A nova inquisição brasileira

25

Onde já se viu?! Estou perdendo a chance de ter opinião!
Não posso falar abertamente sobre minha simpatia pelos revolucionários que lutaram pela libertação da América Latina!
Falar de forma positiva de Bolívar, de Che, de Fidel, de Jango se tornou algo tão estigmatizado para os brasileiros que me sinto constrangido a ficar quieto.
Se eu desejar o bem da Dilma, então, o mundo rui sobre minha cabeça.
“Rafa, tu, um cara tão inteligente?!”, dizem.
Ora, talvez eu não seja tão inteligente assim, não é?!
Preferir a liberdade no pouco do que a escravidão no muito é pra mim algo natural demais. Sei que muitos hebreus não pensavam assim, quando no episódio do Êxodo, em que murmuraram até sua morte no deserto pela saudade das cebolas do Egito.
Eu acho Cuba interessantíssima! Uma ilhota que tinha quase toda sua terra produtiva nas mãos de norte americanos, que sugavam seu povo sem a menor misericórdia – como sempre fizeram conosco aqui no Brasil – até que revolucionários patriotas decidiram lutar e retomar o que era seu por direito.
Ao lado de Che, um herói não só argentino ou sulamericano, mas um ícone mundial da revolução e da luta pela soberania de nações colonizadas.
Isso é história! É sangrenta como qualquer história bíblica, porque é história de guerra!
Quando me mostro a favor da Guerra Civil dos Farrapos, logo me ‘tagueiam’ como um gaúcho separatista, mesmo eu não sendo nem gaúcho, nem separatista.
Este é o mundo brasileiro ordinário que eu vivo, infelizmente. Um mundinho onde todos passam seu tempo colocando tags nos outros, estigmatizando. Coisa de gente hipócrita que curte parecer melhor, mais culta, mais bem informada do que os outros nas redes sociais.
Coisa de gente nazifascista, que odeia a opinião contrária!
Eu sempre me identifiquei com o cristianismo/minoria, com a igreja perseguida, com os mártires. Por outro lado, a histórica igreja cristã romana das cruzadas, das inquisições, perseguições, fogueiras e torturas, essa sempre me revirou o estômago.
Hoje, muitos evangélicos brasileiros se tornam semelhantes a isso!
Quando vejo a postura iracunda e opressora de certo tele evangelista, logo me vem a mente um inquisidor. Quando vejo outro, demonstrando carinha de anjo, se expressando com fala mansa, logo me vem à mente um daqueles papas puxa sacos do nazismo.
Não gosto dessas pessoas, pois, pra mim, não são cristãos, na acepção etimológica mais original! São representantes de uma religião cristã, mas não pequenos cristos – termo que, aliás, nasceu carregado de sentimento pejorativo.
Eu rejeito os estigmas empreendidos por esta neo inquisição brasileira, oriundos de uma mentalidade moldada por pensamento facista, direitista e por radicais que se entendem “de bem”, defensores da moral e do cristianismo.
Hey! Eu sou cristão e gosto de Marx! Acho que ele foi um gênio, um filósofo que decifrou como ninguém o mundo moderno do ponto de vista econômico. Uma figura tão grande, tão inteligente e tão importante pra nós, pequenos trabalhadores deste mundo capitalista implacável.
Todos os trabalhadores do mundo devem tudo ao Marx!
Sou cristão e adoro ler Nietzche! Sou cristão e admiro o Comandante! Sou cristão e prefiro conhecer Cuba a Nova Iorque. Sou cristão e gostaria de conhecer Istambul antes de Jerusalém.
Sou cristão, não sou comunista, nem psdbista (eca!). Sou cristão e não sou petista, sou aspirante a anarquista, apartidário, porque entendo que este sistema está um lixo, tomado de bicho, de cancro (o que inclui as igrejas).
Sou cristão, defendo que os gays são livres para sê-lo e que não são doentes, como um monte de pastores dizem por aí.
Sou cristão, toco na noite, vivo entre os boêmios, sou amigo deles, frequento seus bares e suas casas. Como e bebo sentado à mesa com eles! Amo os pecadores e me sinto mais feliz com eles do que dentro de muitas comunidades que se auto intitulam cristãs, mas que do Cristo, nada têm.
Tenho a alma revolucionária, por isso me identifico com as minorias!
Sou mais meu pouco em liberdade do que a proposta de muito sob escravidão.
Sou mais Bolívar do que Bonaparte! Sou mais Gandhi do que Churchill! Sou mais Fidel, Che e Jango do que JFK! Sou mais a Dilma Guerrilheira do que o Aecio entreguista! Sou mais abaixo da linha do Equador do que acima! Sou mais a revolução pelo ideal do que a acomodação com o governo da besta mundial!
Sou cristão e sou mais meu pouco em liberdade do que a proposta de muito sob escravidão!
Sou cristão e quero continuar sendo livre, inclusive, para expressar o que penso e sinto!

