarde.

  6. Onde moro não vi igreja católica fazendo missa na hora das manifestações, não vi espíritas, muçulmanos, aí você vem criticar os evangélicos por não terem feito um culto?

    Não vi ninguém entrevistando a religiosidade dos presentes nas manifestações.

    Eu fico aqui a imaginar se os evangélicos tivessem cantando uma canção gospel, aí sim a ripa seria total dizendo que querem aparecer, que são fundamentalistas, que querem misturar tudo.

    Nenhuma igreja induziu seus fieis a participar das manifestações, inclusive a católica como nos aos sessenta que se teve fieis contra e a favor nas duas maiores concentrações, a de são paulo conduzida pela santa sé e a do rio, dos da esquerda, em que padres se juntaram, em síntese uma vela para os dois defuntos;

    Fique certo que nas evangélicas são o mesmo, uns pra esquerda outros pra direita.

    Estudar é bom.

    • diogo vc disse tudo,,,,no tempo do antigo testamento o povo tinha moisés e os sacerdotes como mediador,,,,hoje no tempo da graça, o unico mediador entre nós e DEUS é JESUS CRISTO ,,e nao precisamos dar satisfaçao da nossa vida pra um homem que se diz pastor ,,pois o pastor que está na biblia nao ´´é um homem engravatado e sim um dom que DEUS deu,, e eese dom foi dado pra ganhar almas e nao pra ganhar dinheiro sem trabalhar,,e pregar o evangelho nao é um trabalho e sim um mandamento, epor ser mandamento tem que ser pregado de graça como ordenou o verdadeiro pastor dizendo ,,,DE GRAÇA RECEBESTE E DE GRAÇA DÁ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here