Artigos

Discípulos de Jesus ou Discípulos da “Igreja”? Faça o Teste!

Next Article
Orar Mais
Comments (16)
  1. Bereano Radical disse:

    Muito bom o texto Raquel. Há um documento que descreve muito bem os discípulos de Cristo, ainda os primeiros cristãos, e podemos ver como é diferente do que consideramos hoje como cristão. Foi escrita ao que parece no final do 2º século, intitulado “Carta a Diogneto”, que consistia numa explicação do pensamento, conduta e fé cristã, dirigida a um pagão que, impressionado com o testemunho cristão, queria saber mais a respeito dessa religião.

    “Os cristãos não se distinguem dos demais homens, nem pela terra, nem pela língua, nem pelos costumes. Nem, em parte alguma, habitam cidades peculiares, nem usam alguma língua distinta, nem vivem uma vida de natureza singular. Nem uma doutrina desta natureza deve a sua descoberta à invenção ou conjectura de homens de espírito irrequieto, nem defendem, como alguns, uma doutrina humana. Habitando cidades Gregas e Bárbaras, conforme coube em sorte a cada um, e seguindo os usos e costumes das regiões, no vestuário, no regime alimentar e no resto da vida, revelam unanimemente uma maravilhosa e paradoxal constituição no seu regime de vida político-social. Habitam pátrias próprias, mas como peregrinos: participam de tudo, como cidadãos, e tudo sofrem como estrangeiros. Toda a terra estrangeira é para eles uma pátria e toda a pátria uma terra estrangeira. Casam como todos e geram filhos, mas não abandonam à violência os recém-nascidos. Servem-se da mesma mesa, mas não do mesmo leito. Encontram-se na carne, mas não vivem segundo a carne. Moram na terra e são regidos pelo céu. Obedecem às leis estabelecidas e superam as leis com as próprias vidas. Amam todos e por todos são perseguidos. Não são reconhecidos, mas são condenados à morte; são condenados à morte e ganham a vida. São pobres, mas enriquecem muita gente; de tudo carecem, mas em tudo abundam. São desonrados, e nas desonras são glorificados; injuriados, são também justificados. Insultados, bendizem; ultrajados, prestam as devidas honras. Fazendo o bem, são punidos como maus; fustigados, alegram-se, como se recebessem a vida. São hostilizados pelos Judeus como estrangeiros; são perseguidos pelos Gregos, e os que os odeiam não sabem dizer a causa do ódio”.

    1. Raquel Elana disse:

      Ola Bereano, belíssimo relato. Obrigada por compartilhar

  2. Joaquim Nabuco disse:

    Ola madame democratica, eu quero que voce e os demais saibam que eu não vejo Felicianos e Malafaias como representantes da Igreja de Paulo, Pedro e dos outros apostolos, mas os vejo como conservadores que apoiam a familia, a liberdade, estas coisas do cristianismo cultural, que é bom para nos, estou nem ai se eles adoram dinheiro e possuem carrões, mansões, andam de jatinho particular, submarino e ou nave espacial, melhor eles na politica do que os petralhas comunistalhas que querem o fim de todas as religiões, principalmente o cristianismo, igual aos terroristas islamicos patrocinados pela OTAN na Siria, eles querem o fim de todas as religiões la, para colocarem a deles no poder, assim tambem são os petralhas comunistalhas, querem o fim de todas as religiões, partidos politicos, entidades empresariais, para colocarem a seita satanica deles no poder, quem não viu que o PT é como uma religião com seus proselitos satanicos e tudo mais, são terroristas criminosos, a propria mula que nos governa, o Dilmão, usava metralhadora e assaltava bancos, roubou 10 milhões de um politico no tempo do regime militar, é so esse tipo de gente que eles gostam.

  3. Joaquim Nabuco disse:

    Ahhh, esqueci, ei madame democratica, voce leu o novo texto ali da sua companheira de colunas, a Psicologa Marisa Lobo, vai la ler pra ver as diretivas que comandam o socialismo internacional la, a quem os petralhas comunistalhas obedecem, vai la.

    1. Peter disse:

      Pois é, e agora o PT começou à fechar as igrejas, no caso , a Bola De Neve, em São Paulo.

      1. Marcos Oliveira disse:

        Bem-vindo ao cristianismo! Graças a Deus pela perseguição, ela separa o joio do trigo e mostra o real propósito da palavra Cristão.

        Isso é só o começo porque o juízo começa pela igreja.

      2. Marcos Oliveira disse:

        Esquece a política irmão. Isso é cumprimento profético e não adianta Malafaias e Felicianos pretensiosos achando que irão mudar alguma coisa.

        A noiva está maculada e é tempo de se preparar para a chegada do noivo.

  4. Bereano Radical disse:

    Deus é o Supremo Governante, e entrega os reinos a quem ele quer, isso ficou provado na história de Nabucodonosor narrada na Bíblia. Nenhuma nação estrangeira tinha poder para destruir Israel, pois era o próprio Deus quem zelava por Israel. Quem destruiu a si mesma, foi a própria Israel, ao se voltar para outros deuses. Nenhum rei, nenhum sábio, nenhum sansão, nenhum Davi, nenhum Salomão, livraria Israel das mãos de Babilônia, pois foi o próprio Deus quem entregou Israel nas mãos de Nabucodonosor, tal como ele havia alertado que faria, se Israel se desviasse do caminho que ele havia preparado para ela.

