Artigos

Batistas Nacionais discutem Pastorado Feminino. “Se a pauta passar, pode haver um racha”, afirma pastor.

Comments (28)
  1. STARDUST disse:

    MULHERES NÃO PODEM EXERCER MINISTÉRIO PASTORAL

    A bíblia é muito clara sobre o assunto. Aliás, até me admira ter denominação discutindo esse tema, visto a bíblia tratá-lo de forma tão contundente… quando eu vejo uma pessoa defendendo mulheres como pastoras, já percebo que tal pessoa não tem o hábito da leitura bíblica. Ministério pastoral é somente para homens.

    Jesus tinha diversas mulheres que o auxiliavam:

    “e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.” (Lucas 8:3)

    Apesar disso, o Senhor Jesus escolheu para ser seus discípulos (futuro apóstolos), 12 homens:

    ” E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.” (Lucas 6:13-16)

    Um desses discípulos, de nome judas se perdeu e a igreja primitiva escolheu outro para seu lugar… o substituto foi escolhido entre 2 homens:

    “Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias… E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1:23 e 26)

    Além desses fatos que comprovam que a igreja desde seu inicio nunca ordenou mulheres, fica a advertencia do apostolo paulo:

    “conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.” (I Coríntios 14:34)

    logo, se as mulheres não podem falar na igreja, como vão pregar em cima do altar?

    E ainda:

    “…e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:Aquele que for irrepreensível, MARIDO DE UMA MULHER , que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.” (tito 1:5b-6)

    Portanto, está mais que claro que mulheres não podem ser “pastoras”. O ministério pastoral é vedado à elas. Não há um relato sequer na bíblia de mulher com titulo de pastora, ou bispa, ou apostola ou seja lá qual for o nome que estão criando hoje em dia.

    Eu já disse… se algum amigo me convida para visitar a denominação dele, e ao entrar eu ver uma mulher dando uma de “pastora”, eu volto embora na mesma hora, pois sei que tal denominação não se pauta nas sagradas escrituras.

    1. Jair disse:

      Ter olhos pra ver e ouvido para ouvir é melhor do que ser cego ou surdo, por isto li esta pesteira, escrita por um machista, na igreja que pastoreio com certeza vc nunca irá ser convidado..

      1. Daniel disse:

        Sobre 1 Coríntios 14:34. No contexto histórico em que o texto foi escrito as mulheres eram inferiorizadas e portanto proibidas de falar. Essa ideia machista não foi um mandamento de Deus.
        Algo que ouvi uma vez também diz respeito as mulheres que frequentavam o templo de Diana (deusa da caça, lua, virgem, estude sobre a mitologia grega). Estas mulheres eram não só extremamente “sabias”, eram usadas por demônios. O que ouvi é que elas poderiam ter começado discussões nas igrejas. Entre as mulheres que eram impedidas de falar (no templo de Diana elas teriam liberdade) e os homens que eram de certa forma leigos (nem todos tinham o conhecimento de Paulo, ou andaram com Jesus) Lembrando-os dessa lei Paulo queria conservar as varoas, ele era respeitado por elas/todos. Disse-lhes apenas que se sujeitassem as leis do homens. E não se encantassem/aceitasses as falsas promessas de Diana.

  2. clamando disse:

    PASTOR FALOU FALOU ENROLOU E NÃO DISSE AQUE VEIO,

    1. ADILSON ABREU disse:

      Então Débora foi uma farsa?
      Débora foi uma juíza descrita no livro de Juízes do Antigo Testamento da Bíblia e que teria liderado os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C..É a única mulher das Escrituras que alcançou um cargo político pelo seu próprio povo. Sua origem parece ser simples, pois o texto bíblico a menciona como esposa de Lapidote e que prestava atendimento como profetisa debaixo das palmeiras.Numa nação sedenta de espiritualidade, caracterizada pela rejeição de Deus e por uma determinação entre o povo de cada um agir a seu próprio modo, Débora foi, antes de tudo, uma conselheira,ao demonstrar sua liderança à sombra de uma palmeira próxima à sua casa, discutindo e sugerindo soluções para pessoas com problemas.Debora está em Juízes, capítulo 4

      1. Heli disse:

        Ela liderou uma batalha e nao ordenada a sacerdócio !!!!! Vocês são adeptos de feminismo e ficam acrescentando ordens a assuntos que estao muitos claros no contexto biblico

      2. STARDUST disse:

        “Debora está em Juízes, capítulo 4”

        portanto, está no velho testamento e não serve de parâmetro para a igreja de Cristo inserida no novo testamento.