COMPARTILHAR
Pastor, músico, compositor, poeta, jornalista, produtor musical, blogueiro, twitteiro, facebookeiro, observador da igreja dos últimos dias à serviço de Cristo.

25 COMENTÁRIOS

  1. Vc é tudo que falou, menos um brasileiro que ama o seu país e a liberdade que tem, para ser tudo o que disse ser!
    Vc é incoerente quando diz:
    “Sou mais a revolução pelo ideal do que a acomodação com o governo da besta mundial!
    Sou cristão e sou mais meu pouco em liberdade do que a proposta de muito sob escravidão!
    Sou cristão e quero continuar sendo livre, inclusive, para expressar o que penso e sinto!”

    Outra incoerência;
    “Sou mais a revolução pelo ideal do que a acomodação com o governo da besta mundial!”
    Vc acha que a besta sairá da extrema direita? Vá tirando seu cavalinho da chuva, pois a esquerda comunista e ateia já está produzindo a besta mundial! Espere pra ver…

    • A profetisa de Endor. Saul levantará no sepulcro para te condenar.Falsa profetisa.
      Vc e suas profetadas. Afff ter que aturar imbecilidade é ruim. Mas ajuda a exercitar a paciência. kkkkkkkkkkkkk

  2. Se você não e um discípulo de Jesus e não tem a mente de cristo e não espelha e contamina os locais , que frequenta ou as mesas onde se senta para comer e beber, com o evangelho do Reino, você não e diferente destes hipócritas engravatados. Afinal tudo o que ha no mundo concupiscência da carne concupiscência dos olhos e soberba da vida, O Reino dos Céus não e feito de anarquistas,políticos,comunistas,filósofos ou sábios segundo os próprios olhos, o Reino de Deus e feito de servos fieis e obedientes que não andam segundo o conselho dos impios,que não se detêm no caminho dos pecadores e não se assentam na roda dos escarnecedores. Esta mais do que na hora dos verdadeiros servos de Deus acordarem de seus sonos e buscarem o Senhor dos exércitos, estamos em grave contras as trevas, a hora mais escura esta chegando, e as fileiras da igreja estão desguarnecidas.Acorda povo de Deus parem de tolices e sandices

    • Eu me indignei com esse artigo deste colunista ! eu ainda acho que ele não ta nada bem !!
      Caiu aqui de para-quedas… ele tinha que cair um pouca mais acima !! Onde os irmãos Castro iria apara-lo ! Este Rapaz ainda diz ser cristão , e adora Max ! olha oque diz da sumidade !!!

      Eu sou cristão e gosto de Marx! Acho que ele foi um gênio,olga o diz da sumidade !Sou cristão e “adoro ler Nietzche” e ainda diz ser cristão , menos , menos !

  3. Defender Che Guevara? Pelo amor de Deus, é quase mesma coisa que defender Hitler.
    Aliás nenhum cristão deve amar algo acima de Jesus, seja ideologia, sistemas religiosos ou pessoas.

  4. Como é que pode alguém que se institua cristão defender uma ideologia descaradamente anticristã como o socialismo, comunismo e esquerdismo.
    Parece que não sabe das perseguições aos cristãos desde da Revolução Francesa até as Revoluções Comunistas???

  5. Prezado Pr.
    O texto é interessante. As nossas preferências, não devem ser questionadas, na visão de querer fazer com quê o amado mude à sua. Leitura sobre o passado histórico é muito bom. Contudo, procure ler os 2 lados e o 3º com isenção e, tire às suas conclusões.Gostaria de saber, quais os caminhos, o sr levaria à nossa pátria.Eu não gostaria de falar sobre Cuba, até porquê à liberdade que eu tenho e, lá são poucas para expressar.Lá Pr. 1 médico ganha 30 dólares p/mês e, tenho que entrar na fila para comprar banana. O Sr conhece o câmbio negro, para se adquirir 1 automóvel modelo 1970 ? Parece-me que Castro que “reabrir” às fronteiras para à modernidade e concorrência. Continue a pensar nesta “grande liberdade” que o Sr. tem, ofereça opções de soluções para à Sociedade onde o Sr. se encontra.Seja relevante na mesma.Cause diferença, não só por ideologia, mas por 1 modelo de vida que imite à Cristo.
    Sdç.