    Acredito, que se Deus estiver com a “igreja”, ninguém poderá com ela. Tudo que precisamos fazer é andar no caminho que o Senhor nos preparou: o caminho de Jesus Cristo, a pregação do Evangelho. Somente nós mesmos, é que podemos nos derrotar, se nos desviarmos desse caminho.

  5. Mary disse:

    Raquel
    Tenho lido e apreciado muito os seus textos. Parabéns pelo discernimento que tu tens. Assim como vc, sou seguidora de Cristo, não de líderes e pastores, muito menos de igreja (instituição, prédio).

  6. Lúcio disse:

    Este texto serve muito bem pra própria Colunista. Ela teria que deletar várias de suas colunas, se vier a seguir o que escreveu nesta coluna. E com relação a política não vejo ninguém querendo tomar o poder aqui no Brasil, nem criar um estado evangélico… Devemos fazer o que Jesus falou ” dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. A minha obrigação com Deus não me tira o direito das minhas obrigações como cidadão. Pelo o contrário, temos que influenciar , pois não somos calda e sim cabeça, ainda mais em um mundo que ideologias, leis , apologias são levantadas pra destruição da família e do homem. Não podemos ficar em posição cômoda nos preocupando somente com o nosso umbigo. Somos luz! Somos sal!! Influencie em todos os lugares, e principalmente na política , pois se vc não fizer, o mal fará por vc. Aquele que concorda ou se omite sobre o mal, é o mesmo que o praticasse.

    1. Marcos Oliveira disse:

      Irmão Lucio, usar a palavra de Jesus quando diz que devemos dar a César o que é de César não tem nenhuma relação com o Cristão na política. No novo testamento você não encontrará nenhuma referência a esse tipo de atitude, por uma razão muito simples: Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. João 18:36

      Muitos pastores se esquecem que a verdadeira pátria é a celestial e não a terrena, cabe a eles auxiliarem na edificação do corpo de Cristo para herdarem o o verdadeiro Reino.

      1. Lúcio disse:

        Marcos,

        Acho que vc não entendeu! Mas está em claro que escrevi ai em cima. “A minha obrigação com Deus não me tira o direito e as minhas obrigações como cidadão”.(Isso sim esta no contexto). É uma falta de discernimento comparar o que Jesus veio fazer aqui, derramar seu sangue, pagar os nossos pecados, cumprir as escrituras,…, e relacionar que não devemos nos envolvermos com a política( Isso sim esta fora do contexto da bíblia). O papel de Jesus era esse, isso não quer dizer que todos temos que ser pregados em uma cruz, pois o nosso papel é outro . Ele já pagou o preço. É medíocre pensar que queremos fazer um reino aqui na terra. Ninguém aqui esta querendo criar um estado evangélico. Como cristãos e cidadãos devemos pensar nas inúmeras leis contrárias as palavras de Deus que vão atingir crianças e pessoas que ñ tiveram a luz do evangelho. Participar democraticamente é um direito , e vejo como obrigação , pois o ide de Jesus faz parte em todos aspectos na vida de uma pessoa. São pensamentos rasos que querem alienar os cristãos da política que fizeram surgir um tal de Hitler.Não somos calda e sim cabeça. Viver em sociedade e não participarmos democraticamente da política, é omissão. Não podemos ficar em posição cômoda nos preocupando somente com o nosso umbigo. Somos luz! Somos sal!!

        1. Marcos Oliveira disse:

          Bom, verifico que o amado irmão gosta da velha aliança quando cita algumas referências como “somos cabeça e não calda” lindo versículo mas que tem aplicação para os que obedecessem a lei, algo que eu não sou capaz de fazer e acredito que nem o irmão, sugiro que leia o texto todo de Deuteronomio 28 e 29 para que verifique também as maldições para o caso de querer obedecer a lei se julgar capaz. Graças a Deus não faço parte da velha aliança mas da graça que está em Cristo Jesus, pois a minha suficiência é Cristo.

          Mas isto não vem ao caso, apesar de muitas alegações quanto ao empenho dos Cristão em corroborar com alianças políticas estão calçadas em bases doutrinárias do Velho Testamento.

          Ilude-se aquele que acha que os Cristãos na política estão interessados no bem comum e na família brasileira, estão atrás de influência política para beneficiar seus impérios.

          A nossa luta não é contra a carne e o sangue, se a igreja se ocupasse em voltar seus olhos às escrituras, abandonar a sujeira e a imundícia em que se encontra, se santificasse e fossem a expressão de Cristo neste mundo corrompido aí sim teriamos mudanças significativas.

          Isso é ser luz do mundo e sal da terra e não se utilizar do mundo para transformá-lo.

          Quanto ao rumo das coisas é muita arrogância e prepotência achar que podemos mudar o mundo, tudo que ocorre, desde a apostasia das igrejas quanto ao aumento da iniquidade está relatado nas escrituras e faz parte do propósito soberano de Deus.

          Paremos de dar socos no ar e nos purifiquemos e estejamos ataviados como noivas preparadas para o noivo que em breve virá nos buscar.

          No amor de Cristo.

      2. Raquel Elana disse:

        Graças a Deus alguém que entende de aplicação textual comentou. Obrigada irmão. Deus abençoe!

        1. Peter disse:

          “Graças a Deus alguém que entende de aplicação textual comentou”…afff…., só responde elogios, critícas, deleta!!!

  7. Denis disse:

    Há muito compartilho essas idéias e fico feliz em encontrar o eco que preciso. Já havia quem me considerasse ateu, por expor esses pensamentos. O que acontece com o cristianismo de hoje, nomino de “indústria cristianista”. Trata-se de um oligopólio mundial onde a figura de Cristo tornou-se secundária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.