        Débora não exercia um ministério pastoral, e nada tem a ver com a igreja instituida por Cristo em mateus 16:18.

        1. Daniel disse:

          Estou certo de que negar a palavra de Deus, posta no velho testamento, é um pecado. Mas, examine o homem a si mesmo.
          Jesus não veio para revogar a lei(velho testamento). Eu como carne de porco, pois não o considero pecado. Examine o homem a si mesmo.
          Por que não deixar que as mulheres se examinem e digam se são realmente enviadas de Deus. Muitos falsos profetas virão. Temos de apontar apenas quando ouvirmos seus ensinamentos. Como falar do que não conhecemos?

    2. Heli disse:

      Stardust esta certíssimo !!!!!!! E o que di a BÍBLIA

      1. Daniel disse:

        Estou certo de que um de nós está cego. Ou por seguir falsos ensinamentos, ou por tentar seguir seus próprios pensamentos dizendo estar baseados na palavra. O ultimo seria o meu caso. Espero que se assim for Deus me mostre que estou equivocado e perdoe-me. Peço a Deus, também, que abra nossos olhos e dos lideres das nossas congregações.

  3. Pr. Joversi Ferreira disse:

    A Convenção Batista Brasileira está neste mês debatendo o tema através da Ordem dos pastores. É uma vergonha como não se enxerga que se trata de um modismo trazido pelo avanço do feminismo para dentro da igreja
    Os argumento contra a ordenação feminina destacam base bíblica em textos que falam sobre igreja (1 Tm 2.12). Os argumentos favoráveis utilizam de textos que nada tem a ver com o governo eclesiástico (Gl 3.28).
    Os contra destacam o que acontecia na época da igreja primitiva e da igrejas dos primeiros séculos. Os favoráveis destacam a modernidade e o avanço das mulheres no século XX e XXI.
    Só cego para não ver essas coisas.

  4. Marcos Oliveira disse:

    As irmãs contribuem muito para o corpo de Cristo, muitas vezes até mais devotas do que os homens, porém, a Bíblia é clara quanto à função pastoral que deve ser exercida por Homens.

  5. wilson plaza disse:

    Querem moldar a Palavra de Deus ao seu bel-prazer, criando com isso heresias terríveis. Uma delas é a ordenação de mulheres ao pastorado. Isso é uma heresia! Não tem respaldo bíblico e posso provar! Desafio alguém a encontrar uma só linha na Bíblia defendendo isso. De onde, então, tiraram essa idéia? Certamente não foi da Bíblia, a Palavra de Deus.

    não é para desmerecer o ministério das mulheres, mas para fazê-las enxergar, que essa ordenação de “pastoras” não é bíblico, é humano, e totalmente carnal. A mulher nunca deve estar na posição de liderança espiritual, pois essa posição foi dada ao homem (Deus disse: Domine o homem). Isso é assim desde o princípio; Primeiro foi formado Adão, e depois Eva. Quando Deus criou Eva, a criou para ser ajudadora, auxiliadora. Ele não a criou para liderar. “Pastora” é uma posição de liderança e contrária à instituição Divina. Isto que está acontecendo em nosso meio é uma afronta ao nome de Deus. Deus quer usar todas as mulheres, mas usá-las no seu devido papel. Não queira ser o que Deus não disse que você é. Queira estar no centro da vontade de Deus, e o centro da vontade de Deus para as mulheres não é liderar, mas sim, ser submissa à vontade e os propósitos Divinos.