  6. RAFAEL

    Parabéns pelo teu artigo claro, limpo e esclarecedor. Foi um golpe no saco da escoria evangelizada e hipócrita desse site de coxinhas. As personalidades que citastes são merecedoras de medalhas por bravura e heroismo.Embora para alguns crentes imbecilizados, ser Brasileiro amante da pátria, deve ser necessariamente uma cadela acossada no canto. Teu artigo revela uma clareza impar de como o sistema funciona e pq deve ser rejeitado e combatido com força. Faço de tuas palavras as minhas. Se estamos, aqui, em conformidade com pessoas como Tche, Fidel, Marx, Mao e Ho Chi Minh e seus ideais, mesmo após as suas mortes, é pq a fatura ainda não foi liquidada. A fatura só será extinguida quando o Cristo decepar a cabeça de satanaz e seus asseclas capitalistas e liberais. Até lá prosseguimos na menssagem do Eterno e de seus valores sociais, socialistas e socializantes. Que a paz do Rei esteja com contigo e que possamos ver postado neste lugar mensagem de apoio à luta pela liberdade dos povos oprimidos e achacados pela escoria capitalista deste planeta. Mais uma vez parabéns.

  7. RAFAEL
    Parabéns pelo teu artigo claro, limpo e esclarecedor. Foi um golpe no saco da escoria evangelizada e hipócrita desse site de coxinhas. As personalidades que citastes são merecedoras de medalhas por bravura e heroismo.Embora para alguns crentes imbecilizados, ser Brasileiro amante da pátria, deve ser necessariamente uma cadela acossada no canto. Teu artigo revela uma clareza impar de como o sistema funciona e pq deve ser rejeitado e combatido com força. Faço de tuas palavras as minhas. Se estamos, aqui, em conformidade com pessoas como Tche, Fidel, Marx, Mao e Ho Chi Minh e seus ideais, mesmo após as suas mortes, é pq a fatura ainda não foi liquidada. A fatura só será extinguida quando o Cristo decepar a cabeça de satanaz e seus asseclas capitalistas e liberais. Até lá prosseguimos na menssagem do Eterno e de seus valores sociais, socialistas e socializantes. Que a paz do Rei esteja com contigo e que possamos ver postado neste lugar mensagem de apoio à luta pela liberdade dos povos oprimidos e achacados pela escoria capitalista deste planeta. Mais uma vez parabéns

  8. RAFAEL
    Parabéns pelo teu artigo claro, limpo e esclarecedor. Foi um golpe no saco da escoria evangelizada e hipócrita desse site de coxinhas. As personalidades que citastes são merecedoras de medalhas por bravura e heroismo.Embora para alguns crentes imbecilizados, ser Brasileiro amante da pátria, deve ser necessariamente uma cadela acossada no canto. Teu artigo revela uma clareza impar de como o sistema funciona e pq deve ser rejeitado e combatido com força. Faço de tuas palavras as minhas. Se estamos, aqui, em conformidade com pessoas como Tche, Fidel, Marx, Mao e Ho Chi Minh e seus ideais, mesmo após as suas mortes, é pq a fatura ainda não foi liquidada. A fatura só será extinguida quando o Cristo decepar a cabeça de satanaz e seus asseclas capitalistas e liberais. Até lá prosseguimos na menssagem do Eterno e de seus valores sociais, socialistas e socializantes. Que a paz do Rei esteja com contigo e que possamos ver postado neste lugar mensagem de apoio à luta pela liberdade dos povos oprimidos e achacados pela escoria capitalista deste planeta. Mais uma vez parabéns pelo teu lúcido comentário.

  9. Sr. Rafael Reparador, se possível para satisfazer a minha curiosidade, peço-lhe um esclarecimento, de um termo que o Sr. utiliza em seu curriculum vitae, o Sr si intitula (pastor) diz ser cristão,mas as suas opiniões não correspondem com as opiniões de um cristão lendo outras postagens sua ,o papel da mulher ,es e outras mais,achei por bem saber um pouco mais do colunista,porque se tratando da (FÉ,DA SALVAÇÃO,DO REINO DOS CÉUS,SÓ TEMOS UM MANUAL ISAÍAS 8:20),um cristão tem a bíblia como referencial,a qual não devemos tirar ou colocar nada,quando a pessoa é um( Pastor Cristão) ele é fiel a palavra do Senhor,o trabalho dele é conduzir as pessoas conforme a vontade de CRISTO,e não conforme a vontade que o mundo acha que deve ser,porque senão estará prestando um desserviço ao reino de DEUS,por favor leia Mateus 5: 19 MT 28:19,20 — II TM 3:13,17 , porque para ensinar as coisas que não edificam,o mundo ensina todos os instantes. Aguardo a sua resposta.

