Há algum tempo eu pensava em um projeto para levar o Gospel+ para mais países de língua portuguesa como Portugal e Angola, por isso decidi fazer um estudo de viabilidade para abrirmos uma filial lusitana e obtive dados interessantíssimos sobre o perfil e quantidade de evangélicos no país europeu.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa, e publicado também neste dia 16 de abril pela agência internacional RTP, o número de católicos no país teve uma diminuição de 7,4% na última década, caindo de 86,9% da população para 79,5%, enquanto que o número de evangélicos saltou de 0,3% para 2,8%. Sendo Portugal um país majoritariamente e tradicionalmente muito devoto a Igreja Católica, os números a primeira vista podem ser considerados uma boa notícia, porém não é tão simples assim, pelo menos para mim.
Embora o número de evangélicos no país tenha crescido, isso não quer dizer que eles sejam muitos. Segundo a Wikipédia, Portugal tem uma população total de pouco mais de 10 milhões de pessoas (o Brasil tem 200 milhões) e se desses apenas 2,8% são evangélicos, concluímos que existem no total menos de 300 mil protestantes por lá. Ainda parece um bom número? Mensalmente apenas o Gospel+ recebe cerca de 2 milhões de acessos únicos segundo o Google Analytics, ou seja, só este site gospel tem 7 vezes mais usuários do que a população protestante de Portugal inteira.
Mais do que isso, segundo a última pesquisa da Fundação Getúlio Vargas o Brasil possui cerca de 40 milhões de evangélicos (20% da população), então como o Gospel+ possui 2 milhões de usuários por mês significa que apenas 5% dos evangélicos do Brasil (2 milhões) se transformam em usuários do Gospel+ mensalmente, claro, considerando-se que apenas protestantes acessam o portal. Então para termos uma perspectiva de quantos acessos o Gospel+ Portugal teria, basta pegarmos essa taxa média de protestantes que se tornam usuários do portal no Brasil (5%) e aplicarmos ela no número total de evangélicos em Portugal, assim se lançássemos o Gospel+ em uma versão lusitana com base nos dados e força que o Gospel+ Brasil conseguiu até hoje nesses quase 7 anos de existência, a filial europeia teria apenas 15 mil acessos únicos por mês. Esse número de acessos o Gospel+ Brasil consegue em 3 ou 5 horas no ar todos os dias. Um banho de água fria.
Logicamente, como eu já havia constatado em um estudo de viabilidade mais completo que fiz há dois anos atrás, ainda é complicado começar uma filial em novas terras longe destas aqui, infelizmente. Mas incrivelmente, segundo o Google, hoje Portugal é o terceiro país que mais acessa o Gospel+ com mais de 8 mil usuários por mês, perdendo apenas para os Estados Unidos e o próprio Brasil, logicamente. O que mostra que não seria um escritório em Lisboa ou um endereço gospelmais.com.pt que faria os nossos irmãos lusitanos acessarem o portal, porque eles já acessam todo o nosso conteúdo lá do outro lado do Atlântico.
Que eles continuem crescendo em número e bençãos, e que nós continuemos crescendo também e o portal continue buscando “servir ao Pai servindo aos filhos de Deus“.
*todos os dados apresentados são em acessos únicos e não em pageviews