    Uma frase terrível que tem surgido nos seguimentos que ordenam mulheres ao pastorado é: Mulher de pastor é pastora, pois, Deus disse que seriam uma só carne. Que absurdo! Ainda usam a Palavra de Deus para tentarem dar bases as suas loucuras. O chamado é pessoal, o ministério é individual. Esposa de pastor não é pastora. Cuidado! Não aceite para sua vida títulos dados por homens, pois quantos hoje em dia estão atrás dos púlpitos sendo chamados de pastores e não o são. Foram colocados ali ou por amizades; ou porque foram filhos de pastores; ou porque tem dinheiro ou dão o maior dízimo. Mas o chamado pastoral está bem longe da vida deles! Isso é notório, mas só para aqueles que têm o conhecimento da Palavra. Os que não têm o conhecimento estão sendo destruídos, e destruindo as vidas dos novos na fé. Ordenam para prenderem o obreiro em suas igrejas, dando cargos o qual Deus não aprova. Torno a dizer, pastora é anti-bíblico, é uma heresia, é uma afronta à Palavra de Deus.

    Em nenhum episódio bíblico vemos a mulher como pastora, como líder espiritual. Débora, uma profetiza que julgou a Israel no período dos Juizes, foi usada por Deus como juíza e profetisa e nunca como um líder. Deus a usava como profeta, para entregar ao povo a Sua Palavra, mas Débora não era “pastora”. Baraque era quem liderava e estava no comando. Tanto que Deus usou Débora que disse para Baraque: “Levanta-te, pois esse é o dia que o Senhor tem dado a Sísera nas tuas mãos; por ventura, o Senhor não saiu diante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele”. (Jz 4.14)

    Deus chamou Moisés para liderar, para tirar o povo do Egito, e porque não chamou Miriã? Ela era profetiza! Então, porque não foi posta como líder? Não foi porque desde o princípio está no caráter de Deus dar o domínio e a liderança ao homem e não a mulher.

    Deus usou Débora e Miriã e continua usando as mulheres, mas não como “pastoras”, “diaconisas” e “bispas” [além de heréticas, algumas “pastoras” – e os que apóiam esta tolice – são analfabetas, pois tal palavra não existe no nosso vernáculo; o feminino de bispo é episcopisa], que são títulos atribuídos a quem esta à frente, liderando, e Deus nunca as chamou para tais posições.

    Em todo o Antigo e Novo Testamento – e em toda a Igreja Primitiva – nunca houve uma mulher que pastoreasse uma igreja. Quando o apóstolo Paulo escreve a Timóteo no capítulo 3.2 de usa primeira carta, diz: “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;”. Bispo é o mesmo que pastor, e com isso fica bem claro que na Igreja primitiva nunca uma mulher dirigiu uma Igreja.

    Os defensores da ordenação de pastoras baseiam-se em textos fora do seu contexto para criarem essas terríveis heresias. Por exemplo:

    Romanos 16:7 – quando Paulo faz menção do nome Júnias e Andrônico, notáveis entre os apóstolos. Dizem que Júnia era nome tanto de homem quanto de mulher no período neotestamentário e que não sabemos que gênero Paulo o usou em Romanos. Ocorre que Epifânio, o bispo de Salamina em Chipre, menciona Júnia de Rm 16.7 como sendo um homem que veio a ocupar o bispado de Apaméia da Síria. Concorda com isto o testemunho de Orígenes (morto em 252 D.C.), que num comentário em latim à carta aos Romanos se refere a Júnia no masculino. Então, temos uma saudação a dois apóstolos e não a uma “apóstola” como querem os defensores desta heresia.

    Atos 18 – Priscila e Áquila foram apresentados como ministros fiéis a Cristo. Dizem que o nome de Priscila foi mencionado primeiro provavelmente indicando que era mais “importante” no ministério que seu esposo. Acontece que Priscila, em lugar algum, é descrita como participante em uma atividade ministerial que esteja em contradição com I Tm 2: 11-14. Priscila e Áquila trouxeram Apolo até sua casa e ambos o discipularam, explicando a ele a Palavra de Deus de modo mais preciso (Atos 18:26).