  10. VOCE É APENAS CRISTÃO, NUNCA FOI EVANGÉLICO.
    Religião vem do latim ¨religare¨, tem o siginificado de religação. Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado da palavra é JESUS CRISTO, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens, não há outro. A Bíblia assim diz, na pessoa de Jesus: ninguém vai ao Pai senão por mim. Todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus.
    Mas o quadro foi totalmente mudado quando Ele se ofereceu em sacrifício em nosso lugar. O que a maior parte das pessoas toma por religião é, na verdade, denominação. Católicos, Assembleianos, Metodistas, Batistas, etc. são denominações. Jesus morreu por todos e para se ter uma religião é só se converter a Ele.

    Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. Essa é a verdadeira religião.

  11. Bom eu gostei do texto, mesmo sendo contra 80% do que esta escrito, mas é legal ver pessoas que nao estão com cabresto que é colocado por “igrejas”, tem suas próprias convicções que é “livre” para escolher suas opiniões

    • Rafael Reparador, inquisição,sim,mas no meio de grupos de falsos crentes fanáticos e
      radicais fundamentalistas.Essa corja sujou e continua sujando a imagem dos crentes
      sinceros e saudáveis que sabem distinguir líderes políticos (profanos) do sagrado(JESUS).

    • Inquisição crítica e balizada sim, sempre meu caro articulista !

      “‘Che’… não passa de uma peça de propaganda encoberta.”

      “Uma manobra ágil e perfeitamente desonesta.”

      Ao organizar revistas antigas que guardo em meus arquivos encontrei interessante reportagem sobre Che Guevara. Logo de cara, julguei um desperdício não partilha-la com nossos amigos daqui do Blog. A começar pelo título, em si, altamente informativo: “Só o mito, e nada do homem”, da autora Isabela Boscov.

      Rafael, reflita !

      Paz e Bem

      Ora, “salta aos olhos” a forma superficial como é tratada a imagem, assim como, a mensagem desse comandante revolucionário. Segundo a autora (que comenta sobre o lançamento do filme “Che”, interpretado por Benício Del Toro) o diretor Steven Soderbergh “… ilustra bem o método pelo qual o mito de Guevara segue sendo reiterado em certos círculos – método que envolve alguma habilidade e um tanto de safadeza.”

      O filme “Che”, segundo Isabela Boscov, “respalda suas omissões numa estrutura dramática que trata do ‘sonho’ (ou seria pesadelo?) revolucionário, e assim fica livre para descartar a crescente atrocidade de Guevara e o barbarismo em que caíram os movimentos sociais que adotaram a luta armada.”

      É claro que o filme permite uma “espiadela nos pés de barro do santo” mostrando alguns dos horrores praticados por Che Guevara, entretanto, todo ele não deixa de ser aos olhos de certos críticos como mais uma desonesta propaganda encoberta em favor do comandante que, por exemplo, determinou a execução de centenas de pessoas enquanto diretor da prisão La Cabana. Trinta mil pessoas fora eliminadas em Cuba

      São filmes como este que levam nossa juventude, tão desinformada, a “endeusar” um personagem que trouxe tanto mal ao seu tempo. Lutar contra determinadas injustiças não pode nos levar a praticar outras piores. De fato, “os fins não justificam os meios.”

      Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!

    • Rafael
      Reparador lhe cai bem.
      Mas aqui neste site de coxinhas escrotos, pseudo cristãos alienados politica, social e economicamente teu discurso é uma perola atirada ao chiqueiro. Aqui, porcos, porcarias e porqueiros, não se dão por vendidos. Ainda que o poder constituído lhes soquem lavagem e bolotas goelas abaixo.
      Parabéns, bravo, bravisssimo. Teu post é claro e lúcido. Graças ao Eterno pois não estou só. Bendito é o Senhor pois que reservou para sí sete mil joelhos que não se invergam á baal.
      Glória ao nosso Deus pois somente ele nos proporciona espetáculos desta magnitude.
      Não me surpreenderia se o coxinha moderasse meu post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here