    Gálatas 3:28 – “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Usam essa passagem para dizer que agora, em Cristo, foi quebrada a sujeição da mulher ao homem, imposta por causa do pecado de Adão e Eva. Que agora a mulher e o homem são iguais, inclusive, para exercerem posições eclesiásticas. Esse versículo nada tem a ver com tal afirmação. Lendo todo o capítulo (pois não devemos tirar um texto do seu contexto, isto causa heresia), fica claro ao que Paulo está se referindo. É a justificação pela fé, tanto homens como mulheres, de qualquer raça, ou povos, são justificados mediante a fé no sacrifício expiatório de Cristo. Todos os que estão em Cristo são novas criaturas, juntamente herdeiros da graça, da misericórdia, das bênçãos de Deus. Esse versículo não se refere à consagração de pastoras, e nem deixa de lado os padrões instituídos por Deus com relação ao casamento, e a liderança masculina.

    É provado cientificamente que a mulher é mais emotiva e mais frágil do que o homem. Ela necessita da presença masculina para se sentir mais segura e mais protegida. Isso é um fato. Não adianta somente ser sincera e ter boas intenções, o que Deus quer é obediência.

    Romanos 16.1 – Dizem: Se a mulher pôde ser diaconisa, como Febe, também pode ser pastora hoje. De forma alguma! A palavra grega “diakonos”, usada por Paulo em referência a Febe, não é um termo técnico e significa simplesmente “uma serva”. Paulo, ao aplicar este termo a Febe não diz que ela era uma oficial ordenada na igreja, mas sim que era uma serva. O Senhor Jesus usa o termo servo (diakonos) neste mesmo sentido não-técnico em Marcos 10:43, ao dizer: “qualquer que dentre vós quiser ser grande, será vosso serviçal”, ou servo (diakonos). O Senhor não disse, nem quis dizer aqui: “Qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso diácono”. Este termo é um substantivo comum e não próprio, referindo-se a um ofício na igreja. Febe era uma serva na igreja, do mesmo modo que tantas outras senhoras o foram em suas igrejas durante os séculos. Isto não significa que tinha um cargo (ofício ordenado) na igreja. Febe era serva, por causa de seus atos de caridade e hospitalidade, pois em Romanos 16:1-2 Paulo se refere a ela como hospedeira (literalmente uma ajudante), “porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo”. Febe ajudava muita gente em necessidade e era boa para com quem precisasse de bondade. Ela servia à igreja ao hospedar e socorrer os irmãos em Cristo. Não há nenhuma alusão no Novo Testamento de mulheres servindo como diaconisa.

    Portanto, a Bíblia é bem clara, e desde Gênesis a Apocalipse, em parte alguma, Deus dá a autoridade de domínio para a mulher. Mulher de pastor não é, e nunca será pastora. Isso é ridículo! Muitos pastores querem agradar as suas esposas com isso – ou receberem da igreja dois salários – ordenando-as a um cargo que não tem aprovação Divina.

    Argumento das 12 Tribos de Israel

    Porque o Senhor escolheu somente homens para serem os cabeças das tribos de Israel? Qual a probabilidade disso acontecer sem um propósito? Um meio (1/2) multiplicado por si 12 vezes, ou seja, uma chance em quatro mil e noventa e seis vezes (1/4096). É óbvio que todos os escolhidos pelo Senhor foram homens por ser esta uma exigência fundamental que Ele estabeleceu para ser um modelo de liderança entre o povo de Israel. Quando isso foi violado, resultou apenas em desgraças. Vejamos dois exemplos: 1- Jezabel, a rainha megera cultuadora de Baal; 2- A rainha Atalia, sórdida e assassina que quando foi executada o “povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz…” (2Cr. 23:21).

    Argumento dos 12 Apóstolos

    Porque Jesus Cristo escolheu somente homens para serem apóstolos? Qual a probabilidade disso acontecer sem um propósito? Um meio (1/2) multiplicado por si 12 vezes, ou seja, uma chance em quatro mil e noventa e seis vezes (1/4096). É óbvio que todos escolhidos por Jesus foram homens por ser esta uma exigência fundamental que O Mestre estabeleceu para ser um modelo de liderança na igreja. Isso não significa que Jesus não admitiu mulheres discípulas, muito pelo contrário. Muitas delas foram mulheres formidáveis que O serviam, mas não eram líderes. Isso não significa que quem não é líder não tem valor. Um desafio bíblico para se comparar com certas práticas missionárias: Quantas mulheres fundaram e lideraram Igrejas no Novo Testamento? Nenhuma! Foram auxiliadoras valiosas e até fundamentais, mas não ultrapassaram a função Divina.

    Jesus chamou doze homens. Doze líderes que lideraram rebanhos de uma forma tremenda, depois da ascensão de Cristo (com exceção de Judas). Porque então Cristo não chamou uma mulher para fazer parte dos doze? Simplesmente porque a mulher não foi chamada para liderar, e isso é muito claro.

    Argumento dos Escritores da Bíblia

    A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores. O livro de Salmos, por exemplo, por vários autores, e o livro de Hebreus, muito provavelmente por Paulo apóstolo, mas nenhum livro da Bíblia teve uma mulher como autora. Isso não significa que a mulher tenha menos capacidade intelectual ou espiritual. Entretanto, isso é uma clara mensagem de Deus para o Seu povo: Ele quer usar o homem na liderança. Isso é um fato incontestável que nenhuma feminista poderá jamais refutar. Ir de encontro a isso será uma rebeldia que cada uma irá carregar, arcando com as conseqüências.

    As mulheres são excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia, ensino e ajuda. Muito do ministério da Igreja depende das mulheres. As mulheres na igreja não estão restritas ao ministério de oração, mas o estão em relação à autoridade espiritual sobre os homens. As mulheres, tanto quanto os homens, são chamadas para demonstrar o fruto do Espírito (Gl 5:22-23) e a proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15).

    Deus ordenou que somente homens servissem em posições de autoridade de ensino espiritual na Igreja. Isto não é porque os homens sejam necessariamente professores com melhor qualificação ou porque as mulheres sejam inferiores ou menos inteligentes (o que não é o caso). É simplesmente a maneira que Deus designou para o funcionamento da Igreja. Isto não faz, de jeito algum, com que as mulheres sejam menos importantes, mas, ao invés, dá a elas um foco ministerial mais de acordo com o dom dado a elas por Deus.

    Para apoiar o ministério de mulheres teríamos que passar por cima de uma série de textos bíblicos: 1) Paulo ordenou apenas homens ao presbitério (At.14:23); 2) Nenhuma mulher foi chamada para acompanhar Paulo e Barnabé (At.13:1-3); 3) O Espírito Santo constituiu bispos e não “bispas” [episcopisa] (At.20:28); 4) Em Filipos havia bispos e diáconos, não havia “bispas” [episcopisas] e diaconisas (Fp.1:1); 5) Paulo não ensinou ordenação de mulheres (1Tm.3;1-5); 6) A ordenação ao ministério era realizada por intermédio do presbitério, que era composto de homens (1Tm.4:14; 5:17,22); 7) Em Creta apenas homens foram prescritos para o presbitério (Tt.1:5); 8) Pedro não menciona mulheres presbíteras em suas cartas (1Pe.5:1-4); 9) Tiago não incluiu as mulheres entre os presbíteros, para fazerem orações de fé (Tg.5:14); 10) Hebreus também não menciona mulheres entre os pastores (Hb.13:7,17).

    Ainda bem, que o supremo concílio da IPB já se manifestou e disse que na IPB ordenação feminina não existe.

    Wilson Plaza.

  6. A pergunta mais certa que deve ser feita não esta, a mulher pode ser pastora, mais sim esta, existe evidências bíblicas para mulher ser pastora?

  7. Sandro disse:

    É o velho machismo, que não aceita a emancipação feminina.

  8. Pitagoras disse:

    O que se poderia esperar de um livro escrito por machistas arrogantes ?

  9. marley disse:

    Faça me o favorrrrrrrrrrrr! o mundo está vivendo seus últimos dias! e as igrejas estão fazendo conferências para discutir estas coisas! Vão pregar a salvação e a volta de Cristo! Deus usa quem ele quer para atingir seu propósito, até porque quem faz a Obra é ele e não os “Homens”, cadê o amor que tanto Jesus pregou.Tenho visto é uma podridão nesse meio evangélico que acho que Deus não tá nada satisfeito com tudo isto. A Palavra de Deus tem que ser pregada e não está sendo, pois a palavra é amor. Por isto o movimento ateísta está crescendo, porque o Cristianismo não está atingindo o verdadeiro Alvo. Cristo realmente está adiando sua vinda por causa de tantas distorções, pois ele não quer que ninguém se perca e as “Igrejas” não estão cumprindo o seu chamado que é de : Ide e pregai o evangelho do Reino. ACORDA IGREJA

  10. Alex disse:

    Tantas mudanças pode ser mais uma.

  11. Daniel Gomes Pinto disse:

    Juiza não é o mesmo que PASTORA! Paulo não era machista, como muitas mulheres o tacham. Leia: 1 Co. 14:37. Mais: 1 Tm.2:12-14; Em Tt.2:4-5, o Apóstolo orientado pelo Espírito Santo diz que as mulheres MAIS VELHAS (experientes) podem ensinar nas Igrejas, A MULHERES MAIS JOVENS, E NÃO A HOMENS. E em 1 Co.7:34, está escrito com relação às mulheres, que “a solteira cuida das coisas do Senhor… porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido”. Não é suficiente? No estudo de “Obras da Carne”, destacamos “porfias” (do grego eris, que significa OPOSICÕES, LUTA POR POSIÇÃO DE DESTAQUE (Rm.1:29, 1 Co.1:11 e 3:3)- “emulções” (do grego zelos, significa RESSENTIMENTO, INVEJA DO SUCESSO DOS OUTROS (Rm.13:13; 1 Co. 3:3) – “pelejas” (do grego eritheia, significa AMBIÇÃO EGOÍSTA e COBIÇA DE PODER (2 Co.12:20; Fl.1:16-17). Um abraço. Danny

  12. Diogo disse:

    Que triste. Temos irmãos achando a Bíblia é preconceituosa. Quanto absurdo! O apóstolo Paulo já falava de direitos das mulheres em uma época machista. A palavra de Deus é atemporal e não há fundamento para o ministério pastoral feminino. De quem é a favor, infelizmente, só leio argumentos humanistas e racionalistas, além de uma distorção das escrituras. Deixemos o feminismo para o mundo. Oremos para que a igreja de Cristo volte às escrituras e deixe de lado todas as heresias. A Paz do Senhor, meus irmãos.

  13. Os textos explícitos da Escritura proíbem as mulheres de servir como pastoras. O modelo bíblico para os papéis da família apóia essa postura também. Não é uma questão de inferioridade ou valor, porque todas as pessoas são de igual valor, o que reflete a igualdade essencial da Divindade. É uma questão de função. Não há razão para incentivar as mulheres a serem pastoras, e há muitas razões para não fazê-lo.

    Pr. Aldenir Araújo – http://www.opregadorfiel.com.br

  14. Lucy Campos disse:

    Caros irmãos, João 8
    31 Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

    Sendo assim então a bíblia foi direcionada para os homens? Então querem dizer Jesus teria que direcionar ao homem como homem e a mulher como mulher? como provam que nesta multidão não havia presença de mulheres? A palavra diz: aos judeus que criam nele:
    “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” então esta palavra não se aplica nos dias atuais? foram só para os Judeus?
    de acordo com o dicionário: O que é discípulo: s.m. O que recebe disciplina ou instrução de outro, (de Jesus). Jesus chamou os 12 de apóstolos. fica ai a pergunta: hoje tem apóstolo?
    discípulo eu te afirmo que tem. ““Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.
    João 8
    2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
    3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
    4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
    5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
    6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
    7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
    8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
    9 Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
    10 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
    11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
    12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
    13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
    14 Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou.
    15 Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.
    16 E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
    17 E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.
    18 Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.
    19 Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
    20 Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora.
    21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir.
    22 Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?
    23 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
    24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
    25 Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
    26 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
    27 Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.
    28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.
    29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
    30 Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.
    31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele:
    “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”
    32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    – Jesus quando dizia ao povo, a multidão se referia a multidão mesmo! Ao povo mesmo! e não aos homens em particular. e para que não fique dúvidas.
    . Jesus foi o Mestre e único Pastor nos somos apenas servos. (E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado Efésios 4:11-12).
    Simplesmente para o ensino e não para cargo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.